18 de outubro de 2021

Livros decorativos: como na sua casa

Você sabia que livros decorativos podem ser ótimos aliados para a estética dos cômodos? Confira, nesse texto, ideias para inserir os itens na decoração de sua casa

Os livros são excelentes opções para quem deseja obter conhecimento a respeito de qualquer assunto. No entanto, não possuem apenas essa finalidade. Esses objetos podem, por exemplo, ser utilizados como objetos de decoração de diversos cômodos. Por isso, que tal aprender como usar livros decorativos em sua casa ou apartamento?

Apesar de simples, os livros são capazes de trazer não somente uma boa estética ao ambiente, mas também a personalidade dos moradores. Isso porque as capas escolhidas podem representar os gostos pessoais de quem as selecionou para a decoração.

Para que os livros decorativos possam fazer parte do seu imóvel, o Blog da Arbo preparou esse artigo. Aqui você irá conferir dicas de como inserir os itens nos cômodos de sua casa ou de seu apartamento, além de referências para se inspirar no momento de colocar a mão na massa.

Como usar livros decorativos nos cômodos do imóvel?

Os livros decorativos são considerados objetos conceituais e, por isso, podem ser posicionados em diversos locais, como em mesas de centro, em estantes, em prateleiras, entre outros.

A verdade é que não existe uma maneira correta de usar livros decorativos nos mais variados cômodos, uma vez que, assim como outros objetos, eles dependem do estilo de decoração e da personalidade dos moradores. No entanto, é possível seguir algumas orientações para inserir os itens nos ambientes.

Mesa de centro

As mesas de centro são muito populares nas salas de estar, nas varandas e até mesmo nas contemporâneas áreas gourmet. Essas peças podem ser decoradas de variadas formas, já que muitos objetos podem ser posicionados em sua superfície.

Nesse sentido, os livros decorativos são uma boa opção para a decoração desse tipo de mesa, já que é uma forma interessante e inteligente de conferir um ar diferenciado à decoração do cômodo.

A boa notícia sobre os livros decorativos é que eles podem ser distribuídos nas mesas de centro da forma que o morador achar mais conveniente. É possível, por exemplo, empilhar dois ou três exemplares. 

A escolha da distribuição desses itens depende, no entanto, do estilo decorativo do cômodo. Isso porque há tendências que seguem ideias mais minimalistas, enquanto outras permitem projetos mais ousados e extravagantes.

Uma das principais dicas para esse tópico é, caso você prefira livros decorativos coloridos, optar por uma mesa de centro de vidro.

Livros decorativos como estruturas

Os livros decorativos são peças versáteis e, por isso, não precisam, necessariamente, estar posicionados nas superfícies de móveis. Desse modo, é necessário que você saiba que esses itens também podem ser utilizados como estruturas.

Os livros podem funcionar como suporte para outros objetos decorativos, como abajures e vasos de plantas. Essa tendência contemporânea garante que o cômodo terá uma decoração ousada, original e, também, personalizada.

Essa ideia é ótima para moradores que seguem a tendência minimalista, que, além de prezar pela estética do ambiente, estabelece a funcionalidade como uma característica fundamental.

Estantes

Posicionar livros em estantes é algo comum. No entanto, isso não significa que a decoração precisa ser tradicional e pouco inovadora. Isso porque é possível distribuir os itens de modo estratégico e diferenciado no móvel.

Se você desejar, pode, inclusive, inovar no modelo da estante. Tendências modernas e contemporâneas trazem móveis em formatos únicos, que podem contribuir com a originalidade do cômodo. 

Contudo, se você já possui uma estante, precisa definir a quantidade de livros que irá posicionar no móvel. Você pode empilhar os itens, distribuí-los lado a lado ou, ainda, criar efeitos. 

Caso você ainda não tenha terminado a leitura do livro, lembre-se de posicionar a obra em um local de fácil acesso, para que a decoração não seja prejudicada quando você tiver vontade de voltar a lê-la.

Nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são excelentes opções para moradores que desejam aproveitar ao máximo o espaço de seus imóveis. Isso porque podem ser posicionados nas paredes e, por isso, otimizam a área dos cômodos.

As peças podem ser utilizadas tanto com fins de organização quanto com fins de decoração. Nesse último caso, é possível posicionar livros em suas superfícies. 

Em nichos e prateleiras, entretanto, a recomendação é que o morador não posicione muitos livros, pois o excesso de peso pode comprometer não somente a estética do ambiente, mas também a segurança dos móveis, que podem ceder.

A boa notícia sobre os nichos e as prateleiras é que as peças existem em modelos infinitos e, por isso, são ótimas opções para quem deseja ter uma decoração original e totalmente personalizada.

Lugares pouco convencionais

Os livros decorativos não precisam, necessariamente, estar posicionados em mesas de centro, em estantes e em nichos ou prateleiras. Isso porque, ao usar sua imaginação, você pode pensar em lugares pouco convencionais para distribui-los.

Essa é uma boa dica para moradores de casas e de apartamentos pequenos, nos quais é necessário aproveitar ao máximo o espaço disponível. 

Ideias são o que não faltam e, se você não consegue pensar em algo inovador, é possível realizar uma pesquisa na internet por referências.

Se você deseja conferir dicas práticas de como inserir os livros na decoração de seu imóvel, que tal conferir um vídeo?! O material Como usar seus livros na sua decoração, publicado no canal Maryane Nunes, no YouTube, pode te ajudar. Veja:

Dicas para renovar a casa ou o apartamento gastando pouco

Se você deseja renovar sua casa ou seu apartamento e não pretende gastar muito dinheiro, saiba que é possível. O principal ponto que garante a transformação de um ambiente são as paredes.

Contudo, não é necessário pintá-las para renovar o espaço. Isso porque é possível contar com ideias simples, como os papéis de parede e os adesivos de parede.

Outro ponto importante para a renovação dos cômodos são os móveis. No entanto, como todos sabem, esses itens são caros, especialmente quando o morador pretende investir em algo personalizado e original.

A boa notícia é que você sequer precisa sair de casa para conseguir móveis novos e totalmente inovadores. Isso porque, com a técnica DIY (Do It Yourself, que, em português, significa Faça Você Mesmo), você pode reformar as peças com elementos simples e com sua própria mão de obra.

Por fim, a dica para renovar a decoração é investir em nichos e em prateleiras, itens já mencionados anteriormente como bons suportes para os livros decorativos. Essas peças são essenciais para aproveitar ao máximo o espaço e, também, para contribuir com a organização e com a estética dos cômodos.

Inspire-se para decorar o imóvel com livros

livros-decorativos

Na primeira inspiração, é possível perceber que os livros decorativos foram posicionados em uma mesa de centro de forma inusitada. Ao invés de estarem dispostos na superfície do móvel, foram inseridos no interior de uma espécie de cesta.

Os exemplares foram separados por cor – todas são neutras – e, por isso, há uma harmonia com a decoração do cômodo, que segue tendências minimalistas.

livros-decorativos

Na segunda referência, os livros decorativos estão dispostos de forma mais tradicional em uma prateleira. No entanto, o ambiente está equilibrado e totalmente harmônico, uma vez que os objetos decorativos não foram usados de forma exagerada e estabelecem uma boa relação entre si.

Os livros não obedecem uma ordem de cor, mas sim uma de tamanho. Note que as obras estão posicionadas do menor para o maior, quando se adota o interior do móvel como referencial.

livros-decorativos

Nessa última referência, é possível perceber que os livros decorativos foram posicionados de forma pouco convencional no cômodo. Ao invés de estarem dispostos em um móvel, como uma mesa de centro, eles foram colocados diretamente no chão.

Nesse caso, seria possível, também, usar os livros como superfície para outros objetos decorativos, como um abajur, por exemplo. No entanto, é possível notar que, mesmo sozinhas, as obras são ótimas para a decoração do espaço.

Qual é a sua opinião sobre esse artigo?

Agora que você já sabe como usar livros decorativos nos diversos cômodos de sua casa ou de seu apartamento, não deixe de nos contar sua opinião sobre esse artigo. Qual das dicas mais te agradou? E qual das referências vai ser utilizada como inspiração no seu imóvel? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos diversos sobre inúmeros assuntos. É possível, por exemplo, conferir dicas para organizar a casa após a mudança ou, ainda, dicas para não errar na escolha do seu primeiro imóvel.

Os financiamentos imobiliários são processos complexos, mas que podem ser facilitados com uma dose de informação. Confira o artigo que o Blog da Arbo preparou para você.

Por fim, há artigos que te dão dicas importantes para decorar todos os cômodos da casa ou do apartamento, como a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e até mesmo o banheiro. E se você deseja saber tudo sobre decoração, clique aqui e leia o conteúdo na íntegra.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne informações e orientações que podem te auxiliar em assuntos do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

E, para encontrar o imóvel ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo. Lá você pode pesquisar por casas e por apartamentos em centenas de cidades do Brasil e, para isso, pode utilizar nossos filtros de busca. Acesse!

Postagens relacionadas

Organizadores-de-armário

Organizadores de armário: conheça 5 peças

Os objetos trazem, ao mesmo tempo, beleza e praticidade para o seu dia a dia. Veja como os organizadores de armário funcionam. Um lar organizado é sinônimo de praticidade no dia a dia. Afinal, quem não gosta de ter todos os seus pertences sempre bem arrumados para facilitar as tarefas do cotidiano, não é? O […]

Decoração tropical: saiba tudo sobre o estilo

Você já pensou em deixar seu imóvel com um clima de verão? Se sim, precisa conhecer a decoração tropical. Nesse texto você confere todas as informações sobre o estilo O verão é a estação favorita de muitas pessoas. Especialmente no Brasil, país no qual os habitantes convivem com o calor durante boa parte do ano, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *