25 de setembro de 2021

Como escolher a mesa de jantar ideal para sala?

mesa-de-jantar

A mesa de jantar é um móvel essencial para a decoração de qualquer casa. Saiba como acertar e escolher uma bonita e funcional para a sua sala. 

Cada vez mais as tendências de decoração mostram a importância da mesa de jantar para as casas modernas. Após uma espécie de “abandono” do hábito de sentar à mesa para fazer uma refeição, por exemplo, as mesas voltaram a ganhar destaque nos últimos tempos. 

E, por ser um móvel que é usado há muito tempo, existem diversos tipos e tamanhos para você escolher a que melhor se adapta ao seu lar. Nesse texto, vamos te mostrar alguns modelos que podem te inspirar. Vamos lá? 

Mesas de jantar: qual a ideal para a minha sala?

mesa-de-jantar

A função da mesa de jantar em uma casa foi ressignificada com o passar dos anos. Como já explicamos nesse texto, nos últimos tempos, houve uma espécie de resgate da mesa como sendo um lugar importante de encontro e de celebração dentro de um lar. 

Confira algumas dicas que separamos para você escolher a ideal para você: 

1 – Escolha o formato certo de mesa de jantar

O primeiro fator que você deve prestar atenção é no formato de sua mesa. Caso você tenha um espaço pequeno, os formatos arredondados são os mais indicados. 

Agora, se você tem bastante espaço em sua sala, cozinha ou varanda, o formato mais tradicional, quadrado, é o ideal. Uma regra que é legal seguir e é usada por muitos profissionais para definir o tamanho ideal da mesa é o de deixar, no mínimo, 60 centímetros de espaço entre a mesa e a parede para a circulação de pessoas.

2 – O acabamento é essencial 

Muitas pessoas, na hora de pensar no acabamento da mesa de jantar, se preocupam apenas com a aparência. Porém, isso pode ser um erro. Afinal, é preciso pensar também nas atividades do seu dia a dia. 

Caso você use a mesa para atividades que vão além de refeições esporádicas, por exemplo, pode ser uma ótima ideia pensar em uma mesa de madeira, que costuma se adequar bem a muitos ambientes e que tem uma durabilidade maior do que as de vidro. 

3 – Pense no lugar ideal para a sua mesa de jantar

Outro detalhe muito importante para que sua mesa fique bem em seu ambiente é o local onde ela será instalada. Estude com calma e veja onde você pode aliar beleza com praticidade. Já que, caso você erre na escolha do local, pode dificultar o uso da mesa pelas pessoas. 

4 – As cadeiras são o acompanhamento perfeitos 

Depois de encontrar a mesa certa para seu lar, chegará a hora de escolher cadeiras. E, aqui, as regras podem ser semelhantes: procure aliar beleza e conforto. 

As cadeiras são essenciais para que as mesas de jantar fiquem bem nos ambientes. Então, a dica é pensar realmente como se fosse um conjunto, para que, dessa forma, uma complemente a outra. 

5 – Antes de decidir, veja algumas referências

Para escolher a mesa de jantar que mais combina com o seu ambiente, veja algumas referências. Nos dias de hoje, é possível ter acesso a vídeos, fotos e textos que descrevem exatamente como você pode organizar o seu ambiente da melhor maneira. 

No Blog da Arbo mesmo você tem acesso a dezenas de textos sobre decoração que, com certeza, vão te ajudar a definir o estilo do seu lar. 

Uma boa dica é fazer um moodboard do ambiente que você queira colocar na sua mesa. Um moodboard é um método muito usado por profissionais da área de decoração para organizar ideias visuais. 

Basicamente, o que você vai fazer é reunir todas as referências visuais que te agradam em uma pasta. Pode ser de tudo: fotos, imagens, ilustrações, tecido, colagens, texturas, papéis coloridos, pequenos objetos, cores, elementos da natureza. Enfim, qualquer coisa que faça sentido para você quando o assunto for decoração. 

A pergunta principal que você deve se fazer quando for criar o moodboard para definir o estilo de decoração da sua casa é: esse item estaria na minha casa? Caso a resposta seja sim, adicione-o em sua pasta. 

Ao fim desse processo, você vai perceber que terá uma gama grande de estilos e referências diferentes.

Para você começar com os seus estudos, olha só esse vídeo sobre os tipos de mesas de jantar mais comuns que temos atualmente no mercado. 

Quais os principais estilos de decoração? 

E, por falar em estilos de decoração, que tal uma introdução rápida sobre os principais tipos para você conhecer o que mais te agrada?! 

Decoração clássica

A essência da decoração clássica nos remete ao período da Antiguidade Clássica, especificamente à grega. Pode-se assim dizer que os elementos que compõem essa corrente são aplicados em diferentes contextos daqueles para os quais foram pensados inicialmente sem, no entanto, perderem sua designação. 

Esse gosto pela corrente clássica e, consequentemente, pela recriação de seus componentes em edifícios posteriores não têm um período temporal definido e observa-se ao longo da história da arte nos mais variados revivalismos.

Clique aqui para ler o texto sobre decoração clássica no Blog da Arbo. 

Decoração escandinava 

A decoração escandinava tem como características marcantes a sobriedade e o aconchego do ambiente. Ao seguir uma tendência minimalista, o estilo é marcado por paredes de cores claras, como o branco, o gelo e o bege, e por móveis e objetos em cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Um ambiente decorado de acordo com a tendência escandinava deve, ainda, apresentar uma excelente iluminação natural, já que esse fator é fundamental para que haja harmonia entre os itens do cômodo. 

Clique aqui para ler o texto sobre decoração escandinava no Blog da Arbo. 

Decoração moderna 

O Modernismo surgiu no início do século XX como um movimento artístico e filosófico que influenciou muitas áreas do conhecimento, incluindo a decoração. Do ponto de vista estético, o modernismo contraria a estética da era iluminista. Em vez de um visual mais carregado e cheio de detalhes, o design moderno preza pela simplicidade e pela funcionalidade.

Clique aqui para ler o texto sobre decoração moderna no Blog da Arbo. 

Decoração vintage

Se você acompanha o mundo da moda ou da decoração, certamente já se encantou com a estética vintage em alguma peça ou ambiente. Colocando a nostalgia a seu favor, esse estilo é capaz de criar visuais mais charmosos, românticos e cheios de personalidade. 

Na moda, o vintage é caracterizado pela utilização de peças de roupas antigas, que representam bem a época em que foram criadas. E foi justamente a vontade de apresentar mais personalidade que tornou o vintage tão popular em diferentes áreas.

Clique aqui para ler o texto sobre decoração vintage no Blog da Arbo. 

Decoração minimalista 

mesa-de-jantar

O pilar fundamental do minimalismo é a organização. Os adeptos desse estilo estão sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com os diversos aspectos da vida. É como uma filosofia que se aplica a qualquer questão, seja no âmbito pessoal ou no profissional. 

Os minimalistas costumam dizer que sua maneira de viver é bem flexível e que não exige o cumprimento de regras. De fato, cada pessoa terá seus próprios critérios sobre o que traz felicidade e o que pode ser descartado sem prejuízo. Entretanto, há alguns princípios que ajudam a pensar como um minimalista e que servem para dar um direcionamento para suas reflexões.

Clique aqui para ler o texto sobre decoração minimalista no Blog da Arbo. 

Decoração rústica 

O estilo rústico está intimamente ligado ao contato com a natureza e, por isso, tem como principais características a simplicidade de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Entretanto, a decoração rústica não está presente apenas em casas do interior e de áreas rurais. Com móveis e objetos que podem ser inseridos em cômodos que remetem tanto ao antigo quanto ao moderno, o estilo rústico está presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos. 

Clique aqui para ler o texto sobre decoração rústica no Blog da Arbo. 

O que você achou das dicas sobre como escolher a mesa de jantar ideal para o seu lar? 

mesa-de-jantar

Agora que você já sabe como escolher a mesa de jantar perfeita para para renovar sua casa ou seu apartamento, deixe seu comentário na caixa abaixo. Conte-nos qual dos estilos apresentados você gosta mais.

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. Aliás, você já pensou em morar em São Paulo? Se sim, não deixe de conferir essas informações.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia.. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo.

Postagens relacionadas

Arquitetura minimalista

Arquitetura minimalista: saiba os fundamentos

Há alguns anos que a arquitetura minimalista tem ganhado destaque quando o assunto é casa e decoração. Quer saber tudo sobre esse estilo? Confira o texto a seguir.  Nos dias de hoje, quem deseja buscar por um estilo próprio de arquitetura, tem muitas opções para escolher. Com o avanço do mercado arquitetônico, surgiram muitas escolas […]

Vai comprar um imóvel? Saiba as taxas para financiar

Se você vai comprar um imóvel e planeja contratar um financiamento, precisa conhecer as taxas da modalidade e as formas de pagamento Comprar um imóvel é um dos principais sonhos dos brasileiros. No entanto, essa não é uma tarefa fácil, já que envolve investimento financeiro, que demanda, é claro, um bom planejamento.  Nesse caso, um […]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *