21 de maio de 2022

Planejamento financeiro: como consórcio pode ajudar

Se você vai comprar um imóvel ou outro bem de valor alto, precisa de um bom planejamento financeiro. Por isso, precisa conhecer as vantagens do consórcio

Conseguir elaborar um planejamento financeiro é o primeiro passo para mudar a situação das suas finanças e acabar de vez com a dor de cabeça causada pela instabilidade financeira. 

Você passa a ter domínio sobre o seu dinheiro e entender como funcionam suas finanças pessoais, além de dar um grande passo para a definição dos seus objetivos financeiros. A partir disso, com determinação e algumas mudanças de hábito, gerenciar as finanças ficará mais fácil.

Planejamento financeiro: como colocar as contas em dia

Entenda como funcionam suas finanças pessoais

Sabemos que cada um tem um jeito próprio de consumir e organizar o seu dinheiro. Enquanto algumas pessoas já possuem uma habilidade maior em poupar, outras geralmente cedem às compras por impulso e ficam no vermelho antes mesmo do mês acabar. 

Para conseguir ter um bom planejamento financeiro pessoal, é preciso entender a forma como você lida com seus rendimentos e como funcionam suas finanças pessoais. Você gasta mais do que ganha? Possui alguma reserva de emergência? Tem dívidas? Essas são algumas perguntas importantes a serem respondidas neste momento. 

Defina seus objetivos financeiros

Assim que souber como você lida com suas finanças, é o momento de definir suas metas financeiras. Nesse momento, é extremamente importante ser realista. Não adianta ter como objetivo juntar R$ 100 mil em um ano se seu salário é de R $1 mil, correto? Tente estratégias lógicas e possíveis de serem alcançadas, e desmembre o objetivo em metas de curto prazo. 

Caso você queira formar uma reserva de emergência de R $1,2 mil ao final de um ano, comece com a meta de juntar R$ 100 por mês.

Anote suas receitas e despesas

Ter anotações e acompanhar periodicamente suas receitas e despesas é outra dica extremamente importante para o planejamento financeiro. 

Quando você tem ciência de quanto ganha, quanto gasta e, especificamente, onde gasta, consegue ter uma visão mais ampla de onde é necessário cortar despesas, além de identificar potenciais oportunidades de economia.

Compare preços antes de comprar

Estudar os valores antes de fazer uma compra pode evitar que você desperdice dinheiro pagando mais caro por algo, além de evitar as compras por impulso. Através da Internet, a tarefa fica muito mais fácil. 

Você só precisa fazer uma busca por um produto ou serviço que deseja comprar e ver quais são os melhores preços disponíveis. Fique atento também à reputação da loja. Afinal, não adianta pagar mais barato e comprar em uma empresa que não é confiável.

Aprenda a poupar dinheiro

Conseguir guardar dinheiro começa por ter em mente um objetivo muito simples: é necessário gastar menos do que ganha. Pode parecer muito simples, mas algumas pessoas não conseguem atingir este objetivo dentro de um planejamento financeiro e se perdem. 

Resumindo: acabam sempre no vermelho e recorrem a empréstimos de todas as modalidades para cobrir os rombos na conta. 

Aprender a guardar dinheiro exige avaliar as despesas de forma mais estratégica, ter metas realistas e, sobretudo, determinação e persistência para conseguir mudar os hábitos e economizar um pouco a cada mês até atingir seus objetivos financeiros.

Aprenda a investir dinheiro

Assim que aprende a poupar o seu dinheiro, é a hora de começar a investir o dinheiro que sobrou. Em primeiro lugar, entenda o seu perfil de investidor (conservador, ousado, moderado) e a quantia que tem para conseguir investir. 

Alinhe estas informações com suas metas financeiras e busque investimentos que sejam adequados à sua própria equação. Quem quer ter um valor guardado para a aposentadoria, por exemplo, pode preferir investimentos de longo prazo. Pessoas com pavor de perder dinheiro podem não se dar bem em um investimento mais arriscado como o mercado de ações, por exemplo.

Agora se o seu negócio é construir patrimônio, talvez o consórcio seja a melhor opção.

planejamento-financeiro

Consórcio é investimento?

Muitas pessoas sonham em ter a sua própria casa, principalmente, para poderem se livrar do aluguel. Contudo, nem todas seguem à risca as informações para guardar uma quantia fixa de dinheiro todos os meses e conseguir realizar esse objetivo.

Fora disso, infelizmente, nem todos sabem que consórcio é investimento, além de ser um dos caminhos mais eficientes para ajudar na conquista do imóvel.

O consórcio de imóveis proporciona um investimento seguro e, é claro, consiste em uma das melhores modalidades do mercado, além de ser uma das mais procuradas para esse objetivo.

Para que você entenda melhor, listamos as principais vantagens ao optar pelo consórcio quando pensar em investimento. 

Sem cobrança de juros

Quando você compara um consórcio com as demais formas de investimento em bens, como o financiamento, uma das maiores vantagens é poder efetuar o pagamento das parcelas sem juros. Você só paga pela taxa de administração embutida nas parcelas e ela é bem mais baixa do que a taxa dos juros aplicada nas demais modalidades de compra.

Para resumir, quando comparamos o consórcio com outras formas de pagamento a prazo, o valor que será pago ao final do período de quitação será, sem dúvidas, bem mais em conta. Esse é um dos benefícios que fazem do consórcio uma ótima opção de investimento em longo prazo. Sim, consórcio é investimento!

Não há valor de entrada

Quando um financiamento é realizado, existem alguns valores de entrada que são exigidos. Optando pelo consórcio, essa quantia não é solicitada.

Também é importante destacar que não existe a necessidade de fazer comprovação de renda quando se investe em um consórcio. Isso ocorre apenas no momento em que o investidor é contemplado.

A educação financeira é trabalhada

O consórcio possibilita a formação de poupança com os valores que serão destinados para as parcelas todos os meses. Resumindo: garante ao investidor a programação da compra de um bem com mais segurança e garantia. Fora isso, tem sempre como meta a concretização de um sonho, ou de ampliar o seu patrimônio empresarial ou pessoal.

Sendo assim, nada melhor para educar a disciplina financeira do que investir o seu dinheiro mensalmente, não é verdade? Em um consórcio de imóveis, por exemplo, tal investimento é feito por meio do pagamento das parcelas mensais.

O seu poder de compra é garantido

O poder de compra do investidor é mantido ao fazer a aquisição de um consórcio, uma vez que o valor da carta de crédito é reajustada todos os anos.

O índice de reajuste permanece com o que for combinado no contrato e serve de base para as atualizações. Em outras palavras, enquanto o investidor não for contemplado, ele poderá ficar tranquilo, pois saberá que o seu poder de compra está garantido.

planejamento-financeiro

Vantagens de uma compra à vista

A compra de um bem acontece como se o pagamento fosse realizado à vista quando você é contemplado e tem a carta de crédito para negociar. 

Essa é uma facilidade que vai tornar tudo mais simples e, ainda, uma negociação bem mais lucrativa.

Ou seja, estamos falando de uma excelente opção para as pessoas que buscam investir, mas não são disciplinados financeiramente, ou que desejam dar esse novo passo. 

É necessário lembrar que o consórcio não é um investimento para aqueles que desejam ter um retorno rápido. Contudo, é possível adiantar a contemplação de algumas formas, como por meio dos lances.

Nesses casos, o investidor pode adquirir o bem mais rapidamente. Assim, essa é uma excelente forma de aumentar o patrimônio ou obter lucratividade e renda a partir dele.

Postagens relacionadas

lareira-ecologica

Lareira ecológica: saiba o que é e como usar

Você sabe o que é lareira ecológica? Descubra como instalar uma para agregar conforto, beleza e elegância ao seu lar. Fique com a gente! Principalmente nas estações mais frias do ano, é muito importante poder contar com utensílios que colaborem com o nosso bem-estar. É exatamente esse o objetivo da lareira ecológica, um a das peças […]

papel-de-parede-de-sala-de-jantar

Saiba escolher um papel de parede para sala de jantar

Se você quer dar uma repaginada na sala de jantar de sua casa sem fazer reformas ou pinturas, fique com a gente. Nesse artigo você irá aprender a escolher um papel de parede para sua sala de jantar. A decoração de um cômodo ou da casa inteira não precisa ser algo difícil. Você não precisa, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *