29 de novembro de 2021

Organização de casa: confira 5 truques

Precisa de ajuda para a organização de casa? Nesse texto você confere dicas simples e práticas que podem facilitar seu dia a dia

A organização de casa é uma grande aliada para o bem-estar. Ter uma casa organizada e harmoniosa nos torna aptos para uma vida plena e mais saudável.  

Alguns estudos afirmam que um ambiente limpo e arrumado é também mais salubre, pois ele afeta o estado emocional dos moradores, inclusive os hábitos alimentares podem ser alterados dependendo da situação que se encontra o ambiente onde se vive. Afinal, um lugar caótico pode gerar ansiedade e estresse.

Além da qualidade de vida, a organização nos traz também benefícios financeiros. Afinal quando se conhece tudo que está em nosso lar evitamos gastos desnecessários com itens parecidos ou mesmo repetidos. Normalmente a bagunça e a desordem estão associadas ao excesso de coisas que acumulamos e guardamos.

Outro ponto importante é o ganho de tempo para as tarefas diárias. Cozinhar numa cozinha onde tudo tem seu devido lugar é muito mais fácil que num ambiente baralhado. 

É preciso frisar que, para se ter um ambiente arrumado, não é necessário que ele seja finamente decorado de acordo com as tendências de decoração de interiores, a organização é para aplicarmos exatamente no ambiente onde estamos com as condições que temos. Pequenos espaços podem carregar um grande potencial de armazenamento com as ferramentas certas.

Cinco truques para facilitar a organização

Pensando no desgaste que o pontapé inicial de uma arrumação de casa pode causar, juntamos cinco dicas úteis e importantes para você poder começar a revolucionar sua casa. Afaste a preguiça e vamos lá!

1. Comece pelos itens que você mais usa

Muitas vezes começamos a organização de casa por itens que pouco usamos e que estão jogadinhos no fundo de um armário. Esqueça!

Vamos começar pelos itens e pelos utensílios que você usa sempre e que fazem parte do seu dia a dia. 

Se você gosta muito de maquiagens, por exemplo, dê uma atenção especial para esse cantinho. Organize por tipo, por cor e por tamanho. Fique sempre atenta aos prazos de validade e à integridade física do produto. 

Se tiver algum quebradinho em algum frasco, use cola ou fita adesiva para deixar o mais próximo do estado original do produto. Afinal, não adianta organizar com o produto vazando e sujando outros produtos.

Organizando os itens mais usados você evita ficar horas procurando aquela camisa que você sabe que tem e que combina com a calça que você escolheu. Ou, ainda, aquela travessa da cozinha que você não sabe se quebrou, emprestou ou se está “escondida” em algum cantinho. 

E aqui vai um lembrete: anote tudo que você emprestou para alguém ou pegou emprestado. Faça um controle na sua agenda ou mesmo no celular. 

Para quem gosta de cozinhar procure guardar os alimentos em potes herméticos que aumentam o prazo de validade do produto e evitam contaminações e infestações. 

Use o mesmo padrão de pote ou recipiente para todos os produtos, assim fica mais fácil na hora de guardá-los na despensa. Já potes, travessas e panelas devem ficar agrupados por tipo e tamanho.

2. Use etiqueta, pastas e caixas para guardar e identificar os produtos

As etiquetas são grandes aliadas na identificação de itens e de atividades diárias. Muitas vezes elas são esquecidas ou subjugadas, mas podemos garantir que um item identificado traz um benefício enorme de otimização de tempo. 

As etiquetas podem ser personalizadas ou mesmo uma simples peça branca (comprada na papelaria) com informações que você considera importante. 

Na cozinha, por exemplo, elas podem ser usadas para potes de alimentos prontos, congelados. É importante sempre colocar a data.  Móveis multiuso como prateleiras e penduradores também são aliados na organização de casa.

Roupas também podem ser separadas e a etiqueta colocada na prateleira para  identificar que outfit está naquela pilha. Deixe roupas separadas por utilidade, por exemplo, casacos de inverno juntos, roupas de festa, sapatos de salto e assim por diante. 

Roupas, calçados e acessórios que se usa menos podem ficar em prateleiras mais altas e longe dos olhos, porém faça a identificação correta.

Para quem tem filhos, os brinquedos podem ser separados em caixas plásticas e  identificados. Isto garante que os brinquedos voltarão para seu lugar de origem  mesmo quando a criança estiver sob os cuidados de outros adultos ou crianças maiores.

Abuse das caixas plásticas ou de madeira, elas não costumam ter um preço tão elevado e se encaixam em qualquer ambiente, da lavanderia ao quarto.

3. Faça uma limpa nos itens que você não usa mais

Segundo a filosofia milenar do Feng Shui, o desapego deve acontecer para que coisas novas aconteçam em sua vida. 

E isso deve acontecer constantemente. Não deixe para desapegar apenas uma ou duas vezes por ano.  O desapego é um exercício rotineiro onde o que não se usa deve circular. 

Lembre-se que nem tudo que não serve pra você é inútil ou deve ser colocado no lixo. Muitas vezes o item pode ser usado por outra pessoa, por esta razão faça doação ou mesmo uma venda. 

Uma roupa velha, um sapato de coleção passada, um abajur que perdeu a utilidade ou mesmo um presente que não agradou podem entrar na lista de itens de desapego.

O importante é que todos os itens que você tem fique à mostra, até para que você possa lembrar que tem e possa usufruir. Desta forma você livra-se de perder tempo buscando apenas um item ou mesmo evita de cair no esquecimento.  

Os itens com apelo emocional como o primeiro sapatinho do seu filho ou a roupa do casamento podem ser guardados, mas deixe em um local isolado de mofo, fungo e traças. O ideal é lavar, higienizar e guardar nas embalagens a vácuo.

Uma dica importante, o desapego pode ser aplicado inclusive a itens de alimentação, limpeza e higiene. Se a comida ficou no armário e ninguém comeu, coloque numa sacola plástica e deixe no carro, com certeza você encontrará alguém para doar. Não deixe extrapolar o prazo de validade.

4. Cada um é responsável pela sua organização

É comum encontrarmos núcleos familiares onde a mãe ou o pai são os responsáveis pela organização e manutenção da casa (em alguns casos a ajudante do lar). 

Para melhorar as tarefas e não sobrecarregar ninguém procure passar pequenas tarefas para as crianças e também para os idosos. 

Lavar a louça, colocar roupas sujas na tulha, arrumar a cama, trocar o saquinho de lixo dos banheiros, guardar os sapatos jogados na casa, levar as louças sujas para a pia, pendurar a toalha molhada são pequenas atitudes que ajudam a manter o ambiente arrumado e organizado e podem ser perfeitamente realizadas por qualquer idade. 

As crianças gostam de assumir tarefas, pois se sentem importantes e inseridas no contexto familiar. Já quando se iniciam as tarefas na fase adolescente a resistência costuma ser maior. Por esta razão comece o quanto antes a formar sua equipe de limpeza e organização de casa.

5. Tão importante quanto organizar é manter organizado

Não basta tirar um dia ou uma semana da sua rotina e organizar todos os itens que precisam de arranjo no seu lar. É preciso também ter o compromisso de manter a ordem e respeitar os lugares estabelecidos para cada item. Mas aqui vale um lembrete: manter é mais fácil que organizar. 

organização-de-casa

Então, quando for sistematizar os itens de sua casa, pense nas questões práticas e a maneira mais fácil de manter tudo estruturado. 

Arrumar a cama e juntar itens jogados pela casa são duas atividades muito simples que fazem uma diferença enorme no “humor” do lar. Sofá e cama arrumados trazem uma sensação de bem-estar. 

E no banheiro e cozinha a limpeza deve ser constante. Nestes ambientes vale o ditado “sujou lavou”. Não deixe acumular louça sujo sobre a pia para evitar um trabalho penoso quando resolver limpar.

Já a limpeza de itens como fogão, geladeira, coifa e forno devem ser realizados semanalmente para evitar acúmulos.

Na cozinha procure deixar os utensílios todos guardados em seus devidos espaços, deixe a mão apenas os itens que você utiliza com mais frequência.

Na lavanderia não deixe acumular pó no aspirador, faça a higienização com frequência. Mantenha também seus panos de limpeza sempre limpos evitando acúmulo de mofo e fungos.

Uma boa dica é deixar um calendário de tarefas para cada dia da semana e também para cada morador da casa. Isto evita brigas desnecessárias e tarefas pesadas no final de semana ou nos dias livres. 

Algumas atividades podem ser programadas para serem realizadas semanalmente ou mesmo mensalmente, tudo dependerá da dinâmica da casa.

organização-de-casa

Recentemente temos visto uma infinidade de eletroportáteis que ajudam nos afazeres domésticos como, lavadora de louças, robô aspirador de pó, vassoura aspirador e até os rodos estilo MOP que evitam o torcer do pano de chão (a coluna agradece). 

Todos esses itens (e outros que encontramos no mercado) ajudam a realizar a manutenção da casa economizando tempo e saúde. 

Com a casa arrumada e organizada você sentirá uma energia diferente ao adentrar o seu lar e com certeza terá mais disposição para realizar suas tarefas diárias, inclusive de trabalho, seja remoto ou presencial. 

Segundo o Feng Shui sua casa precisa emanar alegria e felicidade, e pode ter certeza que com a casa organizada este objetivo será alcançado com mais facilidade. 

Postagens relacionadas

como-organizar-a-casa

Como organizar a casa após a mudança?

Depois de fazer toda a sua mudança, chegou a hora de organizar a sua nova. Quer saber dicas para tornar esse processo mais simples? Confira no texto. Você passou por todos os processos para fazer a sua mudança e agora não sabe como organizar a sua casa nova? Esse é realmente um momento que exige […]

arrumar-o-quarto

Veja 5 dicas para arrumar o quarto eficientemente

Procurando o melhor jeito de deixar sua casa mais bonita e funcional? Confira alguns pontos essenciais que fazem a diferença na hora de arrumar o quarto!  Além do óbvio benefício estético, já que colocar tudo em ordem já deixa o ambiente mais bonito, arrumar o quarto abre espaço para a criatividade. Ao dedicar um tempo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *