27 de setembro de 2021

Organização da casa: veja as principais dicas

truques para a organização da casa

A organização da casa é um aspecto muito importante para a qualidade de vida dos moradores. Para que seu imóvel esteja sempre arrumado, confira as dicas no texto abaixo 

Manter a organização da casa em dia e deixar os ambientes limpos e arrumados é uma questão de hábito. Sim, pode acreditar! Além disso, é importante que você saiba que a organização é um aspecto fundamental para a qualidade de vida dos moradores de um imóvel.

Saber como arrumar sua casa e mantê-la organizada é, muitas vezes, uma tarefa que exige grande esforço, mas, uma vez que essa ação vira costume, é possível manter os itens sempre nos seus devidos lugares, acabando com o acúmulos de serviços e com aquele tempo desnecessário gasto em tarefas que seriam simples.

Entretanto, como colocar isso em prática? Se no dia a dia parece que nada fica no lugar e todo o serviço vai acumulando no seu lar, isso significa que algo não está funcionando. Para resolver esse problema, o Blog da Arbo separou algumas dicas e estratégias para você conseguir manter a organização da casa.

Veja a seguir algumas instruções básicas e ao mesmo tempo essenciais que vão transformar o modo de organizar seu imóvel, deixando tudo mais prático e otimizado, o que melhora o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Nesse texto você vai conferir:

Uma boa organização da casa promove o equilíbrio emocional

Viver em um ambiente limpo e arrumado tem efeitos positivos no emocional e no astral dos moradores de um imóvel, além, além de promover o ânimo e a clareza de ideias.

Isso acontece porque as pessoas têm a sensação de controle e de dever cumprido depois de realizar suas tarefas e ver o ambiente todo em ordem. 

Se a casa estiver organizada, os moradores conseguem ter mais clareza de suas emoções e do que precisam fazer nas outras áreas da vida.

Antes de começar a colocar a “mão na massa”, é importante ter em mente algumas regras básicas de organização da casa. Essas orientações podem ser usadas para o lar, para o trabalho e até para a vida. 

organização da casa bem-estar
A organização da casa é essencial para o bem-estar e para a qualidade de vida dos moradores

A primeira delas é: não acumule! Pare de guardar coisas desnecessárias. Para manter a boa organização do lar, crie o hábito de, ao menos uma vez por mês ou por ano, separar itens que não usa mais e doar os que estão em bom estado. 

Outra possibilidade é, sempre que comprar algo novo, escolher um item antigo para se desapegar. Essas práticas, com certeza, vão te ajudar a reduzir a quantidade de itens em sua casa e, com isso, a mantê-la mais organizada.

Organização da casa é um trabalho coletivo 

Usou, limpou, guardou. Isso mesmo! Essa dica vale para tudo dentro de casa, desde as louças do dia a dia até os sapatos. 

Pegou uma revista para folhear? Guarde-a no lugar depois de ler. Bebeu água? Lave e guarde o copo. 

O objetivo dessas ações é tentar não acumular muito serviço para depois e impedir que a bagunça se espalhe pela casa inteira, o que deixa a tarefa de organizar o imóvel mais difícil. 

No caso de famílias maiores, essa disposição em fazer as coisas acontecerem deve ser algo coletivo, ou seja, não adianta apenas uma pessoa tentar auxiliar na organização, enquanto o restante continua com as mesmas atitudes de antes. 

E se eles não colaborarem? Bom, aí você pode usar a criatividade e deixar recadinhos espalhados pela casa, para o (a) companheiro (a), filhos e demais pessoas que convivem com você. 

Um quadro com as tarefas diárias de cada morador do imóvel também é uma saída que pode ser colocada em prática quando os outros familiares ou amigos com quem você convive não estão colaborando na organização da casa.

Lembra o que foi dito bem no começo desse texto sobre hábitos? Então, tente criar essa rotina de organizar as coisas ao invés de deixar roupas e objetos pessoais espalhados pela casa. 

Essa lógica é simples, mas, às vezes, não é tão fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina, sua casa ou apartamento não vai mais ficar bagunçado e desorganizado.

organização da casa limpeza
A limpeza é essencial para a organização da casa

Cuide da limpeza dos ambientes

Faça o máximo que puder para não deixar a poeira acumular. Fazer uma faxina mais pesada dá trabalho, então ter o costume de passar um pano nos móveis alguns dias da semana facilita a vida. Isso evita o acúmulo de poeira e ajuda a conservar os objetos da casa, o que mantém a limpeza e a organização.

Manter o chão limpo também ajuda na sensação e na visão de limpeza. Por isso, varra a casa pelo menos a cada dois dias para retirar o excesso de sujeira do chão. 

Após varrer, limpe o piso com um produto desinfetante e com água e, depois, seque com um pano limpo e seco.

Você costuma manter a casa arejada? Não? Então, repense essa atitude que também está aliada a uma boa organização da casa. 

Um imóvel bem ventilado tem sempre um ar de frescor. Evite manter os cômodos fechados e sem ventilação por muito tempo, para prevenir odores e umidade que podem causar mofo. 

E, principalmente agora em tempos de pandemia, locais fechados podem intensificar a proliferação do novo coronavírus e de outros microorganismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Como organizar melhor os cômodos compartilhados?

Cozinha, sala e banheiro. Esses ambientes são os que, geralmente, têm um fluxo maior de entrada e de saída de pessoas e, por isso, o Blog da Arbo reuniu algumas dicas que podem contribuir com a organização desses cômodos. 

cozinha na organização da casa
A cozinha é um cômodo compartilhado e, na hora da organização da casa, merece uma atenção especial dos moradores

Cozinha

O primeiro passo para a limpeza e para organização da casa é esvaziar o armário da cozinha, tirando todo seu conteúdo. 

Analise todos os itens e separe o que precisa ser jogado fora ou reciclado. Depois, limpe o armário e coloque tudo de volta de maneira organizada, com os itens maiores e menos usados no fundo e os menores e mais usados na frente.

Outra boa maneira de organizar a cozinha é escolher bem os lugares para guardar objetos e alimentos. Assim, nada fica espalhado e é mais fácil manter a limpeza e organização do ambiente. 

Não deixe a louça acumular na pia nem no escorredor. Lave os pratos, talheres, panelas e travessas e, assim que estiverem secos, guarde-os dentro dos armários da cozinha

Procure organizar as coisas logo depois de cozinhar. Guarde as sobras das refeições em recipientes de vidro ou de plástico na geladeira. 

Coloque os temperos e os mantimentos, como arroz, feijão ou farinha, em potes de vidro ou de plástico, com tampa. Guarde-os em prateleiras ou dentro do armário, se tiver espaço.

Se os potes não forem transparentes, coloque rótulos para ajudar na organização. Você mesmo pode etiquetar tudo ou mandar fazer.

sala de estar ou de tv
A sala, por ser um dos cômodos mais visitados do imóvel, precisa fazer parte da organização da casa

Como organizar a sala de estar ou de TV?

Além das próprias pessoas que moram no local passarem muito tempo nesse ambiente, normalmente as visitas ficam na sala de estar ou de TV. Por isso, na hora de fazer a organização da casa, é importante pensar com carinho nesses ambientes.

Para ser confortável, esse cômodo precisa de espaço, porque é muito desagradável não conseguir andar pela sala de estar. Por isso, a dica aqui é dispor os móveis de forma a liberar os espaços de passagem. 

É importante, também, passar um aspirador ou limpar o sofá com um pano ao menos uma vez por semana para manter a limpeza e organização do ambiente.

Se seus livros ficarem na sala, organize-os em estantes, em nichos ou em armários. 

Hoje em dia, temos diversos controles remotos, controles de games e cabos em nossa sala. Para manter a organização e tê-los sempre à mão, separe uma caixa ou um cesto para colocar controles, pilhas, cabos e adaptadores.

banner e-book decoração

E o banheiro?

Manter a organização do banheiro é muito fácil e não precisa consumir muito do seu tempo. Uma boa tática para manter esse cômodo organizado é saber onde e como guardar os itens de higiene pessoal mais utilizados. 

Para ter praticidade, o ideal é mantê-los em gavetas e prateleiras dentro do próprio banheiro.

Aproveite a parte interna das portas dos armários instalando ganchos para guardar acessórios diversos, como seu secador de cabelo ou chapinha. 

Por fim, mantenha no box do banheiro apenas os shampoos, cremes, sabonete e outros produtos que você está usando.

Se você deseja conferir mais truques para a organização da casa, confira o vídeo 35 dicas incríveis para organizar a casa, publicado no canal Organize Sem Frescuras!, no YouTube:

O que você achou desse conteúdo? Se gostou, continue a navegar no Blog da Arbo para encontrar outros artigos sobre organização, limpeza e decoração.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

calcular o incc

O que é e como calcular o INCC?

O INCC tem impacto direto sobre as parcelas de financiamento para imóveis na planta. Veja como calcular o INCC no Blog da Arbo! Quem não tem muita experiência com o mercado imobiliário sempre acaba ficando um pouco perdido com a sopa de letrinhas que envolve a compra de um imóvel. Existem muitos índices que impactam […]

mudança compartilhada

Mudança compartilhada: o que é e como funciona?

Você sabe o que é mudança compartilhada? O sistema tem ajudado muitas pessoas economizarem nessa hora. Confira nesse texto tudo sobre o assunto.  Mudanças são, com certeza, uma tarefa trabalhosa. Além de todas as atividades que envolvem o processo, também é preciso contar as despesas que permeiam toda essa fase. Contudo, ao contrário do que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *