17 de novembro de 2021

Veja como inserir pedras decorativas em seu imóvel

pedras decorativas

As pedras decorativas são ideais para criar uma ambientação única. Saiba como utilizá-las para deixar qualquer espaço com a sua cara.

As pedras decorativas ganham destaque em qualquer ambiente. Além de oferecer a combinação entre estética sofisticada e durabilidade, os revestimentos em pedra não demandam manutenção. Versáteis, elas se encaixam em todos os estilos decorativos e atendem a diversas necessidades.

A proposta deste artigo é mostrar como utilizar as pedras decorativas para deixar sua casa mais bonita, aconchegante e diferenciada. Você verá como escolher o revestimento ideal, conhecerá os tipos mais utilizados e algumas dicas para aplicar na sua decoração. Confira!

Como escolher pedras decorativas

O primeiro passo para definir o tipo de pedra decorativa ideal para cada cômodo da sua casa é analisar o espaço e como você pretende utilizá-lo. Cada ambiente tem uma finalidade específica. Faz mais sentido aplicar um revestimento de mármore – um material nobre – na sala de estar do que na lavanderia, por exemplo. 

As características de cada tipo de pedra também definem suas funcionalidades. Existem materiais que absorvem mais a água e outros que são impermeáveis. O estilo decorativo que você pretende aplicar também demandará configurações específicas de cores, textura e formatos.

Tipos de pedras decorativas

Algumas pedras decorativas compõem uma decoração rústica. Outras passam a sensação de sofisticação. Existem também as que transformam o ambiente em um lugar aconchegante, relaxante. Tudo depende do seu estilo. Veja alguns dos tipos de pedra utilizados com maior frequência:

Granito

O granito tem a durabilidade como um de seus diferenciais mais interessantes. Ele é bem resistente a riscos, por isso, é muito aplicado à fabricação de pias e balcões de cozinha. O material também aparece em revestimentos de banheiros.

Existem muitas cores de granito e as variações dependem do local onde ele foi extraído. Você encontrará tons mais claros e outros mais escuros, por isso, escolha o que se encaixa melhor com os demais elementos decorativos do espaço. 

Pisos externos e escadas costumam até combinar variantes de duas cores e com acabamento mais rústico. Também há opções de granito que recebem tratamento para assumir aspecto polido ou cristalizado. 

Quartzo

Se a estética do granito não combina muito com o ambiente que você pretende montar, o quartzo é uma excelente alternativa. O material pode ser tratado para oferecer cores que não são encontradas naturalmente, o que faz com que ele seja muito versátil. É a solução ideal para ambientes com decoração minimalista, que demanda linhas retas e cores sólidas.

Com alta resistência e sem porosidade, o quartzo também é um bom substituto para o mármore e pode até entregar uma aparência bem semelhante. Sua aplicação é indicada para cozinhas, banheiros e paredes. Até móveis personalizados podem recorrer a ele.

A única contraindicação do quartzo é para ambientes externos, porque a luz do sol afeta a cor da resina que compõe as chapas. Além disso, ele exige alguns cuidados especiais na limpeza. O contato com produtos químicos como limpadores de forno pode prejudicar a peça. Para limpar, use só detergente neutro e um pano com água morna.

Mármore

Rocha metamórfica composta por vários minérios, o mármore é uma das pedras decorativas com visual mais luxuoso. Por ser mais leve que o granito e ter alta resistência, ele pode ser aplicado para qualquer espaço sem grandes problemas, tanto no piso quanto nas paredes.

Antes utilizado para construir colunas e esculpir monumentos, essa matéria-prima é sinônimo de beleza e qualidade. No quarto e na sala, as paredes podem ser revestidas com padrões mais suaves. O mármore também fica ótimo nas bordas das janelas. 

O mármore é cada vez mais utilizado para fabricar mesas de jantar, balcões de cozinha e mesas de centro. Para a limpeza, evite solventes fortes e use só água e detergente neutro.  

Basalto ou pedra ferro

Além de ser resistente, o basalto é uma ótima opção graças ao conforto térmico que proporciona. Ela é capaz de absorver o calor durante o dia e liberá-lo à noite, ajudando a manter a temperatura do ambiente. 

Esse material, também chamado de pedra ferro, serve tanto para áreas internas quanto para o lado de fora da casa. Suas cores variam entre o marrom e algo próximo do preto. Esse padrão único faz com que ele seja muito diferente, ideal para um estilo mais personalizado. 

A pedra ferro é bastante resistente à corrosão. Por isso, pode ser aplicada sem preocupações até em ambientes como o banheiro, que acumula mais umidade. Encontrada em placas ou em peças soltas com formatos diversos, ela é ideal para a montagem de mosaicos. 

Pedra portuguesa

Esse é outro material perfeito para mosaicos, a pedra portuguesa é originária do calcário e do basalto. É muito utilizada para cobrir paredes, calçadas e escadas. Muito fácil de encontrar, esse tipo de pedra é utilizado em construções há centenas de anos. 

A variedade de cores inclui preto, branco, vermelho, marrom e vermelho. O visual delicado é bem chamativo, especialmente para as tonalidades mais claras.

São Tomé e Caxambu

As pedras São Tomé não são das mais resistentes, por isso seu uso é indicado para pisos de piscinas, onde o fluxo de pessoas circulando não é tão alto e não há impactos fortes. Disponíveis nas cores branca, bege e cinza, elas também caem bem como revestimentos de parede.

Menos conhecidas, as pedras caxambu são bem parecidas com as São Tomé, mas com muito mais resistência. São muito utilizadas para pisos antiderrapantes em piscinas e podem compor belos mosaicos nas paredes.

Brita e dolomita

A brita é a solução para quem deseja cobrir a terra do jardim e fazer caminhos. O mesmo vale para as dolomitas, que combinam com o verde das plantas e ajudam a compor um design dos mais elegantes. Essas pedras são encontradas facilmente em lojas especializadas em jardinagem.

Dicas para usar pedras decorativas

A decoração com pedras contribui com a composição de visuais muito elegantes. A seguir, veremos algumas opções que você pode adotar. 

Pedras no chão e nas paredes

Pisos de pedra ficam muito bonitos formando caminhos em jardins e no entorno de piscinas. Elas também podem estar nas paredes internas e externas. Corredores são bons locais para instalar esse tipo de revestimento, pois passam a sensação de sofisticação. Aplicando em apenas uma das paredes, por exemplo, você evita a sobrecarga no visual. 

A disposição das pedras decorativas como um mosaico funciona muito bem, tanto para dentro de casa quanto do lado de fora. Nesse caso, vale ter mais ousadia e escolher um revestimento composto por pedras de formatos e tamanhos distintos, colocadas de forma aleatória. Para complementar o visual, use e abuse das plantas decorativas.

Lareira de pedras

pedras decorativas na lareira

É um tanto difícil imaginar o uso de uma lareira no Brasil, mas quem quiser dar um toque diferente na casa pode incluí-la apenas como item decorativo. Esse elemento vai dar uma pegada rústica ao ambiente. Geralmente, são utilizados materiais como mármore, granito e calcário. 

E se você quer que a lareira seja mesmo funcional, pode optar pelos tradicionais modelos que dependem de lenha, os elétricos e os que utilizam gás. Evidentemente, a primeira opção vai dar mais trabalho, pois a madeira precisa ser de boa qualidade e você terá que lidar com a fuligem. 

Pedras na sala

Sala com pedras decorativas

Dependendo do tamanho do cômodo, pode ser um pouco difícil enxergar o lugar ideal para um revestimento de pedra. No caso de uma sala de estar pequena, o exagero pode resultar em um visual poluído. E, se forem escuras, vão afetar as possibilidades de iluminação. A opção é usar tiras com pedras claras em um local só, como atrás da televisão.

Também é interessante que esse revestimento combine com as cores dos móveis. E se estiver disposto a caprichar na iluminação, dá para fazer algo no estilo da decoração contemporânea e destacar elementos colocados nessa parede, como quadros ou esculturas. 

Pedras no banheiro

banheiro com pedras decorativas

Usando pedras com bordas retas e combinando tamanhos diferentes, você terá uma boa decoração no estilo rústico no seu banheiro. Os demais elementos podem seguir os padrões retos, mas é possível aplicar alternativas com mais curvas para dar uma quebrada no padrão das paredes. Com uma boa iluminação e vidros transparentes no box, o local parecerá maior.

Pedras na cozinha

cozinha com bancada de mármore

Blocos de pedra já são muito utilizados nos balcões e nas pias da cozinha. Contudo, nada impede que você vá além e aplique esse tipo de revestimento nas paredes. Apenas tenha cuidado com a questão da umidade. 

Gostou deste conteúdo?

Ao longo deste artigo, você viu como as pedras decorativas se adaptam a diferentes necessidades e estilos. É a solução ideal para quem quer um visual personalizado em todos os pontos da casa.

Você pode conferir outros conteúdos como esse no Blog da Arbo. Produzimos um material especial para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Visite também a Central de Ajuda da Arbo. Lá você vai encontrar respostas para aquelas questões que surgem quando precisamos resolver algum problema. São informações diversas, como os documentos necessários para comprovar renda ao financiar um imóvel.
E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, aproveite para conhecer o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades.

Postagens relacionadas

troca de apartamento

Troca de apartamento: quais são os cuidados?

Se você deseja realizar a troca de apartamento, precisa se certificar de que o novo imóvel é uma boa opção. Nesse texto você vai verificar tudo que precisa ser analisado antes da negociação e da mudança É possível que você já esteja cansado de morar no mesmo imóvel após muitos e muitos anos. Por isso, […]

decoração de lavanderia dicas

Decoração de lavanderia: descubra tudo!

Você gosta de decorar vários cômodos da sua casa? Já pensou em fazer uma decoração de lavanderia? Sim, isso é possível, e nós vamos provar! Decorar ambientes pequenos se tornou uma necessidade hoje em dia, tendo em vista os projetos de apartamentos com áreas cada vez menores. Nesses casos, a lavanderia geralmente é um dos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *