5 de setembro de 2021

5 ideias de paredes decoradas para sua casa ou apartamento

Se você deseja mudar sua casa radicalmente, que tal deixar as paredes decoradas? Veja algumas inspirações e transforme os ambientes

Decorar ou mudar a decoração de uma casa ou de um apartamento não é uma tarefa simples. Mesmo que as mudanças sejam pequenas, o morador precisa fazer um esforço para pensar no que deve ser readequado. A situação é ainda mais complexa quando é necessário mexer na estrutura do imóvel, como no caso de paredes decoradas.

O morador precisa considerar muitos pontos antes de decorar um ambiente. Além dos aspectos estéticos, é necessário pensar no conforto, na funcionalidade do espaço e, também, se as mudanças serão adequadas.

Esse texto irá ajudar os leitores que desejam fazer pequenas mudanças na decoração de seus imóveis, mas também aqueles que planejam investir nas paredes decoradas. Vamos começar?!

Dicas simples para renovar a decoração do imóvel

Neste tópico você vai aprender a transformar os cômodos de sua casa com atitudes simples e baratas, que são capazes de trazer uma nova atmosfera aos ambientes. Renovar a decoração do imóvel não precisa ser um processo complexo.

Reforme alguns móveis

Muitos designers de interiores recomendam que, caso alguém queira mudar a decoração da casa ou do apartamento sem gastar muito, é interessante trocar os móveis de lugar. Contudo, essa atitude não é suficiente para trazer a mudança que muitos buscam para o imóvel. Assim, que tal utilizar seus móveis, mas com uma bela reforma?!

Em comparação com a compra de móveis novos, a reforma traz um excelente custo-benefício, já que possui um valor menor e é capaz de transformar o item, o que pode auxiliar – e muito – nas mudanças da decoração.

A principal reforma de móveis se refere à alteração das cores. Nesse sentido, é possível economizar ainda mais: se você preferir, pode pintar a peça em casa, ao seguir dicas e tutoriais hospedados em redes sociais.

Invista em objetos decorativos

Os objetos decorativos são uma ótima solução se você não deseja interferir na estrutura do imóvel e na aparência dos móveis. Além de serem práticos, são baratos e podem ser posicionados pelos próprios moradores, que devem decidir onde colocá-los de acordo com o estilo decorativo que se pretende alcançar.

Tapetes, estatuetas, quadros decorativos: as opções são diversas e você só precisa verificar quais peças vão contribuir para que o ambiente fique personalizado de acordo com seu gosto pessoal.

Troque as cortinas

As cortinas não são meros bloqueadores da luz solar. Além disso, são excelentes itens decorativos, que podem transformar os cômodos. Desse modo, trocá-las pode ser uma opção fácil de mudar a atmosfera do ambiente.

Se a sua cortina tem cores claras, por exemplo, que tal mudar por uma que traz cores quentes? Cortinas de cores escuras contribuem para um ambiente mais intimista, então não tenha medo de ousar. 

Que tal uma planta?

Você já ouviu falar no Urban Jungle? O conceito pode ser definido como um estilo de decoração que pretende inserir plantas e demais elementos naturais no interior de casas e de apartamentos, com o objetivo de trazer a natureza para perto dos moradores – especialmente daqueles que vivem em grandes centros urbanos.

Assim, é possível dizer que, além do apelo estético, o Urban Jungle tem um propósito com a qualidade de vida das pessoas. Isso porque a presença de plantas e de elementos naturais nos imóveis é benéfica para os moradores, especialmente no que se refere à qualidade do ar e à qualidade do sono.

O estilo pode ser inserido tanto em ambientes amplos quanto em espaços mais modestos. Não há restrições para o Urban Jungle. Contudo, você deve considerar um ponto: por serem seres vivos, as plantas precisam ser cuidadas com frequência.

As espécies de plantas devem ser escolhidas de acordo com as características do ambiente em que serão inseridas. Por exemplo: se você deseja inserir uma planta em sua sala, que recebe bastante luz solar, precisa encontrar uma espécie que precisa dessa exposição direta à iluminação.

Se você quer introduzir as plantas no seu imóvel, mas não sabe por onde começar, que tal conferir as dicas de Marieli Mellmann sobre espécies fáceis de cuidar em casas e em apartamentos. O vídeo foi publicado no canal homônimo, no YouTube.

5 ideias de paredes decoradas para sua casa ou apartamento

Se você deseja mudar radicalmente a atmosfera de um cômodo, pode investir em paredes decorativas. As ideias são diversas e, com certeza, existe um modelo que se adequa ao seu gosto pessoal. Abaixo você conhece cinco maneiras de inserir as paredes decoradas no seu imóvel:

Paredes decoradas com papel

O papel de parede é uma excelente opção para os moradores que não desejam trabalhar com tintas. As cores e os modelos disponíveis no mercado são infinitos e existem diversas opções que podem contribuir com o estilo decorativo que você quer fornecer ao cômodo.

Atualmente, uma das tendências decorativas é a utilização de papéis de parede na cor preta. Os modelos podem incluir figuras, gravuras, listras e muito mais. A cor chama atenção e traz uma combinação inovadora, moderna e exótica para o cômodo. 

paredes-decoradas

A aplicação do papel de parede é simples e pode ser feita pelos próprios moradores do imóvel, desde que com os materiais corretos. Contudo, se você preferir, pode contratar uma empresa especializada nesse serviço.

É possível, ainda, aplicar adesivos nas paredes. Mais simples do que os papéis de parede, eles são feitos em vinil e podem renovar a decoração em minutos. A durabilidade do adesivo varia de acordo com a qualidade do material e a aplicação é fácil e rápida, já que o item é autocolante.

Paredes decoradas com textura

Outra boa forma de mudar a aparência de um ambiente é por meio de paredes decoradas com textura. A aplicação do método não precisa ser feita em todas as paredes de um cômodo. Na verdade, especialistas recomendam que esta seja feita em apenas uma ou duas paredes.

A textura pode ser definida como uma massa utilizada para criar desenhos e formas em alto relevo nas superfícies. O método é utilizado, na maioria dos casos, para destacar uma parede das demais e tem grande influência em deixar o ambiente mais moderno e ousado.

A aplicação de textura em paredes não é uma técnica complexa, mas é preciso ter atenção. Se você não tiver familiaridade com esse tipo de serviço, é recomendável contratar um profissional especializado.

A textura possui, ainda, benefícios que vão além da estética. Por se tratar de um modelo com secagem rápida, excelente acabamento e boa resistência, garante maior durabilidade e proteção à superfície em que foi aplicada.

paredes-decoradas

Paredes decoradas com quadros e outros objetos

Os quadros podem, também, compor as paredes decoradas, assim como outros objetos, que podem ser fixados nas superfícies. Essa opção é indicada para os moradores que não desejam interferir na estrutura física do imóvel, como ocorre no caso da aplicação da textura.

Objetos como pratos decorativos, molduras e cabideiros também podem ser boas pedidas. No caso de ambientes pequenos, a indicação é apostar em espelhos, que, além de contribuir com o aspecto estético do cômodo, conferem a sensação de amplitude.

Se você deseja decorar uma parede com quadros, saiba que é possível investir em mosaicos, que combinam diversas molduras diferentes. Nesse caso, você pode optar por quadros com gravuras, com fotografias, com frases e até mesmo com pôsteres.

Outra dica interessante é apostar em objetos pessoais. Isso mesmo: pendurar objetos com um valor sentimental nas paredes de sua casa. Por exemplo: se você é fã de música ou a tem como um hobby, que tal usar um instrumento musical para decorar uma das paredes de seu quarto?

Paredes decoradas com fitas adesivas

As fitas adesivas e o papel contact são alternativas baratas e bastante funcionais para decorar as paredes de um imóvel. Esses materiais podem ser usados de formas variadas, como para emoldurar fotografias, para criar desenhos e muito mais.

Essa opção é bastante interessante para quem mora em uma casa ou em um apartamento alugado. Por possuir fácil aplicação e remoção, as fitas e o papel contact não danificam a parede. Deixe sua criatividade agir.

Paredes decoradas com pinturas geométricas

As pinturas geométricas em paredes são, atualmente, uma das grandes tendências da decoração. A ideia ganhou força, especialmente, durante o período de distanciamento social, recomendado por órgãos nacionais e internacionais de saúde para conter o avanço da Covid-19.

A opção é simples, criativa e o melhor: econômica. Para produzir sua parede com pinturas geométricas, são necessárias algumas latas de tinta e uma boa dose de criatividade. Você pode pesquisar inspirações na internet ou deixar que sua imaginação guie o processo.

O que você achou das ideias de paredes decoradas?

Você gostou das ideias de paredes decoradas apresentadas no texto? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo e nos conte qual das ideias mais te agradou.

Não deixe de conferir, também, os demais conteúdos do Blog da Arbo, que podem te auxiliar em diversos aspectos. Se você deseja se mudar e tem dúvidas sobre o processo, clique aqui. Contudo, se os seus planos incluem mudar de município, você pode conferir a categoria ‘Cidades’ do blog, que traz conteúdos sobre como é viver nas principais cidades do Brasil.

Conheça a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, a solução de problemas com o chuveiro elétrico e muito mais.

E se você deseja encontrar a casa ou o apartamento ideal, visite o Portal da Arbo, que reúne os melhores imóveis do Brasil.

Postagens relacionadas

assistente-de-voz

Assistente de voz: saiba o que os aparelhos fazem

Com o avanço da tecnologia, aparelhos de assistente de voz têm ficado cada vez mais famosos. Você sabe o que é isso? Confira neste post.  Uma das tendências mais fortes do mercado imobiliário é o avanço da tecnologia. Cada vez mais, as pessoas buscam pelos chamados aparelhos “inteligentes”. São novidades que, com a ajuda da […]

Veja como usar quadros decorativos em sua casa ou apartamento

Quer renovar um ou mais cômodos do seu imóvel? Saiba como os quadros decorativos podem ser usados nessa tarefa Estar em um ambiente confortável e que combina com a sua personalidade faz toda a diferença no dia a dia. Por isso, muitas pessoas desejam transformar suas casas – ou seus apartamentos – por meio de […]

2 Comentários

  1. Great goods from you, man. I have understand your stuff previous to
    and you are just extremely wonderful. I actually like what you have acquired
    here, really like what you’re saying and the way in which you say it.
    You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible.
    I can not wait to read far more from you. This is actually a wonderful website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *