13 de maio de 2022

Manutenção: saiba tudo para deixar seu imóvel novo

manutenção

Confira abaixo um guia sobre a manutenção do seu lar.  

Quando um aparelho ou item quebra em sua casa, nem sempre podemos comprar um novo, não é mesmo? Além de não ser uma atitude sustentável, isso também geraria um custo muito elevado para o seu orçamento mensal. Por isso, a manutenção é a melhor forma para manter os seus itens domésticos funcionando bem por mais tempo. 

Abaixo, fizemos um guia completo com tutorial de como você pode fazer a manutenção de diversos itens da sua casa. Entre eles, fogão, geladeira, chuveiro, entre outros. Você pode recorrer a esse guia sempre que precisar de ajuda com algum item. 

Confira abaixo, item por item, o que temos a ensinar para você. 

Manutenção de casa: quais são os passos essenciais? 

manutenção

Para que um lar seja agradável, aconchegante e seguro para todos que moram nele, a manutenção é essencial. É preciso que os cômodos estejam com boa aparência e em plena funcionalidade. 

Por isso, realizar uma manutenção preventiva geral da casa se torna tão essencial. Não é preciso fazer isso a todo o momento, mas pode ser uma ótima ideia pensar em fazer a manutenção pelo menos uma vez por ano. Separamos alguns passos para você entender do que estamos falando. Confira. 

Atenção com a pintura das paredes

É comum, com um tempo de uso, as paredes ficarem com a aparência desgastada. Muitos fatores colaboram para isso. Por isso, pode ser importante pensar em fazer uma pintura nova na casa de tempos em tempos. 

Outra opção legal é pensar em colocar papel de parede ara os moradores que não desejam trabalhar com tintas. As cores e os modelos disponíveis no mercado são infinitos e existem diversas opções que podem contribuir com o estilo decorativo que você quer fornecer ao cômodo.

Atualmente, uma das tendências decorativas é a utilização de papéis de parede na cor preta. Os modelos podem incluir figuras, gravuras, listras e muito mais. A cor chama atenção e traz uma combinação inovadora, moderna e exótica para o cômodo. 

A aplicação do papel de parede é simples e pode ser feita pelos próprios moradores do imóvel, desde que com os materiais corretos. Contudo, se você preferir, pode contratar uma empresa especializada nesse serviço.

É possível, ainda, aplicar adesivos nas paredes. Mais simples do que os papéis de parede, eles são feitos em vinil e podem renovar a decoração em minutos. A durabilidade do adesivo varia de acordo com a qualidade do material e a aplicação é fácil e rápida, já que o item é autocolante.

Reparos elétricos

Neste item sim você vai precisar da ajuda de um profissional para fazer uma revisão geral no estilo do sistema elétrico da sua casa. Essa é uma etapa essencial e ultrapassa a questão da beleza, é a segurança de todos que está em jogo. Por isso, nem pense em economizar nessa hora. 

Conserto de vazamentos

Vazamento é um dos problemas mais comuns enfrentados por moradores de casas e apartamentos. E esse problema, além de causar desconforto no dia a dia, pode aumentar consideravelmente a conta no fim do mês. 

E aqui, novamente, você vai precisar da ajuda de um profissional para te ajudar. Ele vai conseguir identificar onde está o problema e te ajudar com ele com mais facilidade. 

Sistema hidráulico 

Já no sistema hidráulico mais geral, pode ser importante você testar as torneiras de todos os cômodos para ver se há vazamento, avaliar o funcionamento de registros, prestar atenção em ralos e canos e muito importante verificar a pressão e o funcionamento das descargas para identificar entupimento. Tudo isso você pode fazer antes de chamar um técnico para verificar um eventual problema. 

Guia manutenção de objetos de casa

Agora que já falamos de modo mais geral, vamos para a manutenção de alguns itens mais específicos. Todos eles você encontra um texto aqui no Blog da Arbo com mais detalhes. Vamos deixar o link abaixo da explicação. Confira. 

Manutenção de máquina de lavar: veja dicas

manutenção

A manutenção preventiva é indispensável para que qualquer equipamento atenda suas expectativas e continue funcionando perfeitamente por muito tempo. Por isso, é importante ter alguns cuidados desde o momento da compra.

Leia o manual de instruções após a compra e sempre que tiver dúvidas

É comum que, após comprar uma máquina de lavar, as pessoas se sintam ansiosas e querem instalá-la imediatamente. Existem, também, casos em que a loja responsável pela venda do eletrodoméstico designa um profissional para realizar a instalação.

Seja qual for a sua situação, é importante estar atento às informações trazidas pelo manual de instruções do produto, que é comumente esquecido pelos consumidores após a compra.

É no manual que constam todas as especificações do eletrodoméstico, além de indicações para o bom cuidado e para a boa manutenção da máquina de lavar. Por isso, antes de instalar e de começar a utilizar o produto, analise as informações.

Preste atenção, principalmente, aos pontos que dizem respeito às características e aos limites do equipamento. Verifique, ainda, o modo de usar e, em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento.

Essas atitudes podem evitar que sua máquina de lavar sofra danos em pouco tempo devido ao uso indevido. Fique atento!

Casas e apartamentos pequenos têm, a cada dia mais, se tornado uma tendência no Brasil e no mundo. Isso porque imóveis com áreas modestas são mais procurados pelos consumidores, que buscam locais práticos e de fácil manutenção.

Se esse for o seu caso, é possível que seu imóvel não conte com uma lavanderia propriamente dita. Dessa forma, será necessário instalar a máquina de lavar em outro cômodo, como na cozinha – o que ocorre em muitos apartamentos.

Seja qual for a situação, é importante estar atento às condições do local. O piso, por exemplo, deve ser plano, para que as instabilidades não ocorram e, caso ocorram, não provoquem danos sérios ao eletrodoméstico.

Além disso, é importante manter a máquina de lavar a uma distância considerável da parede, para que o eletrodoméstico consiga “respirar”. 

A limpeza é um dos aspectos mais importantes da manutenção de máquinas de lavar. Isso porque ela é responsável por aumentar a vida útil do equipamento e, assim, deve ser realizada, no mínimo, uma vez por mês.

Após ler o manual de instruções de sua máquina de lavar, você irá conhecer melhor o produto que comprou. As limitações do eletrodoméstico são pontos importantes, uma vez que demonstram a capacidade máxima de operação.

Dessa forma, na hora de lavar roupas, sapatos e até mesmo cobertores e edredons, é necessário respeitar a quantidade máxima de quilos. Isso faz com que o equipamento não fique sobrecarregado e, portanto, que funcione da maneira correta.

Alguns manuais de instruções abordam, ainda, a quantidade ideal de sabão, de amaciante e/ou de alvejante que deve ser utilizada nas lavagens. Dessa forma, não exagere nos produtos, já que o excesso, além de não contribuir para a limpeza das roupas, irá prejudicar o desempenho da máquina de lavar.

Por fim, mas não menos importante, é necessário ter cuidado na hora de lavar as roupas para proporcionar uma boa manutenção de máquina de lavar.

Nesse sentido, você deve verificar os bolsos de blusas e de calças e se certificar de que não há objetos prejudiciais para o eletrodoméstico. Retire moedas, chaves e outros itens que podem comprometer o funcionamento da máquina de lavar.

De preferência, escolha um profissional de confiança para fazer a instalação do seu chuveiro. Caso ele seja elétrico, redobre a atenção na hora de instalar o fio de aterramento. É essa parte da estrutura que irá garantir a segurança e evitar que acidentes mais graves ocorram. 

Durante o uso do chuveiro, a melhor dica é usar as regulagens da temperatura com sabedoria. Dependendo do modelo escolhido, será necessário desligar o chuveiro sempre que desejar fazer uma troca de temperatura e alterar o termostato. 

Fique ligado: para o caso de você sentir uma espécie de choque ao tocar em qualquer parte do chuveiro, é sinal que há passagem de corrente elétrica. Então, será necessaŕio chamar um tecnico para verificar o problema. Não use o chuveiro nessas condições em hipótese nenhuma. 

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Manutenção de TV: descubra o que fazer

manutenção

O aparelho de TV, no geral, pode durar muitos anos sem apresentar nenhum problema. Mas, é claro que essa expectativa de vida pode ser aumentada se você cuidar de alguns detalhes que são importantes. Confira abaixo uma pequena lista que preparamos para você. 

O ponto em que você vai posicionar o seu aparelho de televisão pode fazer toda a diferença para ele durar muitos anos. O ideal é que seja um local arejado, que não deixe a TV esquentar com muita facilidade. Isso porque o aumento de temperatura é um dos grandes responsáveis por “gastar” as peças internas do aparelho, não importa o seu modelo. Por isso, não se esqueça de cuidar para que a sua televisão não fique diretamente exposta ao sol, principalmente do meio dia. Essa exposição pode prejudicar o seu funcionamento correto. 

Caso o seu aparelho apresente um aumento de temperatura grande logo ao ligar, pode significar que algo está errado. Fique atento. 

Quanto mais velho o aparelho de TV fica, mais é possível perceber algumas falhas na imagem. Algumas características que podem indicar que algo está errado são:  linhas atravessando a tela, saturação, imagem pixelizada ou problemas com a iluminação. 

Como prevenção para esse problema, você pode pensar em se atentar às configurações indicadas para cada tipo de ambiente. Isso ajuda a manter a tela sempre funcionando da maneira adequada, sem forçar a sua iluminação interna. 

Tente calibrar a TV para usos mais do dia a dia. E exija o máximo da sua configuração apenas quando for realmente necessário. 

Televisão, claro, é a combinação entre imagem e som. Mas, apesar disso, muitas pessoas deixam de lado os cuidados para manter que as caixas internas da televisão estejam sempre em dia e funcionando da maneira adequada. 

Alguns dos problemas mais comuns que os aparelhos podem apresentar quando o assunto são os sons são: ruídos, chiados ou volume (muito baixo ou muito alto) e abafamento.

Para evitar que isso aconteça, evite deixar a televisão o tempo inteiro com o volume máximo. Isso pode acarretar em problemas no auto-falante com o passar dos anos. 

Como todo aparelho eletrônico, os aparelhos de TV dependem de cabos para funcionar de maneira correta. Fique atento ao estado deles. Caso apresentem algum sinal de queimado, risco ou furo, não pense duas vezes: troquei-os por novos. Isso, além de garantir uma boa manutenção de TV, também vai deixar o seu lar protegido de outros problemas elétricos mais sérios. 

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Manutenção de ar condicionado: confira dicas

manutenção

Antes de realizar a manutenção do ar condicionado, é necessário que você verifique se o aparelho está corretamente ligado à rede principal de energia do imóvel. Isso significa que todos os dispositivos manuais ou automáticos devem estar ligados. 

Fique atento a chaves abertas e a fusíveis queimados, uma vez que estes podem prejudicar o perfeito funcionamento dos dispositivos. Verifique, ainda, se a chave interruptora está na posição correta.

Você já deve ter ouvido o ditado de que “prevenir é melhor do que remediar”. E a frase pode ser aplicada no contexto da manutenção do ar condicionado. Isso porque, para evitar problemas futuros, é necessário limpar gabinetes, grelhas e até mesmo a área ao redor do aparelho.

A limpeza de um ar condicionado deve ser realizada com cautela, uma vez que, muitas vezes, o aparelho é sensível. 

Além disso, você deve utilizar uma flanela ou um pano molhado. Contudo, é necessário usar somente água ou água e sabão. Nunca utilize álcool e demais produtos químicos, pois estes podem comprometer a estética e o funcionamento do aparelho.

A limpeza do filtro e do ar condicionado em si pode parecer simples, mas é importante que o responsável esteja atento às recomendações. No caso do filtro, é necessário lavá-lo em água corrente e esta não deve estar com a temperatura acima dos 40º C. 

Outro ponto importante é não deixar a sujeira acumular no interior e no exterior do ar condicionado, uma vez que isso pode dificultar a manutenção do aparelho. Por isso, limpe o equipamento com frequência – e com cuidado, não se esqueça!

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Saiba como realizar a manutenção de fogão

manutenção

Já dizia o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”. Por mais complicado que seja, o processo de manutenção de fogão é essencial para prolongar a vida útil do seu aparelho e garantir que ele continue funcionando sem qualquer problema. Além disso, estamos falando de um eletrodoméstico que utiliza material inflamável como combustível. Logo, a manutenção do fogão também é uma questão de segurança, tanto do usuário quanto do imóvel.

O acendimento automático está entre as partes técnicas do fogão que apresentam problemas com mais facilidade. Caso seu aparelho esteja com falhas no acendimento automático, é preciso verificar algumas questões.

Em primeiro lugar, verifique se a peça de alumínio do acendedor está devidamente higienizada. Se houver alguma crosta de sujeira, você deve retirá-la e fazer a limpeza adequadamente.

Não é esse o problema? Nessa situação, é a vez de inspecionar a vela do equipamento: veja se ela tem algum dano, como aquele causado pela ferrugem. Se a causa da falha no acendedor for essa, a melhor solução é trocar a vela por uma nova. Para isso, você deve contar com o auxílio de um profissional especializado, capaz de realizar a manutenção de fogão da melhor forma.

Outro fator técnico que demanda uma atenção especial é a mangueira do fogão. Ela deve ser trocada de cinco em cinco anos, para garantir o seu bom funcionamento e proteger a segurança de todos os moradores da casa e dos imóveis próximos. Do contrário, esse equipamento torna-se responsável por vazamentos que podem ser fatais.

Além disso, é essencial manter a mangueira bem lavada, utilizando água e sabão neutro para realizar a higienização da peça. O sabão neutro é recomendado por afastar qualquer possibilidade de riscos ou danos. Mas cuidado: para evitar acidentes graves, é essencial desligar o fogão da tomada antes de dar início ao processo.

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Manutenção do portão eletrônico: saiba como realizá-la

manutenção

Agora, vamos apresentar alguns cuidados preventivos que você pode tomar para conservar os mecanismos do motor eletrônico e aumentar sua vida útil:

Para que o motor funcione bem e sem esforço excessivo, é essencial que todas as partes do mecanismo de automação estejam bem lubrificadas e limpas. Para começar, deixe o portão fechado e desligue a energia para evitar acidentes. 

Em seguida, limpe os trilhos com um pano, retirando a poeira e outros resíduos, como pedras, folhas e galhos. Na hora da lavagem, utilize detergente neutro diluído em água.

Depois, para fazer a lubrificação, use graxas a base de lítio. Essa característica é importante porque as graxas comuns são mais viscosas e facilitam o acúmulo de sujeira. O produto certo, além de preservar os componentes limpos, vai evitar a oxidação de motores, rolamentos, trancas, mancais e  molas. 

E vale destacar que, se você precisa forçar os portões automáticos, já é um sinal de que algo está errado. Se todas as peças estão trabalhando em condições ideais, não haverá motivos para esforços manuais. 

Aproveite o momento da limpeza para observar cuidadosamente cada peça do portão. Veja se há algum local amassado ou quebrado. Procure por indícios de desgaste e verifique se há alguma peça fora do lugar. Se tiver, chame um técnico imediatamente, pois um pequeno problema pode crescer demais e se transformar em gastos desnecessários.

Lembre-se que a área em volta do mecanismo de automação deve estar sempre arejada. Isso evita a umidade no local e impede que ele seja tomado por insetos capazes de afetar os componentes elétricos.

Mesmo com os cuidados básicos do dia a dia sendo feitos corretamente, é recomendável contar com a visita de um profissional especializado de tempos em tempos. Com conhecimento técnico aprofundado, ele será capaz de identificar defeitos que ainda nem se manifestaram tão claramente, mas podem dar trabalho no futuro.

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Manutenção de piscina: dicas pra fazer corretamente

manutenção

O primeiro passo é manter o espaço ao redor da piscina bem higienizado, incluindo suas bordas e o deck. Esse espaço pode ficar bastante sujo por conta da própria circulação de pessoas e animais, mas também pela presença de plantas decorativas no local ou pela ação do vento. 

Faça a limpeza sempre partindo da borda para fora, evitando que a sujeira caia dentro da piscina. Como é possível aplicar diferentes materiais na hora da construção, como madeira ou revestimentos de pedra, lembre-se de utilizar produtos específicos para cada caso.

Em seguida, é hora de limpar o skimmer, equipamento que também é conhecido como coadeira. Esse dispositivo fica na lateral da piscina e serve para captar as pequenas sujeiras que podem cair diretamente na água. O ideal é que este trabalho seja realizado ao menos uma vez por semana, mas a frequência pode aumentar em áreas com muitas árvores.

A próxima etapa é limpar toda a superfície da água utilizando uma peneira cata-folhas. Isso vai retirar os resíduos que o skimmer não foi capaz de absorver, como folhas, galhos e insetos. Quanto mais fechada a rede da peneira, mais fácil retirar essas sujeiras, que servem de alimento para algas e bactérias. 

A escovação é outra etapa importante da manutenção de piscina. Ela serve para evitar que os revestimentos internos fiquem manchados e acabem acumulando algas, bactérias e fungos. Essa precaução é importante porque, uma vez que as manchas se formam nas paredes e no fundo da piscina, a remoção é bem mais trabalhosa e vai impedir a utilização do local por algum tempo. 

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Manutenção de interfone: saiba tudo!

manutenção

Para que o item funcione bem e sem esforço excessivo, é essencial que todas as partes do mecanismo de automação estejam bem lubrificadas e limpas. Você deve contar com a ajuda de um profissional para executar essa tarefa. 

Aproveite o momento da limpeza para observar cuidadosamente cada peça do interfone. Como já foi dito acima, os cabos são sempre danificados com um tempo e merecem uma atenção especial. Procure por indícios de desgaste e verifique se há alguma peça fora do lugar. Se tiver, chame um técnico imediatamente, pois um pequeno problema pode crescer demais e se transformar em gastos desnecessários.

Mesmo com os cuidados básicos do dia a dia sendo feitos corretamente, é recomendável contar com a visita de um profissional especializado de tempos em tempos. Com conhecimento técnico aprofundado, ele será capaz de identificar defeitos que ainda nem se manifestaram tão claramente, mas podem dar trabalho no futuro.

No momento da instalação, é importante perguntar qual o tempo recomendado para manutenções preventivas, pois cada fabricante pode recomendar um diferente. Esse será um gasto muito pequeno em comparação aos prejuízos que você pode ter com o interfone quebrado.

Leia o artigo completo sobre o assunto aqui.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Cozinha americana: como montar na sua casa

Investir em ambientes integrados e funcionais deixa sua casa mais moderna. Veja o que é necessário para ter uma bela cozinha americana! A cozinha americana é uma das tendências de arquitetura e decoração mais procuradas na atualidade. Com foco em integração e funcionalidade, ela é perfeita para otimizar os espaços em casas e apartamentos de […]

berço multifuncional

Berço multifuncional: o que é e quais as suas vantagens?

Uma das maiores exigências dos consumidores nos dias de hoje é a necessidade de funcionalidade nos móveis que adquirem para suas casas Nos últimos anos, o número de casas e apartamentos com metragens reduzidas aumentou muito, basta comparar o lugar que você mora com a casa de sua avó ou de uma tia mais velha. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *