13 de maio de 2022

Manutenção de ar condicionado: confira 5 dicas

Você sabe quando e como realizar a manutenção de ar condicionado? Nesse texto você confere dicas para não errar no processo e para deixar o aparelho em perfeito funcionamento

O bom funcionamento de um imóvel depende de pequenos fatores. Isso significa que, para a perfeita harmonia, todos os equipamentos devem funcionar corretamente. Para isso, é necessário estar atento à manutenção de ar condicionado, aparelho que está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção de ar condicionado não é um processo complexo. No entanto, exige atenção e, em alguns casos, deve ser realizado com o auxílio de um profissional especializado.

Contudo, para que essa tarefa se torne mais simples, o Blog da Arbo preparou esse guia completo. Aqui você irá encontrar pontos que deve considerar antes de realizar a manutenção do ar condicionado, bem como o passo a passo para não errar no processo.

Continue a ler o texto para conferir todas as informações sobre o assunto.

O que considerar para a manutenção de ar condicionado

A manutenção do ar condicionado deve ser um processo rotineiro para moradores de casas e de apartamentos que contam com o aparelho. Contudo, não é possível determinar um período para a realização do processo e, desse modo, você deve ficar atento a alguns pontos.

Abaixo você confere as principais características que deve considerar para a manutenção de ar condicionado:

Verifique se o ar condicionado está ligado de forma correta

Antes de realizar a manutenção de ar condicionado, é necessário que você verifique se o aparelho está corretamente ligado à rede principal de energia do imóvel. Isso significa que todos os dispositivos manuais ou automáticos devem estar ligados. 

Fique atento a chaves abertas e a fusíveis queimados, uma vez que estes podem prejudicar o perfeito funcionamento dos dispositivos. Verifique, ainda, se a chave interruptora está na posição correta.

Não se esqueça da limpeza preventiva

Você já deve ter ouvido o ditado de que “prevenir é melhor do que remediar”. E a frase pode ser aplicada no contexto da manutenção de ar condicionado. Isso porque, para evitar problemas futuros, é necessário limpar gabinetes, grelhas e até mesmo a área ao redor do aparelho.

A limpeza de um ar condicionado deve ser realizada com cautela, uma vez que, muitas vezes, o aparelho é sensível. 

Além disso, você deve utilizar uma flanela ou um pano molhado. Contudo, é necessário usar somente água ou água e sabão. Nunca utilize álcool e demais produtos químicos, pois estes podem comprometer a estética e o funcionamento do aparelho.

Confira as condições das peças internas do aparelho

Antes de realizar a manutenção de ar condicionado propriamente dita, você deve, também, conferir as condições de todas as peças internas do aparelho. Isso significa que tubulações e aparelhos metálicos precisam estar no local correto e em perfeitas condições de funcionamento. 

Uma boa indicação para garantir a boa condição das peças internas do ar condicionado é realizar a limpeza do filtro do aparelho, pelo menos, uma vez por mês. Isso porque o processo favorece o bom funcionamento do aparelho e previne que as peças internas sejam danificadas de alguma forma.

Proteja o interior e o exterior do ar condicionado

Os detalhes técnicos são importantes para a manutenção de ar condicionado, mas você também deve estar atento aos cuidados com o aparelho de forma geral. Dessa forma, é importante proteger o interior e o exterior do aparelho.

Seu ar condicionado precisa, primeiramente, estar bem posicionado. Por isso, escolha um bom local para instalá-lo. É importante que o espaço não favoreça a ocorrência de quedas e de acidentes, que podem provocar danos irreversíveis na peça.

Além disso, o aparelho não deve ficar exposto ao Sol e às chuvas, uma vez que as condições climáticas podem contribuir com o mau funcionamento do ar condicionado.

Passo a passo para a manutenção

No Brasil, os modelos mais comuns de ar condicionado são o de janela e o split. Nesse tópico, portanto, você irá conferir o passo a passo para a manutenção de cada um desses tipos.

Manutenção de ar condicionado de janela

O primeiro passo para a manutenção de ar condicionado de janela é desligar completamente o aparelho e retirar o plugue da tomada. Posteriormente, é necessário retirar o filtro do aparelho e, em seguida, lavá-lo com água corrente.

O terceiro passo envolve a secagem do filtro e, então, sua recolocação no aparelho. A peça deve secar de forma natural e, após a inserção, você deve esperar 10 minutos para ligar o ar condicionado novamente.

Agora é chegado o momento de realizar a limpeza externa do aparelho. Com um pano seco, retire a camada de pó e de poeira. Por fim, espere alguns minutos e ligue o ar condicionado. A recomendação é que essa manutenção seja realizada, aproximadamente, a cada 15 dias.

manutenção-de-ar-condicionado

Manutenção de ar condicionado split

Assim como no ar condicionado de janela, o primeiro passo da manutenção de ar condicionado split é desligar o aparelho. Posteriormente, você deve abrir o painel do aparelho e verificar qual é o tipo de filtro utilizado.

Os modelos split podem ter três filtros diferentes: de nylon, de carvão e de HEPA. Apenas o primeiro é lavável e, por isso, você não deve utilizar água para realizar a limpeza dos dois últimos citados.

Caso o filtro seja de nylon, chegou o momento de retirar o painel e de retirar o filtro para a limpeza. Nessa etapa, não se esqueça de conferir as informações do manual de instruções.

Em seguida, lave o filtro de nylon com água corrente. Caso a peça esteja muito suja, é possível utilizar uma pequena quantidade de sabão neutro. Depois de lavá-lo, deixe o filtro secar completamente.

Por fim, insira o filtro novamente no aparelho e espere alguns segundos antes de ligá-lo.

Cinco dicas para realizar a manutenção de ar condicionado

Após conferir o passo a passo para realizar a correta manutenção de ar condicionado, chegou o momento de conferir nossas dicas para não errar no processo.

1. Atenção à limpeza

A limpeza do filtro e do ar condicionado em si pode parecer simples, mas é importante que o responsável esteja atento às recomendações. No caso do filtro, é necessário lavá-lo em água corrente e esta não deve estar com a temperatura acima dos 40º C. 

Outro ponto importante é não deixar a sujeira acumular no interior e no exterior do ar condicionado, uma vez que isso pode dificultar a manutenção do aparelho. Por isso, limpe o equipamento com frequência – e com cuidado, não se esqueça!

Para que você aprenda a limpar o filtro da melhor forma possível, veja o vídeo Como fazer a limpeza do filtro do ar condicionado split, publicado no canal Descomplicando com Thiago S. H., no YouTube:

2. Leia o manual de instruções 

Ler o manual de instruções de produtos pode parecer uma tarefa chata. De fato, não é uma atividade de lazer, mas esta é necessária para que a manutenção de ar condicionado seja realizada da forma correta.

Assim, antes de abrir o aparelho e de retirar o filtro, verifique as orientações do fabricante. O manual sempre indica quais são os passos para realizar a manutenção da melhor forma possível.

3. Funcionamento

Uma dica simples, mas fundamental para a boa manutenção de ar condicionado é nunca ligar o aparelho sem que o filtro esteja corretamente posicionado.

4. Verifique as principais necessidades de manutenção

É possível que o aparelho necessite de manutenções especializadas. Nesse caso, você deve verificar se há problemas nos sistemas de drenagem, nas serpentinas e até mesmo nos capacitores.

Em todos os casos citados – e em demais situações complexas –, a principal indicação é contar com o auxílio de profissionais capacitados.

manutenção-de-ar-condicionado

5. Conte com o auxílio de profissionais capacitados

Conforme apontado acima, os profissionais especializados e capacitados são a principal indicação no caso de problemas complexos. Se você não possui conhecimento, contrate o serviço, para que o barato não venha a sair caro.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como realizar a manutenção de ar condicionado, chegou o momento de nos contar a sua opinião sobre esse conteúdo. As informações apresentadas te ajudaram de alguma forma? Você pode escrever suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se desejar, deixe, também, elogios, críticas construtivas e até mesmo sugestões de temas para os próximos artigos.

E se você quiser conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra dicas para manter seu imóvel em bom funcionamento, bem como informações importantes sobre o mercado imobiliário, como dicas para contratar um financiamento de imóveis.

Além disso, confere dicas de mudança, como o passo a passo para não errar no processo, e de decoração, como tutoriais completos para renovar o quarto, o jardim e até mesmo o banheiro de seu imóvel. 

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas dúvidas do dia a dia. Lá você encontra, além de informações sobre os melhores provedores de internet das principais cidades do país, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Não se esqueça de visitar, ainda, o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis disponíveis para compra e para locação em diversos municípios do país. Utilize nossos filtros de busca para encontrar a opção que melhor se encaixa em suas preferências e em suas necessidades. Acesse!

Postagens relacionadas

contrato-de-locacao-comercial

O que saber sobre o contrato de locação comercial

Está procurando por locação de ponto comercial? Confira esse texto com algumas dicas para você O contrato de locação comercial tem algumas diferenças em relação aos residenciais. Isso ocorre porque, no geral, ao locar um imóvel com fins comerciais, o empresário necessita de uma proteção diferente da pessoa física que realiza a locação de uma […]

taxas-de-juros-de-financiamento-imobiliário

Calcular taxas de juros de financiamento imobiliário?

Você está pensando em financiar um imóvel? Então, saber tudo sobre as taxas de juros é um passo fundamental. Confira neste texto tudo sobre o assunto.  Quando falamos sobre taxas de juros de financiamento imobiliário, é comum surgirem algumas dúvidas. Isso ocorre porque, no geral, essas taxas são flutuantes e variam de acordo com o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *