24 de maio de 2022

Saiba como escolher luminárias para sala de jantar

luminária-para-sala-de-jantar

A iluminação de um ambiente é fundamental para que ele se torne elegante e estiloso. Por isso, trouxemos as melhores dicas para você escolher luminárias para sala de jantar.

A decoração de um ambiente como a sala de jantar não precisa apenas se basear nos móveis, nas cores ou até mesmo em papéis de parede. Existem alguns itens fundamentais que podem fazer total diferença para o estilo dos cômodos, como, por exemplo, a iluminação. Assim, trouxemos esse conteúdo especial para que você saiba escolher luminárias para sala de jantar.

Existem diversas opções de luminárias e você vai se surpreender com o impacto que uma boa iluminação pode fazer à sua sala de jantar ou a qualquer outro cômodo. Fique com a gente, pois vamos mostrar os tipos de luminárias, como elas podem conversar com a decoração de sua casa e quais os principais fatores que podem influenciar em uma boa iluminação para sua sala de jantar. Acompanhe!

Tipos de luminárias para sala de jantar

Existem várias opções para você iluminar o ambiente da sala de jantar. Você pode escolher entre lustres, luminárias quadradas, redondas, de materiais rústicos, metálicos, de vidro e muitas outras. Alternativas não faltam e, por isso, você pode escolher a luminária que mais tem a ver com você e com sua sala de jantar.

A posição em que você irá colocar a luminária no ambiente também vai influenciar no resultado final, ou seja, você pode colocá-la no centro da mesa de jantar, nos cantos ou ainda nas paredes. Lugares não faltam para posicionar sua luminária. Assim, vamos aos tipos de luminárias para sala de jantar:

tipo-de-luminaria

Lustres

Os lustres são luminárias utilizados no teto e existem diversos tipos para a sala de jantar. Eles podem ter um estilo moderno com sentido alongado de acordo com a direção da mesa, podem ser em estilo escandinavo, clássico e até mesmo rústicos, com revestimentos de fibra ou palha.

Os lustres podem ser os protagonistas de sua sala de jantar, garantindo uma iluminação sofisticada, atraente e confortável. Além disso, existem lustres de vidro, de acrílico ou de metal. 

Você pode ver mais dicas de lustres no vídeo Iluminação de Sala de Jantar – Qual o lustre correto? disponível no YouTube no canal Ilunato:

Pendentes

Você pode encontrar os chamados pendentes por preços acessíveis e até optar por um kit ao invés de apenas uma peça. Assim, cada um pode ficar em um nível diferente de altura. 

Pendentes normalmente são constituídos de um fio que desce até certa altura e são muito versáteis por estarem disponíveis em inúmeros tipos diferentes. Eles podem ser utilizados em estilos de decoração mais rústicos, minimalistas ou, ainda, retrôs. 

Neste último, os pendentes podem ser metálicos com cores vibrantes de diversos tipos. Essa é uma opção para modernizar seu cômodo e, também, para trazer uma sensação de alegria para a sala de jantar. 

Se você escolher um estilo de decoração mais rústico, pense em pendentes feitos com materiais de fibra, de linho ou até mesmo com acabamentos de madeira. 

Luminárias de parede

Por fim, você pode optar por luminárias na parede da sala de jantar, transformando o cômodo em um ambiente único. Existem vários estilos dessas luminárias disponíveis no mercado, desde clássicos até industriais. Cada um tem suas características específicas e pode gerar um efeito diferente em sua sala de jantar.

Essas luminárias também podem ser chamadas de arandelas e são muito comuns em quintais. Você pode trazer novos ares para sua sala de jantar com esse tipo de luminária, com lâmpadas brancas ou amarelas. 

Dependendo do efeito que você quer gerar em sua sala de jantar, escolha entre lâmpadas brancas e lâmpadas amareladas. Cada uma dessas opções pode fazer a diferença em sua sala de jantar, criando um ambiente mais agradável ou mais enérgico. 

Lâmpadas inteligentes para luminárias

luminária-para-sala-de-jantar

Você já pensou em ter o controle da intensidade, das cores ou até mesmo da hora em que sua luz irá ligar? Hoje existem diversas opções de lâmpadas inteligentes no mercado. 

Essas peças podem ser controladas por meio de aplicativos e estão disponíveis com diversas cores e opções de intensidade. Assim, a iluminação de sua sala de jantar pode ser diferenciada e sua vida pode ficar mais fácil. 

Ela funciona através do wi-fi e, se você tiver um assistente pessoal de voz, basta dar uma série de comandos sonoros que a iluminação muda. Assim, existe mais essa opção de controle das luzes de sua casa e, consequentemente, de sua sala de jantar.

Faça você mesmo as luminárias para sala de jantar

Uma tendência que tem sido cada vez mais colocada em prática é a do DIY, que quer dizer Do It Yourself, traduzido para “Faça você mesmo”. Essa tendência veio com o propósito de reaproveitar materiais e de incentivar soluções criativas, fazendo com que você mesmo coloque a mão na massa.

Assim, vários tutoriais surgiram na internet, sobretudo no YouTube, de como fazer itens para sua casa com suas próprias mãos. Você pode encontrar diversos canais ensinando a fazer qualquer tipo de coisa, desde itens decorativos até móveis e reformas em seus cômodos. 

Em relação às luminárias para sala de jantar, pense fora da caixa. Para isso, separamos o vídeo luminária diamante do Pinterest de palito de churrasco, do canal Diycore com Karla Amadori, disponível no YouTube. 

Você também pode encontrar vídeos no YouTube de tutoriais com dicas para fazer luminárias a partir de canos PVC, que garantem um estilo mais industrial para sua casa. 

Ainda, pode encontrar o passo a passo de como confeccionar luminárias rústicas com tronco de madeira, com fibras ou com outros materiais naturais. 

Como escolher a melhor luminária para sua sala de jantar

Antes de tudo, pense no estilo de decoração que você quer para sua casa. A partir disso, você pode começar a pensar em qual luminária escolher para sua sala de jantar. 

Esse é um passo muito importante, já que a luminária é essencial para que um ambiente tenha seu potencial exposto. Existem diversos estilos de decoração que podem fazer sentido para você. Veja alguns deles: 

  • Minimalista;
  • Maximalista;
  • Estilo Boho;
  • Escandinavo;
  • Retrô;
  • Vintage;
  • Rústico;
  • Casa de praia;
  • Industrial;
  • Moderna;
  • Clássica.

Pense, também, nas cores que você tem em sua sala de jantar. Isso pode influenciar em qual cor escolher para sua luminária. Se você tem uma sala de jantar com cores neutras, você pode seguir a mesma linha e utilizar uma luminária de cores neutras. Contudo, você pode dar uma quebrada no ambiente e utilizar cores fortes e vibrantes para sua luminária. Esse aspecto é ainda mais indicado se você escolher estilos de decoração que pedem esse contraste, como o retrô. 

Você deve considerar o tamanho do ambiente em que você irá colocar as luminárias, pois, dependendo da intensidade, você consegue iluminar o ambiente parcial ou integralmente. Talvez você precise de uma luminária com mais de dois braços que comportem mais lâmpadas para o ambiente ficar muito bem iluminado.  

Também não deixe de pensar na questão da altura de sua luminária. Se você deixar em uma altura muito baixa, pode ter problemas para colocar ou para tirar a mesa e a luminária pode atrapalhar na hora de servir a comida. 

Ainda, pode ser que o calor incomode seus amigos e sua família quando se reunirem para um jantar. Por isso, pense em uma altura considerável que não cause problemas e que consiga deixar a luminária em uma boa posição, iluminando o ambiente com qualidade. 

iluminação-sala-dejantar

Você gostou das dicas de decoração?

São vários os fatores que você deve levar em conta antes de adquirir uma luminária, que vão desde cores, materiais, estilos de decoração até tamanho do cômodo. Por isso, deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo e qual estilo de luminárias você gostou mais. 

Se você quiser se aprofundar em temas decorativos, não pode deixar de acessar o Blog da Arbo. Aqui você encontra vários conteúdos sobre todos os estilos de decoração para todos os cômodos. Ainda, artigos sobre itens decorativos e espaços para você aproveitar dentro de sua casa não faltam no site.

Acesse artigos como Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel, Lareira ecológica: saiba o que é e como usar na decoração do imóvel  e, também, Decoração de home office: saiba como deixar o ambiente mais confortável.

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo e saber mais sobre vários assuntos relacionados ao cotidiano do mercado imobiliário. Acesse questões como: Se a imobiliária deixar de administrar a locação, quem assume o contrato? e, também, Como ficam as contas de luz, água ou gás quando o aluguel inicia no meio do período de leitura?

Se você estiver procurando o imóvel de seus sonhos, não deixe de acessar o Site da Arbo para descobrir milhares de imóveis para venda ou para locação em todo Brasil. A plataforma oferece ferramentas de busca a partir de filtros especializados e de mapas inteligentes, que contribuem para que você encontre o imóvel perfeito para suas necessidades!

Postagens relacionadas

O que saber sobre a rescisão de contrato de aluguel

A rescisão do contrato de aluguel merece atenção. Saiba o que fazer e como evitar o pagamento de multas, de acordo com a Lei do Inquilinato No caso da rescisão de contrato de aluguel, podemos comparar o documento com um contrato de casamento, afinal, quem casa não está pensando em divórcio, não é mesmo?! A […]

metas-pessoais

Metas pessoais: como comprar uma casa

Comprar uma casa está no topo da lista de metas pessoais de muitos de nós. Veja o que fazer para atingir esse objetivo com mais facilidade! Comprar uma casa ainda é uma das principais metas pessoais de milhões de brasileiros. Os imóveis são vistos como o pilar fundamental para uma vida mais segura e estável, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *