12 de maio de 2022

Como escolher o papel de parede para quarto de casal

papel-de-parede-para-quarto-de-casal

Quer mudar o visual do seu lar? O papel de parede para quarto de casal pode ser uma boa opção. Confira dicas sobre o assunto nesse texto. 

O quarto de casal, muitas vezes, é o primeiro cômodo que recebe um toque especial de decoração, não é mesmo?! Isso ocorre porque, nesse ambiente, é fundamental que o gosto do casal esteja bem representado em todos os detalhes. Nos dias de hoje, existem muitas opções para quem deseja ter um cuidado especial com esse cômodo. Nesse texto, vamos falar sobre o papel de parede para quarto de casal. 

Esse item pode fazer toda a diferença no estilo do quarto, trazendo exclusividade e muita beleza para o espaço. Atualmente, existem diversos tipos diferentes de papéis de parede para escolher. Eles se diferenciam pelas texturas, pelas cores e pelos materiais. 

Vamos começar nosso texto sobre papel de parede para quarto de casal especificando um pouco mais sobre cada um desses tipos?! 

papel-de-parede-para-quarto-de-casal

Papel de parede para quarto de casal: quais os principais tipos? 

Utilizado para transformar a decoração de ambientes como salas, quartos e escritórios de maneira rápida, prática e acessível, o papel de parede fornece estampas e cores aos cômodos, sendo considerado um dos principais itens de decoração de um lar. 

Confira abaixo os principais tipos de papel de parede que são utilizados para decoração: 

Vinílico

Composto por PVC, possui uma longa durabilidade e pode ser utilizado em qualquer ambiente, adaptando-se bem a todos os cômodos da casa.

Vinilizado

O papel de parede vinilizado é bem semelhante ao vinílico, mas se diferencia por ser um modelo mais acessível e não muito recomendado para áreas úmidas.

Acetinado

Conhecido por acumular menos pó que os demais tipos, o papel de parede acetinado é perfeito para decorar casas de pessoas com alergias ou quartos de crianças.

Mica

Um dos modelos mais diferentes e delicados do mercado, o papel de parede mica é feito com pedras prensadas e não deve ser usado em áreas com umidade.

TNT

Com uma textura bem parecida com tecido, o papel de parede TNT é extremamente resistente e pode ser aplicado em regiões úmidas, sendo ideal para regiões litorâneas.

Adesivo

Super fácil de ser aplicado, o papel de parede adesivo tem a espessura bem fina e não precisa de preparação de cola, pois basta remover uma película protetora e fixá-la sobre uma parede limpa e lisa.

papel-de-parede-para-quarto-de-casal

Ideias para papel de paredes para quarto de casal

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os tipos mais comuns de papéis de parede para quarto de casal, vamos ver algumas ideias que você pode usar como inspiração na hora de escolher um para o seu quarto de casal. 

Papel de parede pode substituir a pintura

Se você é do tipo que não gosta ou que não quer trabalhar com tinta para as paredes do seu quarto de casal, o papel de parede pode ser uma boa alternativa.

A variedade de cores e de modelos disponíveis no mercado é infinita e existem diversas opções que podem contribuir com o estilo decorativo que você quer fornecer ao cômodo. Os modelos podem incluir figuras, gravuras, listras e muito mais. A cor chama atenção e traz uma combinação inovadora, moderna e exótica para o cômodo. 

Uma grande vantagem do papel de parede em detrimento da tinta é que ele é de fácil aplicação nas paredes, que pode ser feita pelos próprios moradores do imóvel. 

Para você entender como é simples esse processo, pode verificar o vídeo abaixo, publicado no canal da Jéssica Araujo, no YouTube. Nele, a Jéssica mostra o passo a passo que ela seguiu para aplicar o papel de parede sozinha em seu quarto. 

Paredes decoradas com textura

Como já explicado acima, o papel de parede para quarto de casal pode ser de muitos tipos e formatos. Contudo, um dos que mais faz sucesso no mundo de decoração atual são os papéis de parede com textura. 

A textura pode ser definida como uma massa utilizada para criar desenhos e formas em alto relevo nas superfícies. O método é utilizado, na maioria dos casos, para destacar uma parede das demais e tem grande influência em deixar o ambiente mais moderno e ousado.

Caso você vá escolher por esse tipo de papel de parede, deve ficar atento. Apesar de a aplicação de textura em paredes não ser uma técnica complexa, é preciso ter uma atenção a mais. Caso você não tenha familiaridade com esse tipo de aplicação, vale a pena contar com a ajuda de um profissional. 

Papel de parede junto com outros objetos 

Objetos pendurados ou instalados na parede nunca saem de moda, não é?! Claro que os mais famosos deles são os quadros decorativos. 

E essa é uma excelente alternativa para quem deseja complementar o visual que o papel de parede de quarto de casal traz para o seu ambiente. 

Além dos quadros, objetos como pratos decorativos, molduras e cabideiros também podem ser uma ótima ideia. Outra boa dica é pensar em objetos pessoais. No quarto do casal, é fundamental pensar em itens que tenham valor para as duas partes. Por exemplo: se vocês são fãs de música ou a tem como um hobby, que tal usar um instrumento musical para decorar uma das paredes do quarto?

Paredes decoradas com pinturas geométricas

Se você optar pela estampa geométrica para o papel de parede para quarto de casal, é preciso atentar-se às cores do modelo. Isso porque o papel de parede geométrico com cores mais neutras combina perfeitamente com um ambiente mais contemporâneo, enquanto uma opção mais colorida dá um ar retrô para a decoração.

Papéis de parede no estilo rústico 

Existem diferentes estampas para quem busca uma decoração mais rústica. Você pode optar, por exemplo, por um papel de parede que simula a madeira, deixando seu ambiente mais acolhedor, ou por uma opção de tijolinhos, tendência da decoração industrial. 

Em ambos os casos, esse estilo de estampa combina muito bem com decorações mais neutras, como uma sala de estar sem muitos móveis coloridos e chamativos.

Como escolher o papel de parede para quarto de casal? 

papel-de-parede-para-quarto-de-casal

Agora que você já sabe os tipos de papéis de parede e as principais ideias que a decoração apresenta para esse item, chegou a hora de pensar nas opções ideais para o seu quarto de casal. Vamos lá?! 

Pense no tamanho do seu quarto

O tamanho do cômodo é um dos principais fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha do papel de parede para o quarto de casal. Se você busca ampliar visualmente seu quarto, pode contar com a ajuda de papéis em cores claras e neutras.

Entretanto, se você tem um quarto amplo, o trabalho fica muito mais fácil e a quantidade de opções aumenta consideravelmente. Contudo, independentemente do tamanho, é recomendável aplicar o papel de parede em apenas duas paredes do cômodo, evitando criar uma decoração sobrecarregada.

Quais são as cores já presentes em seu quarto?

Um passo essencial para escolher o papel de parede certo para o seu quarto de casal é pensar na combinação entre as cores da sua mobília e a do papel de parede escolhido. 

Busque um modelo de papel de parede que já tenha algumas cores presentes nesse mesmo ambiente. Se preferir, você também pode optar por um modelo com cores básicas: branco, preto ou cinza, que se harmonizam facilmente às demais cores do seu cômodo.

Não deixe de considerar o tipo de aplicação do material

O tipo de aplicação do papel de parede influencia na limpeza do material. Então, mesmo que você contrate uma empresa especializada para fixar seu papel de parede para quarto de casal, é preciso levar em conta a técnica de aplicação que ele exige.

Por isso, na hora de escolher o papel de parede para seu quarto de casal, é fundamental pensar em questões além da transformação visual do seu cômodo: você precisa levar em consideração a decoração dos demais espaços da sua casa, o tamanho do ambiente, as cores que já fazem parte dele e a limpeza e manutenção desse material.

Gostou do nosso conteúdo sobre papel de parede para quarto de casal?

Depois de ler todo esse post, nós esperamos que você tenha conseguido pensar no papel de parede ideal para seu quarto de casal. 

Algum estilo ou estampa chamou a sua atenção? Compartilhe sua opinião com a gente na caixa de comentários. Além disso, você também pode aproveitar o espaço para deixar suas sugestões de conteúdos ou críticas.

Aqui no Blog da Arbo, além de dicas de decoração para sua casa, você encontra muitos outros conteúdos relacionados a imóveis nas principais cidades do país. A propósito, se você pensa em sair do aluguel e comprar sua casa, pode descobrir como o financiamento de imóveis pode te ajudar.

Você também pode entrar na Central de Ajuda da Arbo e conferir diversas informações sobre questões cotidianas.

E não deixe de visitar o Portal da Arbo, com diversas opções de casas e de apartamentos incríveis por todo o Brasil. Acesse agora mesmo e confira!

Postagens relacionadas

Proprietário: o que saber para alugar seu imóvel

Você é proprietário de um imóvel e quer alugá-lo? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a alugar seu imóvel de forma simples. 1- Evite mudanças radicais sem planejamento Sabe aquela reforma que na hora parece ser uma ótima ideia? Pense sempre muito bem! Integrar dois quartos, pintar as paredes de cores chamativas ou fazer […]

decoração-provençal

Decoração provençal: saiba tudo sobre o estilo

Você já ouviu falar de decoração provençal? Neste artigo, vamos te mostrar como esse estilo pode decorar o seu lar.  Assim como o estilo clássico, a decoração provençal tem uma origem européia e prima, principalmente, pela elegância e sobriedade nos ambientes. Uma das grandes características deste estilo decorativo é a mescla de elementos luminosos e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *