18 de outubro de 2021

5 dicas para organizar banheiro

dicas para organizar banheiro

Organizar banheiro é uma das tarefas mais complexas da limpeza da casa. Para que essa atividade fique mais simples, confira as dicas que o Blog da Arbo separou especialmente para você

Um cômodo importante e que diz muito sobre o dono da casa é o banheiro. Por isso, melhor do que ter um ambiente lindo, é fazer com que ele seja funcional. Pensando em te ajudar nessa missão, o Blog da Arbo separou cinco dicas práticas para organizar banheiro que você pode aplicar no seu imóvel.

Muito além de fazer a arrumação e a limpeza desse cômodo, é importante que você saiba que o banheiro organizado é uma das melhores ações que você pode fazer – afinal, vai facilitar muito a sua procura por papéis higiênicos, escovas de dentes, toalhas, shampoos, sabonetes e outros cosméticos que são tão importantes no dia a dia. 

E o melhor é que não é nada complicado arrumar os diferentes itens que geralmente ocupam esse espaço (mesmo aqueles bem pequenos, como o algodão). Com organizadores bem simples, como caixas e cestos, é possível deixar todos os itens em ordem e, com isso, o ambiente fica mais bonito. 

O momento do banho, por exemplo, fica muito mais prazeroso quando o banheiro está bem arrumado, não é mesmo?! 

Portanto, agora que você já sabe um pouco sobre o tema, o que acha de conferir uma lista com as cinco dicas de ouro que vão mudar a sua forma de organizar banheiro? Nela você vai aprender:

1. Guarde somente o necessário

Uma das dicas essenciais para manter o banheiro organizado é guardar no cômodo apenas o necessário. A umidade desse espaço pode, inclusive, danificar alguns itens. Por isso, evite acumular objetos que não são efetivamente usados ali.

Isso vale, também, para produtos de higiene que você já não usa há anos ou que já tiveram o prazo de validade vencido. 

Dessa forma, é importante ficar de olho para não acumular embalagens vazias que você pode ter esquecido de jogar fora. Afinal, ter vários potes de shampoo perto do fim ou guardar vidros vazios de perfume ocupa espaço e confere uma aparência de bagunça ao local.

organizar banheiro pia
Organizar banheiro envolve deixar o mínimo de objetos nas bancadas e nas pias

Antes de começar a organizar banheiro, faça uma seleção dos itens que você realmente usa no dia a dia e separe os demais para jogar no lixo ou, se ainda puderem ser usados, doá-los a alguém.

Deixe o mínimo possível de objetos em cima da bancada da pia. O sabonete de lavar as mãos, uma escova de dentes e um aromatizador de ambientes são o suficiente. Ter poucos produtos aumenta a sensação de organização no espaço. 

Recipientes de vidro – como os de papinhas para bebês -, canecas e cestos de plásticos são úteis para guardar itens como algodão, cotonetes e kits de cuidados para as unhas.

2. Otimize o espaço do seu banheiro

A dica de otimizar o espaço do banheiro é fundamental para ambientes pequenos. Vale verticalizar o cômodo com o uso de prateleiras e de armarinhos, que podem ser utilizados para organizar itens de limpeza ou de higiene pessoal. 

Além disso, caixas e cestos são campeões para a organização de banheiros, pois são capazes de arrumar todos os tipos de acessórios e cosméticos. 

O lado bom dos cestos é que eles não vêm com tampa, de modo que os itens ficam expostos e, assim, você consegue pegar e usar tudo com mais facilidade e praticidade no dia a dia.

Uma outra boa dica é comprar cestos coloridos para separar as diferentes categorias de produtos. Por exemplo: use uma caixa só para os sabonetes, outra para as pastas de dente/ enxaguantes bucais, mais uma para absorventes e assim por diante. Em outra caixa ou cesto, guarde papel higiênico, lenços umedecidos, entre outros.

banner e-book casa e decoração

Também é válido utilizar cestinhos de plástico, de vime e de madeira, reaproveitados ou não. Nesse caso, o bacana é setorizar os produtos por tipo.

O ideal é que você deixe os cestos lado a lado nas prateleiras do armário, deixando na frente aqueles que você usa com mais frequência. Shampoos e sabonetes fechados, por exemplo, podem ficar mais para trás, pois você precisará de um novo apenas quando o antigo acabar.

Seu banheiro é muito pequeno? Uma outra opção para otimizar o espaço é guardar os produtos em uma sapateira pendurável. 

organizar banheiro nichos
Os nichos são essenciais para organizar banheiro

3. Gavetas, nichos e ganchos: boas opções para organizar banheiro

Se você é do tipo minimalista e prefere que tudo fique devidamente guardado, os armários com portas são uma ótima opção. 

Já pensou em, ao invés de portas, usar gavetas? Essa ideia é ótima e garante uma visão “panorâmica” do que está na gaveta, contribuindo para que você ache tudo com mais facilidade. Isso sem contar que é possível colocar divisórias ou caixas para criar novos compartimentos e organizar tudo ainda mais. 

Gosta de nichos? Eles realmente vieram para ficar na decoração de apartamentos e de casas. Para organizar banheiro, você pode fixá-los nas paredes e usá-los para guardar produtos de beleza e higiene. 

Aproveite as peças, também, para colocar aqueles produtos que têm embalagens bonitas e que, por isso, merecem ficar à vista, uma vez que contribuem para a estética do banheiro.

Muitas vezes, a parede acima do vaso fica esquecida e quem tem banheiro pequeno sabe como cada pedacinho precisa ser devidamente aproveitado. 

Uma solução simples é colocar os nichos – ou prateleiras – nesse espaço,  logo acima da descarga, criando assim mais um lugar para guardar utensílios. E por que não decorar o seu banheiro?!

Os ganchos são super úteis e, também, uma forma de otimizar a decoração, já que você pode pendurar desde toalhas até cestos com alças.

Vale reforçar a dica número um, que é otimizar cada canto do banheiro. Por isso, coloque os ganchos atrás da porta ou, ainda, invista nas barras, que podem ser posicionadas, na pia ou na parede.

4. Espelhos e iluminação

Para organizar banheiro com pouco espaço, é importante considerar o uso de espelhos como uma maneira de fazer com que o espaço pareça maior. Por isso, abuse dessa solução econômica e use muito os espelhos no banheiro.

Considere, também, pendurar um par de luzes pendentes ao lado da bancada ou da pia. Dessa forma, você libera espaço na parede para porta-toalhas ou para espelhos maiores. 

As luminárias trazem personalidade para o ambiente, o que vai ajudar não apenas na parte prática de como organizar banheiro pequeno, mas que, também, vai deixar o local charmoso e elegante. 

organizar banheiro espelhos
Os espelhos são fundamentais para aumentar o espaço e organizar banheiro

5. O que deixar dentro do box?

Shampoo, condicionador, sabonete, creme de hidratação, esfoliante, esponja… Evite deixar todos os produtos dentro do box, mesmo que fiquem em cima de um suporte, pois o excesso de itens pode causar a sensação de bagunça. 

Acomode somente os produtos que você realmente mais usa. Os demais podem ser guardados em um armário para que sejam pegos só na hora do banho.

Na sua casa moram crianças que gostam de brincar durante o banho? Nesse caso, comece a deixar alguns brinquedinhos no box. A ideia não é fazer com que a criança fique muito tempo no chuveiro, mas tornar a hora do banho mais divertida. 

Para que os brinquedos não fiquem soltos pelo chão, aposte em uma cesta aramada com ventosas. 

organização do box
Os box precisam estar em ordem para organizar banheiro

Mais dicas importantes para organizar banheiro

A lista de dicas para organizar banheiro ainda não acabou. Isso porque o Blog da Arbo trouxe algumas outras orientações que também podem te ajudar.

Use um jogo americano, um tecido ou até uma toalha para colocar na prateleira do gabinete do banheiro e protegê-la da umidade. Isso também vai facilitar a limpeza, já que as sujeiras não vão grudar na superfície do móvel. 

Ah, e atenção: pendure apenas as toalhas que estão em uso, assim o banheiro não fica com o aspecto de bagunçado. 

Use os suportes que citamos acima, como os ganchos, para suspendê-las de maneira uniforme, evitando dobraduras em excesso. Um outro acessório bacana para ter no banheiro é o toalheiro térmico, que deixa a toalha seca e quentinha.

Para conferir mais truques para organizar banheiro, assista ao vídeo Banheiro: dicas de como organizar a bancada, o armário, as gavetas e o box, publicado no canal Casa GNT, no YouTube:

O que você achou desse conteúdo? Não se esqueça de continuar a navegar pelo Blog da Arbo para conferir conteúdos semelhantes. Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail.

Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

troca de apartamento

Troca de apartamento: quais são os cuidados?

Se você deseja realizar a troca de apartamento, precisa se certificar de que o novo imóvel é uma boa opção. Nesse texto você vai verificar tudo que precisa ser analisado antes da negociação e da mudança É possível que você já esteja cansado de morar no mesmo imóvel após muitos e muitos anos. Por isso, […]

luminarias-para-sala

Saiba como escolher luminárias para sala

A luminária é um item presente na sua sala de estar? Hoje, você vai conferir como essa peça pode deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante. À noite, quando há uma queda de energia elétrica, uma das primeiras atitudes de qualquer pessoa é iluminar o ambiente com velas ou até mesmo com a luz […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *