27 de setembro de 2021

Descubra por que investir em móveis planejados

Os móveis planejados são excelentes alternativas para quem deseja ter um ambiente personalizado e funcional. Nesse texto você descobre as vantagens das peças

O momento de mobiliar uma casa ou um apartamento é decisivo não somente para a estética do ambiente, mas também para o conforto e para a funcionalidade. Dessa forma, é possível optar por móveis prontos ou por móveis planejados, que são feitos sob medida para o seu imóvel.

Para fazer uma boa escolha, é necessário avaliar quais são as principais vantagens de cada uma das opções. Nesse texto, o Blog da Arbo irá apresentar algumas informações importantes, que podem te auxiliar nessa decisão:

O que são móveis planejados?

Ao contrário do que muitos pensam, móveis planejados não são sinônimos de móveis feitos sob medida, também chamados de móveis projetados. Isso porque os móveis planejados são definidos como itens produzidos em escala e que recebem essa denominação porque são pensados pelo fabricante.

Essas peças são produzidas de acordo com padrões pré-definidos, o que permite a produção de diversas peças idênticas umas às outras. Os móveis planejados, portanto, são utilizados em projetos nos quais arquitetos e designers pensam o ambiente de acordo com os moldes.

Por outro lado, os móveis projetados – que são feitos, realmente, sob medida – são peças exclusivas. Isso porque são fabricados de acordo com a necessidade e com a preferência de cada projeto.

Nesse caso, há mais atenção por parte do fabricante no que se refere à qualidade, não à quantidade, uma vez que a produção não ocorre em larga escala. Contudo, essa opção é menos comum e menos viável entre os brasileiros, já que apresenta um custo financeiro maior.

Desse modo, é comum que a maioria das pessoas prefira móveis planejados, que, ao contrário dos móveis prontos, se adequam ao ambiente e trazem estética e funcionalidade ao cômodo. Além disso, são itens mais acessíveis no sentido financeiro e, por isso, são mais viáveis.

Se você deseja investir em móveis planejados, que tal conhecer suas principais vantagens?!

Quais são as vantagens de comprar peças planejadas?

Como você pôde perceber, existem inúmeras opções para quem deseja mobiliar a casa ou o apartamento. Além de móveis planejados e de móveis projetados, existem, ainda, móveis prontos, que são vendidos em lojas tradicionais.

Antes de fazer sua escolha, é necessário avaliar quais são suas necessidades. Para que a decisão seja simplificada, o Blog da Arbo vai apresentar, nesse texto, as principais vantagens obtidas por quem decide investir em móveis planejados. Veja a lista:

1. Adaptação aos cômodos e aos estilos de decoração

É comum que alguns cômodos apresentem desarmonia na disposição dos móveis e dos objetos decorativos. Isso acontece, na maioria das vezes, porque os móveis prontos não se adequam ao espaço e, também, não estabelecem uma consonância entre si.

Dessa forma, os móveis planejados apresentam uma vantagem: por serem fabricados de acordo com moldes pré-prontos, apresentam harmonia entre as peças, que são pensadas como um conjunto.

Outra boa notícia sobre os móveis planejados é a possibilidade de escolha dos materiais e do estilo, que pode se adequar às tendências decorativas que o morador deseja aplicar no cômodo em questão.

2. Espaços mais funcionais

A funcionalidade é um dos aspectos mais importantes quando o assunto é decoração e organização de interiores. O item ganha ainda mais relevância quando os moradores passam boa parte do tempo em casa e utilizam os cômodos para realizar diversas tarefas, como trabalhar, estudar e se exercitar – cenário que foi impulsionado pela pandemia de covid-19.

Dessa forma, o investimento em móveis planejados é uma boa indicação. Por serem fabricadas de acordo com moldes pré-prontos, as peças podem ser inseridas nos cômodos de acordo com o espaço disponível. A otimização da área do cômodo é, portanto, um dos benefícios dos móveis.

A escolha da disposição das peças confere, além de funcionalidade, conforto aos moradores e aos visitantes. É necessário ressaltar, ainda, que os móveis planejados podem configurar peças com duas ou mais funções, como uma cama em conjunto com uma escrivaninha, por exemplo.

3. Ambientes mais organizados

A organização é um dos fatores mais importantes para quem deseja ter um ambiente funcional e confortável no interior do imóvel. Entretanto, manter tudo limpo e arrumado nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, é importante contar com o auxílio de peças de móveis planejados, que favorecem a organização dos cômodos de forma prática e simples. 

Como as peças otimizam os espaços, a composição do ambiente fica harmônica. Dessa forma, é possível optar por itens que auxiliam na organização – e, também, na decoração –, como nichos e prateleiras.

4. Elegância e sofisticação para seus cômodos

Os móveis prontos, por estarem disponíveis em lojas tradicionais e a preços mais acessíveis, são produzidos em larga escala. Além disso, sua principal função é compor os cômodos com o básico, para que o morador tenha o mínimo de conforto.

Contudo, se você deseja ter elegância e sofisticação – além de certa exclusividade –, a melhor opção é investir em móveis planejados. Mesmo que estes não sejam feitos sob medida, como ocorre com os móveis projetados, há um maior investimento em materiais de qualidade.

Além disso, as peças, por serem fabricadas de acordo com moldes pré-prontos, são mais sofisticadas. É necessário considerar, ainda, que, mesmo com a produção em larga escala, os móveis planejados são mais caros do que os prontos e, por isso, são produzidos em menor quantidade, o que confere mais exclusividade aos produtos.

5. Peças de qualidade e com ótima resistência

Os móveis planejados possuem diversos tipos de acabamento e a escolha depende das preferências e das necessidades de cada consumidor. Entretanto, as peças são fabricadas com produtos de qualidade e que, por isso, apresentam ótima resistência.

Dessa forma, as peças apresentam uma vida útil maior do que a durabilidade dos móveis prontos. Isso garante que, mesmo que você invista mais dinheiro nos móveis planejados, terá peças mais duradouras e, assim, não irá precisar fazer um novo investimento em um curto período de tempo.

Outro aspecto importante a ser considerado é a qualidade da estética do ambiente. Uma vez que os móveis planejados são fabricados de acordo com uma unidade, estabelecem harmonia entre as peças e, assim, contribuem para uma decoração confortável e equilibrada.

Isso garante que o espaço ofereça mais qualidade de vida aos moradores, que terão à disposição peças funcionais, confortáveis e harmônicas.

móveis-planejados

6. Garantia de uma boa compra

Por fim, mas não menos importante, é necessário considerar que os móveis planejados oferecem mais garantia aos consumidores. Suas peças, que são produzidas de acordo com determinadas tecnologias – que dependem de cada fabricante –, são mais resistentes e, por isso, o cliente tem a certeza de que adquiriu um bom produto.

Além disso, lojas especializadas na comercialização de móveis planejados são obrigadas, por lei, a oferecer garantias mínimas quanto à comercialização das peças. É comum, por exemplo, que as peças apresentem um período maior de garantia do que os móveis prontos.

Esse aspecto favorece os clientes, uma vez que os direitos estão previstos em lei e as contestações podem ser realizadas em caso de insatisfação com a qualidade dos produtos.

Qual a melhor escolha: móveis prontos ou itens planejados?

Após conhecer as principais vantagens de investir em móveis planejados, você já deve saber se prefere essas peças ou se deve optar por móveis prontos. Para chegar a essa conclusão, entretanto, é necessário considerar quais são suas necessidades, suas preferências e, também, suas condições financeiras.

Dessa forma, antes de escolher entre móveis prontos ou móveis planejados, responda às seguintes questões:

  • Qual é o orçamento disponível para a compra?
  • Ter um ambiente funcional é a minha prioridade?
  • Passo muito tempo em casa e preciso de um espaço organizado?
  • A sofisticação é importante?
móveis-planejados

Após responder às perguntas, você será capaz de perceber qual é o melhor investimento. Caso não passe muito tempo em casa ou no apartamento, por exemplo, é possível que não precise de um ambiente funcional, uma vez que boa parte da rotina é vivida no exterior do imóvel. Desse modo, optar por móveis prontos pode ser uma boa alternativa.

Entretanto, se você trabalha e estuda em casa, precisa de espaços confortáveis, funcionais e organizados. Nesse caso, os móveis planejados são excelentes opções, justamente por conta das vantagens que apresentam.

Quer acertar na escolha dos móveis planejados? O vídeo Dicas de como escolher móveis planejados, publicado no canal Gaby Garciia, no YouTube, pode te ajudar:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir em móveis planejados, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. As informações apresentadas te ajudaram de alguma forma? Utilize a caixa de comentários abaixo para escrever suas impressões, elogios, críticas e sugestões.

Continue a navegar pelo Blog da Arbo para conferir artigos sobre diversos assuntos, como mudança de imóvel, financiamento imobiliário e, é claro, decoração. Se deseja saber tudo sobre o assunto, acesse o artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas situações do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, informações para emitir a segunda via de faturas de água, de energia elétrica e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E, para encontrar o imóvel ideal, visite o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em centenas de cidades do Brasil. Acesse!

Postagens relacionadas

lei do silêncio como funciona

Lei do Silêncio: o que é e como funciona?

Se você tem um vizinho barulhento, precisa conhecer a Lei do Silêncio e as punições que os indivíduos que incomodam os demais podem sofrer  Você já teve ou tem um vizinho barulhento? A urbanização trouxe muitas vantagens e avanços, mas, também, alguns problemas sérios, como vizinhos que fazem barulho e incomodam. Por isso, já existem […]

síndico

Virei síndico, e agora?

Ser síndico é uma tarefa importante que requer várias responsabilidades. Saiba tudo sobre essa profissão neste artigo da Arbo! Você já deve ter percebido que a demanda por síndicos têm aumentado nos últimos anos. Isso porque, além da construção de diversos novos prédios todos os anos, o aumento no número de condomínios fechados também tem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *