21 de maio de 2022

Hora de organizar a lavanderia? Veja como fazer!

organizar a lavanderia

Fazer as tarefas domésticas não precisa ser um sofrimento. Veja algumas dicas para organizar a lavanderia e facilitar sua rotina!

Manter a lavanderia organizada é uma dificuldade para muitos de nós. O pior é que a sensação de um ambiente desorganizado tira toda a nossa motivação para fazer as tarefas de limpeza. Mas essas atividades não precisam ser uma atividade tão desagradável. Com algumas poucas mudanças, já é possível organizar a lavanderia e deixar a rotina mais leve.

Por isso, o Blog da Arbo traz este artigo com várias informações interessantes para quem quer transformar a lavanderia e deixar o espaço mais bonito, confortável e prático. Além das dicas de organização, você conhecerá vários itens que ajudam a manter tudo no lugar e algumas opções de decoração. Confira!

Dicas para organizar sua lavanderia

Há muitas maneiras de otimizar sua rotina por meio de atitudes bem simples. Vamos ver alguns pequenos hábitos que vão economizar muito tempo, espaço e até dinheiro.

Faça listas

Antes de começar a mexer em qualquer coisa, é recomendável pensar um pouco sobre o espaço que você tem à disposição e o que precisa guardar nele. Por isso, faça uma lista com todos os itens que precisam fazer parte da sua lavanderia. 

Aliás, a lista vai servir até para visualizar o que está faltando e facilitar a vida na hora das compras. Além disso, você pode fazer um acompanhamento para medir a quantidade de cada produto que você usa por mês. Isso certamente vai te ajudar a fazer uma bela economia, pois evita compras desnecessárias.

Separe os produtos em categorias

Com a sua lista na mão, é hora de classificar esses itens em categorias. Veja algumas divisões possíveis (e crie outras se precisar):

  • produtos para lavar roupa;
  • produtos para limpar a casa;
  • desengordurantes;
  • desinfetantes.
  • sabões e detergentes;
  • solventes.

Dependendo do espaço que você tiver na lavanderia, dá para criar etiquetas para cada categoria e identificar o local exato onde os produtos tem que ficar.

Tire os produtos das embalagens

Alguns produtos vão ocupar muito menos espaço se forem retirados de suas embalagens originais. É o caso dos sabões, flanelas e esponjas, por exemplo. Para deixar tudo mais simples na hora de organizar a lavanderia, você pode colocar esses itens em caixinhas ou cestos.

É importante agrupar os itens semelhantes no mesmo local, seguindo as categorias criadas anteriormente. Você vai ver que isso vai tornar a rotina bem mais fácil, porque fica mais prático na hora de tirar o produto do lugar, usar e guardar de volta. O sabão em pó, por exemplo, pode ficar em um recipiente de plástico em vez da caixa tradicional.

Monte kits de limpeza

Há cômodos que precisam de produtos específicos, os quais não são utilizados na limpeza de outros ambientes. Para poupar tempo, você pode colocar esses produtos separados dos outros, facilitando na hora de usar e guardar. Os produtos para lavar o banheiro, por exemplo, podem ficar todos em um pequeno balde que você só pega na hora da faxina mesmo, sem ter que procurar toda vez.

Aproveite as paredes

Talvez você nunca tenha se dado conta de quanto espaço certos itens ocupam e como eles atrapalham sua rotina. Em vez de simplesmente deixar as vassouras encostadas em um cantinho, que tal instalar uns ganchos nas paredes e pendurá-las? Isso vai liberar aqueles cantinho para guardar outros itens e aumentar a área de circulação na sua lavanderia.

Dobre as roupas na hora

Além da reorganização do espaço, algumas pequenas mudanças no modo como você executa as tarefas já trazem grandes benefícios. Em vez de amontoar as roupas após tirá-las do varal, é recomendável acomodar essas peças já dobradas. Por que? Porque a montanha de roupas desanima só de olhar e ocupa muito mais espaço.

Além disso, há muitas peças que nem precisam ser passadas. Nesses casos, você só vai precisar guardar as peças que dobrou, sem retrabalho. 

Itens para organizar a lavanderia

Como organizar a lavanderia

Agora, vamos abordar alguns elementos que são grandes aliados para organizar a lavanderia. São soluções muito simples que contribuem para otimizar o espaço e facilitar o uso de determinados produtos.

Prateleiras

Se você tem pouco espaço para usar no chão, já mencionamos que o caminho é usar as paredes. Para isso, basta instalar algumas prateleiras. elas cabem em qualquer cantinho e facilitam muito o acesso aos itens na sua rotina de limpeza. Hoje é fácil encontrar estruturas de ferro com várias prateleiras vazadas e grades, nas quais você também pode pendurar objetos.

Estantes e armários

Para quem tem mais espaço, dá para investir em estantes e armários de metal ou de madeira. Além de terem nichos feitos sob medida para determinados itens, eles tendem a ser bem espaçosos. Além disso, as portas ajudam a deixar o ambiente com uma aparência mais clean. 

Borrifadores

Certos produtos ficam muito mais fáceis de usar quando são colocados em borrifadores, como a água sanitária e os limpadores multiusos. Além de tornar a utilização mais prática, esses recipientes até ajudam na decoração, já que você pode ter vários deles na prateleira e colocar etiquetas coloridas para identificar o produto.

Varal aéreo

Se usar o chão e as paredes ainda não é suficiente para organizar a lavanderia do jeito que você quer, use o teto também. Instalar um varal suspenso é uma bela solução para áreas de serviço pequenas, principalmente para quem mora em apartamento. Você pode instalá-los perto de uma janela para que as roupas sequem mais rápido. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Outra opção é o cabideiro, onde dá para pendurar as roupas que você acabou de tirar da máquina de lavar, evitando que elas fiquem muito amassadas e economizando seu tempo na hora de passar. Depois de passar, os cabideiros também são úteis para manter as peças estendidas antes de guardar.

Nichos e cestos

Esses são elementos que ajudam a organizar a lavanderia e ainda deixam o ambiente mais bonito. Os cestos são perfeitos para separar os produtos por categorias e evitar que fique tudo misturado. 

Eles também são úteis para colocar as roupas antes e depois de lavar. Posicionados de maneira estratégica, eles vão melhorar muito sua rotina de tarefas. É possível, por exemplo, deixar um cesto só para roupas coloridas e outro para roupas brancas. Isso vai economizar muito tempo antes de colocar as peças na máquina. 

Os nichos, por sua vez, são uma opção mais bonita e estilosa que as prateleiras para aproveitar o espaço das paredes. Há formatos e cores variadas, as quais você pode escolher para combinar com o estilo decorativo da sua casa

Painéis e grades

Os painéis e as grades são mais uma alternativa para usar as paredes e acabar com aquele visual de lugar bagunçado. Eles são fixados em uma parede e tem a superfície furada, permitindo que você coloque ganchos para pendurar os itens de limpeza. Até os objetos maiores, como as vassouras, podem ser colocados nele sem dificuldades. 

DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo)

A sigla DIY, que significa Do It Yourself (Faça Você Mesmo, em português) é uma forma criativa e barata de tornar sua casa mais bonita e funcional. A ideia é criar seus próprios objetos a partir de elementos simples ou da reutilização de coisas que muita gente simplesmente jogaria fora.

Há inúmeras opções para aplicar esse conceito ao organizar a lavanderia. O vídeo abaixo,  do canal Drikka Mota, traz várias ideias que você pode aplicar facilmente:

Decoração da lavanderia

decoração da lavanderia

Além de organizar a lavanderia, vale a pena caprichar na decoração para deixar o ambiente com a sua cara. Para isso, é interessante procurar por um estilo que seja condizente com os demais cômodos da casa. Veja algumas opções:

Lavanderia simples

Uma decoração simples é perfeita para lavanderias pequenas. Prefira nichos e prateleiras em vez de armários, pois eles aumentam as possibilidades de personalização. Adicione cestos ou caixas organizadoras coloridas de acordo com o visual geral da residência e cuide para que tudo fique bem organizado.

Cozinha com lavanderia

Muitas casas e apartamentos nem tem um local separado para a lavanderia. Assim, a área de serviço acaba sendo uma continuação da cozinha. Para aproveitar isso,é importante escolher elementos que passem a sensação de integração, ou seja, que dêem a noção de continuidade em termos visuais. 

Para isso, procure utilizar móveis e eletrodomésticos de cores iguais nos dois cômodos. Se o espaço permitir, pode ser uma boa adicionar um painel de vidro ou uma porta sanfonada como divisória entre os dois ambientes.

Lavanderia independente

Quem tem uma lavanderia totalmente separada do restante da casa conta com uma vantagem em termos de decoração. Você pode projetar todo esse ambiente sem se preocupar com o impacto visual no resto da casa, por isso, pode apostar em cores e móveis totalmente diferentes.

E aí, gostou das nossas dicas para organizar a lavanderia? Você pode conferir muitos outros conteúdos como esse no Blog da Arbo. Para começar, confira nosso post especial com tudo que você precisa saber para organizar sua casa.

Postagens relacionadas

condominio-fechado

Vantagens de morar em um condomínio fechado

Se você deseja ter segurança e qualidade de vida, precisa considerar comprar um imóvel em um condomínio fechado. Nesse texto você confere os benefícios da negociação Morar em um condomínio fechado é sinônimo de segurança e de qualidade de vida. Entretanto, essas não são as únicas vantagens que a moradia oferece. Imóveis localizados em condomínios […]

Automação de casas: o que é e quais suas vantagens

A tecnologia está presente não só nas grandes empresas, mas também nas residências. A automação de casas já é uma realidade e você precisa conhecê-la O conceito de automação de casas, embora tenha se tornado popular apenas nos últimos anos, surgiu na década de 1970, quando os primeiros sistemas de controle automatizados foram criados nos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *