27 de setembro de 2021

Descubra quais são as melhores plantas para o quarto

plantas-para-o-quarto

Além de um ótimo item de decoração, as plantas podem ser essenciais para melhorar nossas emoções no interior de nossas casas. Por isso, iremos mostrar as melhores opções de plantas para o quarto

Se você estiver buscando novas formas de decorar seu quarto ou realmente precisando trazer novas energias ao cômodo, as plantas podem fazer a diferença. Isso porque o contato com a natureza é essencial para descarregarmos nossas energias e nos tranquilizamos. Assim, plantas para o quarto têm o poder de equilibrar o ambiente e de ser um ótimo item de decoração.

Considerando a vida corrida nas grandes cidades, é muito comum que cada vez mais as pessoas se sintam estressadas e com a saúde mental prejudicada. 

Uma boa forma de amenizar as consequências causadas por esses problemas é a utilização das plantas no interior de sua casa, pois elas podem ser armas poderosas. 

Existe, também, a tendência do Urban Jungle, que você pode descobrir um pouco mais neste artigo. Esse estilo de decoração veio com tudo nas grandes cidades e transforma sua casa em uma verdadeira floresta. Fique com a gente e saiba mais sobre esse estilo e como aplicá-lo em um quarto, principal cômodo para o descanso. 

O que é o Urban Jungle

plantas-para-o-quarto

A expressão “Urban Jungle” quer dizer selva urbana no sentido literal e é exatamente essa sensação que o estilo gera, transformando sua casa em uma floresta de plantas. A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

Essa tendência também pode ser caracterizada como um movimento aliado à sustentabilidade, já que atua na manutenção de espaços verdes dentro dos grandes centros urbanos. 

Desse modo, o Urban Jungle não serve apenas para dar novos ares à sua casa e para decorar seus cômodos, já que ele tem, definitivamente, um propósito muito bem definido. 

O Urban Jungle também pode estar ligado à saúde mental dos moradores de um lar. Com a vida frenética nas cidades, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental e com problemas desencadeados pelo estresse. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução das doenças oriundas da vida urbana.

Para incrementar ainda mais esse estilo de decoração com uma pegada mais natural, é recomendado que objetos e móveis também sejam de materiais naturais. Madeira, algodão, palha e outros são essenciais e podem contribuir muito para que esse estilo não dependa apenas das plantas e para a estética do imóvel.

Ainda, cores que remetem à natureza como o verde e o azul ou, ainda, estampas de plantas e fotografias de paisagens podem ser uma boa alternativa para esse estilo. 

Como você pode posicionar as plantas para o quarto?

É muito comum que as pessoas utilizem plantas em vasos no chão, mas você sabia que existem diversas formas de posicionar as plantas em seu quarto? Principalmente se o espaço disponível for pequeno, você deve pensar em alternativas para aproveitar as plantas no cômodo. Veja a seguir as principais formas de colocar as plantas nesse cômodo.

Vasos

A forma mais comum de utilizar plantas é em vasos. Entretanto, não precisam ser os vasos que vêm junto com as plantas quando nós a compramos. Podemos ser criativos no estilo e nas cores dos vasos, sobretudo nos materiais que compõem propriamente a peça.

Você pode alinhar o estilo de seus vasos de acordo com a decoração de sua escolha. Se você optar por uma decoração mais rústica, o comum é encontrar vasos com cores terrosas e com materiais naturais como o barro, a madeira, a palha ou a fibra.

Se você pensar em uma tendência mais moderna e minimalista, os vasos podem ser com cores neutras como o bege, o branco ou até mesmo o cinza e o preto. Os materiais que os vasos são fabricados também podem ser de cimento, de vidro ou até mesmo de plástico e de metal.

Existe uma infinidade de estilos, com ângulos retos ou totalmente tortos e com curvas. Você pode abusar da criatividade para escolher os vasos de sua preferência. Apenas se atente ao estilo que você quer trazer às plantas para o quarto. 

Plantas suspensas 

Para aproveitar o espaço do teto em seu quarto, você pode colocar plantas suspensas, principalmente aquelas como samambaias e outras folhagens que crescem do mesmo modo. Você pode utilizar diversos tipos diferentes de nichos e de vasos para essas espécies. Só tome um cuidado especial para que a planta não caia em cima de você e que ela tenha uma altura suficiente para você conseguir regá-la. 

Existem outros tipos de suportes estilizados, como os circulares ou até aqueles que usam troncos de madeira. Por isso, sempre veja qual estilo combina mais com o estilo de seu quarto. Os suportes podem ser de madeira, de plástico, de metais e até mesmo de bambu. 

Se você quiser saber mais sobre como instalar essas plantas,assista o vídeo DIY: Como pendurar um vaso na parede, do canal A casa eh sua, disponível no YouTube. 

Plantas gigantes

Outra forma de você utilizar plantas para o quarto é por meio das espécies bem grandes. Além de proporcionar um estilo único para o quarto, essa planta pode ser uma peça primordial para a decoração de seu quarto. Isso sem contar que o vaso também pode ser uma obra de arte diante da decoração do quarto. 

Posicione a planta em algum dos cantos do quarto ou, ainda, ao lado da cama para fazer um contraste com o móvel. Você pode utilizar vasos gigantes que sejam mais leves como de fibra ou de madeira. 

Quais os principais tipos de plantas para o quarto

Existem uma infinidade de plantas que você pode utilizar para decorar seu quarto. Invista naquelas que fazem mais o seu estilo e se preocupe com espécies que precisem de pouca luz ou apenas de uma iluminação indireta. Veja agora nossas dicas:

1 – Espada de São Jorge

Essa planta é muito bonita e fica super bem em um quarto por conta de sua estética vertical e mistura de tons de verde e amarelo. A espada de São Jorge tem a capacidade de absorver substâncias tóxicas do ambiente como o benzeno e outras substâncias. 

Ainda, dizem que ela pode proteger os moradores da casa contra energias negativas. Desse modo, ela pode ser essencial para um ambiente como o quarto. 

2 – Palmeira Ráfia

Esse tipo de palmeira é caracterizada por um tronco fino e por folhas pontiagudas, alternando em tons de verde e de roxo. Ela pode ser uma ótima opção para o interior do cômodo, já que não necessita de muita luminosidade. 

Assim como a espécie anterior, a Palmeira Ráfia tem a capacidade de absorver elementos tóxicos do ar, sendo ótima para o quarto. Originária da China, ela pode chegar até 3 metros, ou seja, até o teto de seu quarto. No entanto, geralmente, ela cresce até a metade da altura da parede. 

3 – Samambaia

samambaia-planta

A samambaia é uma planta tropical que tem uma estética única e pode ser utilizada suspensa no quarto. Ela tem um sentido nostálgico para muitas pessoas no Brasil, já que é uma planta característica das casas de vó, no imaginário popular. 

Hoje em dia, ela vem sendo muito utilizada nos estilos de decoração. Essa planta precisa de um pouco de luz do sol incidindo diretamente sobre ela, por isso, você pode deixá-la perto das janelas. 

4 – Avencas

Do mesmo modo que a samambaia, as avencas são plantas muito utilizadas para serem suspensas ou colocadas de modo que suas folhagens fiquem à vontade. 

Essas plantas são perfeitas para decorações minimalistas e são conhecidas por espantar energias negativas e por serem associadas à sabedoria e à espiritualidade. Elas gostam de calor e de umidade, mas evite sol diretamente em suas folhagens.  

5 -Suculentas

As plantas suculentas são muito versáteis e estão cada vez mais populares. Elas são constituídas de diversas espécies e geralmente apresentam um tamanho pequeno. Dizem que elas são essenciais para a proteção emocional. 

Elas são muito práticas por se adaptarem a vários ambientes e por não necessitarem de muitos cuidados. Uma rega na semana já é o suficiente para a maioria das espécies. As suculentas mais comuns são os cactos, que podem dar um toque especial para seu quarto. 

plantas-para-o-quarto

O que você achou dessas sugestões?

Agora que você já sabe quais as principais plantas recomendadas para o quarto, deixe nos comentários qual você mais gostou e pretende utilizar na decoração desse cômodo. 

Não deixe de acessar o Blog da Arbo para conferir dicas de decoração e estilos para sua casa ficar mais bonita. Você pode acessar Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel e ainda conferir mais sobre decoração para o quarto em Quartos decorados: veja 6 ideias para se inspirar.

Acesse a Central de Ajuda da Arbo para saber mais sobre questões relacionadas ao mercado mobiliário e o que fazer quando se interessar por um imóvel. Aqui você encontra respostas sobre as principais dúvidas de inquilinos e proprietários de imóveis.

Se você estiver procurando o imóvel de seus sonhos, acesse o Site da Arbo, que conta com diversas opções de imóveis para locação e venda em todo Brasil.

Postagens relacionadas

Sofá de couro: por que investir na peça?

Vai decorar ou redecorar a sala de estar? Uma das possibilidades é trocar os móveis. Desse modo, que tal conhecer os benefícios do sofá de couro? Quem compra uma casa quer mobiliar com tudo do bom e do melhor, não é mesmo? Afinal, é neste cantinho que você vai passar boa parte do seu tempo, […]

como-organizar-mudanca

Como organizar mudança: veja 5 dicas

Vai mudar e quer dicas sobre como organizar a mudança? Então, este texto é perfeito para você. Mudanças de casa quase sempre vem acompanhadas de imprevistos. Seja um móvel que não passou pela porta, as caixas que não foram suficientes para empacotar todos os itens ou o transporte que foi cancelado de última hora. São […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *