12 de maio de 2022

Plantas de sombra para você ter em sua casa

plantas-de-sombra

Quem gosta de decoração sabe que a moda e as tendências mudam o tempo todo. Porém, se tem algo que sempre está em moda são as plantas de sombra para dentro de casa.

Seja qual for o estilo ou arquitetura, um belo vaso repleto de verde sempre traz mais beleza e elegância ao lar! Além de lindas, elas ainda purificam o ar e são perfumadas! Algumas até possuem propriedades energéticas, sabia?

E mesmo que muitos tenham o sonho de ter grandes janelas para encher a casa com luz solar, nem sempre é possível ter as condições de iluminação ideais para as plantas.

Mas, se a sua preocupação for essa, em relação ao cultivo de plantas, saiba que espaços reduzidos e ambientes fechados não são empecilhos para ter uma plantinha vivendo no seu lar.

Conheça agora algumas dessas espécies que vivem dentro de casa e descubra sugestões charmosas para integrá-las à decoração.

Mas afinal, o que são plantas de sombra?

Antes de qualquer coisa, é importante explicar o conceito de plantas de sombra na hora de se falar em plantas que vivem em ambientes internos. Em locais completamente escuros, que não recebem nenhuma luz solar, como por exemplo, um hall de elevador ou um banheiro com um basculante pequeno e alto, não é possível cultivar nenhuma espécie de planta. 

Na jardinagem, a sombra é uma situação sem a incidência direta de raios solares, ou no máximo, um metro de distância de uma janela. Para o cultivo de plantas em ambientes internos, é preciso que haja no mínimo uma boa luminosidade solar, entendido?

Para não ficar nenhuma dúvida vamos combinar assim:

  • Sombra ou luz difusa: luz solar ao longo do dia, sem incidência direta de raios solares.
  • Meia sombra: aproximadamente 3 horas por dia de incidência direta de raios solares e no restante do dia luz solar indireta.
  • Sol pleno: mais de seis horas por dia de incidência direta de raios solares.

Principais cuidados com as plantas de sombra

Como você já percebeu ali em cima, algumas plantas, mesmo aquelas indicadas para serem cultivadas dentro de casa, precisam de um mínimo contato com o sol ou luz natural. E ainda tem outras dicas que você precisa saber, antes de adquirir uma nova filha verde para cuidar. Veja! 

Vento

Além disso, na hora de escolher plantas de sombra para colocar no seu ambiente, perceba se há a incidência de ventos. Eles ressecam as plantas tanto quanto o sol, então se você mora em uma parte muito alta da cidade e tem uma planta que fica em frente a uma janela, não deixe essa janela aberta durante todo o dia. 

Se quiser escolher uma planta para uma área que recebe muitos ventos como uma cobertura, vai ter que demandar cuidado redobrado, combinado?

Tamanho das plantas de sombra 

Atenção também para o tamanho da planta escolhida. Verifique se você tem espaço para inclusão de vasos grandes, que precisam ficar posicionados no chão – principalmente no caso de plantas de sombra total – e se eles não vão atrapalhar na circulação da casa. 

Plantas tóxicas 

Outro cuidado importante é saber se as verdinhas escolhidas são venenosas, tóxicas ou se trazem algum outro perigo, como pontas ou espinhos, especialmente se tiver crianças ou animais em casa. Muito cuidado com isso, tá bem?

Conheça agora as espécies mais indicadas de plantas de sombra e inspire-se!

Bromélias

As bromélias são plantas ornamentais e únicas que apresentam flores coloridas e duradouras. Nativas do Brasil, essas plantas normalmente crescem em árvores como epífitas, ou seja, se desenvolvem na superfície de outras plantas para obter umidade e nutrientes da água da chuva e da matéria orgânica. 

Por isso, são adaptadas a viver sob a sombra das folhagens, necessitando de pouca luz. Estas plantas de sombra deslumbrantes trazem um toque colorido e tropical a qualquer espaço. As bromélias da espécie aequimeia, guzmania e zebra produzem flores lindas!

Violetas

Um clássico dos lares brasileiros, você provavelmente já admirou uma bela violeta na casa de sua avó ou uma tia distante. Com flores delicadas e folhas de verde-escuro intenso, as violetas ficam bem em qualquer ambiente!

Gostam de muita luminosidade, mas não suportam sol direto, daí vem o plantas de sombra. Por isso, é tão comum ter violetas próximas às janelas. Elas gostam de água e demonstram quando estão com sede: suas folhas ficam fracas e sem vida.

É recomendado regar uma vez ao dia em dias mais quentes e uma vez a cada dois dias no inverno. Com o cuidado certo, delicadas flores arroxeadas enfeitarão a sua casa durante todo o ano.

Antúrio também é uma ótima planta de sombra 

O antúrio é uma planta conhecida por suas flores em formatos de coração, de cor vibrante e com diferentes tons, como branco, rosa, verde, vermelho, entre outros. Seu talo, fino e encontrado no centro da flor, tem coloração amarela. Suas folhas, porém, são largas e apresentam cor verde-escura.

É uma das plantas para a casa fácil de ser cultivada e que tem preferência pela luz indireta. Por isso, posicione ela em ambientes internos e que tenham sombra. A rega deve ser feita com frequência, de duas a três vezes por semana, já que a terra ou o substrato precisam estar sempre úmidos.

Normalmente colocado em vasos, o antúrio também se desenvolve bem em jardins, desde que fiquem em um local sem incidência de raios solares.

Árvore-da-felicidade

A árvore-da-felicidade é uma das plantas de sombra que, como o próprio nome revela, acredita-se trazer alegria, harmonia e fortuna para a casa. Porém, para isso acontecer, é preciso que ela seja recebida como presente, e não comprada… então se você ainda não escolheu o seu presente de amigo-secreto, fica aí a dica! 

Além disso, também diz-se que para essa crença se realizar, é preciso que o tipo árvore-da-felicidade fêmea seja plantado junto com a árvore-da-felicidade macho.

Ela é uma espécie que possui talo fino e folhas de coloração verde-escura delicadas e pequenas, lembrando o formato de um trevo. 

Mesmo não curtindo ambientes muito quentes ou com vento em excesso, é indicado que ela esteja posicionada em um local interno ou externo com boa luminosidade – mesmo a luz indireta também se mostrando aliada da planta. Agora, se tem uma coisa que a árvore-da-felicidade é fã, é de água! Prepare-se para hidratar ela, no mínimo, três vezes por semana. Combinado?

Dracenas são elegantes plantas de sombra

As Dracenas são lindas, elegantes e variam em tamanho, forma e cor, mas todas têm folhas longas que crescem para cima e para fora a partir de um caule central, causando um efeito muito harmônico em vários ambientes!

Os caules são robustos e em variedades, como a dracena “gold Star” e a dracena-de-madagascar. Elas oferecem um elemento arquitetônico inesperado à folhagem característica da dracena.

Conforme as dracenas crescem, elas mantêm sua aparência ereta e se dão bem com luz indireta, tornando-as perfeitas diante de paredes brancas, atrás de móveis ou cantos estreitos.

Espada-de-são-jorge: as famosas plantas de sombra 

Por fim, mas não menos especial, temos essa planta de presença marcante e de charme único que há tempos já faz parte do cotidiano das residências e ruas brasileiras.

Conhecida pelo nome de Espada de São Jorge, sua fama se dá pelo seu poder de proteção e por não precisar de grandes cuidados diários – não é à toa que ela cresce em qualquer lugar!

Se você é um pai ou mãe de planta de primeira viagem ou se está simplesmente procurando plantas de sombra de fácil manutenção, a espada-de-são-jorge é a ideal para você!

Elas são muito versáteis ao ponto de aguentarem muito sol e lidar com pouca luz – embora se dêem melhor sob luz solar indireta. E como são nativas dos desertos áridos da África Ocidental, elas não precisam de muita água, especialmente no inverno.

Espero que esse post tenha te ajudado a escolher suas plantas de sombra e não esqueça que você pode sempre ver muitas outras dicas como essa aqui, em nosso Blog da Arbo! Compartilhe com seus amigos e não deixe de comentar aqui o que achou das nossas dicas, combinado?

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Sofá de couro: por que investir na peça?

Vai decorar ou redecorar a sala de estar? Uma das possibilidades é trocar os móveis. Desse modo, que tal conhecer os benefícios do sofá de couro? Quem compra uma casa quer mobiliar com tudo do bom e do melhor, não é mesmo? Afinal, é neste cantinho que você vai passar boa parte do seu tempo, […]

condominio-fechado

Vantagens de morar em um condomínio fechado

Se você deseja ter segurança e qualidade de vida, precisa considerar comprar um imóvel em um condomínio fechado. Nesse texto você confere os benefícios da negociação Morar em um condomínio fechado é sinônimo de segurança e de qualidade de vida. Entretanto, essas não são as únicas vantagens que a moradia oferece. Imóveis localizados em condomínios […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *