25 de setembro de 2021

Vai morar sozinho? Veja dicas para organizar a mudança

morar-sozinho

Vai morar sozinho e precisa organizar sua mudança? Não se preocupe: é possível organizar todo o processo se a mudança for feita com planejamento e com organização. 

Mudanças residenciais são quase sempre sinônimos de preocupação. E esse cenário tende a piorar para as pessoas que vão morar sozinhas. Isso porque cuidar de tudo ao lado de mais pessoas já é complicado e, sozinho, o processo se torna ainda mais complexo. 

Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é impossível cuidar da mudança para morar sozinho com calma e com facilidade. É necessário apenas ter alguns cuidados a mais e, principalmente, muito planejamento. 

Então, se esse é o seu caso, você está no texto certo. Para te ajudar nessa tarefa, o Blog da Arbo organizou dicas para você não passar sufoco na hora de mudar. 

São dicas que poucas pessoas prestam atenção e que podem até fazer com que você economize dinheiro durante o processo.  

morar-sozinho

Morar sozinho: 3 perguntas para você se fazer antes de começar 

A primeira pergunta que muitas pessoas fazem quando decidem morar sozinhas é: por onde devo começar? E essa dúvida é muito natural, principalmente para as pessoas que estão indo morar sozinhas pela primeira vez na vida. 

Contudo, para te ajudar a ir além em suas dúvidas, separamos outras três perguntas para você se fazer antes de mudar e que podem te ajudar muito a não errar em nenhuma etapa desse processo. 

Confira abaixo:

Qual o imóvel ideal para mim?

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

No entanto, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, mesmo que esteja corrido, procure visitar seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. 

Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, levar uma trena e anotar tudo pode ser uma boa ideia. 

Além disso, a visita é uma ótima maneira de se familiarizar com seu novo bairro, com os vizinhos, bem como de conhecer o trânsito, o transporte público e as novas paisagens que farão parte do seu dia a dia. É um ótimo programa para quem está de mudança. 

Qual a minha prioridade? 

Pode ser que você esteja procurando morar sozinho para ter mais facilidade no cotidiano, porque quer morar mais perto do trabalho ou até mesmo porque vai começar uma nova faculdade.

Em todos esses casos, é essencial que você saiba exatamente quais são suas prioridades para acertar nas escolhas que irá fazer. A localização da sua nova casa, por exemplo, vai sempre ser um item para você prestar atenção. 

Até porque ninguém gosta de escolher aquela casa (ou apartamento) dos sonhos e descobrir em poucos dias que a vizinhança é barulhenta e que não tem a estrutura necessária para atender às necessidades básicas do dia a dia. 

Quem vai me ajudar na mudança? 

Por mais que você vá fazer quase tudo sozinho, é quase impossível cuidar de todos os detalhes sem esquecer nada sem contar com algum tipo de ajuda. 

Para as pessoas que vão morar sozinhas, contratar uma empresa de mudanças pode ser ainda mais essencial do que para famílias. Essa decisão irá te poupar tempo e, acredite, dinheiro. 

É claro que você pode contar com amigos e com parentes para te ajudar. Porém, além de se correr o risco de alguém se machucar, a embalagem de itens, por exemplo, não é uma tarefa tão simples quanto parece. 

Além dessa opção, é possível contratar ajudantes para mudança. Caso opte por esse serviço, você terá que supervisionar e orientar o trabalho desses, o que te impedirá de resolver outras questões.

Contudo, sem dúvidas, a alternativa que vai te dar mais tranquilidade, segurança e comodidade é a contratação de uma empresa de mudança idônea e responsável. Com ela você não precisará se preocupar com a embalagem e nem com o carregamento de seus pertences.

morar-sozinho

Morar sozinho: como organizar a mudança

Depois de escolher seu imóvel e de decidir quem vai te ajudar no processo de mudança, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para fazer a mudança com calma, é necessário que você siga alguns passos básicos. Vamos, agora, te passar alguns deles. Confira. 

As listas podem te ajudar muito no processo de mudança

Para você não se esquecer de nada, faça uma lista geral da mudança. Esse método antigo ainda é o melhor para manter tudo em ordem na sua mudança. Você pode separar por cômodo ou pela pessoa responsável por cada caixa. 

Marque o dia certo para fazer a mudança

O dia da mudança, ainda mais para quem vai morar sozinho, deve ser de bastante tempo livre. Afinal, uma mudança sempre exige dedicação. Por isso, caso seja de dia de semana, avise no trabalho com antecedência, desmarque compromissos ou tarefas e fique focado somente em sua mudança. 

Compre os materiais certos 

A embalagem correta dos itens é fundamental para que os pertences cheguem na sua nova residência íntegros e sem nenhum defeito.

O plástico bolha, por exemplo, além de oferecer uma proteção resistente, reduz o impacto dos itens, protege contra arranhões e isola odores e líquidos que possam vazar no deslocamento. Ele é ideal para embalar móveis, sofás, camas, eletrodomésticos, vidros e espelhos.

A caixa de papelão é a famosa quebra-galho e, basicamente, servirá para armazenar todos os demais itens, desde utensílios de cozinha até roupas. Entretanto, existem caixas feitas com outros tipos de materiais que vão te ajudar nessa hora também.

Confira esse artigo no Blog da Arbo que fala mais sobre como embalar os seus itens de forma correta. 

Não se esqueça do seu planejamento financeiro

O financeiro é um aspecto importante em todos os períodos da mudança. Antes de se mudar para morar sozinho, verifique se é possível, por exemplo, montar uma reserva de dinheiro. Afinal, todos sabem o quanto uma mudança pode trazer imprevistos. Por isso, esteja preparado para eles. 

Durante o período de moradia, aprenda a economizar e a utilizar os recursos financeiros com sabedoria. Aprender a lidar com o dinheiro desde o início é, portanto, uma boa alternativa para que problemas futuros sejam evitados.

Solicite a instalação/desinstalação de serviços com antecedência 

Muitas vezes, algumas pessoas esquecem de fazer algo fundamental durante o processo de mudança de casa: solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. Quer saber mais sobre o assunto? Confira os textos na nossa Central de Ajuda que podem te ajudar. 

Esse é um processo essencial para evitar transtornos, como chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz ou ainda você pagar mais um mês pela luz do imóvel antigo, por exemplo. 

Entre os serviços mais comuns e que demandam essas observações, podemos citar: 

  • Água;
  • Gás;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Televisão à cabo;
  • Internet.
  • Entregas e correspondências.

Além dos serviços essenciais, um dos passos mais importantes na vida de quem está mudando de casa é atualizar o endereço de entrega de faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros. 

Colocar isso em sua agenda vai evitar que você tenha problemas com atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento.

morar-sozinho

Não se esqueça de fazer o inventário da sua mudança

Um inventário é o procedimento de identificação de todos os bens que você está transportando em sua mudança. Ele tem o objetivo de organizar e de garantir que tudo que saiu da sua casa antiga vai chegar na nova sem prejuízos. 

Você tem duas opções para realizar o seu inventário: a primeira é fazer isso sozinho, enquanto a outra é em conjunto com a empresa de transportes contratada. O importante é que você saiba tudo o que será transportado no caminhão e confira se tudo chegou ao destino final conforme o combinado.

Você está pronto para morar sozinho? 

Agora que você já sabe como começar a organizar a sua mudança para morar sozinho, se sente pronto para iniciar essa nova etapa em sua vida? Deixe sua opinião sobre esse conteúdo na caixa de comentários abaixo. Em caso de dúvidas, não hesite em nos perguntar.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, a solicitação de ligação de água e de energia elétrica, entre outros.

E, para encontrar o imóvel ideal em sua nova cidade, visite o Portal da Arbo. O site reúne casas e apartamentos em centenas de cidades brasileiras e pode te auxiliar nesse importante momento de escolha. Acesse!

Postagens relacionadas

Vai mudar de cidade? Saiba como organizar a mudança!

Você tem receio de tomar decisões equivocadas na hora de mudar de cidade? Não sabe qual é o primeiro passo a ser dado nessa situação? Então aprenda agora mesmo a organizar a sua mudança de município com muita segurança e tranquilidade Mudar de cidade pode ser um grande tabu para muitas pessoas. Afinal, o novo […]

home office

Home office: saiba como preparar sua casa

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo. A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *