28 de maio de 2022

Móveis de escritório: quais não podem faltar?

Trabalhar em casa passou a ser rotina nos últimos meses devido à pandemia. A alternativa é transformar o espaço com móveis de escritório que colaborem para que o home office seja agradável e produtivo. Confira as dicas.

Em tempos de pandemia, trabalhar em casa tem sido o novo normal. A casa logo  transformou-se também no escritório e sala de reunião de muitas pessoas, o que trouxe a necessidade de criar um ambiente adequado e adaptado para as tarefas do home office. Mas afinal, além da estética e decoração, o que precisa ser pensado para os móveis de escritório do home office? 

Para a arquiteta Rafaella Lanfranchi, do Studio AR8, é importante priorizar a funcionalidade. “Precisamos pensar em um ambiente amplo para o trabalho em si, para que a pessoa não tenha a sensação de estar apertado naquele espaço. Também precisamos pensar na parte ergonômica, que é onde definimos sobre a altura correta da mesa, a cadeira ideal com apoio para os braços, apoio para os pés e também na altura ideal do monitor”, destaca. 

Confira algumas dicas e ideias para você mesmo aplicar na sua casa. Muitas vezes, pequenas modificações fazem toda a diferença no espaço.

Decoração e cores

Uma boa decoração, que reflita a sua personalidade, faz com que você se sinta confortável no ambiente. O que, consequentemente, irá impactar na produtividade do trabalho. Algumas cores, por exemplo, podem deixar a decoração do home office mais bonita e ainda colabora positivamente em seu estado de espírito. 

A cor vermelha, quando vista em detalhes de alguns objetos, impulsionam a criatividade. Cores que lembram a terra, como o bege, marrom e/ou amarelo, indicam foco e estabilidade. Por sua vez, opções em tonalidades claras deixarão a decoração mais agradável e leve. 

Além disso, investir em plantas para o home office pode ser uma excelente ideia para ajudar a despertar a imaginação, aumentar o rendimento e, principalmente, relaxar a mente. Estudos mostram que quando o local de trabalho possui algum tipo de planta, o estresse diminui, o humor melhora e, como se não bastasse, a umidade do ar aumenta. 

Ergonomia nos móveis de escritório

É importante destacar que o rendimento do trabalho pode ser prejudicado caso a ergonomia do ambiente não seja adequada. A arquiteta concorda com o uso de móveis planejados no ambiente, isso porque as medidas são mais concretas. “Diferentemente do mobiliário solto, que já é padronizado, com os móveis planejados nós conseguimos fazer algo bem específico, com altura na medida certa”, diz.

O investimento em móveis planejados também vai ajudar a otimizar o espaço compacto, além de garantir móveis de maior qualidade e personalizados conforme seus gostos e necessidades. Nesse sentido, é garantido que a mesa de trabalho ficará em altura o suficiente para que o seu pescoço fique reto ao olhar para a tela do computador, assim como o teclado e o mouse devem ficar por perto, para facilitar o seu uso. 

A cadeira é um item indispensável porque, além de ser um ponto decorativo de referência no espaço, é nela que se trabalhará o dia todo. Por isso, é importante que se invista em uma cadeira confortável, que ofereça regulagem de altura, nos braços e também na inclinação da coluna. “O ideal seria dar uma atenção maior nesses três itens, para não errar na escolha”, ressalta. 

Fique atento à iluminação

Ter um ambiente de trabalho bem iluminado, ainda mais dentro de casa, é extremamente importante para que as tarefas sejam feitas com excelência. Uma iluminação eficiente, de acordo com Lanfranchi, além de ajudar a manter o ambiente agradável, também garante que não exista um cansaço excessivo nas vistas. A luz, em condições adequadas, ainda proporciona o aumento da velocidade da leitura e da concentração, além da redução da sonolência e da fadiga ocular. 

Uma boa opção é a utilização de pendentes, que são um tipo de lustre em que o bojo de luz fica suspenso em um fio. É possível criar, por exemplo, um estilo retrô no qual o encaixe da lâmpada fica aparente e é revestido com uma tinta metálica.Também é possível produzir uma decoração moderna e minimalista. 

Por outro lado, existem as opções de luminária fixa e móvel. A primeira refere-se a todo tipo de acessório de iluminação que é fixado diretamente na parede o que, em espaços menores, como o home office, é perfeito para dar uma sensação de amplitude ao espaço. Já as luminárias móveis, que são extremamente importantes, permitem que você mova um foco de luz para todo o ambiente – o que garante mais mobilidade para a execução das tarefas. 

Móveis de escritório: tecnologia 

Além das tendências, existem outros aspectos importantes que não podem faltar em um home office. Uma forma de fazer isso é utilizar a tecnologia ao seu favor como, por exemplo, aderir a automação residencial. 

Transformar uma casa comum em um ambiente automatizado significa poder usufruir do que há de mais moderno para obter mais comodidade, já que os sistemas de automação permitem o acionamento de cortinas, iluminação e aparelhos domésticos. 

Ter uma casa conectada significa maior praticidade. Isso porque o controle dos equipamentos pode ser feito através da voz, o que evita a necessidade de digitar ou navegar pelo celular. Esse tipo de ferramenta é uma excelente aposta, já que o sistema pode entender a rotina do usuário e ajudar na execução de tarefas. 

Organização, sim!

Quando o assunto é organização, prateleiras e gaveteiros são os melhores recursos para montar um home office funcional. Por isso, são móveis de escritório essenciais.

Para as gavetas, os organizadores são ótimos para acomodar itens pequenos como canetas e clipes, por exemplo. Nas prateleiras, as caixas são excelentes para guardar papéis, documentos organizados por categorias e cadernos. Dessa forma, você consegue otimizar o espaço ao máximo, apostando em uma organização vertical. 

Mas, caso o espaço seja provisório e não exista um investimento para prateleiras e nichos, Lanfranchi recomenda a utilização de bandejas. “Uma bandeja na mesa já te auxilia em relação à organização porque você cria o hábito de manter tudo dentro desse espaço, a mesa fica mais limpa, ampla e tudo à vista durante o horário de trabalho”, frisa.

Ter um ambiente de trabalho sempre em ordem é importante para a produtividade e até mesmo, como já foi citado anteriormente, para a otimização do tempo. 

Inspirações de home office 

Para inspirar no desenvolvimento do seu home office com ótimos móveis de escritório, separamos alguns exemplos de home office projetados pela equipe do Studio AR8. 

Foto: Jefferson Ohara

Os tons claros foram o ponto alto para a decoração. Para completar, este home office conta com prateleiras e mesa em madeira, com uma luminária suspensa direcionável, para dar mais aconchego e funcionalidade ao quarto. 

Foto: Marília Ganassin

Neste home office, além de bancada suspensa, foi projetada uma mesa em mármore com a base tulipe para acomodar confortavelmente as atividades dos moradores no espaço. A cadeira com base giratória e regulagem de altura é a ideal para o trabalho diário.

Foto: Marília Ganassin

Cada cantinho, por mínimo que seja, pode se tornar um espaço de trabalho. Neste home office, o móvel planejado foi essencial para aproveitar todos os espaços possíveis. A mesa de madeira suspensa foi feita em formato de L e com gavetas. O armário superior ocupou toda a parede, permitindo assim que houvesse espaço para guardar mais itens.

Foto: Jefferson Ohara

Aqui temos uma proposta bem diferente de home office. O ambiente foi projetado ao lado da varanda do apartamento. A iluminação natural invade o espaço o deixando mais claro. Caso queira mais privacidade, o morador tem a opção de fechar a porta e a cortina. Vemos que o móvel branco serviu tanto para delimitar o espaço como para apoiar o tampo da mesa em vidro. Uma solução funcional e que proporcionou estilo para escritório da casa.

móveis-de-escritório
Foto: Marília Ganassin

Aqui temos outro exemplo de que o móvel planejado é essencial para o home office. O armário comprido e que chega quase até a mesa suspensa garantiu espaço de sobra para guardar a papelada do trabalho.

móveis-de-escritório
Foto: Jefferson Ohara

Desta vez temos um bom espaço destinado ao home office. Aqui, a equipe do Studio AR8 foi convidada para montar o escritório na Mostra de Arquitetura e Interiores (MAI) realizada em Maringá, em 2017.

móveis-de-escritório

De outro ângulo, vemos que o espaço foi bem aproveitado. Além de uma bancada grande de trabalho e armários, foi inserida uma prateleira planejada para acomodar decorações e livros. 

Quem somos nós

Parceiros da Arbo, nós somos a Fratelli House, um grupo que possui duas lojas no mercado mobiliário em Maringá (PR), que tem o objetivo de fornecer qualidade de vida por meio de móveis sofisticados e com design exclusivo. 

Postagens relacionadas

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Se você deseja renovar o seu imóvel, pode começar pela decoração de sala, que é um dos cômodos mais ocupados pelos moradores e por visitantes Um novo imóvel é sinônimo de uma nova oportunidade para mudanças na decoração. Contudo, também é possível renovar sua casa e seu apartamento com atitudes simples e baratas. Portanto, se […]

imóvel-de-luxo

Imóvel de luxo: tudo o que você precisa saber

Quer investir em um imóvel de luxo, mas não detém todas as informações necessárias para a negociação? Nesse texto você confere tudo que precisa saber para comprar ou para alugar uma casa ou um apartamento de alto padrão O setor de imóveis de alto padrão é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo dados […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *