25 de setembro de 2021

Como organizar sapatos: veja 5 dicas

como organizar sapatos

Tá difícil arrumar espaço para organizar seus sapatos? Separamos alguns macetes para te ajudar nisso e deixar tudo no lugar certo!

Só de pensar na organização de casa, você também se pergunta sobre como organizar sapatos? Pode parecer simples, mas este é um dos grandes desafios quando falamos em organização, principalmente para quem não tem muito espaço ou tem muitos pares de sapato.

É preciso certos cuidados para não estragar os pares de sapatos na hora de guardar, e além disso, dependendo da forma como eles são organizados, alguns podem ser esquecidos no fundo do armário, ficando fora de vista e fazendo com que você esqueça de usá-los no dia a dia. Isso já aconteceu com você?

Como esta é uma missão difícil, a Arbo separou 5 dicas de como organizar sapatos que podem te ajudar nessa arrumação no seu lar. Confira este post que preparamos especialmente para você e escolha qual a opção que mais combina com as suas necessidades! Vamos lá?

  1. Como organizar sapatos no guarda-roupa?
  2. Opções baratas para guardar sapatos 
  3. Como organizar sapatos em prateleiras?
  4. Organizadores 
  5. Pouco espaço: outras ideias de como organizar sapatos 

1. Como organizar sapatos no guarda-roupa?

Muita gente tem o costume de guardar sapatos no guarda-roupa, mas para isso dar certo é necessário manter esse móvel sempre muito bem organizado, evitando que os pares sejam perdidos no fundo do armário ou que se misturem no meio das roupas.

Uma das ideias de como organizar sapatos no guarda-roupa é usar cabides próprios para isso. Modelos de cabides para sapatos podem ser encontrados com facilidade em lojas que vendem itens de organização. 

A vantagem dessa ideia é que esses cabides específicos não danificam os sapatos, porque foram desenvolvidos justamente com essa finalidade, e são uma excelente forma de deixar o armário todo em ordem!

Usar organizadores que podem ser pendurados no cabideiro do guarda-roupa também é uma boa opção. Ah, e não podemos esquecer das caixas organizadoras, que também são boas formas de guardar os sapatos no guarda-roupa. Além de ser bem fácil mantê-las sempre em ordem, empilhadas uma sobre a outra, as caixas também deixam o visual do guarda-roupa mais bonito.

Outra dica importante: se você comprar caixas organizadoras que não são transparentes,  você pode colocar etiquetas para identificar os sapatos com mais facilidade. Nesse caso, as etiquetas podem conter uma pequena imagem do sapato ou mesmo uma breve descrição. Gostou?

2. Opções baratas para guardar sapatos 

sapatos na prateleira

Um truque sobre como organizar sapatos gastando pouco, e que não passa pela cabeça de quase ninguém, é usar paletes. A sapateira de paletes é uma excelente opção de decoração barata e você pode decidir se quer o visual da madeira fazendo parte da sua decoração, ou não. Se prefere colocar cor no seu closet ou no ambiente, envernize a peça. Caso contrário, é só escolher uma tinta para pintar sua sapateira reciclada.

Depois disso tudo, o resultado vai ser um móvel totalmente único, exclusivo e um ambiente muito bem organizado. Essa é a beleza do DIY com recicláveis: transformar algo que ia para o lixo em um objeto útil e completamente adaptado às suas necessidades e gostos. 

Com canos de PVC

Seguindo essa tendência do faça você mesmo, sabia que canos de PVC também podem ser usados para guardar sapatos? Pois é, esses canos que usamos na reforma e construção de uma casa podem ser ótimas formas de como organizar sapatos gastando pouco.

É possível criar vários designs na parede ao fixá-los, basta medir direitinho o diâmetro do cano para que os sapatos caibam dentro dele. Você pode fixar um por um na parede, ou criar uma peça só para encostar numa parede, que pode começar no chão e ir até a altura que você quiser.

Este vídeo de Darlene Bertolini mostra como fazer uma sapateira com cano PVC:

Latas de tinta ou de leite

Outra forma de como organizar sapatos sem gastar quase nada é usando latas de tinta ou de leite pregadas na parede, mas é importante verificar se o diâmetro desses itens suporta o seu sapato. Ok?

Da mesma forma que os canos, elas podem ser pregadas na parede ou dispostas dentro do armário guarda-roupas. Você pode também decorar ou pintar as caixas com tinta automotiva: pinte e decore para que fique um acessório com a sua cara!

Aliás, sabia que dá para fazer muitas coisas interessantes com latas de tinta? Dá uma olhada nesse vídeo do canal EcoArte:

3. Como organizar sapatos em prateleiras?

Se tem uma coisa que é excelente para deixar a casa organizada, inclusive os calçados, são as prateleiras. Elas são a melhor opção para quem conta com pouco espaço, e podem ser excelentes itens na decoração também.

Na entrada de casa, por exemplo, você pode incluir prateleiras embaixo de um móvel alto, criando um local para deixar os acessórios e um espaço para colocar as chaves e outras coisas quando retornar para a casa.

No quarto, uma prateleira vertical pode ter um espaço especial. Use materiais simples, como madeira ou metal, para uma prateleira bonita e moderna. Além dos sapatos, você pode mesclar itens de decoração e até plantas para dar um charme ao móvel. Vai ficar incrível! 

4. Organizadores 

caixas organizadoras para sapatos

E não podemos deixar de fora dessa lista os organizadores! Isso mesmo, eles são excelentes ideias de como organizar sapatos, pois podem ser pendurados em qualquer lugar do quarto. Os organizadores também são ótimos itens de como organizar sapatos  gastando pouco, e que não precisa ser feito manualmente, já que no mercado existem muitos modelos prontos. Basta escolher o ideal para o seu lar.

Existem dois tipos de organizadores de sapatos: os flexíveis, que conseguem armazenar mais de um sapato de uma só vez, e os individuais. Os produtos podem ser pendurados, inseridos dentro de um guarda-roupa ou de uma sapateira. 

5. Pouco espaço: outras ideias de como organizar sapatos 

Além da arrumação em si, se o seu grande problema é o espaço, então a saída é aproveitar aquele cantinho vazio que não está sendo usado. Embaixo da cama é uma ótima opção para organizar as peças. Você pode usar uma chapa de madeira e instalar pequenos rodízios (aquelas rodinhas) para facilitar o acesso.

Ah.. e sabia que as próprias caixas de sapatos ou até mesmo outras caixas padronizadas podem ser empilhadas em prateleiras para guardar os sapatos? Se quiser esconder, coloque uma cortina ou divisória. Pode etiquetá-las também para ficar fácil de identificar as peças dentro delas.

Se você é uma pessoa que usa muito saltos sabe bem que diferente dos outros sapatos,  eles ocupam um espaço extra e também exigem cuidados especiais. Mas não se preocupe porque também existem estratégias bem legais para guardar esses modelos sem danificar ou ocupar muito espaço.

Sabe aqueles grids de metais que são muito populares para usar como organizador e mural de papéis? Eles também podem organizar os seus saltos! Use um modelo de hastes mais grossas e pendure os pares nos quadradinhos usando justamente os saltos! Não precisa nem pregar a grade na parede, apenas apoiá-la.

Outra super ideia é usar aqueles suportes para toalhas horizontais, sabe? Eles são baratos e fáceis de encontrar. Você pode fixar alguns na parede no quarto, deixando um espaço entre eles, e pendurar os saltos. Você economiza espaço e tem um detalhe super moderno na decoração. 

Uma outra boa ideia é criar nichos nas paredes ou nos cantos. Hoje está ainda mais fácil, pois você pode comprar eles prontos e colocá-los sobre prateleiras ou fixá-los diretamente nas paredes. Eles podem até criar desenhos diferentes e brincar com as profundidades. O que acha?

Espero que algumas das nossas dicas ajudem você na tarefa de como organizar sapatos. Para sempre ficar muito bem informado com as tendências de organização e decoração para o seu lar, cadastre-se na nossa newsletter gratuita e receba nossos novos conteúdos toda semana no seu email. É só preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Vai mudar de casa com o pet? Confira essas dicas.

Um pet precisa de alguns cuidados especiais para se adaptar a um novo lar. Neste texto, você vai ler algumas dicas para facilitar esse processo. Mudar de casa é sempre um processo que exige cuidados especiais. No entanto, se você tem um pet em casa, a preocupação aumenta ainda mais. Isso porque, geralmente, a mudança […]

Espelhos decorativos: saiba como usar na sua casa

Quer renovar os ares de seu imóvel? Os espelhos decorativos podem te auxiliar nessa tarefa de forma prática, fácil e barata. Veja dicas para usá-los em sua decoração Decorar ou redecorar os cômodos de um imóvel pode conferir uma nova atmosfera aos cômodos. Isso mostra que, desde que realizadas da forma correta, as mudanças são […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *