25 de setembro de 2021

Como organizar as finanças antes de se mudar

Organizar as finanças é um dos passos mais importantes antes de realizar a mudança para uma casa ou para um apartamento novo. Por isso, saiba como se preparar financeiramente

A mudança para um novo imóvel é um passo muito importante. Desse modo, é importante que, antes de tomar uma decisão, o morador se planeje e pense em todos os detalhes. Nesse sentido, precisa saber como organizar as finanças, já que o novo imóvel, provavelmente, trará alterações para o orçamento. 

Antes mesmo de escolher uma nova casa ou um novo apartamento, é necessário pensar se essa é a decisão ideal. Para que a mudança seja uma escolha acertada, o morador deve, em primeiro lugar, identificar quais são os motivos para tal atitude.

Por que se mudar?

As razões que motivam o desejo de mudar de imóvel são inúmeras e válidas, cada qual à sua maneira. 

Entretanto, antes de tomar uma decisão sobre qual casa ou qual apartamento escolher, o morador precisa identificar quais são seus motivos, já que eles serão imprescindíveis no momento da seleção do novo imóvel. 

Crescimento familiar

O crescimento familiar costuma ser um dos principais motivos para a busca de uma nova casa ou de um novo apartamento. Isso ocorre, principalmente, em situações em que casais se unem para morar juntos ou, ainda, no caso da chegada de um bebê.

Nesse caso, o imóvel a ser buscado pela família deve ser maior que o atual, já que precisará comportar mais pessoas. O ideal é, portanto, procurar por uma casa ou por um apartamento com mais dormitórios, assim como com mais espaço disponível para a qualidade de vida de todos os moradores.

Desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional também é um grande motivador de mudanças residenciais. Isso porque muitas pessoas decidem se mudar não somente de imóvel, mas também de cidade e até mesmo de estado, por conta de oportunidades de trabalho.

Esse é, de fato, um excelente motivo para realizar mudanças, já que estar próximo de novas chances abre diversas possibilidades para o futuro.

Mais qualidade de vida, segurança e comodidade

A busca por mais qualidade de vida, segurança ou até mesmo comodidade também pode influenciar os moradores de um imóvel a iniciar a busca por um novo local. Isso porque, mesmo sem o crescimento familiar e o desenvolvimento profissional, as pessoas sentem necessidade de um espaço mais confortável.

O ideal, nesses casos, é buscar um imóvel que alie a segurança e a qualidade de vida. Por isso, procure por casas e por apartamentos em bairros bem localizados. No caso de empreendimentos, verifique quais são as áreas de lazer disponíveis, já que essas serão úteis para a diversão dos moradores.

Seja qual for a sua motivação para procurar um novo imóvel, a indicação é visitar o Portal da Arbo. Lá você encontra milhares de casas e de apartamentos em centenas de cidades do Brasil. Com tantas opções fica fácil de encontrar a ideal para você.

Como mudar de imóvel de forma planejada?

Mais importante do que encontrar e se alojar em um novo imóvel é realizar a mudança de forma planejada e organizada. Muitas pessoas não reconhecem a necessidade desse passo, mas, caso o processo seja realizado de forma desordenada, pode trazer inúmeros problemas para os moradores.

Para que a mudança de imóvel não seja um sonho que se torna um pesadelo, o Blog da Arbo separou algumas dicas importantes. Veja:

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

O processo de encontrar o imóvel ideal – seja somente para você ou para você e sua família – não é rápido. Isso porque essa escolha demanda muita reflexão e análise, já que será algo que terá impacto direto na vida dos moradores.

Desse modo, não tenha pressa ao pesquisar por imóveis. Faça uma busca on-line e verifique diversos anúncios. Após encontrar alguns que te chamaram a atenção, verifique novamente se todas as especificidades do imóvel estão de acordo com as suas necessidades.

Caso a casa ou o apartamento atenda às suas expectativas, é chegado o momento de entrar em contato com a imobiliária – ou com o corretor de imóveis – para agendar a visita. Não se esqueça de que a visita presencial é um dos passos mais importantes do processo de compra ou de locação de um imóvel.

Por isso, antes de fechar o negócio, faça muitas visitas, verifique as informações sobre os imóveis e, assim, faça sua escolha.

Conte com o auxílio de amigos e de familiares

Muitas pessoas tomam a decisão de mudar de imóvel de forma autônoma. Isto é, não contam com o auxílio de amigos e de familiares não somente para a escolha do imóvel, mas também para a realização da mudança.

Uma boa dica para que o processo seja simples é não tentar fazer tudo sozinho. É claro que é possível que você consiga realizar o processo de mudança sem ajuda, mas você deve concordar que, com o auxílio e com o apoio de amigos e de familiares, essa tarefa se torna muito menos complexa e cansativa.

Além disso, vale considerar a contratação de profissionais especializados, como os corretores de imóveis, que tem o objetivo de te auxiliar durante todo o processo de compra ou de locação de uma casa ou de um apartamento.

Nesse sentido, é válido, ainda, ressaltar que uma boa empresa de transporte de mudanças pode fazer toda a diferença no resultado final.

organizar-as-finanças

Chegou o momento de organizar as finanças

Organizar as finanças é um passo necessário em praticamente todas as situações da vida adulta. Isso porque, se você é o responsável por seus gastos, precisa ter controle dos valores recebidos e dos valores gastos ao longo do mês.

Apesar de ser de suma importância, o processo de organizar finanças é, muitas vezes, encarado como algo complexo, o que acaba por fazer com que as pessoas desistam de realizá-lo. No entanto, a verdade é que o planejamento financeiro não precisa ser um monstro.

Muito pelo contrário: é possível organizar finanças com o auxílio de ferramentas simples, que irão te ajudar a se planejar melhor para que a mudança para um novo imóvel seja uma decisão correta.

Como organizar as finanças antes da mudança?

Para que organizar as finanças não seja um problema para você, o Blog da Arbo trouxe dicas valiosas, que podem te auxiliar nos cálculos que devem ser realizados antes da tomada de decisão de mudança para uma casa ou para um apartamento novo.

Anote todas as suas despesas

O primeiro passo para verificar se a mudança para um novo imóvel é uma escolha é anotar todas as suas despesas mensais. Aponte quais gastos são recorrentes, como mensalidade de escolas, planos de saúde, entre outros, e quais são ocasionais.

As anotações podem ser feitas tanto em um papel quanto em uma planilha simples. Após apontar todos os gastos que possui, faça a soma dos valores e veja se há algum dinheiro disponível para se mudar para uma casa ou para um apartamento com o aluguel mais caro. 

A dica também é válida para pessoas que desejam comprar um imóvel. A soma dos gastos é importante para que o morador verifique se as parcelas do financiamento irão caber no seu bolso ao longo dos anos de pagamento.

Economize com antecedência

Outro ponto importante para organizar as finanças antes da mudança é começar a economizar dinheiro com antecedência. Na maioria das vezes, os moradores desejam se mudar para um imóvel maior e mais confortável e, portanto, que apresenta um custo maior.

Por isso, é importante que o interessado na mudança possua uma espécie de reserva de emergência, caso não consiga arcar com os novos custos em um primeiro momento. Se for do seu interessa, veja como calcular o IPTU.

Nesse tópico, a planilha – ou as anotações – do primeiro passo também pode ser útil: veja quais gastos do seu orçamento não são essenciais e tente começar a economizar a partir deles. 

organizar-as-finanças

Verifique se o aluguel ou a parcela do financiamento caberá no seu orçamento

Mais uma vez, as anotações de todos os gastos mensais serão úteis para a organização das finanças. Após realizar a soma dos valores que são investidos todos os meses, chegou o momento de verificar qual é o montante que lhe resta.

A conta é simples: basta somar todos os seus rendimentos, ou seja, o dinheiro ganho ao longo do mês e, posteriormente, verificar qual é a diferença do total para os gastos mensais.

O resultado é o valor que lhe sobra e, portanto, é o que deve ser considerado para a avaliação do preço do novo aluguel ou da parcela do financiamento imobiliário.

Se você deseja conferir mais orientações sobre como organizar as finanças, a indicação é assistir ao vídeo Como organizar as finanças pessoais mesmo ganhando pouco, publicado no canal Pé de Meia, no YouTube. Veja:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como organizar as finanças antes de se mudar para um novo imóvel, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse conteúdo? Conte-nos o que você achou das dicas apontadas e quais delas podem ser válidas para o seu planejamento financeiro.

Para conferir mais artigos como esse, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos diversos, como dicas para uma boa mudança e dicas para decorar seu novo imóvel. E, se deseja saber tudo sobre mudanças, clique aqui.

Acesse, também, a Central de Ajuda da Arbo, que está repleta de artigos que podem te ajudar a solucionar problemas do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e informações sobre os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil.

E, se o seu objetivo é encontrar um novo imóvel, não deixe de visitar o Portal da Arbo. Lá você pode realizar buscas de acordo com as suas necessidades por meio dos filtros. Os imóveis estão localizados em centenas de cidades brasileiras e, com certeza, existe um ideal para você.

Postagens relacionadas

empréstimo-de-imóvel

Como usar seu imóvel para conseguir empréstimo?

Colocar um imóvel como garantia de um empréstimo pode ser uma alternativa positiva para se conseguir boas condições de pagamento. Mas antes de tomar essa decisão é preciso entender como a modalidade de crédito funciona. O empréstimo com garantia de imóvel, ou home equity, é uma linha de crédito que vem se popularizando devido aos […]

comprar e alugar passo a passo arbo

Comprar e alugar na Arbo: veja o passo a passo

Se interessou por um imóvel da Arbo? Então você precisa conhecer o passo a passo para comprar e alugar conosco! Nossos processos são simples, práticos e sem burocracia. Confira A Arbo Imóveis é uma empresa que tem o objetivo de facilitar transações imobiliárias para todas as pessoas envolvidas nos processos. Por isso, se você se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *