28 de maio de 2022

O que é portaria virtual? Veja as vantagens

portaria-virtual

Apostar em tecnologia é fundamental para ter mais segurança. Veja toda as vantagens de se ter uma portaria virtual em seu condomínio!

Contar com boas alternativas de segurança, principalmente em condomínios, onde o acesso de pessoas é grande, seja por moradores, visitantes ou prestadores de serviços, é essencial e muito importante. E pensando nisso, uma portaria virtual é a solução perfeita para quem pretende aliar tecnologia com redução de custos.

Infelizmente, o aumento no índice de roubos e furtos nas cidades têm impulsionando a busca por resultados cada vez mais efetivos em relação à proteção de moradias. Considerada uma tendência no mercado de segurança, essa é uma alternativa muito procurada e indicada para inibir ações de criminosos em condomínios residenciais.

Mas afinal, o que é portaria virtual?

A portaria virtual  ou remota como é chamada, nada mais é que a substituição de porteiros físicos de um prédio residencial ou comercial por modo virtual, ou seja, um sistema de tecnologia de monitoramento e controle. 

Para implantar o sistema são instaladas câmeras de segurança e as imagens são enviadas 24 horas à uma central de monitoramento, onde são analisadas em tempo real pelos profissionais da empresa contratada.

Além das câmeras, existem outros recursos tecnológicos que ajudam no bom funcionamento do método, como fechaduras inteligentes com biometria, reconhecimento de voz, sensores de presença conectados via internet e tags, que são entregues aos moradores ou visitantes, e permitem o acesso ao local sem a necessidade de pedir liberação da central. Interessante, né?

Como funciona a portaria remota?

Ao chegar no condomínio, o visitante aperta a campainha e conversa com o porteiro através da portaria eletrônica, que funciona via interfone. Enquanto isso, o funcionário da empresa notifica o morador por interfone, telefone ou aplicativo de celular e confere se a entrada é autorizada. Tudo isso usando a internet.

A entrada de moradores é feita com um sistema de identificação que reconhece impressão digital (biometria), cartões magnéticos ou até mesmo um QR Code.

Para que tudo isso funcione perfeitamente, o condomínio contrata uma empresa especializada e investe em uma aparelhagem que consiste em: câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão de internet para que as imagens sejam transmitidas em tempo real, 24 horas.  

Vale lembrar que depois da contratação, é indispensável que os responsáveis não se esqueçam de fazer manutenções preventivas e periódicas, para que todos os equipamentos funcionem perfeitamente sempre e não haja surpresas.

E na mesma intensidade em que a portaria virtual  promove uma importante redução de custos, ela ainda proporciona grandes vantagens de controle e segurança através da sua tecnologia. E mais do que economia, esse sistema ainda tem muitos outros benefícios, conheça todos eles a partir de agora! 

Vantagens de uma portaria virtual 

A Arbo destaca agora pra você algumas das principais vantagens desse sistema de monitoramento. Confira!

Garantia de segurança

Não podemos começar com outro item, pois este é um dos principais benefícios de uma portaria virtual, uma vez que toda a tecnologia implantada aumenta a segurança do condomínio e os profissionais também ficam em centrais devidamente protegidos. Ou seja, é proteção redobrada, e pra todo mundo! 

Câmeras  são colocadas em posições estratégicas, e também sensores de presença nas partes externas e internas (impossibilitando que criminosos escalem e pulem paredes).

Vale destacar que há um cadastramento de todas as pessoas que são autorizadas em um sistema de permissão. Assim, desconhecidos e intrusos são impedidos de entrar no condomínio.

E, inclusive, os controles remotos podem ser entregues com botão de pânico, e caso o morador perceba alguma situação anormal, basta acionar. 

E vamos combinar que é uma ótima ideia, não é mesmo? 

A portaria virtual valoriza o imóvel

Quanto mais segurança interna e externa um imóvel tiver, mais ele será valorizado, ainda que existam outros fatores para se considerar na infraestrutura, por exemplo. Mas o fato é que contar com recursos tecnológicos que facilitam o acesso aos moradores, o controle de quem entra e quem sai, e, ainda, o monitoramento 24 horas do local, evitando a ação de bandidos, certamente é um fator que pode ser decisivo para que as pessoas escolham comprar ou alugar imóveis em empreendimentos com portaria virtual.

Aliás, a valorização do imóvel que tem portaria virtual também pode ser explicada pelo próximo benefício.. continue a leitura e saiba o que é!

Diminuição da taxa de condomínio

Sim, é isso mesmo que você leu! Se engana quem pensa que a portaria virtual aumenta os custos de condomínio.

Na verdade, ela ajuda a reduzir essas despesas, como já mencionamos no decorrer desse post, porque a folha de pagamento de um profissional de portaria é extensa, e a central é que passa a gerir esse departamento – aliás, como ela administra várias portarias ao mesmo tempo, os custos acabam sendo justos.

Em prédios com poucas unidades, por exemplo, como os custos com a folha de pagamento dos funcionários costuma pesar bem mais nas taxas de condomínio, saiba que com a implantação da portaria virtual eles podem cair consideravelmente, até mesmo em torno de 50%.

Uma portaria virtual está sempre funcionando

Com esse tipo de sistema, não há o perigo de um funcionário precisar se ausentar e abandonar sua função por algum momento, mesmo que seja alguns minutos, gerando risco de algo ocorrer nesse breve período.

Isso porque a equipe de operadores que atende essa tecnologia atua em regime de trocas de turno, e é capacitada especialmente para a atividade de monitoramento, só que a torna capaz de perceber diversas portarias de forma centralizada, integral e muito eficiente!

Por estar conectado em tempo real, o software que liga a portaria à central de monitoramento trabalha com algumas exigências mínimas para garantir seu total funcionamento. Medidas de contingência sempre são instaladas e previne situações como panes elétricas, perda de conexão ou falha dos equipamentos. E que bom saber disso, concorda?

Em meio às ações preventivas que garantem a atuação integral da portaria virtual estão: geradores, links extras de internet, manutenção preventiva e encaminhamento de funcionários para operar a portaria temporariamente.

Mais segurança

E é nesse sentido que a portaria virtual tem um super diferencial e que merece destaque: a redução de erros e fraudes. Como assim? Vamos te explicar! 

Com o fato de o controle ser feito por meio de softwares e sistemas de segurança, esse tipo de serviço reduz, por exemplo, as liberações indevidas. O operador da portaria, que está na central, não tem contato direto com o visitante e, dessa forma, não há a possibilidade de liberar um amigo ou conhecido no prédio.

Outro ponto importante, é que esse tipo de portaria reduz o risco de fraudes ou atitudes corruptas, como a ação de algum funcionário em conjunto com grupos criminosos.

É caro instalar uma portaria virtual?

Bom, nesse aspecto precisamos dizer que os valores podem sofrer variação. Normalmente, no orçamento, já é passado um valor que inclui os custos de instalação das câmeras, dos softwares e da implementação do sistema de portaria virtual.

As possibilidades de economia a médio e longo prazo devem ser consideradas no momento de avaliar o investimento, pois são vantagens que o tornam atraente, já que estamos falando de redução de custos com treinamentos, mão de obra, pendências e problemas judiciais, contratações e muitos outros gastos.

Leve em consideração que essa é uma excelente solução tanto para o condomínio, que vai conseguir diminuir os custos, quanto para os moradores, que vão poder ter uma queda no valor da taxa condominial.

Ah.. e não esqueça que é necessário muito estudo, planejamento e a contratação de uma equipe de segurança profissional, para que haja sucesso na instalação e monitoramento, e para que tudo sempre ocorra em perfeita harmonia! 

Gostou de saber como funciona uma portaria virtual e quais são as suas vantagens? Você mora em um prédio com essa tecnologia? Compartilhe aqui nos comentários do post sua opinião sobre o sistema e encontre sempre muitas informações aqui no Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

google-nest

Google Nest: conheça a caixa de som inteligente

Você já ouviu falar do Google Nest? Essa caixa de som inteligente é uma tendência e promete estar em várias casas nos próximos anos  Os assistentes de voz, como o Google Nest, são aparelhos para auxiliar nas tarefas domésticas de sua casa. Essa tecnologia surgiu abruptamente e já está em vários lares brasileiros. Os dispositivos […]

berço multifuncional

Berço multifuncional: o que é e quais as suas vantagens?

Uma das maiores exigências dos consumidores nos dias de hoje é a necessidade de funcionalidade nos móveis que adquirem para suas casas Nos últimos anos, o número de casas e apartamentos com metragens reduzidas aumentou muito, basta comparar o lugar que você mora com a casa de sua avó ou de uma tia mais velha. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *