27 de setembro de 2021

Vai mudar de cidade? Saiba como organizar a mudança!

Você tem receio de tomar decisões equivocadas na hora de mudar de cidade? Não sabe qual é o primeiro passo a ser dado nessa situação? Então aprenda agora mesmo a organizar a sua mudança de município com muita segurança e tranquilidade

Mudar de cidade pode ser um grande tabu para muitas pessoas. Afinal, o novo e o desconhecido assustam e trazem muitos receios em um primeiro momento.

“Como será minha vida daqui pra frente?”, “Será que vou me adaptar?”, “E se eu escolher um bairro ruim para morar?”, “Por onde começo a minha mudança?”. Essas e outras perguntas acompanham incessantemente quem precisa, devido a uma realização pessoal, profissional ou, simplesmente, por uma outra necessidade, se mudar de cidade.

Se você está vivenciado esse processo e se identificou com a situação, pode deixar a insegurança de lado e ficar tranquilo! Afinal, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar todas as etapas da sua mudança e a tomar as decisões mais assertivas e confortáveis para você e sua família.

As melhores dicas para quem vai mudar de cidade

Veja como se programar para a mudança do ano e uma das principais da sua vida!

Visite a sua futura cidade antes da mudança

Você já conhece a cidade para a qual se mudará? Não? Então a primeiríssima coisa a se fazer é visitá-la.

Tire alguns dias de folga para passear por lá e observar, cuidadosamente, cada detalhe da região, como a infraestrutura, o funcionamento do transporte, a localização de supermercados, farmácias, hospitais e bancos e as opções de lazer para os dias livres.

Além disso, não deixe de visitar muitos bairros para chegar a uma concreta conclusão de qual é o melhor, mais seguro e mais compatível com a sua realidade financeira.

Aproveite também essa oportunidade para conversar com os moradores de cada uma dessas regiões. Eles poderão te falar o que acham do local, quais são os seus pontos positivos e negativos e como é o dia a dia no bairro.

mudar-de-cidade

Crie uma reserva financeira

É imprescindível que você se planeje financeiramente para essa mudança. Para isso, leve em consideração o custo de vida da nova cidade, que, provavelmente, você precisará durante a sua visita. 

Além disso, crie uma boa reserva para os gastos que envolvam a mudança em si, como o transporte dos pertences, o seu deslocamento, a garantia locatícia do imóvel a ser alugado ou o seu financiamento, entre outros aspectos.

Sugerimos, ainda, que você crie mais uma outra reserva. Essa, no entanto, será destinada a imprevistos que possam acontecer antes, durante e após a sua chegada.

Priorize, em um primeiro momento, o aluguel de um imóvel em detrimento da sua compra

Embora a maioria das pessoas preze pelo imóvel próprio, esse momento de grandes mudanças requer um pouco mais de cautela. Afinal, pode ser que, mesmo realizando intensas buscas e pesquisas, você se frustre com o bairro e com o imóvel escolhido para iniciar essa nova fase da vida, seja pela infraestrutura, custo de vida, segurança, distância das regiões centrais, etc. É por isso que comprar um imóvel em um primeiro momento pode ser um tanto quanto arriscado, acarretando, inclusive, em futuras dores de cabeça.

Então, a dica que damos é: alugue um imóvel para analisar se aquela região realmente atende às suas expectativas. Com o passar do tempo, se você chegar à conclusão de aquele é um bom lugar para se viver, então pode ser o momento certo para realizar a compra da sua residência.  

Para não errar no processo, veja um passo a passo de como alugar um apartamento.

Planeje todos os detalhes da mudança com antecedência

Em uma das dicas anteriores, falamos da importância de se programar financeiramente para mudar de cidade. Mas saiba que outros planejamentos são tão importantes quanto.

Por isso confira no checklist abaixo alguns detalhes que precisam ser muito bem organizados e planejados com extrema antecedência:

  • Data e horário da saída da mudança (Dica: evite se mudar em feriados prolongados para não pegar engarrafamentos).
  • Horário em que a mudança chegará, principalmente se você for residir em condomínios, que possuem muitas regras.

·  Locação (ou compra) do futuro imóvel.

  • Devolução do imóvel atual, se esse for alugado.
  • Cancelamento e contratação de alguns serviços, como internet, TV a cabo, luz e água.
  • Onde e com quem deixar as crianças e os pets enquanto a mudança é realizada.
mudar-de-cidade

Para destinos muito distantes, transporte seu veículo

Se a sua mudança for interestadual, talvez seja necessário realizar o transporte do seu veículo por meio de um caminhão plataforma ou de uma carreta cegonha. Isso porque pode ser cansativo e exaustivo dirigir por longas horas seguidas, principalmente se você não tiver uma pessoa com quem possa revezar a direção. Sendo assim, melhor não arriscar!

Não se esqueça de procurar recomendações de boas empresas que prestem esse tipo de serviço. Uma boa alternativa é verificar as experiências de outros clientes em alguma ferramenta de avaliação, como o Google e o Reclame Aqui.

Além disso, para ter a certeza de que o transporte será feito de forma íntegra e responsável, solicite a apólice do seguro que cobrirá esse e verifique se a empresa está ativa e regular junto aos órgãos fiscais para não ter futuros problemas.

Contrate uma empresa de mudança responsável, confiável e segura

Assim como é importante contratar uma boa empresa de transporte para o seu veículo, também é essencial se preocupar com aquela que transportará todos os seus demais pertences. 

Por isso procure uma empresa de mudança responsável, confiável, segura e idônea, a qual você tenha a certeza de que se responsabilizará pelo seu patrimônio e o entregará de forma íntegra.

Além das recomendações, uma boa forma de encontrar essa empresa é verificar se ela oferta determinados serviços, como: localizador de mudança em tempo real e seguros completos que cubram o valor total dos seus pertences.

Saiba que acertar essa contratação é fundamental para você ter tranquilidade e disponibilidade para realizar outras atividades referentes à mudança de cidade, que não são poucas!

Contrate um seguro residencial

Ter um seguro residencial é sempre essencial, independente de qual seja o local em que o seu imóvel esteja localizado e de qual tipo ele seja. Essa é uma forma de proteger tanto a sua família quanto os seus bens materiais.

E isso se torna ainda mais necessário e urgente quando falamos de uma nova casa em uma nova cidade. Tudo é desconhecido e você não sabe exatamente as reais condições do imóvel e da região em que irá morar. Mesmo com a extensa pesquisa realizada inicialmente, você só conhecerá de fato o local quando estiver morando lá.

Por isso, não pague para ver! A não contratação de um seguro pode até parecer, a princípio, uma boa economia. Mas diante de uma eventualidade, que desejamos muito que não ocorra, você verá que o valor que seria desembolsado é mínimo perto das despesas que você terá e da consequente dor de cabeça.

Por isso não hesite em contratar um seguro residencial após mudar de cidade!

No início dessa nova etapa, organize a casa e o seu lado emocional

É fato que, tão logo a sua mudança chegue, você colocará todas as coisas no lugar. Pode demorar algum tempo até que tudo esteja do jeitinho que você goste, mas isso não é problema algum.

O que pode sim ser um problema, caso não seja tratado e preservado, é o seu lado emocional. A nova vida, nova cidade, nova casa, novo emprego, novos vizinhos, nova rotina e tantas outras novidades e, em contrapartida, a saudade dos velhos hábitos, residência, amigos e da família podem ser um empecilho para estabilizar as emoções logo nas primeiras semanas.

E tudo bem, isso, em certa medida, é normal. Até que você se adapte completamente à nova realidade, alguns estresses podem ocorrer.

Mas é preciso se estruturar emocionalmente para passar por esse período turbulento com os menores impactos possíveis. Tenha foco e objetivo e não mentalize o negativo, a falta. Foque no positivo e no mundo repleto de novidades que se abrirá e se apresentará para você a partir da mudança. 

mudar-de-cidade

Esperamos que você tenha compreendido que com organização, disciplina e planejamento é possível mudar de cidade com leveza e tranquilidade. Seguindo todas essas dicas, as tomadas de decisões tendem a ser muito mais assertivas.

Conte conosco e saiba que nossos votos são de que você tenha uma excelente mudança e uma feliz nova etapa!  

Quem somos nós…

Parceiros da Arbo, nós somos o Doutor Frete, atuante no mercado desde 2013 e referência em soluções de transporte. Acreditamos que as mudanças podem ser experiências bem simples, descomplicadas, seguras e agradáveis.

Nosso objetivo é facilitar a vida de todos os clientes. Para isso, contamos com diversos serviços, como: transporte dos pertences, seguro completo dos itens, embalagens próprias, localizador em tempo real e assessoria completa. Conheça mais sobre o nosso trabalho.

Postagens relacionadas

maximalismo

Maximalismo: conheça essa tendência de decoração

Se você ainda não sabe como decorar sua casa, nós iremos apresentar a tendência do maximalismo. Esse estilo de decoração pode transformar seu lar de uma forma inusitada! O momento de decorar a casa chega para todos, seja por necessidade ou por vontade de mudar um pouco os ares do imóvel. Para isso, é preciso […]

piso de madeira

Piso de madeira: saiba as vantagens

Decorar a casa exige pensar em todos os detalhes para levar harmonia ao ambiente. Veja como escolher um bom piso de madeira!  Até o que parece muito simples pode fazer toda a diferença no resultado final. O piso pode mudar todo um ambiente, por isso a escolha deve ser bem planejada. E, no caso do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *