20 de maio de 2022

Organização de guarda-roupa: confira 5 segredos

organização de guarda-roupa

Quer saber como realizar uma organização de guarda-roupa de uma forma rápida e fácil? Confira esses 5 segredos. 

A desorganização pode ser um grande desafio para o dia a dia. Além de dificultar a execução de tarefas que, com organização, poderiam ser feitas com facilidade, também é um dos grandes causadores de estresses entre os moradores de uma casa. Mas, como acabar com esse problema? Neste texto, vamos te contar 5 segredos para você realizar a organização de guarda-roupa de uma forma rápida e eficaz.

A verdade é que não existe apenas uma tarefa que você pode fazer para acabar de vez com a desorganização do seu lar, mas um conjunto delas. Confira abaixo.

Vantagens de realizar a organização de guarda-roupa

organização de guarda-roupa

Ter um guarda roupa organizado traz uma série de benefícios para o dia a dia. O primeiro deles é o estético, já que colocar as roupas em ordem, por si só, já deixa o ambiente bem mais bonito. Além disso, o ato de organizar o guarda roupa é uma abertura para a criatividade. Quando você dedica um tempo para cuidar desse espaço, muitas boas ideias de decoração surgem naturalmente.

A segunda vantagem evidente é a praticidade. Ainda mais se você divide o guarda roupa com outra pessoa. Em um guarda roupa desarrumado, fica tão difícil encontrar o que precisamos que surge até uma sensação permanente de desconforto. Isso acontece porque a desorganização causa perda de tempo que, por sua vez, nos faz ficar mais ansiosos e estressados.

Ainda falando sobre sensações, outro benefício é que um guarda roupa bem organizado colabora para um lar bem organizado. E isso traz um clima muito mais acolhedor, tanto para quem mora nele quanto para as visitas. Dessa forma, o ambiente fica tão convidativo que até incentiva a integração familiar e fortalece a comunicação.

O processo de organização também revela aquilo que está sobrando. Você com certeza vai perceber roupas que não servem ou que não combinam mais com o seu estilo. Dessa forma, poderá pensar em ajudar outras pessoas realizando doações ou até mesmo pensar em ganhar um dinheiro extra vendendo para brechós ou para amigos. 

Como realizar a organização de guarda-roupa? 

organização de guarda-roupa

Agora que você já sabe das vantagens de realizar a organização de guarda-roupa, vamos para a prática. Confira 5 passos que vão te ajudar nessa tarefa. 

Livre-se do que não serve mais

O primeiro passo para organizar seu guarda-roupa é identificar o que realmente faz sentido manter. Então, é hora de reproduzir aquela típica cena de jogar todas as suas peças na cama e verificar, uma por uma, o que não precisa estar mais no seu guarda roupa. 

A japonesa Marie Kondo, especialista em organização pessoal que protagonizou o programa “Ordem na Casa”, do Netflix, ficou famosa por sua maneira de selecionar o que deve ou não ser mantido.

Autora do livro “A Mágica da Arrumação”, ela diz que o ponto de partida é pegar um item de cada vez e se perguntar: “Isso me traz alegria?”

A resposta tem que ser rápida para evitar qualquer desculpa esfarrapada, como “ah, mas pode ser que um dia eu precise disso”. Afinal, se você tem alguma coisa guardada há tanto tempo que nem se lembrava da existência dela, a chance de voltar a usá-la é bem pequena. Nesse caso, conforme recomenda Kondo, agradeça ao objeto por ter sido útil um dia e descarte-o.

Talvez o maior mérito da metodologia proposta por Kondo seja nos mostrar como o consumismo nos faz juntar um monte de tranqueiras ao longo do tempo e que isso não faz o menor sentido. Esse também é um dos pensamentos por trás do minimalismo, um estilo de vida que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Baseado em uma corrente filosófica que nos incentiva a identificar e valorizar o que é essencial em todos os aspectos de nossa vida, o minimalismo tem como uma de suas principais práticas o famoso destralhe. Esse é o momento de filtrar qualquer objeto que não seja essencial e dar a ele algum destino. 

Veja abaixo a própria Marie Kondo falando sobre o seu método para organizar roupas de forma eficiente. 

Crie seu próprio método de organização

Uma premissa que ajuda muito é compreender que cada objeto deve ter um local de armazenamento específico. Isso vai te ajudar a transformar a organização em um hábito, algo que você faz quase por instinto. Isso funciona muito bem, por exemplo, para aquele tipo de pessoa que nunca sabe onde colocou as chaves do carro.

Mas como o assunto aqui é organizar o guarda-roupa, retire tudo que está guardado nele, analise bem o espaço disponível e comece a imaginar a melhor maneira de posicionar cada peça. Isso nos leva à próxima ideia.

Considere a sua rotina diária e, com base nela, identifique os itens que são usados com maior frequência e aqueles que você só usa de vez em quando. Os de uso constante precisam ter acesso facilitado, ficando nas prateleiras mais baixas e posicionados mais à frente. 

Economize espaços 

Na hora de dobrar camisetas, comece deixando-as do lado avesso e estique bem para evitar a formação de vincos. Depois, dobre cada lado para dentro para formar um retângulo e dobre a camiseta ao meio, sempre com a gola virada para você. Para finalizar, dobre novamente ao meio deixando a gola para dentro. Se você fez tudo certo, a peça virou um pequeno retângulo.

No caso de shorts e calças, deite as peças sobre uma superfície, deixando as pernas bem esticadas, Depois, dobre a ponta do cós para cima, alinhando com as pernas. Finalize dobrando as pernas em terços, começando pela barra.

Deixar os cobertores e edredons dobrados ocupa espaço demais. Se forem peças feitas de tecidos mais finos, experimente organizá-los como um rolo. Isso vai permitir que eles sejam armazenados em um nicho com facilidade. No caso das peças mais grossas, o melhor jeito é guardá-las dobradas mesmo.

O formato de rolos também é perfeito para as toalhas de banho, que são maiores, para as peças pequenas, como toalhas de rosto, dobrar já é o suficiente.

Organizadores de armário podem te ajudar 

Os organizadores permitem que você consiga manter todas as suas peças organizadas em pequenos compartimentos. Isso evita, por exemplo, que você perca muito tempo do seu dia tentando encontrar algo ou que seus armários virem aquele caos, sem nenhuma organização.

Ou seja, um organizador de armários é o item ideal para você vencer a batalha contra a correria do dia a dia. Com ele, é possível que você consiga separar por peças, cores, tamanhos. Da maneira que desejar. 

E uma das maiores vantagens de usar um é que você consegue identificar o item que deseja usar logo ao abrir a gaveta. Sem precisar perder minutos preciosos revirando todas as suas roupas. 

Nos dias de hoje, existem diversos tipos de modelos de organizadores de armários para você escolher o que melhor se adapta a sua realidade. Abaixo, vamos citar alguns deles e explicar melhor sobre suas características.

Tenha disciplina no dia a dia 

Para manter uma rotina organizada, a disciplina é essencial. Por isso, defina as suas regras, mantenha o foco e a determinação e tente não desviar deles com facilidade. É necessário ter em mente que o esforço inicial da organização pode até ser trabalhoso, mas vai trazer benefícios lá na frente, como ganho de tempo e conforto.

Pode até ser que o guarda-roupa seja só a primeira etapa de um longo processo para organizar vários aspectos da sua vida. Afinal, as grandes conquistas são alcançadas a partir de pequenas vitórias que acumulamos no nosso dia a dia e nos fazem ser cada vez mais confiantes.

organização de guarda-roupa

Como organizar o quarto inteiro 

Para organizar o seu quarto, o primeiro passo é organizar o guarda-roupa e as gavetas. Agora que você já sabe como fazer isso, pode seguir com a arrumação. 

Aproveite as caixas de sapato de forma inteligente, guardando nelas os objetos pequenos. Você também pode usar a criatividade e enfeitar essas caixas para se encaixarem até como itens de decoração.

Utilize as paredes para não deixar objetos amontoados sobre a cama ou a escrivaninha. Para isso, você pode optar por ganchos instalados naquele cantinho isolado, que antes não servia para nada. Ele será o lugar para colocar bolsas, chapéus e blusas, por exemplo.

Prateleiras e nichos também serão muito úteis nesse sentido. Além de otimizar o espaço, esses elementos também contribuem na decoração e podem ser posicionados de muitas maneiras. Também é uma boa brincar com as cores, fazendo com que as peças combinem com as cores da parede ou explorando os contrastes.

No fim das contas, o importante é que todos os elementos trabalhem em conjunto de forma harmônica, tanto na funcionalidade quanto na estética. Aliás, em termos visuais, é bom ter cuidados especiais com a iluminação.

Como os quartos são ambientes de descanso, uma luz com tons mais amarelados ajuda a criar um clima relaxante. Se o quarto é seu local de leitura, pense em uma iluminação pontual com luzes brancas, como uma luminária.

E quem tem televisão no quarto também precisa pensar bem no melhor local para instalá-la. Principalmente para cômodos pequenos, o ideal é colocar um painel, sempre considerando a posição dele em relação à cama para não ter que fazer contorcionismos na hora de assistir sua série favorita. 

Agora você já tem um monte de segredos para colocar em prática na hora de realizar a sua organização de guarda-roupa. E se você quer ainda mais ideias para caprichar no visual, dê uma olhada no nosso conteúdo especial com tudo que você precisa saber para decorar sua casa! 

Postagens relacionadas

ação de despejo

Ação de despejo: como funciona?

A ação de despejo é o último recurso que o proprietário tem para lidar com quebras de contrato. Veja como esse procedimento funciona. Às vezes, os conflitos entre proprietários e inquilinos atingem um nível em que a continuidade do contrato se torna insustentável. Quando todas as tentativas de negociar se esgotam, a ação de despejo […]

Decoração de escritório: veja ideias

A pandemia tornou o home office uma verdadeira tendência. Assim, pensar em uma boa decoração de escritório é essencial para garantir mais conforto e mais produtividade A pandemia de covid-19 mudou a rotina de pessoas ao redor de todo o mundo. No Brasil não foi diferente. Para diminuir a circulação e transmissão do coronavírus, entidades […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *