24 de maio de 2022

Como usar objetos vintage para decorar sua casa

objetos vintage

A nostalgia está na moda! Veja como usar objetos vintage e dê um toque único de personalidade na hora de decorar sua casa!

Se você é do tipo que ama uma decoração romântica, acolhedora e nostálgica, então você precisa descobrir todos os segredos do como aplicar objetos vintage e começar a trabalhar esse estilo hoje mesmo na sua casa!

Cores lavadas, formas arredondadas (ou muito quadradas!) e um certo jogo de texturas…  A decoração com clima do passado é uma das tendências do momento e, para além de móveis, objetos e acessórios analógicos, atualmente até banheiro vintage já é fácil de encontrar por aí! 

A decoração vintage moderna nos permite criar ambientes leves e práticos. Mesclar tudo também pode ser uma ótima ideia para quem gosta de usar itens novos com objetos herdados ou até encontrados em antiquários (ou aqueles com estética retrô). 

Gostou? Está preparado (a) para decorar sua casa com discos de vinil, telefones, câmeras, quadros, máquina de escrever e demais objetos vintage?  E que tal  se inspirar, investir e, claro, incrementar os seus espaços com mais identidade?? Então confira as dicas especiais que preparamos para você! 

Diferencie objetos vintage de retrô

Antes de mais nada, é importante você saber a diferença entre vintage e retrô. Objetos vintage são os que, de fato, vieram do passado (exemplo: peças originais da sua família que foram passadas de geração em geração, ou móveis encontrados em antiquários). Geralmente, as peças vintage são de alto valor por serem originais de época.

Já o retrô traz de volta essas ideias, mas de um jeito atual. Retrô significa “para trás”, resumindo, é uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto. É um produto ou peça lançada atualmente com aparência antiga. Conseguiu identificar a diferença? Fácil, não é?

Quando surgiu a tendência com objetos vintage?

Quando você ouvir falar em “vintage”, deve considerar que esse estilo surgiu durante a II Guerra Mundial e é caracterizado por tudo o que fazia parte da decoração das casas no período entre 1920 e 1980.

As dificuldades durante e pós-guerra contribuíram para que na decoração das casas daquela época fossem usados muito patchwork e crochê, e que as peças feitas à mão,  mobiliários e objetos antigos ou usados ganhassem valor.  Com tudo isso surgiu o estilo com objetos vintage, que significa “vinho do porto” e passa a ideia de que quanto mais antigo, melhor.

As principais características do estilo vintage

Mesmo que envolva diversas décadas e, por conta disso, há muitas variações, a decoração com objetos vintage tem características bem marcantes.

A primeira delas é o uso de móveis e objetos realmente antigos. Cômodas dos anos 1920, poltronas dos anos 1930, uma vitrola dos anos 1950, a escrivaninha que foi da sua mãe, o relógio deixado por seu avô, ou jogo de porcelana da sua avó… Tudo isso pode compor uma decoração vintage.

Esse estilo também é marcado por algumas cores: vermelho, marsala, tangerina e verde; além de tons da paleta romântica, como o rosê, o creme e as cores amendoadas, e o azul Tiffany, estão entre as cores mais usadas nesse tipo de decoração.

Nos móveis e eletrodomésticos, os objetos vintage  têm linhas arredondadas. Uma peça símbolo desse estilo é a cadeira eames. Criada por Charles Eames, esse modelo de cadeira tem pés de madeira, metal ou base Eiffel, e elas podem ser encontradas com ou sem braços, em diferentes cores.

Ao fazermos uma listagem do estilo por décadas, chegamos a seguinte distinção:

  • Os anos de 1920 e 1930 são marcados por móveis escuros e detalhes barrocos;
  • As décadas de 1940 a 1960 remetem ao romantismo e à elegância;
  • Já as décadas de 1970 e 1980 são alegres e vibrantes.

Objetos vintage para aproveitar na decoração 

Discos de vinil

Quem nunca viu uma decoração antiga ou até mesmo um cenário atual com discos de vinil? Eles voltaram a protagonizar cenas de diversão e música nas salas de estar mais descoladas. Além da experiência sensorial única que um vinil proporciona, ele resgata um charme bem característico das residências dos anos 1970. Guardar esses itens em nichos e prateleiras é uma alternativa que traz um efeito visual ao ambiente. 

Este vídeo do canal Jennifer Decora mostra várias maneiras de usar os discos na decoração:

Rádios 

A evolução do rádio é uma coisa extraordinária. Existem aparelhos com os mais diversos tamanhos, de tantos materiais, com texturas e funções que são capazes de combinar com qualquer cômodo. Os de madeira, pequenos e arredondados, são minimalistas e combinam perfeitamente em ambientes total white.

Este vídeo do canal Lenhador mostra que é possível transformar um rádio comum em um objeto com pegada vintage:

Máquina de escrever 

De todos os itens, a máquina de escrever é um clássico na decoração com objetos vintage. Sem cair no óbvio do home office, coloque o objeto no quarto ou na sala de estar. O peso e as cores fazem do item um elemento chave em qualquer espaço que você o coloque. Complemente com livros interessantes, plantas e baús antigos.

Este vídeo mostra como fazer uma bela reforma em uma máquina de escrever:

Telefones antigos

Assim como o rádio, o telefone também sofreu metamorfoses ao longo das décadas. Quanto mais diferente for dos modelos tradicionais, melhor. O item, literalmente fala por si só, além de remeter às tardes nas casas dos avós. Uma memória afetiva bem curiosa para qualquer espaço.

Este vídeo mostra algumas formas de usar um telefone antigo na decoração da sua casa:

Câmeras fotográficas

Seja de vídeo ou de foto, as câmeras são as queridinhas dos hipsters de plantão que, normalmente, costumam ter coleções extensas destes objetos vintage. Se esse for o caso, vale colocar as peças em prateleiras e, que de imediato, farão o efeito de quadros

Quando isoladas, as câmeras podem complementar a decoração de um cômodo, fazendo um contraponto de sobriedade em locais coloridos, ou pincelando cor em espaços neutros.

Este vídeo dá algumas dicas de como conseguir câmeras antigas para usar na decoração da sua casa:

Aparelhos de TV

Objetos que não funcionam mais e estão parados aí na sua casa podem sofrer uma verdadeira ressurreição operada pela criatividade. A TV, por exemplo, pode ter sua estrutura reaproveitada para montar um bar divertido e nada convencional na sala de estar. Boa ideia, não acha?

Maletas de couro

Às vezes nos desfazemos de objetos que futuramente poderiam servir de decoração, como é o caso das maletas de couro. Tamanho, material e tonalidades (quanto mais desgastada melhor) imprimem personalidade nos acessórios que ganham a função de mesas de variados portes. Combine com objetos de madeira e quebre a sobriedade com cores pastel.

Este vídeo traz muitas ideias de como usar malas antigas na decoração:

Fotografias antigas, placas e espelhos

Quadros são objetos recorrentes nas mais variadas decorações com objetos vintage. Mas, que tal investir em fotografias antigas, placas ou espelhos com sinais do tempo para preencher as paredes? O efeito é o mesmo das molduras tradicionais, contudo a atmosfera descontraída pode ser a pedida para um 2017 mais leve e sem caretices.

Máquina de costura 

Há muito que pode ser explorado dentro dos utilitários antigos. No universo da costura, por exemplo, são inúmeros os itens que você pode adquirir para o décor. A estrutura da clássica máquina de costura pode se tornar apoio para gabinetes de banheiro ou mesas em geral. Se quiser algo menos estrutural, escolha manequins como complementos em cantos vazios e sem vida.

Neste vídeo, você verá muitas ideias de decoração com máquinas de costura antigas:

Banheiras

Banheiras com pés divertidos trazem o universo vintage para a área íntima. As versões clássicas, brancas e com estética imperial elevam qualquer banho a um patamar digno de relaxamento, sem perder o estilo!

Cômodas 

Se tudo isso lhe parece um tanto quanto descontraído demais, as cômodas podem ser a entrada para o universo do estilo com objetos vintage. Procure as versões de madeira, com pés arredondados e portas de correr. Servem tanto para os banheiros quanto para a sala de estar e/ou jantar. Essa última ainda garante espaço para dispor de bebidas e vasos.

Este vídeo mostra que é possível reformar uma cômoda antiga para revitalizar a decoração da sua casa:

O segredo é mesclar os estilos com bom senso

Qualquer ambiente da casa pode ser decorado com a tendência vintage moderna. O segredo é saber dosar. Mesclar, por exemplo, objetos e mobiliários modernos com acessórios que remetem ao que é antigo, ou vice-versa.

Se você não quer deixar a decoração datada, o segredo é misturar as épocas. Você pode usar peças que já possui em casa herdadas da família ou adquirir objetos antigos em antiquários e lojas. A ideia é aplicar vários estilos decorativos de forma consciente.

Curtiu saber mais sobre decoração com objetos vintage? Aqui no Blog da Arbo você sempre fica muito bem informado com as principais tendências do universo do décor! 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como funciona o financiamento imobiliário

Descubra como funciona o financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma das formas mais fáceis de atingir o objetivo da casa própria. Veja como funciona essa modalidade de crédito. Quando tomamos a decisão de comprar uma casa ou um apartamento, uma das principais fontes de dúvidas é quanto às formas de pagamento. Quem não tem muita familiaridade com o tema pode […]

plantas-para-o-quarto

Descubra quais são as melhores plantas para o quarto

Além de um ótimo item de decoração, as plantas podem ser essenciais para melhorar nossas emoções no interior de nossas casas. Por isso, iremos mostrar as melhores opções de plantas para o quarto Se você estiver buscando novas formas de decorar seu quarto ou realmente precisando trazer novas energias ao cômodo, as plantas podem fazer […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *