25 de setembro de 2021

Piso de madeira: saiba as vantagens

piso de madeira

Decorar a casa exige pensar em todos os detalhes para levar harmonia ao ambiente. Veja como escolher um bom piso de madeira! 

Até o que parece muito simples pode fazer toda a diferença no resultado final. O piso pode mudar todo um ambiente, por isso a escolha deve ser bem planejada. E, no caso do piso de madeira, são muitas as opções, entre materiais, tipos e cores.

É por esses motivos que o piso é uma das principais dúvidas que sempre aparecem no momento de construir ou de reformar um imóvel. É melhor usar piso de madeira, cimento, porcelanato, azulejo ou laminado? Qual deles é mais econômico? Qual é mais fácil de limpar? E o melhor custo benefício?

Muito utilizado em construções e casas dos anos de 1970 e 1980, o piso de madeira está de volta, de roupagem nova e em diferentes tonalidades e estilos. Você sabe quais são as suas principais vantagens, combinações e usos? O que não faltam são opções de pisos de madeira, com dimensões e tonalidades diferentes e neste post vamos te contar oito vantagens sobre ele, acompanhe agora!

Estilo urbano e único

Hoje, a madeira deixou de ser associada à imagem de casas e estabelecimentos rústicos e se tornou símbolo de charme e sofisticação para moradias urbanas. Por ser fabricada a partir de peças extraídas da natureza, o piso de madeira é super diferente do porcelanato e azulejos, pois cada uma de suas peças é exclusiva: tem uma cor e formato único. 

Pisos de taco são um grande exemplo disso, com formas e tonalidades bastante próprias, por isso as peças sempre serão especiais. Ou seja, uma madeira nunca será igual a outra, e isso gera muito estilo!

Aconchego e conforto com o piso de madeira

Na arquitetura e no design de interiores, a madeira é um dos materiais usados para trazer conforto e aconchego na projeção de casas. Quando é colocada no piso e na parede, a madeira traz mais acolhimento ao ambiente e deixa ele também mais aquecido. 

E por falar em um lugar confortável e gostoso, você já ouviu falar em conforto térmico? A madeira tem essa característica, isso quer dizer que, seja qual for a estação do ano, os ambientes tendem a se manter com um clima mais agradável e estável. Em regiões de clima frio, o resultado é ainda melhor. Legal, né?

Melhor acústica

Não é só conforto e aconchego que o piso de madeira pode proporcionar para uma casa. Usar esse tipo de material, de modo geral, tem ainda outra vantagem: melhora a acústica dos ambientes. É por isso que muitas construções utilizam blocos de madeira como forma de revestimento interno, para um resultado adequado de acústica.

O piso de madeira é nobre

Muito usado na antiguidade, o piso de madeira está em alta, tanto em imóveis residenciais, como em na área comercial. A madeira é considerada um material nobre na arquitetura e proporciona um ar sofisticado para o ambiente, pois é um recurso natural com qualidades únicas. 

Utilizada de maneira artesanal ou fabricada na indústria, possui características incríveis que podem ser aplicadas em quase todas as etapas da construção civil. E o seu uso como piso não é diferente!

piso de madeira
O piso de madeira adiciona um toque a mais de sofisticação aos ambientes.

Diferentes estilos

Madeira é uma alternativa perfeita que cabe em qualquer proposta de decoração. Então, se o seu desejo é colocar um piso ou decks de madeira no projeto de decoração, saiba que a escolha é certeira, pois há uma grande variedade de estilos! 

Sobre esse tema, a primeira coisa que você deve saber é que os pisos de madeira se dividem em várias categorias. Ao ir em uma loja de construção ou empresas especializadas, você vai notar isso com facilidade. Mas entender essas categorias não é assim tão difícil e nós vamos te ajudar nessa empreitada. Então já anota: quando falamos em madeira, uma das suas principais qualidades diz respeito à resistência e dureza do material. 

Para saber que tipo usar é fácil: em cômodos internos, como quartos e salas, é melhor trabalhar com materiais menos duros, que trazem maior conforto. Em áreas externas ou em locais mais rústicos, o recomendado é colocar um piso de madeira mais duro.

Além da dureza, há outras características: largura, comprimento e espessura. Esses fatores ajudam a definir onde cada peça pode ser melhor utilizada. Bem tranquilo, não é?

Agora que você já entendeu sobre as principais qualidades da madeira, conheça os variados estilos e suas possibilidades de aplicação: sem dúvidas algum deles vai se encaixar bem na sua casa.

Entre os tipos encontrados hoje no mercado, um dos mais conhecidos é o taco e parquet, que são pisos feitos com pequenas peças de madeira, que juntos formam um belo mosaico com desenhos geométricos. 

A sua aplicação funciona da seguinte maneira: as peças são inseridas e coladas uma a uma no contrapiso. Depois, vem o acabamento: os tacos são lixados e envernizados. O resultado é um revestimento bonito, brilhante e de qualidade bem duradoura.

Já o assoalho é um tipo de piso de madeira bastante usado por profissionais em propostas de decoração de interiores. A sua maior vantagem é também o seu grande diferencial: o lindo visual.

E tem ainda o piso laminado de madeira, um tipo de revestimento que se parece bastante com o efeito do assoalho, mas com uma vantagem: por um preço bem mais acessível. 

O piso laminado é feito a partir de finas camadas de madeira e sua instalação é fácil. Mas, na limpeza do dia a dia é preciso cuidado, pois podem estragar com excesso de umidade. 

É fácil de combinar 

Ao escolher um piso de madeira, é importante saber também que há vários materiais que combinam com esse estilo. E você sabe quais são? Aço inox, laca, vidro, aço escovado, pedra: todos estes vão harmonizar e cair bem na decoração com madeira. 

Já se você pretende ousar e combinar dois tipos de madeira no projeto, aqui vai uma dica: consulte um profissional ou tente simular o ambiente, assim você evita resultados indesejados, combinado? 

Variedade de cores

Há uma grande variedade de cores no mercado! E essa é outra ótima vantagem do piso de madeira. Caso não tenha ainda uma cor favorita, quando for em uma loja, você pode pedir amostras das tonalidades, para harmonizar com a decoração do seu ambiente. Isso porque a madeira possui uma infinidade de tons e texturas: mais escuras, mais claras, em tons mais avermelhados, marrom ou amarelo. 

Em locais úmidos e molhados, sim!

Você já ouviu dizer que os revestimentos em madeira não podem ser aplicados em áreas mais úmidas ou que molham com frequência, como varandas, banheiros, áreas de serviço e cozinhas? 

No passado isso até fazia sentido, mas hoje há uma tecnologia de ponta no tratamento de impermeabilização da madeira, tornando a sua aplicação viável em qualquer tipo de ambiente.

Mas, para melhor proveito e durabilidade, é preciso atenção e manutenção! Nos pisos de áreas externas, por exemplo, como varandas, áreas de lazer e decks, além de passar por tratamentos específicos, com revestimentos ou vernizes, a manutenção e limpeza devem ser constantes, sem o uso de produtos abrasivos (como certos agentes de limpeza) e, só com vassouras, aspiradores e panos úmidos. Ah, ceras e polidores também são recomendados, sempre de acordo com as orientações dos fabricantes.

Gostou do nosso post sobre as vantagens do piso de madeira? Continue nos acompanhando aqui pelo Blog da Arbo e cadastre-se na newsletter gratuita para receber nossos conteúdos exclusivos toda semana no seu email. Basta preencher o formulário abaixo

Postagens relacionadas

imóvel-usado

Vai comprar imóvel usado? Veja algumas dicas

Está em dúvida se vai comprar um imóvel usado ou novo? Confira tudo neste texto sobre o assunto.  É muito comum que as pessoas que estejam no processo de comprar uma casa tenham uma dúvida: é melhor um imóvel novo ou usado? É fato que as duas opções tem os seus prós e contras. Não […]

Crédito imobiliário: tudo o que você precisa saber antes da negociação

Quer comprar uma casa ou um apartamento e precisa entender melhor sobre o crédito imobiliário? Confira as informações De acordo com dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor da construção civil cresceu, aproximadamente, 5,6% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o trimestre anterior. Isso mostra que, mesmo na pandemia, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *