25 de junho de 2022

Móveis funcionais: conheça 5 ótimas opções

móveis funcionais

Beleza e praticidade se unem para deixar sua casa bem organizada. Veja como os móveis funcionais contribuem para uma boa decoração.

A sensação de ver nossas casas bem organizadas não tem preço, não é? Os móveis funcionais são cada vez mais procurados porque são perfeitos para aproveitar cada centímetro de um imóvel de forma inteligente. Além de serem incrivelmente versáteis, eles ajudam a criar decorações muito criativas e com foco em praticidade. 

Nesse artigo, vamos listar alguns móveis funcionais que são muito úteis em qualquer espaço. Além disso, daremos algumas dicas para que você escolha as melhores opções para seu lar. Mas antes, vamos entender melhor o conceito de um móvel funcional e como ele se aplica dentro de um ambiente bem decorado.

O que são móveis funcionais

Os móveis funcionais são elementos indispensáveis para quem deseja ambientes versáteis e bem organizados. A ideia é que cada peça tenha mais de uma função. Assim, podemos pensar logo de cara em móveis como o sofá-cama, excelente alternativa para um espaço pequeno.

Como os imóveis estão cada vez menores, a mobília também seguiu essa linha. Talvez o exemplo mais óbvio seja a sala de estar. Hoje em dia, você dificilmente encontrará estantes espaçosas que ocupam toda a parede e abrigam uma daquelas gigantescas televisões de tubo. Elas foram substituídas por pequenos racks e painéis fixados na parede.

Seja qual for o estilo decorativo da sua casa, cada elemento precisa ter uma utilidade clara para que sua presença faça sentido. Essa premissa é levada ainda mais a sério em vertentes como a decoração minimalista e a decoração moderna.

Gavetas, prateleiras e nichos são elementos que auxiliam na organização do ambiente. Tudo que não precisa estar imediatamente à disposição pode ser guardado para deixar o visual mais limpo. Isso mostra que, além de úteis, os móveis funcionais são grandes aliados para compor uma decoração com muita elegância. 

Dicas de móveis funcionais

Chegou o momento de conhecer alguns dos móveis funcionais mais procurados por quem deseja uma casa cheia de estilo e perfeitamente organizada. Confira!

1. Cama com baú e nichos

A cama box com baú está entre os móveis funcionais mais inteligentes e desejados. Todo aquele aquele espaço embaixo da cama, que antes era desperdiçado e só servia para acumular sujeira, agora é uma grande área útil. Você pode utilizá-la para guardar qualquer coisa, economizando o espaço que seria de uma sapateira ou até de um guarda-roupas.

Outra opção que está ganhando espaço é a cama com nichos. Nesse caso, em vez de um baú, você tem vários pequenos espaços e gavetas onde pode guardar vários objetos. Algumas delas são modulares e permitem retirar alguns nichos, que vem até com rodinhas para facilitar a movimentação.

E você também vai encontrar por aí as chamadas camas mágicas, um móvel que tem gavetas, nichos, portas, uma espécie de escrivaninha e a cama na parte de cima. Algumas delas são relativamente grandes e vem até com uma escadinha para facilitar o acesso à cama. É uma alternativa bem interessante para quartos de adolescentes. 

Este vídeo do canal Meu Móvel de Madeira mostra como esse tipo de cama pode ser útil:

Os apartamentos com cômodos integrados são cada vez mais comuns. Nesse tipo de imóvel, a própria decoração dos espaços é o que estabelece a divisão entre a sala e a cozinha, por exemplo. 

As estantes multiuso são ideais para fazer essa separação, pois são compostas por nichos vazados, que não bloqueiam a visão do outro cômodo. Você pode ir ainda mais longe na criatividade e deixar cada face da estante com objetos decorativos diferentes.

2. Estantes multiuso

Esse tipo de móvel também funciona para delimitar seu cantinho de home office e deixá-lo mais organizado. É bem fácil encontrar mesas de escritório que já vem com uma estante embutida.

E como mostra este vídeo do canal Casa de Verdade, você pode fazer por conta própria uma estante sob medida para suas necessidades:

3. Nichos modulares

Os nichos modulares são soluções muito inteligentes para quem gosta de usar a criatividade na hora de elaborar a decoração. Você pode, por exemplo, utilizar vários deles para formar uma estante com o tamanho perfeito para aquele cantinho que ficou sobrando na sala de estar ou no quarto. 

Também é possível combinar tamanhos diversos para construir um móvel com formas assimétricas, que darão um toque cheio de personalidade ao espaço. Você vai encontrar nichos com e sem portas, com prateleiras internas, e com cores e acabamentos variados. Esse é, certamente, o elemento mais versátil desta lista.

O vídeo abaixo, do canal DRVO Arquitetura, mostra como usar os nichos para montar uma bela estante:

4. Puff baú

O puff baú é uma das melhores maneiras de combinar organização e decoração. Geralmente, esses elementos são encontrados em formatos quadrados, que podem ser encaixados nos cantos da sala e levados facilmente para outros pontos quando necessário. Os revestimentos de couro sintético, mas resistentes a manchas e fáceis de limpar, são a garantia de que eles vão durar por um bom tempo.

Este vídeo do canal Casa da Nanna mostra que você pode até fazer o seu próprio puff:

5. Sofá-cama

Esse já é um clássico quando falamos em móveis funcionais. Os sofás-cama já estão no mercado há décadas, mas vem recebendo novos modelos que agregam uma segunda cama na parte debaixo, que pode ser puxada para fora. 

Uma das principais reclamações quanto a esse móvel é que ele passava bem longe de ter o mesmo conforto de uma cama convencional. Os fabricantes conseguiram evoluir nesse aspecto com a inclusão de sistemas de molas. Ainda não é recomendável trocar a cama convencional por um sofá-cama definitivamente, mas elas vão ser muito úteis para receber visitas em casa.

Neste vídeo do canal Viva Decora, você verá como escolher o modelo certo:

Como escolher um móvel funcional

Com tantas opções no mercado, a escolha de um móvel funcional pode acabar se transformando em algo bem confuso. Afinal, como ter certeza de que determinado elemento vai atender suas expectativas?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher:

Tenha um bom planejamento

Antes de ir às compras e correr o risco de se enganar em um momento de empolgação, é bom planejar toda a decoração do ambiente com calma. Observe bem o espaço disponível e use uma trena para medir tudo. Nesse momento, você certamente já estará imaginando o tipo de móvel que pode ocupar cada ponto do cômodo. 

Coloque essas ideias em uma lista e comece a pesquisar algumas opções. Geralmente, os sites das lojas e dos fabricantes de móveis já indicam as medidas dos objetos. Evidentemente, caso você prefira algo exclusivo ou tenha uma necessidade muito específica, poderá encomendar um móvel com as dimensões exatas com profissionais especializados.

Simule o posicionamento dos móveis

É bem provável que a disposição dos móveis já esteja na sua cabeça no mesmo instante em que você faz a medição dos cômodos. Contudo, para tornar essa análise ainda mais precisa, você pode demarcar as posições imaginadas para cada elemento.

Para isso, basta usar algumas folhas de jornal e uma fita adesiva. Para que a mobília não atrapalhe a circulação dos moradores, é recomendável que cada item esteja a uma distância de 60 cm a 90 cm de outro. Obviamente, isso depende muito da planta do imóvel e dos posicionamentos que você determinou. 

Algumas regrinhas básicas são até meio óbvias. Na sala de estar, o ideal é que o sofá fique exatamente de frente para a televisão. Em um quarto, você não vai querer que o guarda-roupas atrapalhe a abertura da porta. Ambientes integrados, nos quais não há paredes divisórias, proporcionam maior liberdade nesse sentido.

Cuidado com o excesso

Lembre-se: a ideia de usar móveis funcionais é justamente concentrar várias utilidades em um elemento só. Essa noção é importante para quem passou a trabalhar em regime home-office e precisou adaptar um cantinho da casa para isso

Se você pretende instalar sua mesa de trabalho em um quarto, por exemplo, um móvel que funciona como cama e escrivaninha ao mesmo tempo faz todo sentido. Ter uma mesa separada e deixar todos os itens que você à mostra o tempo todo vai deixar o visual poluído e causar uma sensação de aperto.

Pense no design ideal

O design adequado para cada situação depende do estilo decorativo que você escolher. Para ambientes com uma pegada minimalista, opte por móveis com linhas retas e cores neutras, como branco, preto, bege e cinza. Você pode fazer algo mais elaborado explorando os contrastes e incluir um ou outro elemento com cores mais chamativas para que fique em destaque.

Se a opção é uma decoração rústica, móveis de madeira com acabamentos intencionalmente desgastados vão ficar muito bem. Nesse caso, as imperfeições e as texturas mais ásperas servem para transmitir a sensação de simplicidade e contato com a natureza, que pode ser incrementada com a inclusão de algumas plantas no cenário.

Aproveite bem as paredes

Nichos, prateleiras e armários aéreos serão extremamente úteis em espaços pequenos. Voltando ao exemplo de quem trabalha em home-office e montou sua mesa de trabalho no quarto, um armário na parede vai evitar toda aquela bagunça que ficaria à mostra. Os móveis também podem ser combinados de forma criativa com outros elementos nas paredes, como luminárias e adesivos decorativos.

Curtiu nosso conteúdo?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e já tenha muitas ideias para usar os móveis funcionais na decoração da sua casa. Vale lembrar que você ainda pode aprender muito mais sobre decoração no Blog da Arbo. Aproveite para conferir nosso material especial com tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Conheça também a Central de Ajuda da Arbo, o lugar que reúne conteúdos que ajudam a resolver aqueles probleminhas básicos que aparecem no dia a dia. Você pode ver, por exemplo, as situações que podem causar uma restrição no CPF.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, acesse o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades. É rápido e fácil.

Postagens relacionadas

como-calcular-IPTU

Como calcular IPTU durante a locação?

Muitas vezes existe a possibilidade do inquilino ter que arcar com algumas despesas adicionais. Para evitar dúvidas, nós vamos ensinar como calcular IPTU durante o processo de locação. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto brasileiro voltado a propriedades construídas em uma zona urbana. Todos os anos ele é cobrado de proprietários […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *