25 de setembro de 2021

Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns

mudanca-de-casa

Está de mudança de casa e quer saber quais são os principais erros que as pessoas cometem nesta hora? Então leia este texto até o final.

Todas as pessoas que já participaram de alguma mudança de casa ou apartamento sabem o quanto o processo é trabalhoso. Desde arrumar e empacotar os seus pertences, fazer limpeza da casa, contratar empresa responsável até pensar no melhor trajeto e, claro, organizar tudo no novo lar.

Por isso, realizar a gestão de uma mudança não é tarefa fácil para ninguém. É preciso muito cuidado, atenção aos detalhes e, principalmente, planejamento para que nada esteja preparado (a) para qualquer imprevisto que possa aparecer durante o processo de mudança. 

E é justamente por isso que, neste texto, o Blog da Arbo vai te contar os 5 erros mais comuns na mudança de casa ou de apartamento. São erros que a maioria das pessoas cometem e que acabam dificultando ou atrasando todo o processo. 

Então, se você vai realizar uma mudança em breve ou está no processo de mudar de casa, este texto pode te ajudar.

mudanca-de-casa

1 – Fazer tudo por conta própria na mudança de casa

Se você não tem o conhecimento técnico para fazer algumas atividades, como desmontar móveis, fazer pinturas de casas ou apartamentos e fazer o transporte de cargas, pode ser um grande erro fazer sua mudança por conta própria. 

Acredite: muitas pessoas já se deram mal tentando economizar dinheiro na hora da mudança. Isso ocorre porque, como são serviços especializados, executá-los sem ter o conhecimento necessário pode trazer grandes problemas para o seu orçamento no futuro. 

Imagine, por exemplo, você ter que pintar o seu antigo apartamento novamente porque a pintura não ficou da cor esperada. Ou ficar com seu guarda-roupa preso em uma porta e ter que contar com ajuda de profissionais para tirá-lo de lá? Pois é. São situações muito comuns em mudanças e que fazem com que pessoas que querem economizar acabem gastando mais dinheiro do que o necessário. 

Por isso, não se esqueça: caso você não tenha certeza de como realizar um serviço de mudança, conte com a ajuda de profissionais e faça um investimento consciente e seguro. 

2 – Não ficar atento ao método de embalagem 

A maioria das pessoas elege o ato de embalar os pertences como a atividade mais complicada de uma mudança. Isso porque, geralmente, é necessário recolher muitas e muitas caixas de papelão, com tamanhos e formas diferentes, para comportar toda a mudança de casa. 

E, acredite, por mais que você ache que é uma pessoa econômica, com poucos objetos pessoais, vai se surpreender com a quantidade de objetos em seu lar.

Por isso, na hora da embalagem, é importante ficar atento aos detalhes. Não deixe nada para a última hora. Prepare tudo com antecedência para, no momento da mudança de casa, tudo já estar pronto para apenas ser carregado. 

Outro erro muito comum é deixar as caixas muito pesadas. Quem for carregar durante a mudança, seja uma equipe profissional ou você mesmo, pode não conseguir suportar todo o peso de uma caixa imensa. O ideal é dividir o peso em várias caixas menores. Dessa forma, o peso ficará melhor distribuído e não haverá transtornos na hora do carregamento. 

Itens como objetos de decoração, quadros e livros, por exemplo, devem ser organizados em caixas pequenas para que o transporte fique facilmente gerenciável. 

3 – Descuidar da instalação/desinstalação de serviços

Mudanças de casa são sempre uma correria. São muitos detalhes para cuidar, uma nova rotina e atividades diárias. E, justamente por isso, muitas vezes, algumas pessoas se esquecem de fazer algo fundamental: solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. 

Esse é um processo essencial para evitar transtornos, como chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz ou ainda você pagar mais um mês pela luz do imóvel antigo, por exemplo. 

Por isso, sempre se lembre de coordenar o corte dos serviços básicos do imóvel antigo e também a instalação dos mesmos na nova residência.

Além dos serviços essenciais, um dos passos mais importantes na vida de quem está mudando de casa é atualizar o endereço de entrega de faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros. 

Colocar isso em sua agenda vai evitar que você tenha problemas com atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento.

mudanca-de-casa

4 – Escolher uma empresa de transportes apenas pelo preço

A área de transporte e mudanças ainda é marcada por muita informalidade. Logo, existem muitos prestadores de serviços que cobram um preço mais barato, mas não entregam garantia alguma para você. 

Conforme citado acima, esse é mais um caso daqueles que o barato pode sair caro. Já que, caso ocorra algum acidente, dano ou perda de algum objetivo seu durante o transporte, esses profissionais não garantem o reembolso do seu prejuízo. 

Por isso, é essencial que você procure por empresas que sejam confiáveis, que tenham algum tipo de garantia para caso algum imprevisto ocorra e, principalmente, que contem com uma equipe profissional para te atender. 

Dessa forma, você evita transtornos e realiza sua mudança sem grandes problemas. 

5 – Não fazer o inventário da sua mudança 

Você sabe de cabeça todos os itens que vai transportar na sua mudança de casa? Muito provavelmente não, né?! Por isso, um passo essencial para qualquer pessoa que vai fazer uma mudança é realizar um inventário de todos os itens. 

Um inventário é o procedimento de identificação de todos os bens que você está transportando em sua mudança. Uma espécie de lista mesmo. Ele tem o objetivo de organizar e garantir que tudo que saiu da sua casa antiga vai chegar na nova sem prejuízos para você. 

Esse processo pode ser feito junto com a empresa de transportes ou por conta própria. O importante é que você saiba tudo o que será transportado no caminhão e confira se tudo chegou ao destino final conforme o combinado.

Mudança de casa: por onde eu devo começar?

Bom, agora que você já sabe quais são os erros que você não pode cometer quando for realizar a sua mudança de casa, que tal conferir um guia rápido sobre quais são os primeiros passos para que tudo saia como planejado? 

O Blog da Arbo preparou algo bem simples e rápido para te mostrar que, caso você tenha organização, a mudança pode ser um momento tranquilo e até mesmo prazeroso para você. 

1 – Separe tudo o que você for precisar 

No topo da lista de primeiros passos está separar as caixas para armazenar os seus pertences. Essa é uma tarefa que precisa ser feita o quanto antes para evitar que você chegue no dia da mudança e não tenha o suficiente para empacotar os seus itens. 

2 – Escolha o dia ideal para a sua mudança de casa 

Outro fator importante é a escolha do dia da mudança. Você deve se preparar para ter bastante tempo livre durante esse dia. Afinal, uma mudança sempre exige dedicação. Por isso, caso seja de dia de semana, avise no trabalho com antecedência, desmarque compromissos ou tarefas e fique focado somente em sua mudança. 

3 – Faça uma lista com tudo que precisa fazer 

São tantas tarefas para fazer que você pode esquecer de algo. Para isso não acontecer, faça uma lista. Esse método antigo ainda é o melhor para manter tudo em ordem na sua mudança. Você pode separar por cômodo ou pela pessoa responsável por cada caixa. 

4 – Faça a identificação das caixas

Depois de empacotar tudo, não esqueça de fazer a identificação das caixas. Com isso, fica muito mais fácil de você ou quem for transportar as caixas saber de qual cômodo pertence os itens daquela caixa. 

5 – Confira se os seus móveis cabem na casa nova 

Um passo muito importante em todo o processo é conferir se os móveis da casa antiga cabem na nova. Pode parecer primário, mas muitas pessoas simplesmente se esquecem de conferir se tudo que estão levando cabe no seu novo lar. Caso não caiba, é uma boa oportunidade para pensar em renovar os seus móveis e doar ou vender os antigos. Já caso você prefira levar, confira se será necessário desmontá-los ou se você poderá levar inteiros na mudança. É muito importante saber se os móveis passam nas portas, janelas e corredores da casa nova. 

6 – Limpe tudo antes de guardar

Esse item vale, principalmente, para roupas, agasalhos e roupas de cama. Levar tudo limpo é sempre melhor, pois, quando se desfizer a mudança, não será necessário lavar tudo antes de guardar. Isso irá fazer com que seu processo de mudança de casa seja muito mais ágil e também menos cansativo.

O que você achou das dicas sobre os 5 erros comuns na mudança de casa ou de apartamento?

Agora que você já sabe o que não pode errar na hora de fazer a sua mudança, está pronto para aproveitar o novo lar.

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre o tema no blog da Arbo. Para dúvidas do cotidiano, temos a nossa Central de Ajuda que pode te ajudar. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família

Postagens relacionadas

planejamento financeiro

Como ter planejamento financeiro para comprar casa

Está pensando em comprar um imóvel? Descubra como montar um planejamento financeiro eficiente agora mesmo!l A compra de um imóvel envolve um investimento alto e exige vários cuidados com o planejamento financeiro. Antes mesmo de entrar em um financiamento ou consórcio imobiliário, é fundamental tomar algumas atitudes para assegurar a estabilidade financeira no longo prazo […]

checklist de vistoria

Checklist de vistoria: saiba o que verificar!

O checklist de vistoria é um instrumento indispensável nas negociações de aluguel e venda de imóveis. Veja tudo que deve ser verificado na hora da entrega.  Quando um inquilino decide sair de um imóvel alugado, um de seus deveres legais é entregar o local nas mesmas condições em que o recebeu. Para garantir que isso […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *