25 de setembro de 2021

Como escolher um papel de parede para sala de estar

papel-de-parede-para-sala-de-estar

Quer transformar totalmente a decoração do seu ambiente? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber para escolher corretamente um papel de parede para sala de estar.

Utilizado para transformar a decoração de ambientes como salas, quartos e escritórios de maneira rápida, prática e acessível, o papel de parede surgiu na China, aproximadamente 200 anos antes de Cristo. Atualmente, ele fornece estampas e cores aos cômodos, mas não possuía qualquer detalhe decorativo quando foi criado: o papel de parede original era totalmente branco, rudimentarmente produzido com papel de arroz. Hoje em dia, muita coisa mudou e o papel de parede para sala de estar se tornou um item essencial de decoração.

No Brasil, embora a forte imigração europeia entre o final do século XIX e início do século XX tenha dado início à importação do papel de parede, foi apenas na década de 1960, com a modernização da indústria nacional e a redução dos custos, que o objeto tornou-se popular nas casas brasileiras.

Neste texto, você vai conferir como escolher o melhor papel de parede para sala de estar e dar um toque especial à decoração da sua casa. Mas, antes de mais nada, é preciso saber que existem diversas opções de papel de parede disponíveis no mercado e, por isso, é fundamental entender qual é o mais adequado para o seu ambiente e estilo.

papel-de-parede-para-sala-de-estar

Tipos de papel de parede

Confira abaixo alguns dos principais tipos de papel de parede para sala de estar:

Vinílico

Composto por PVC, possui uma longa durabilidade e pode ser utilizado em qualquer ambiente, adaptando-se bem a todos os cômodos da casa.

Vinilizado

O papel de parede vinilizado é bem semelhante ao vinílico, mas diferencia-se por ser um modelo mais acessível e não muito recomendado para áreas úmidas e com a incidência direta da luz solar.

Acetinado

Conhecido por acumular menos pó que os demais tipos, o papel de parede acetinado é perfeito para decorar casas de pessoas com alergias ou quartos de crianças.

Mica

Um dos modelos mais diferentes e delicados do mercado, o papel de parede mica é feito com pedras prensadas e não deve ser usado em áreas com umidade.

TNT

Com uma textura bem parecida com tecido, o papel de parede TNT é extremamente resistente e pode ser aplicado em regiões úmidas, sendo ideal para regiões litorâneas.

Adesivo

Super fácil de ser aplicado, o papel de parede adesivo tem a espessura bem fina e não precisa de preparação de cola, pois basta remover uma película protetora e fixá-lo sobre uma parede limpa e lisa.

papel-de-parede-para-sala-de-estar

Modelos de estampas em papel de parede para sala de estar

Além de escolher o modelo perfeito do papel de parede para sala de estar, é preciso saber que tipo de estampa combina com o ambiente e, principalmente, com a decoração da sua casa. Afinal, não faz muito sentido apostar em uma sala de estar toda geométrica se os demais cômodos contam com uma decoração mais floral.

Por isso, agora vamos conferir as estampas de papéis de parede mais populares e encontrar a que mais combina com a sua casa:

Listrada

Usar a estampa listrada no papel de parede para sala de estar é uma forma de garantir uma ampliação visual do cômodo. Além disso, dependendo das cores aplicadas nas estampas, o listrado possibilita combinar mais de um estilo de papel de parede no mesmo ambiente.

3D

Perfeito para ambientes que apostam em uma atmosfera mais contemporânea, o papel de parede com estampa 3D dá mais profundidade para o cômodo e pode simular paisagens, cenários ou estampas mais abstratas.

Geométrica

Se você decidir pela estampa geométrica para o papel de parede para sala de estar da sua casa, é preciso atentar-se às cores do modelo. Isso porque o papel de parede geométrico com cores mais neutras combina perfeitamente com um ambiente mais contemporâneo, enquanto uma opção mais colorida dá um ar retrô para a decoração.

Floral

A estampa floral é perfeita para quem busca colocar um toque de feminilidade e delicadeza no espaço decorado, adaptando-se bem tanto a cômodos mais clássicos quanto a ambientes mais modernos.

Rústico

Existem diferentes estampas para quem busca uma decoração mais rústica. Você pode optar, por exemplo, por um papel de parede que simula a madeira, deixando seu ambiente mais acolhedor, ou por uma opção de tijolinhos, tendência da decoração industrial. Em ambos os casos, esse estilo de estampa combina muito bem com decorações mais neutras, como uma sala de estar sem muitos móveis coloridos e chamativos.

Retrô

Se você quer deixar sua sala de estar com jeitinho de casa de avó, pode apostar no papel de parede em estilo retrô. Esse modelo contém estampas que remetem às décadas passadas, trazendo para a decoração flores, formas geométricas e até mesmo cores em xadrez.

Como escolher o papel de parede para sala de estar

Agora que você já sabe os tipos de papéis de parede e as principais estampas, chegou a hora de pensar nas opções ideais para a sala de estar da sua casa.

Não se esqueça que, geralmente, a sala de estar é o primeiro cômodo que as visitas conhecem ao entrar em sua residência – além de provavelmente ser onde elas passarão mais tempo. Por isso, se for transformar o visual do ambiente com um papel de parede, é fundamental decidir pelo mais adequado para não se arrepender.

O papel de parede para sala de estar é fundamental para gerar um ambiente confortável e aconchegante para suas visitas. Assim, a escolha não deve destoar com o estilo de decoração que sua casa possui.

papel-de-parede-para-sala-de-estar

Pense no tamanho da sua sala de estar

O tamanho do cômodo é um dos principais fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha do papel de parede para sala de estar. Se você busca ampliar visualmente a sua sala, pode contar com a ajuda de papéis em cores claras e neutras.

Mas, se você tem uma sala de estar ampla, o trabalho fica muito mais fácil e a quantidade de opções aumenta consideravelmente.

Entretanto, independentemente do tamanho da sua sala de estar, é recomendável aplicar o papel de parede em apenas duas paredes do cômodo, evitando criar uma decoração sobrecarregada.

Quais são as cores já presentes em sua sala?

Imagine uma sala de estar com mobília toda moderna e colorida e um papel de parede que simula madeira. Não combina muito, né? Para evitar que esse tipo de erro aconteça na sua casa, é necessário pensar na combinação entre as cores da sua mobília e a do papel de parede escolhido.

Busque um modelo de papel de parede para sala de estar que já tenha algumas cores presentes neste mesmo ambiente. Se preferir, você também pode optar por um modelo com cores básicas: branco, preto ou cinza, que se harmonizam facilmente às demais cores do seu cômodo.

Não deixe de considerar o tipo de aplicação do material

O tipo de aplicação do papel de parede influencia na limpeza do material. Então, mesmo que você contrate uma empresa especializada para fixar seu papel de parede para sala de estar, é preciso levar em conta a técnica de aplicação que ele exige.

Por ser um ambiente muito mais seco do que a cozinha ou o banheiro, por exemplo, a sala de estar pede por opções mais fáceis de serem limpas, como o papel de parede adesivo.

papel-de-parede-para-sala-de-estar

Por isso, na hora de escolher o papel de parede para sala de estar, é fundamental pensar em questões além da transformação visual do seu cômodo: você precisa levar em consideração a decoração dos demais espaços da sua casa, o tamanho do ambiente, as cores que já fazem parte dele e a limpeza e manutenção desse material.

E aí, já conseguiu decidir o papel de parede para sala de estar ideal para sua casa?

Depois de ler todo esse post, nós esperamos que você tenha conseguido pensar no papel de parede ideal para sua sala de estar. Algum estilo ou estampa chamou a sua atenção? Compartilhe sua opinião com a gente na caixa de comentários. Além disso, você também pode aproveitar o espaço para deixar suas sugestões de conteúdos ou críticas.

Aqui no Blog da Arbo, além de dicas de decoração para sua casa, você encontra muitos outros conteúdos relacionados a imóveis nas principais cidades do país. A propósito, se você pensa em sair do aluguel e comprar sua casa, pode descobrir como o financiamento de imóveis pode te ajudar.

Postagens relacionadas

truques para a organização da casa

Organização da casa: veja as principais dicas

A organização da casa é um aspecto muito importante para a qualidade de vida dos moradores. Para que seu imóvel esteja sempre arrumado, confira as dicas no texto abaixo  Manter a organização da casa em dia e deixar os ambientes limpos e arrumados é uma questão de hábito. Sim, pode acreditar! Além disso, é importante […]

Aluguel sem fiador: confira as possibilidades

O aluguel sem fiador já é uma realidade cada vez mais utilizada no mercado imobiliário. Afinal, as novas alternativas de garantia de locação oferecem mais agilidade, facilidade e até economia.  Os novos sistemas de garantia de aluguel sem fiador surgiram para solucionar este que é um dos principais problemas de locação. Isso porque a exigência […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *