18 de outubro de 2021

Descubra como limpar a casa após a mudança

limpar-a-casa

Adquirir um novo imóvel é uma conquista muito importante, mas é inevitável ter que passar pela etapa da limpeza pós-obra ou pós-mudança. Descubra como funcionam as fases desses serviços de limpar a casa com a Maria Brasileira

Quando se fala em reforma ou construção, uma das primeiras imagens que vem à cabeça é a bagunça de todo o material. Independente do tamanho da obra ou dos reparos, a parte de limpar a casa sempre será menos divertida que o desenvolvimento do seu projeto.

A equipe encarregada pela mudança sempre irá tentar evitar ao máximo a ocorrência de danos, o desperdício de material e exageros na sujeira. Contudo, por maior que seja a vontade da equipe, inevitavelmente a sujeira vai se espalhar e grudar em tudo o que vier pela frente. Por esse motivo, a faxina ao final de sua mudança precisa ser profissional e muito bem executada.

No artigo de hoje você poderá saber mais sobre:

Continue a leitura para descobrir tudo sobre como limpar sua casa!

Precauções na escolha de produtos para limpar a casa

Imagem: Maria Brasileira

Todos os produtos de limpeza possuem uma maneira específica de aplicação para a perfeita adaptação a determinados ambientes. Por exemplo: limpar um vaso sanitário com produtos que não são à base de cloro é um grande erro, pois o cloro é o responsável por desinfetar a superfície enquanto mata as bactérias.

Hoje, mais do que nunca, é possível encontrar uma quantidade surpreendente de produtos de limpeza em mercados. Cada um possui descrições e funções específicas, então é muito importante ler atentamente as formas de utilização e aplicação.

Alguns pontos para se atentar antes de começar a limpeza:

  1. Você não precisa de super-produtos de limpeza, muito menos de combinações mirabolantes dos mesmos. Muitas vezes seus maiores aliados na limpeza são a água, o detergente e a paciência.
  2. Tenha cautela extrema ao limpar vidros e pisos de cerâmica. Esses materiais são muito sensíveis a certos tipos de esponja e a alguns produtos de limpeza. Consulte na embalagem ou na página do produto na internet os métodos corretos de utilização.
  3. Terceirizar o serviço costuma sair muito mais barato. Contrate uma empresa especializada para economizar seu tempo e evitar danos à sua casa nova.

Utilize equipamentos de proteção individual

Nunca entre em contato com produtos de limpeza sem o equipamento de segurança necessário. Sempre use luvas próprias para o manuseio do produto e roupas que sejam confortáveis e possam ser manchadas. Alguns produtos, como o cloro, danificam a pele e os tecidos, então reforçamos a importância desse material de segurança.

A luva é o equipamento de proteção individual que vai proteger sua pele de queimaduras e desgastes. A máscara descartável com elástico também faz parte do pacote, já que ela evitará que você respire diretamente o produto químico, aliviando o esforço de seu pulmão. Os óculos de proteção também são um item importantíssimo na limpeza pesada de seu ambiente, para proteção de seus olhos.

Necessidade de limpeza por cômodos

Imagem: Maria Brasileira

Comece a limpar a casa pela parte mais simples. Passe uma vassoura para retirar a sujeira mais grossa do chão do imóvel. Isso vai ajudar com que a poeira se espalhe menos durante a limpeza.

Atente-se às necessidades de cada cômodo durante a primeira etapa do processo. Alguns ambientes precisam apenas de uma boa passada de aspirador de pó, outros exigirão produtos específicos e um grande esforço.

Veja a seguir alguns exemplos:

Restos de cimento

Remover restos de cimento de uma obra é a parte mais técnica dessa seção. Para realizar a limpeza de cimento de maneira efetiva é necessário a utilização de produtos químicos profissionais e específicos. Para isso, recomendamos que contrate uma empresa especializada no assunto. 

Caso deseje tentar remover por conta própria, não há segredo. Utilize a paciência acompanhada de uma espátula de aço resistente. Evite produtos químicos ou soluções milagrosas, pois estes podem manchar o piso durante a remoção.

Tinta

Corra para a loja de construção mais próxima e compre o melhor removedor de tinta do estoque. Esse tipo de removedor costuma ser tóxico, então é muito importante que você leia as instruções do rótulo do produto, além de utilizar luvas e óculos de proteção durante a limpeza. Lembre-se de aplicar o produto em pequenas quantidades para evitar problemas.

Resíduos de rejunte

A limpeza desse tipo de resíduo é similar às etapas da limpeza de cimento. É necessário um produto de limpeza específico e uma boa dose de paciência. Procure um limpador específico para rejunte. Ressaltamos, também, a importância de utilizar o equipamento de proteção individual (óculos e luvas). Na hora da aplicação, lembre-se de usar o produto em pequenas quantidades e deixe-o descansar na sujeira por ao menos 10 minutos. 

limpar-a-casa
Imagem: Maria Brasileira

Colas e adesivos

Diversos materiais como vidros, madeiras e pisos possuem plásticos de proteção com diversos adesivos. Ao tentar retirar, você pode se deparar com o resíduo da cola que ficou aderida na superfície dos objetos. 

A remoção desse tipo de adesivo é uma tarefa muito difícil, mas você pode utilizar óleos (de soja ou de girassol) com um pano áspero para remoção. Limpe a superfície desses materiais com persistência e muito cuidado para não riscá-los. Na sequência, uma limpeza com detergente e a parte macia (amarela) da esponja vão ajudar a remover a oleosidade.

Nunca se esqueça de testar os produtos e equipamentos de limpeza em uma parte pequena do objeto antes de limpar. Isso vai ajudar com que todas as vidraças e pisos da sua casa permaneçam conservados.

Checklist dos materiais necessários para limpar a casa

Por fim, relembramos aqui sobre a importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para sua limpeza pós-mudança. Separe um óculos de proteção, uma luva resistente e roupas que possam ser sujas ou rasgadas. 

Além desses equipamentos de proteção individual e dos produtos, você deve separar os materiais necessários para a limpeza, tais como:

  • Baldes;
  • Vassouras de cerdas suaves
  • Vassouras de cerdas duras;
  • Bacias;
  • Pano de tecido áspero;
  • Pano de microfibra;
  • Esponja de palha de aço;
  • Aspirador de pó;
  • Espanador;
  • Espátula de aço resistente;
  • Esponja;
  • Mangueira;
  • Escova de dentes;
  • Escova de nylon;
  • Detergente;
  • Álcool em gel.

Não há nada mais legal que melhorar os ares de seu lar, concorda? Seja por meio de uma mudança ou de uma boa reforma, todos gostamos de renovação. Contudo, para preservar a alegria do novo ambiente, é muito importante prestar atenção nos cuidados com a limpeza pós-mudança. Em regras gerais: analise o tipo de limpeza em cada ambiente, escolha o material ideal e mãos à obra!

Caso você não queira se envolver na limpeza pesada da sua nova casa, vai amar conhecer nossa parceira.

limpar-a-casa

A Maria Brasileira

Parceiros da Arbo Imóveis, nós somos a Maria Brasileira, a maior rede de limpeza e cuidados do Brasil! Nosso propósito é facilitar o dia a dia das pessoas com simplicidade no agendamento, qualidade na limpeza e muito carinho no atendimento.

A Maria Brasileira possui mais de 350 unidades em todos os estados do país. Chancelada em 2018, 2019 e 2020 com o selo de Excelência em Franchising pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), trabalhamos para garantir a sua satisfação em todas as etapas de uma boa limpeza.

Acesse nosso site e agende uma limpeza com R$10,00 de desconto usando o cupom BLOG10!

Conheça nosso projeto social

O Olhar de Maria é uma Associação sem fins lucrativos idealizada pela rede de franquias Maria Brasileira. Surgiu com o intuito de contribuir com a classe de profissionais de limpeza, que muitas vezes não conseguem suprir as suas necessidades e também realizar sonhos.

Postagens relacionadas

10 dicas para realizar mudanças residenciais

Você tem alguma dúvida quando o assunto são as mudanças residenciais? Não sabe por onde começar na hora de fazer a sua? Então confira as dez dicas que separamos para você e realize uma mudança tranquila e segura Em sua grande maioria, as mudanças residenciais representam a conquista de um sonho, que pode ser a […]

imobiliarias-em-Londrina-PR

3 Imobiliarias em Londrina PR para universitários

É estudante e está procurando por ótimas imobiliarias em Londrina PR? Então veja as principais opções para você Muitos universitários aguardam a chegada de um novo ano, já que os primeiros meses são destinados ao ingresso no ensino superior. Com base nessa circunstância, uma das primeiras preocupações do estudante que mora longe da instituição é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *