21 de maio de 2022

Saiba como escolher luminárias para sala

luminarias-para-sala

A luminária é um item presente na sua sala de estar? Hoje, você vai conferir como essa peça pode deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante.

À noite, quando há uma queda de energia elétrica, uma das primeiras atitudes de qualquer pessoa é iluminar o ambiente com velas ou até mesmo com a luz do celular. Além de enxergar o cômodo, esse ato quase instintivo vem da relação entre seres humanos e a iluminação. A luz é um divisor de águas no mundo da evolução: as velas, nossa primeira luminária, existe desde aproximadamente 50.000 anos a.C.

Não à toa, “iluminar” é um verbo comumente associado a coisas boas, trazendo uma sensação de conforto e segurança – o extremo oposto de “trevas”, utilizado para representar um lado ou força negativa.

E não há nada melhor para uma sala de estar do que essa sensação de conforto. Por isso, desde os tempos das velas, lamparinas ou lampiões, a iluminação é parte essencial do principal cômodo de qualquer residência. Neste texto, você vai aprender a escolher as melhores opções de luminárias para sala de estar e entender como dar um toque extra ao ambiente através dessa peça.

Tipos de luminárias para sala

luminarias-para-sala

Na hora de procurar uma luminária para sua casa, você pode encontrar opções dos mais variados tipos e tamanhos. Por isso, é bom já conhecer um pouco de cada para pensar qual pode ser a escolha mais adequada para a sua casa.

Então, antes de se encantar e comprar a primeira luminária apresentada pelo vendedor, conheça melhor cada uma delas:

Luminária de mesa

Apesar do nome, esse tipo de luminária não se restringe às mesas: ela pode ser colocada sobre qualquer superfície, como estantes ou racks. Essa opção é perfeita para favorecer espaços de leitura, como um escritório ou biblioteca.

Luminária de parede

Indicada para ambientes mais amplos, a luminária de parede é uma aliada importante para quem deseja usar a luz para destacar um objeto decorativo, como um quadro. Proporcionando uma iluminação difusa, que pode ser voltada para cima ou para baixo, essa peça é muito utilizada para deixar o ambiente mais íntimo e aconchegante.

Luminária de teto

Talvez a opção mais perfeita de luminárias para sala sejam as de teto: mais comuns e populares do que os outros modelos, têm a capacidade de espalhar a luz por todo o cômodo e iluminar uma grande área de uma só vez. Podem ser luminárias suspensas, plafons ou lustres.

Luminária de chão

A luminária de chão, assim como as fixadas diretamente no teto, também é responsável por difundir melhor a luz por todo o ambiente, criando um clima aconchegante e sem a necessidade de mexer na fiação do teto.

Como escolher luminárias para sala

luminarias-para-sala

A escolha da luminária ideal para a sala de estar não é um processo fácil, afinal, embora seja uma peça simples, a luminária é uma peça importante da decoração, podendo fazer grande diferença no ambiente, valorizando sua estética e design.

Se você já pensou em um tipo de luminárias para sala, como a luminária de chão, chegou a hora de verificar as opções de materiais. O material utilizado para a fabricação da sua peça tem influência direta sobre o resultado final da decoração da sua sala de estar.

Existem opções disponíveis feitas com ferro, plástico, vime, madeira, alumínio, vidro, entre outros materiais. Tudo vai depender do estilo que você deseja conferir à sua sala. Uma luminária pendente com lustre de vime é perfeita para ambientes mais rústicos. Se a sua intenção é fazer uma decoração retrô, a luminária de ferro é ideal para você. Agora, se você prefere criar uma sala de estar de estilo moderno, pode apostar nas peças feitas com plástico, vidro ou alumínio.

Como quase tudo na decoração de ambientes, é importante também levar em consideração as cores do cômodo: afinal, você não quer comprar uma luminária amarela, instalá-la e só então perceber que ela não combina com a decoração do restante da sua sala de estar. Por isso, é aconselhável comprar uma peça que siga as paletas de cores já presentes na sua sala – se você tem um hack vermelho, por exemplo, é uma boa apostar em uma luminária com a mesma cor.

Outro ponto que deve pesar na balança é o tamanho do seu ambiente. Para decidir suas luminárias para sala, pense na arrumação do espaço e no que você pretende iluminar dentro dele. Se você decidiu utilizar luminária de teto, mas sua sala é muito pequena, pode apostar em plafons ou embutidos. Dessa forma, você garante que a luz chegue a todo o cômodo, mas sem fazer uma iluminação agressiva, que pode cansar os olhos rapidamente e até mesmo causar uma dor de cabeça.

Ainda sobre esse possível incômodo causado pela iluminação mais agressiva, é importante tomar cuidado com a iluminação localizada acima do sofá, a fim de não provocar um cansaço visual durante momentos mais tranquilos, como a hora de assistir a um filme na televisão. Além disso, se você optar pelo lustre, é recomendável utilizar opções de lâmpadas na cor amarela nesse tipo de luminária para sala, criando uma estética mais relaxante.

Outra dica importante é posicionar sua luminária a uma distância de no mínimo 50 cm de qualquer mobiliário, para evitar possíveis danos causados pelo aumento de temperatura da peça.

Se sua sala de estar e de jantar são unificadas em um único ambiente, mesmo que você já tenha uma luminária de teto responsável por iluminar todo o cômodo, é mais do que válido posicionar uma luminária pendente sobre a mesa de jantar, dando um toque refinado à decoração e clareando bem o espaço reservado para as refeições.

O segredo é saber utilizar o espaço e as cores do ambiente a seu favor. Não se esqueça de pensar no tipo de atividade que você geralmente faz na sala de estar da sua casa e a quantidade de luminosidade necessária. Além de transformar o visual do principal cômodo da residência, as luminárias para sala precisam ser funcionais. Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar peças para os mais variados gostos em lojas de construção, decoração ou mesmo na internet.

luminarias-para-sala
Modern red sofa in a old room – rendering

Que tal fazer suas próprias luminárias para sala?

Agora, se você é um adepto à tendência do DIY (“do it yourself”, termo em inglês que pode ser traduzido como “faça você mesmo”) ou só quer redecorar sua casa sem gastar muito, pode se abster de comprar uma luminária já pronta para sua sala de estar e usar a criatividade para produzir uma peça personalizada, deixando o ambiente ainda mais com a sua cara.

É claro que, assim como qualquer outro processo de produção artesanal, fazer luminárias para sala requer tempo e trabalho, mas, com muita criatividade e pouco investimento, essa alternativa promete ser ideal para quem pretende economizar ou, quem sabe, até mesmo ganhar uma renda extra, fazendo opções para amigos e familiares.

Pode ser que você precise da ajuda de um eletricista para fazer a parte elétrica corretamente, mas o resultado final certamente valerá a pena. Para facilitar a execução, é interessante apostar em opções feitas em casa apenas para luminárias de mesa ou chão, afinal, dessa forma não será preciso mexer na fiação do teto ou perfurar buracos na parede.

Normalmente utilizados em construções, os canos de PVC podem dar vida a lindas peças de iluminação. Se você deseja inovar na decoração da sua casa, uma luminária de PVC é uma opção incrível.

No canal Ana Loureiro, do YouTube, você encontra um vídeo com o passo a passo de como produzir sua própria luminária com PVC – para a versão feita no vídeo, foi necessário um investimento de menos de R$ 25,00, mais em conta até mesmo do que luminárias usadas. Assista ao vídeo e confira:

Além do cano PVC, você pode reutilizar vários outros objetos e ferramentas para produzir suas luminárias para sala. Garrafas e potes de vidro, suportes de madeira e até mesmo barbantes podem te ajudar a criar peças super diferentes e lindas.

Gostou das nossas dicas?

Como você chegou até aqui na leitura, já deve ter um bom embasamento para quando for escolher a luminária ideal para sua sala de estar. Já pensou em algum modelo específico? Ou resolveu colocar a mão na massa e fazer uma peça personalizada? Compartilhe suas preferências com a gente na caixa de comentários abaixo. Além disso, lembre-se que você também pode usar o espaço para deixar suas críticas ou sugestões de conteúdo para nós.

Aqui no Blog da Arbo, além de dicas de decoração para sua casa, você também confere outros artigos relacionados a imóveis, mudanças ou sobre o mercado imobiliário de modo geral. Se você pensa em comprar um imóvel, mas acredita não ter o planejamento financeiro adequado para essa conquista, pode conferir algumas dicas de como transformar o consórcio em seu aliado.

Veja, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar com diversas dúvidas do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de contas de energia elétrica, de água e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E não deixe de visitar também o Portal da Arbo, com diversas opções de casas e apartamentos incríveis por todo o Brasil. Acesse agora mesmo e confira!

Postagens relacionadas

design-de-interiores

5 vantagens de comprar uma casa com a Arbo

A Arbo pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria sem burocracias e totalmente online. Confira!  Comprar uma casa é um sonho para muita gente, não é? Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros tem conseguido realizar esse grande objetivo de ter o seu próprio lar. Até mesmo por conta desse aquecimento do […]

Manutenção de máquina de lavar: veja 5 dicas

A boa gestão de um imóvel envolve o cuidado com os eletrodomésticos. Dessa forma, é importante se atentar à manutenção de máquina de lavar A gestão de um imóvel envolve diversos processos, que vão desde o pagamento de contas mensais até o cuidado com eletrodomésticos. Nesse segundo aspecto, a manutenção de máquina de lavar merece […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *