25 de setembro de 2021

Como organizar a geladeira?

como organizar a geladeira

A bagunça está te incomodando? Veja como organizar a geladeira para tornar seu dia a dia na cozinha mais prático e conservar melhor os alimentos!

Ao abrir a porta da geladeira você  fica admirado com a organização dos alimentos ou você tem dificuldade de encontrar o que precisa e prefere sair correndo? Se você não gosta do que vê, é um sinal que você precisa de dicas  como as que separamos sobre como organizar a geladeira. 

Se você não costumava fazer muitas refeições em casa, certamente mudou esse hábito desde o isolamento social. Para manter a geladeira cheia e evitar muitas saídas até o supermercado ao longo da semana, o ideal é comprar tudo de uma vez só! 

Mas para não correr o risco de deixar alimentos estragarem e você conseguir visualizar tudo o que tem dentro do eletrodoméstico, é preciso mantê-lo sempre em ordem. 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas simples e incríveis nesse post sobre como organizar a geladeira de um modo bem fácil e prático! Confira!

Você entende a sua geladeira?

Em primeiro lugar, é importante entender como funciona uma geladeira. Dentro delas existe uma circulação de ar, que vem tanto de cima como de baixo. O ar que vem de cima é mais frio e, consequentemente, mais denso. Portanto, ele desce e refrigera todo o interior.

Por outro lado, o ar quente que vem de baixo é mais leve e, por isso,  sobe mais rápido. Essa troca entre ar quente e ar frio acontece o tempo todo dentro da geladeira, e é chamada de corrente de convecção. Nome meio estranho, mas até bonito né?

Agora você deve estar pensando: “Mas como essa corrente de convecção vai me ajudar a organizar a minha geladeira?”.

Essa troca entre ar frio e ar quente ajuda a entender que as várias prateleiras e compartimentos da geladeira podem ter temperaturas diferentes. E, isso tem influência direta na forma de organizar a geladeira. 

Afinal, guardando cada mantimento de acordo com a temperatura mais indicada você pode  conservar, organizar e encontrar os alimentos  que precisa com mais facilidade. Entendeu?

Como organizar os alimentos?

Saber organizar a geladeira é essencial para manter a qualidade dos alimentos.

Para organizar a geladeira de acordo com o armazenamento , é fundamental prestar atenção antes de guardar cada tipo de alimento na geladeira. Isso pode parecer difícil de começo, mas com algumas informações de como fazer essa identificação, a tarefa vai se tornando fácil, e quando perceber, já vai ter feito toda a arrumação em um piscar de olhos! 

Primeiro, comece pela prateleira mais alta, que é o espaço mais refrigerado da geladeira.  Coloque tudo o que você consome no café da manhã (sucos, queijos, manteiga e geleia). Se quiser, acomode tudo em uma bandeja de plástico ou acrílico. Isso facilita também na hora de arrumar a mesa. 

A segunda prateleira fica reservada para doces, como mousses, gelatina e outras delícias que você possa ter preparado. Na terceira e quarta prateleiras, guarde as sobras de alimentos, acondicionados, de preferência, em recipientes de vidro e papel filme. Legumes cozidos de uma refeição do almoço ou jantar que sobraram também ficam nessa prateleira. 

Na última prateleira, ficam garrafas de bebidas. Mas atenção: não guarde-as na porta, pois são muito pesadas. Deixe a porta para jarras de água e suco, pote de requeijão e conservas.

Já os legumes e verduras devem ser colocados na gaveta maior, pois é hermética e deixam eles mais hidratados. E nas gavetas menores (próximas ao congelador), armazene frios e carnes.

Ah, e você que está aqui nesse post para aprender a organizar a geladeira, sabia que segundo a vigilância sanitária, os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira? Isso mesmo! 

Esse armazenamento não é indicado, pois a porta sofre frequentemente mudança de temperatura, e isso acelera sua deterioração. Então, para mantê-los frescos por mais tempo, deixe-os em embalagem própria e bem longe da porta. Certo?

E tome muito cuidado para não carregar demais o refrigerador, pois o ar frio precisa circular com liberdade para que os alimentos não estraguem de modo rápido, causando assim um desperdício que poderia ter sido evitado, não é? 

E vamos combinar que jogar alimentos no lixo, não é uma prática nem um pouco agradável e muito menos correta, por isso, o que puder fazer para impedir que isso aconteça aí na sua casa, faça! Podemos contar com você, certo? 

Como limpar a geladeira?

Tire tudo o que tem dentro da geladeira e limpe por dentro. Além das dicas de como organizar a geladeira, é fundamental você também ter conhecimento de maneiras fáceis de mantê-la sempre limpa, para que não haja risco de entrada de microorganismos e bactérias prejudiciais à saúde.

Então, anote esse passo a passo:

Esvazie as prateleiras e com um pano e um pouquinho de vinagre branco limpe toda a parte interna do aparelho. Evite usar produtos químicos, pois eles podem ser abrasivos e contaminar os seus alimentos. O vinagre, além de limpar, também ajuda a criar uma proteção na sua geladeira. Isso porque ele conta com uma substância chamada ácido acético, capaz de desengordurar e desinfetar o local onde é aplicado.

Jogue fora o que estiver vencido e deixe apenas o que deve voltar para o eletrodoméstico, e caso tenha feito compras, deixe tudo que deve colocar nele no seu campo de visão. Assim, você não corre risco de esquecer algo fora da geladeira.

Ah! E  é fundamental higienizar tudo antes de guardar na geladeira. As mercadorias são manuseadas por diferentes pessoas antes de serem compradas, e podem trazer microorganismo prejudiciais à saúde. 

Então, limpe todas as embalagens com água e sabão na pia ou com um borrifador com álcool 70%. Em seguida, seque tudo com um pano limpo ou uma toalha de papel.

Alimentos que estão na embalagem não precisam ser colocados em potes, como iogurtes, frios que estão fechados e também os legumes. No entanto, comidas prontas ou ingredientes que já foram abertos devem ser colocados em potes com tampa ou plástico filme. 

Nunca deixe uma embalagem aberta dentro da geladeira, pois o alimento que estiver dentro dela pode absorver o cheiro de outro alimento.

Como ter uma geladeira mais sustentável?

Sim, é possível evitar o uso excessivo de embalagens de plástico na hora de organizar a geladeira, e tornar essa tarefa mais sustentável! Mas como fazer isso? Calma, a Arbo te explica!

Primeiro, compre potes de vidro que você possa armazenar alimentos  (eles não retém cheiro e não mancham) e priorize os alimentos que venham neles. Além disso, não se esqueça de separar as embalagens de plástico que possam ter vindo com os alimentos para a reciclagem. 

Use saquinhos de tecidos para guardar frutas, legumes e verduras. Assim, pode lavá-los e reutilizar depois. Você também pode substituir o plástico filme por embalagens enceradas, que podem ser lavadas e reutilizadas. 

E se por acaso frutas, verduras e legumes acabaram estragando, você pode utilizá-los para fazer um ótimo adubo para as plantas da casa. Muito legal, não é?

Como organizar a geladeira no dia a dia?

Depois de fazer uma boa organização na sua geladeira, a ideia é que você mantenha tudo no lugar no dia a dia. Para isso, compre somente o que você vai usar na semana. Leve uma listinha de compras na hora de ir ao supermercado. 

Faça o cardápio semanal para ajudar a comprar apenas o necessário. Assim, você evita o desperdício e o consumo excessivo, além de não entulhar sua geladeira.

Outra dica: tenha o hábito de checar o prazo de validade dos produtos e descartar o que estiver vencido. Preste atenção também na limpeza, e caso derrame algo nas prateleiras, limpe imediatamente. A cada 15 dias você pode fazer uma limpeza mais caprichada em todas as partes da geladeira.

Depois de todas essas dicas de como organizar a geladeira, temos certeza que essa tarefa vai se tornar simples de ser feita daqui para frente! Para mais informações de como organizar o seu lar, fique sempre ligado aqui no Blog do Arbo!

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Saiba como calcular o valor do aluguel ideal

Em muitos casos, a locação de um imóvel se apresenta como a melhor opção. Assim, é importante que você saiba como calcular o valor do aluguel ideal para sua realidade Morar em um bom imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para isso, é necessário avaliar diversas questões, como: a localização da casa ou do […]

Guia de mudanças

Guia de mudanças: o que saber antes de se mudar

Mudar de casa é um processo trabalhoso, mas que pode ficar mais fácil com um planejamento bem feito. Saiba como se preparar. Depois de comprar ou alugar um imóvel, chega o momento de pensar na mudança. A jornada de adaptação ao novo lar leva tempo e demanda organização. Por isso, organizamos um guia de mudanças […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *