27 de setembro de 2021

Saiba como usar nichos decorativos em seu imóvel

Os nichos decorativos são peças fundamentais em diversos cômodos. Nesse texto você irá conferir dicas para utilizá-los da melhor forma em sua casa ou apartamento

A decoração de uma casa ou de um apartamento precisa, além de prezar pela estética, ser funcional e conferir conforto aos moradores. Nesse sentido, os nichos decorativos são uma excelente opção, já que permitem, entre outros fatores, a organização dos cômodos e a possibilidade de inserção de objetos que embelezam os ambientes.

Apesar de bastante comuns nos imóveis brasileiros, os nichos são, em alguns casos, pouco aproveitados, o que traz prejuízos para a decoração. Dessa forma, o Blog da Arbo preparou um guia completo. Nesse texto você irá conferir dicas para usar as peças da melhor forma nos cômodos de sua casa ou de seu apartamento. Vamos à leitura?!

O que são nichos decorativos?

Os nichos decorativos são uma opção para as tradicionais prateleiras. As peças são produzidas em formato de caixa e, por isso, podem abrigar diversos itens, que vão desde objetos decorativos até caixas organizadoras.

Os nichos estão disponíveis em diversas formas, modelos e cores no mercado brasileiro e, por isso, não é difícil encontrar as peças ideais para os cômodos de seu imóvel.

Esses itens podem ser utilizados tanto de forma autônoma (apenas um nicho) quanto de forma combinada (dois ou mais nichos). A escolha depende do espaço disponível e, também, das necessidades e das preferências dos moradores.

Caso opte pela combinação de nichos decorativos, veja abaixo as principais formas:

  • Nichos alinhados: os nichos decorativos alinhados, como o próprio nome sugere, são instalados em uma linha reta, ou seja, estão na mesma altura. A principal característica dessa combinação é o equilíbrio, que está relacionada, principalmente, aos estilos de decoração minimalistas.
  • Nichos alternados: os nichos decorativos alternados, ao contrário da forma anterior, são instalados de forma totalmente desalinhada. Nesse sentido, as peças podem ser posicionadas em diversas alturas e a escolha depende dos objetivos do morador.
  • Nichos irregulares: os nichos irregulares, assim como os alternados, não seguem uma linha, ou seja, não estão alinhados. A composição irregular está relacionada a estilos decorativos mais despojados e divertidos e, por isso, é indicada, principalmente, para quartos de crianças.

Dicas para usar os nichos nos cômodos

Os nichos decorativos podem ser utilizados em todos os cômodos da casa, desde as salas até os banheiros. Desse modo, é importante que você saiba como inserir a peça em cada ambiente, para que o resultado fique esteticamente agradável e, também, funcional.

Nichos decorativos no escritório

Se você teve de elaborar um escritório em sua casa ou apartamento para se adaptar ao home office, os nichos decorativos podem ser uma excelente alternativa, especialmente quando o assunto é organização.

Os nichos podem ser dispostos em qualquer lugar do cômodo, mas é comum que sejam instalados na parede oposta à parede na qual se encontra a mesa ou nas paredes laterais. Isso facilita não somente a decoração, mas também a visibilidade que você terá de cada item enquanto trabalha.

As peças são indicadas, principalmente, para ambientes pequenos e, se você tiver que improvisar um escritório, pode contar com os nichos para organizar seu home office e, também, para deixá-lo mais confortável e mais funcional.

Nichos no quarto

Os nichos são indicados para todos os quartos, ou seja, ambientes dedicados a crianças, a adultos, a bebês e a casais. Indicados especialmente para cômodos pequenos, podem ser instalados em todas as paredes, já que contribuem para a estética e para a organização do ambiente.

No caso de quartos de crianças, a principal indicação é posicionar as peças ao lado da cama dos pequenos. Isso porque é possível inserir brinquedos e caixas organizadoras nos nichos. 

Nesse caso, é importante deixar as peças ao alcance das crianças, para que elas tenham autonomia de mexer em seus pertences. A liberdade é um fator fundamental para o crescimento e para o desenvolvimento das crianças e, para priorizar a autonomia, você pode conferir dicas para montar um quarto montessoriano. Acesse o artigo completo.

No quarto de solteiros ou de casais, é comum que os nichos decorativos assumam a função de mesas de cabeceira e, por isso, abrigam itens como despertadores, telefones e itens decorativos, como livros.

Caso seu quarto possua uma mesa ou uma escrivaninha, experimente posicionar as peças acima do móvel. O efeito será esteticamente agradável e irá te trazer mais funcionalidade durante o trabalho ou durante os momentos de estudo.

nichos-decorativos

Nichos decorativos na sala de jantar

É claro que os nichos decorativos também podem ser utilizados na sala de jantar. O cômodo é conhecido por ser o principal ponto de encontro entre os moradores e, por isso, deve estar sempre bem decorado e organizado.

Os nichos são grandes aliados e, por isso, podem ser utilizados para substituir prateleiras. Nesse cômodo, a principal indicação é apostar nos itens decorativos, como estatuetas, vasos e até mesmo velas.

Não tenha medo de arriscar e faça experimentações antes de instalar as peças de forma definitiva. Lembre-se de que a sala de jantar deve estar sempre apresentável para os moradores e, também, para os visitantes.

Nichos na sala de estar

As salas de estar são lugares de conforto e de relaxamento, especialmente quando o cômodo possui a função de relaxar e/ou de entreter os moradores. Dessa forma, é comum que esteja equipada com um sofá confortável, com uma TV e com estantes ou com racks.

Os nichos decorativos são, desse modo, indicados para cômodos menores, no qual não é possível, por exemplo, posicionar uma estante. Nesse caso, é importante aproveitar o espaço disponível nas paredes da melhor forma possível.

Como a sala deve prezar pelo conforto e pela funcionalidade, decore os nichos com objetos e com plantas. Algumas espécies, além de contribuir com a estética do ambiente, podem melhorar a qualidade do ar e promover mais qualidade de vida.

Nichos decorativos na cozinha

Os nichos decorativos podem estar presentes na cozinha, mesmo que essa atitude seja menos comum nesse cômodo do que nos outros. Isso porque o excesso de armários pode comprometer a estética do ambiente e, assim, os moradores precisam ter mais cuidado ao planejar a composição de nichos.

Contudo, é possível revolucionar a decoração da cozinha ao substituir os tradicionais armários aéreos pelos nichos. Nesse caso, como as peças não possuem portas, é essencial que os moradores prezem pela organização.

Uma boa dica é utilizar os nichos para posicionar itens esteticamente agradáveis, como potes de tempero. Além disso, você pode expor uma coleção de copos ou de taças que considera bonitas.

Na cozinha, a principal regra é não exagerar na composição dos nichos, pois o cômodo precisa ser funcional e confortável, já que os moradores precisam de espaço para o preparo dos alimentos.

Nichos no banheiro

O banheiro também pode ter nichos decorativos. Ao contrário do que muitos pensam, o cômodo precisa de organização e de funcionalidade e, para isso, pode contar com o auxílio dessas peças.

No banheiro, a principal indicação é instalar os nichos como se fossem prateleiras. Assim, os formatos devem ser mais compridos, uma vez que o principal objetivo deve ser abrigar itens de higiene pessoal, toalhas de rosto e outros. 

Você pode utilizar os nichos como apoios para vasos de planta, que ajudam a contribuir não somente com a estética do ambiente, mas também com a qualidade de vida dos moradores. Conheça os principais benefícios que as plantas trazem para seu imóvel.

nichos-decorativos

Nichos decorativos na área externa

Se você mora em apartamento, pode apostar na instalação de nichos na sacada, especialmente com o intuito de abrigar vasos de planta. Contudo, se mora em uma casa que conta com um amplo quintal, aposte nas peças em vários locais.

Nesse caso, os nichos podem estar presentes na lavanderia, na área gourmet e até mesmo próximo à churrasqueira. Desse modo, podem ser utilizados para a organização de itens regularmente utilizados nos ambientes citados.

Quer saber mais sobre os nichos? O vídeo Como usar nichos na decoração?, do canal Simplichique, no YouTube, pode te ajudar. Vamos assistir?!

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?

Agora que você já sabe como usar nichos decorativos em seu imóvel, não se esqueça de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. Você possui nichos em sua casa ou apartamento? E você considera que as dicas apresentadas podem te ajudar na decoração das peças? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Para conferir artigos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos sobre diversos assuntos, como mudança, financiamento imobiliário e, é claro, decoração. É possível conhecer dicas para decorar a sala de jantar, o jardim e até mesmo o banheiro.

Saiba tudo sobre a decoração de sua casa nesse artigo!

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne diversos conteúdos que podem te auxiliar em questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Se você busca o imóvel ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo. Lá você encontra milhares de casas e de apartamentos, localizados em mais de 300 cidades do Brasil. Utilize nossos filtros de pesquisa para escolher a melhor opção para você e para sua família. Acesse!

Postagens relacionadas

mudança compartilhada

Mudança compartilhada: o que é e como funciona?

Você sabe o que é mudança compartilhada? O sistema tem ajudado muitas pessoas economizarem nessa hora. Confira nesse texto tudo sobre o assunto.  Mudanças são, com certeza, uma tarefa trabalhosa. Além de todas as atividades que envolvem o processo, também é preciso contar as despesas que permeiam toda essa fase. Contudo, ao contrário do que […]

O que saber sobre a rescisão de contrato de aluguel

A rescisão do contrato de aluguel merece atenção. Saiba o que fazer e como evitar o pagamento de multas, de acordo com a Lei do Inquilinato No caso da rescisão de contrato de aluguel, podemos comparar o documento com um contrato de casamento, afinal, quem casa não está pensando em divórcio, não é mesmo?! A […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *