18 de outubro de 2021

5 dicas para facilitar a limpeza da casa

dicas de limpeza da casa

A limpeza da casa é uma tarefa complexa, que exige tempo e dedicação. Entretanto, é possível facilitar a atividade com algumas ações simples, que você vai aprender nesse texto

Limpar o lar não é tarefa fácil, certo?! Principalmente se você levar em consideração o tamanho do ambiente, a demora para conseguir higienizar tudo e, até mesmo, a falta de tempo. Por isso, nada melhor do que descobrir algumas dicas preciosas que podem ajudar a otimizar a limpeza da casa, não é mesmo?!

Uma coisa é certa: é muito raro encontrar alguém que goste de perder um dia todo para limpar a casa. Até porque, para deixar tudo organizado e brilhando, é preciso tempo, paciência e dedicação, o que acaba tornando essa tarefa bastante difícil para pessoas que trabalham fora de casa, em home office ou que cuidam de crianças pequenas.

Para ajudar na limpeza da casa, alguns truques podem tornar o momento da faxina muito mais agradável, fácil e produtivo.  

Quer saber quais são essas dicas? Então continue com o Blog da Arbo nesse texto, que vai te ajudar a colocar a mão na massa e começar a faxinar tudo por aí! Vamos lá? Nesse artigo, você vai conferir os seguintes temas:

1. Comece a faxina do canto mais distante do cômodo

Para evitar pisar onde acabou de limpar, a dica é começar a limpeza do canto mais longe da saída do cômodo que você vai limpar. Assim, além de não pisar no chão recém-higienizado, você garante que todos os cantinhos daquele local sejam limpos e, ainda, evita o risco de levar um tombo ou de escorregar.

Para limpar o chão sem desperdiçar todo o trabalho, é importante fazer a troca da água que está sendo usada. Por isso, preste atenção na cor da água no balde e, quando julgar necessário, renove a água.

limpeza da casa chão
A limpeza da casa envolve diversas atividades. Limpar o chão é uma das tarefas que precisa ser realizada com cuidado

2. Como e quando usar o aspirador?

Se você gosta de usar o aspirador na faxina, uma dica é: antes de começar a limpeza da casa, retire do caminho objetos que podem atrapalhar o seu trabalho. 

Sapatos, brinquedos e acessórios menores devem ser guardados para evitar possíveis paradas. Também recolha pedaços de papéis,  plásticos, agulhas e outros itens que podem danificar ou entupir seu aparelho.

Passar o aspirador em todos os tecidos da casa é importante, mas, às vezes, a sujeira vai além do pó. Em sofás de couro, usar um pano umedecido em água seguido de um pano seco é o suficiente. 

Os estofados de vinil seguem o mesmo método e é necessário trocar apenas a água pelo produto específico para esse tecido. 

Estofados de camurça são mais delicados, pois sujam e mancham facilmente. Dessa forma, é preciso usar esponja e produto de limpeza específicos para esse tecido.

3. Dicas para a limpeza da cozinha

Vamos combinar que limpar a cozinha pode ser muito difícil, não é mesmo?! Contudo, esse cômodo também pode se tornar um local mais fácil de limpar quando se tem algumas instruções antes de começar a deixar tudo limpo e cheiroso.

Não deixe a louça para depois

É verdade que, às vezes, é difícil seguir essa regra à risca, mas o ideal é lavar a louça logo após cada refeição. O principal objetivo é evitar que os itens fiquem acumulados na pia. 

Quanto mais você adiar essa tarefa, mais tempo vai perder com ela no futuro. Se preferir ou ficar mais fácil, tire um horário para lavar toda a louça do dia, mas nunca deixe acumular por mais de um dia na sua pia.

limpeza da casa cozinha
A limpeza da casa envolve a organização dos cômodos, como a cozinha

Panelas 

Sabe aquelas panelas bem sujas que você não consegue limpar de jeito nenhum? Calma, aqui vai uma solução: limpe essas panelas muito sujas ou com marcas de queimado adicionando água com uma xícara de vinagre branco. 

Leve a peça ao fogo até a mistura ferver e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esvazie a panela e lave-a esfregando levemente para tirar as marcas de queimado.

Microondas, liquidificador e grill 

Para limpar de forma rápida o microondas, use um limão cortado ao meio e coloque em um copo de água. Ligue o micro-ondas até que a água comece a ferver. 

Depois disso, desligue o microondas e deixe o copo descansar por um minuto e depois  retire. Isso vai amolecer a gordura fazendo com que ela saia de forma fácil ao passar um pano.

Para simplificar a limpeza do liquidificador, adicione água e detergente após o seu uso. Ligue o aparelho por alguns segundos e depois enxague.

Já para limpar o grill ou a sanduicheira, depois de usar, coloque dentro do aparelho duas folhas de papel toalha úmidas e feche. 

O calor do próprio eletrodoméstico fará com que a sujeira grude no papel. Depois, abra e limpe o resto da sujeira também com papel toalha.

Dica extra: esponjas 

Se você quer garantir que a esponja de lavar louças também fique livre de germes, coloque-a ainda úmida no micro-ondas e ligue na potência alta por dois minutos. Esse processo mata cerca de 99% dos germes presentes numa esponja de lavar.

esponja de lavar louça
Higienizar a esponja de lavar louça faz parte das atividades de limpeza da casa

Tirando manchas da cafeteira

Agora, se você deseja tirar marcas de uso excessivo de uma cafeteira, siga essa estratégia: adicione partes iguais de água e vinagre dentro da jarra, ligue a cafeteira até o meio do ciclo e deixe descansar. 

Após uma hora, ligue-a novamente e deixe o ciclo se repetir. Em seguida, faça mais dois ciclos somente com água para evitar qualquer sabor ou aroma desagradável.

banner e-book decoração

4. Como limpar o banheiro de forma rápida e eficaz?

Antes de começar a limpeza do banheiro, coloque luvas, pois o cômodo acumula a maior concentração de bactérias da casa. Guarde o que estiver em cima da pia, tire toalhas e papel higiênico e remova o lixo, pois o banheiro vazio facilita a limpeza.  

Use um balde com água e detergente (10 gotas de detergente para cada litro de água). Mergulhe um pano, torça, passe no piso ou azulejo, enxague em outro balde contendo somente água, torça, mergulhe novamente na solução de detergente e repita a operação. 

Por último, prepare uma solução com duas colheres de sopa de água sanitária para cada um litro de água, molhe um pano, torça e passe no azulejo ou no piso. 

As luvas são importantes, também, para evitar que sua pele entre diretamente em contato com esses produtos de limpeza, que, às vezes, podem ser prejudiciais à saúde quando manipulados de forma incorreta. Tenha cuidado!

limpeza da casa espelhos e box
Durante a limpeza da casa, não se esqueça de higienizar os espelhos e o box dos banheiros

5. Outras facilidades no momento de fazer a limpeza da casa

Um truque muito útil na limpeza da casa é iniciar as atividades de cima para baixo. Quando  começar a limpar as partes altas do local (como estantes, teto, paredes, lustres e ventiladores de teto), a poeira e a sujeira se misturam e caem nas superfícies mais baixas, que ainda serão limpas. 

Assim, você não corre o risco de sujar algo que já limpou, o que poupa seu tempo e seu esforço.

E se você tem dificuldade em fazer a limpeza de vidros, saiba que restos de adesivos e etiquetas saem com um pouco de água quente e pano limpo. E caso você goste de um cheirinho especial em casa, aplique soluções perfumadas em janelas e áreas onde bate sol.

Caso você não tenha um dia todo para se dedicar à faxina, programe-se para fazer uma ou duas tarefas por dia durante seus intervalos livres, assim o trabalho não se acumula. 

Não deixar lixo na pia ou na mesa, limpar o que suja na hora, lavar o próprio prato e bater os pés no tapete antes de entrar em casa parecem atitudes simples, mas são de grande ajuda para manter o seu lar sempre limpo.

Se você deseja aprender mais truques e dicas sobre a limpeza da casa, assista ao vídeo Truques para limpar a casa que todo mundo deve saber, publicado no canal Camila Lima, no YouTube:

O que você achou das dicas para a limpeza da casa? Deixe sua opinião nos comentários. Se você deseja conferir mais conteúdos sobre limpeza, organização e decoração de casa, continue a navegar pelo Blog da Arbo.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Mesas de centro: saiba como decorá-las

As mesas de centro são importantes componentes da decoração de diversos cômodos, especialmente das salas de estar. Nesse texto você confere dicas de como decorar as peças As salas de estar são cômodos importantes em casas e em apartamentos. Por isso, costumam ser bem decoradas e recheadas de conforto e de aconchego. Para isso, contam […]

caução

Seguro fiança ou caução: qual é a melhor alternativa?

Muitas pessoas ficam confusas quando tem que escolher entre seguro fiança e caução. Por isso, nós vamos esclarecer para você qual a melhor forma de garantia ao alugar um imóvel.  Ao alugar um imóvel, muitas dúvidas surgem sobre o processo de locação. Uma delas é se existe a necessidade de uma garantia do inquilino ao […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *