29 de novembro de 2021

Saiba escolher um papel de parede para sala de jantar

papel-de-parede-de-sala-de-jantar

Se você quer dar uma repaginada na sala de jantar de sua casa sem fazer reformas ou pinturas, fique com a gente. Nesse artigo você irá aprender a escolher um papel de parede para sua sala de jantar.

A decoração de um cômodo ou da casa inteira não precisa ser algo difícil. Você não precisa, necessariamente, reformar ou pintar o quarto, a sala ou a cozinha para que sua casa fique com uma cara nova. Você, por exemplo, pode optar por um papel de parede para sala de jantar ou para um banheiro.

Essa alternativa vai fazer com que sua casa tenha um toque de estilo sem que você despenda muito tempo e esforço com pinturas e outros tipos de decoração. Sem contar que existem diversos tipos de papéis de parede disponíveis no mercado que você precisa conhecer antes de escolher. 

Você pode optar por papéis de parede coloridos, neutros, com formatos geométricos, linhas e estampas variadas. Existe uma infinidade de opções e, com certeza, uma delas irá combinar com seu ambiente, sem fazer sujeira. Fique com a gente que explicaremos mais sobre os papéis de parede e como você pode aplicá-los em sua sala de jantar. 

Como o papel de parede surgiu?

como-surgiu-papel-de-parede

O papel de parede surgiu na China há mais de 2 mil anos. Ele era produzido por meio do papel de arroz e, inicialmente, era todo branco, sendo que a arte final era feita à mão por artesãos chineses. Ao longo da história foram criados carimbos de madeira, que eram colocados em uma tinta para depois marcar os papéis. 

Nos séculos 15 e 16, os comerciantes árabes começaram a decorar paredes, portas e janelas com papéis de parede, aprendendo sua fabricação com os criadores deste item, e, posteriormente, levando-os à Europa. Com os renascentistas italianos e franceses foi criado o estilo europeu dos papéis de parede. 

Essa iguaria chegou ao Brasil por meio da imigração europeia para o país. Entretanto, só a partir da década de 1960, com a fabricação em massa de papéis de parede, ocorreu a popularização desse item nas casas brasileiras. 

Em que momento utilizar o papel de parede para a sala de jantar?

São vários os fatores que podem fazer com que você precise escolher um papel de parede para sua sala de jantar. Além de não precisar gastar com tintas, com mão de obra e com outros materiais decorativos, como móveis e objetos, o papel de parede por si só já consegue deixar o ambiente estiloso. 

Em uma sala de jantar, o papel de parede pode realmente dar nova vida ao ambiente. Seus convidados ficarão impressionados com a complementação de decoração no cômodo e sempre irão perguntar como você escolheu e aplicou em sua parede. 

Outro benefício de se utilizar papéis de parede em sua sala de jantar é a questão de, nesse ambiente, existirem móveis frágeis como uma mesa de jantar ou, ainda, um lustre. Portanto, ao optar pela aplicação de um papel de parede, você reduz muito as possibilidades de eventuais acidentes acontecerem aos seus móveis.  

Se você tem a vida corrida e não tem a possibilidade de acompanhar a pintura de um cômodo ou de ir atrás de itens de decoração, mais uma vez, o papel de parede pode ser a solução. Isso porque a aplicação é rápida e, tomando as devidas precauções, você mesmo pode aplicar o papel em sua parede. 

Separamos para você o vídeo Como instalar papel de parede, do canal da Paloma Cipriano, disponível no YouTube.  

Principais materiais de papéis de parede

Agora que você já viu como o papel de parede surgiu e qual o melhor momento para aplicá-lo, você precisa saber quais são os principais tipos de papel de parede para sala de jantar que você deve escolher. Isso vai fazer total diferença no resultado final da decoração.

Papel de parede tradicional

O papel de parede tradicional é o mais comum no mercado e é feito de celulose. Para aplicá-lo, você deve utilizar cola. Entretanto, é claro que você pode optar por chamar um profissional para fazer a aplicação e para evitar possíveis erros. 

Esse tipo de papel de parede pode ter uma camada vinílica, o que possibilita sua lavagem e estende sua duração para até 20 anos. 

papel-de-parede-tradicional

Papel de parede adesivo

O papel de parede adesivo é o mais fácil de aplicar, já que não demanda nenhuma técnica específica ou a ajuda de um profissional. Ele é feito a partir de PVC-vinil ou poliéster e é muito utilizado com estampas 3D. 

Contudo, esse papel de parede tem sua durabilidade reduzida de dois a cinco anos por ser muito frágil. O ideal é que, se você optar por papel de parede com esse tipo de material, não o coloque em ambientes expostos ao sol ou que possam ter umidade. 

Papel de parede flocado

Esse tipo de papel de parede é utilizado em ambientes luxuosos e é muito sensível, por isso requer manutenções esporádicas. Ele pode ter ilustrações em alto relevo que lembram a textura do veludo. 

Papel de parede tradicional digital

Com a mesma função e aplicação do papel de parede tradicional, esse tipo tem a vantagem da inovação. 

Com o desenvolvimento de tecnologias, esse papel de parede tem  maior diversidade de estampas e confecção muito mais rápida que os demais. A qualidade desse papel é muito boa, sendo considerado uma ótima opção para ambientes como a sala de jantar. 

Papel de parede natural

Esse tipo de papel de parede é feito com materiais naturais como o bambu, a cortiça ou a fibra. Não são tão populares e são muito utilizados para dar um ar mais rústico ao seu ambiente. 

Se você simpatiza com o estilo de decoração rústico, que envolve materiais naturais em móveis e em outros objetos de decoração, talvez essa seja a melhor opção para você.

Papel de parede de mica

Esse tipo de papel parede é ideal para ambientes que necessitam de cores neutras e básicas. É um dos modelos mais peculiares disponíveis. Ele é feito com pedras prensadas que podem se parecer com areia grossa e é ideal para paredes que tenham contato com umidade.

Agora que você viu os principais materiais utilizados na confecção desses itens decorativos, veja qual a melhor estampa ou estilo para o papel de parede para a sala de jantar. 

Estilos de papel de parede para a sala de jantar

Considerando que a sala de jantar pode ser um ambiente estiloso e alegre, vamos apresentar algumas opções que você pode escolher para os papéis de parede desse cômodo. Tudo vai depender do estilo de decoração que você irá selecionar, portanto, iremos mostrar ideias e você deve pensar em qual se comunica melhor com sua casa.

3D

Papéis de parede em estilo 3D podem ser uma boa opção para sua sala de jantar. Isso porque eles podem imitar texturas como tijolos e outros revestimentos, sem a necessidade de fazer sujeira e com muito mais praticidade. 

Ainda, se você estiver procurando por estampas diferentes para o papel de parede de sua sala de jantar, vale a pena observar aqueles que são em 3D. 

Listras

Muito comuns, esses papéis de parede garantem estilo e sofisticação em sua sala de jantar. Isso porque  as linhas representam sobriedade e, se você utilizar as cores com sabedoria, pode conseguir um efeito incrível no papel de parede para a sala de jantar. 

Ainda, esse estilo é perfeito para sua sala de jantar se ela for pequena, já que as listras dão a impressão de um cômodo maior. 

Flores

Outro papel de parede que pode cair bem em sua sala de jantar são aqueles em que a estampa são florais ou representações abstratas de flores. As linhas curvilíneas das flores garantem que o ambiente fique elegante e estiloso. 

Geométricos

Papéis de parede como formas geométricas são muito comuns, já que eles podem transformar o cômodo da sala de jantar com os ângulos retos existentes na estampa. A cor certa ou uma combinação harmoniosa  pode fazer com que sua sala fique muito estilosa.

papel-de-parede-de-sala-de-jantar

O que você achou deste conteúdo?

Deixe nos comentários o que você achou das opções de estilos e de materiais para o papel de parede para sala de jantar que viu neste artigo. Você também pode deixar sugestões de conteúdos relacionados a casas ou ao mercado imobiliário. 

Acesse o Blog da Arbo para ficar por dentro de inúmeros assuntos relacionados à decoração, ao aluguel, a mudanças e até mesmo à tecnologia voltada para casas. Acesse tudo o que você precisa saber para decorar sua casa ou, ainda, como transformar seu imóvel em uma casa inteligente

Caso você tenha alguma dúvida relacionada ao cotidiano do mercado imobiliário, acesse a Central de Ajuda da Arbo e saiba mais sobre as dúvidas mais frequentes. 

E se você estiver procurando o imóvel dos seus sonhos, não deixe de acessar o Site da Arbo, que conta com opções de diversos imóveis para venda e locação espalhados por todo o Brasil. A plataforma dispõe de filtros avançados e de mapas inteligentes para que você encontre a melhor localização de um imóvel para você. 

Postagens relacionadas

arrumar-o-quarto

Veja 5 dicas para arrumar o quarto eficientemente

Procurando o melhor jeito de deixar sua casa mais bonita e funcional? Confira alguns pontos essenciais que fazem a diferença na hora de arrumar o quarto!  Além do óbvio benefício estético, já que colocar tudo em ordem já deixa o ambiente mais bonito, arrumar o quarto abre espaço para a criatividade. Ao dedicar um tempo […]

o que saber reformar casa alugada

Descubra se você pode reformar casa alugada

Muitos inquilinos se perguntam se podem reformar casa alugada. Se essa é sua dúvida, confira o texto, que vai responder todos os seus questionamentos Encontrar uma casa para morar de aluguel é uma tarefa que exige foco, atenção e muita pesquisa de campo? Depois de visitar muitos imóveis e bairros, você finalmente achou o imóvel […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *