18 de outubro de 2021

Veja como usar quadros decorativos em sua casa ou apartamento

Quer renovar um ou mais cômodos do seu imóvel? Saiba como os quadros decorativos podem ser usados nessa tarefa

Estar em um ambiente confortável e que combina com a sua personalidade faz toda a diferença no dia a dia. Por isso, muitas pessoas desejam transformar suas casas – ou seus apartamentos – por meio de mudanças na decoração, que podem ser simples, como a troca de cores das paredes e até mesmo a inserção de alguns quadros decorativos.

quadros-decorativos

Apesar do desejo de renovar os espaços, muitos ainda pensam que é preciso ter muito tempo e muito dinheiro para se dedicar às alterações. Se você tem essa concepção, saiba que renovar a decoração pode ser um processo simples, prático e, também, barato. Neste texto você irá aprender algumas dicas básicas para deixar sua casa com a sua cara.

Muito além da decoração

É claro que ter objetos esteticamente bonitos, como quadros decorativos, e móveis com um design diferenciado e assinado por grandes profissionais é algo benéfico. Contudo, se você deseja renovar seu imóvel, não deve esquecer de outros atributos, como a funcionalidade e o conforto.

Móveis funcionais garantem que o espaço seja bem utilizado e, portanto, conferem mais bem-estar aos moradores, que podem aproveitar melhor as oportunidades de mudança. Além disso, de nada adianta investir em uma nova decoração se o local não for confortável e não atender às suas necessidades.

Portanto, fique atento: ao decidir transformar seu ambiente, leve em conta aspectos além da estética. Lembre-se que o conforto e a qualidade de vida dos moradores devem ser os pontos principais de qualquer alteração.

Como começar?

Muitas pessoas desejam renovar a decoração de suas casas ou de seus apartamentos, mas se sentem perdidas por não saberem os passos iniciais. A verdade é que não existe uma regra a ser seguida, mas alguns passos podem facilitar o processo. 

Não se esqueça de medir

Se você deseja mudar a decoração de sua casa, com certeza já deve ter pensado em móveis e objetos que quer manter, retirar ou adicionar ao ambiente. Entretanto, na euforia do momento da mudança, muitos se esquecem de medir os espaços, o que pode trazer inúmeros transtornos.

Antes de comprar novos móveis ou novos objetos para o imóvel, meça os cômodos da casa ou do apartamento. Anote as medidas e, então, avalie se a mudança será benéfica para o ambiente e para os moradores.

Além disso, não se esqueça de verificar os detalhes dos ambientes, como a presença de pontos elétricos e hidráulicos. Imagine que você deseja instalar um espaço para o seu home office em determinado cômodo, mas o local não possui tomadas suficientes. Assim, caso a mudança ocorresse, não seria funcional.

quadros-decorativos

Lembre-se da circulação de pessoas

Casas e apartamentos pequenos são uma realidade na vida de muitos brasileiros. Isso porque o estilo de vida atual, especialmente de pessoas que moram sozinhas, está relacionado a esse perfil de imóvel.

Nesses casos – e até mesmo em situações de ambientes maiores -, é necessário ficar atento ao espaço. Móveis e objetos decorativos devem ser benéficos para o ambiente, não um empecilho. Desse modo, antes de realizar as mudanças, pense no espaço que será destinado à circulação de pessoas.

De nada adianta decorar e renovar os cômodos da casa ou do apartamento se você irá ter dificuldades para se locomover dentro do próprio imóvel.

Pense nos moradores do imóvel

Se você divide sua casa ou seu apartamento com outras pessoas, não se esqueça de abordar as ideias de mudança de decoração com todos. Isso porque as alterações podem não agradar os moradores, o que pode gerar discussões e trazer transtornos no futuro.

Essa conversa pode, ainda, ser um ponto de partida para mudanças que você sequer tinha pensado em realizar.

Dicas simples para você transformar a decoração de seu imóvel

Agora que você já sabe por onde começar a inovar a decoração de sua casa ou de seu apartamento, chegou a hora de conferir algumas dicas simples – e baratas – que podem te auxiliar nesse processo.

Valorize a luz natural

A luz natural traz benefícios não somente para a saúde. Além de auxiliar os moradores na economia de energia elétrica – o que é bom para o seu bolso e, também, para o meio ambiente -, é capaz de transformar e de valorizar a decoração de qualquer casa ou apartamento.

Muitos designers de interiores apontam a luz natural como um dos pontos mais decisivos em uma decoração, embora seja negligenciado tanto por profissionais quanto por pessoas que apostam no DIY (Do It Yourself, que significa ‘Faça você mesmo’ em tradução literal do inglês).

A luz artificial deve ser usada apenas como um complemento da luz natural e, por isso, você deve, primeiramente, pensar em como a luz do Sol pode ser aproveitada em suas mudanças decorativas.

Uma boa dica, nesses casos, é dar preferência a cores claras para a pintura das paredes. Isso porque esses tons absorvem melhor a luz natural e fazem com que o ambiente ganhe mais vida. 

Pense nas cores

Se você deseja ser mais radical na mudança da decoração, pode optar por alterar as cores das paredes. No entanto, é preciso escolher os tons com sabedoria, já que as cores são definitivas tanto para o conforto do ambiente quanto para a beleza estética, além de terem influência direta nas questões emocionais e psicológicas dos moradores.

Conforme mencionado no tópico acima, cores claras favorecem a ação da luz natural e, por isso, são boas escolhas para quem quer valorizar esse aspecto. Além disso, cores consideradas frias podem transmitir a sensação de tranquilidade e de bem-estar. Se esse é o seu objetivo, não tenha medo de apostar em tons claros de azul ou até mesmo em uma variação do off white.

Entretanto, se a sua intenção é ter um ambiente alegre e descontraído, a indicação fica por conta de cores quentes, como o laranja e o amarelo. Escolha as cores com sabedoria e de acordo com os seus objetivos, mas não se esqueça: seja moderado.

Objetos decorativos

Os objetivos decorativos são excelentes opções para pessoas que querem mudar os ambientes, mas sem mexer na estrutura física do imóvel. As opções são diversas e incluem desde luminárias até pequenas estátuas e, é claro, quadros decorativos.

Se você deseja renovar a decoração com este último item, saiba como escolher os quadros decorativos ideais para a sua casa ou para o seu apartamento.

Como usar quadros decorativos?

Os quadros decorativos são excelentes opções para pessoas que desejam renovar os ambientes de forma simples, rápida e barata. Além disso, são ideais para espaços pequenos, já que, por serem instalados nas paredes, não comprometem a circulação de pessoas.

Para que você saiba como utilizar os quadros decorativos em sua casa ou em seu apartamento, confira as dicas:

Atenção aos tamanhos dos quadros decorativos

Os tamanhos dos quadros decorativos são o elemento principal para garantir uma decoração harmoniosa no ambiente. Isso porque os cômodos têm dimensões diferentes, que determinam o que fica esteticamente agradável e proporcional. 

Por exemplo: se você deseja inserir quadros decorativos em seu quarto e o cômodo é pequeno, não adianta escolher um objeto extravagante, que vai ocupar boa parte de uma parede. Nesse sentido, o ideal é avaliar a área do cômodo e verificar quais dimensões de quadro irão ficar proporcionais.

Você pode, também, optar por quadros decorativos de tamanhos variados, que podem dar a ideia de dinamicidade ao ambiente.

E a moldura?

Após definir os tamanhos dos quadros decorativos, chegou a hora se escolher as molduras. Muitos se esquecem desse ponto, mas esse pequeno aspecto pode mudar totalmente o estilo do objeto.

Existem inúmeras opções de moldura: madeira, bambu, materiais metálicos e muitas outras. Para escolher a ideal, é necessário avaliar qual é o estilo de decoração que você pretende alcançar com os quadros. Se você quer investir em algo rústico, as molduras em madeira são boas opções.

Contudo, em projetos mais modernos e contemporâneos, a indicação fica por conta das molduras em materiais metálicos.

Escolha as ilustrações

Por fim, mas não menos importante, você precisa pensar em quais ilustrações quer ver estampadas nos quadros decorativos. As opções são infinitas e a única regra é escolher artes que vão de encontro com o seu gosto pessoal e com o estilo do ambiente.

As gravuras, por exemplo, são opções modernas e costumam ser feitas de forma artesanal por artistas. Já as fotografias e os pôsteres, especialmente em preto e branco, combinam com um ambiente retrô.

Para escolher a arte, pense no seu gosto pessoal e reflita sobre o que vai deixar o cômodo alinhado com a sua personalidade.

Se você quer economizar e produzir seus próprios quadros, o Blog da Arbo separou um tutorial em vídeo que pode te ajudar. O material foi publicado no canal Hello Rhay! e está disponível no YouTube.

O que você achou das dicas para usar quadros decorativos?

Agora que você já sabe como escolher os quadros decorativos para renovar sua casa ou seu apartamento, deixe seu comentário na caixa abaixo. Conte-nos quais estilos de quadros mais te agradam e como as dicas vão te ajudar na hora de mudar a decoração.

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. Aliás, você já pensou em morar em São Paulo? Se sim, não deixe de conferir essas informações.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de contas e a solução de problemas com chuveiros elétricos. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo.

Postagens relacionadas

imovel-de-alto-padrao

5 motivos para investir em um imóvel de alto padrão

Optar por um imóvel de alto padrão ser uma boa ideia para quem está em busca de bons investimentos imobiliários A decisão de comprar um imóvel não é simples. Exige muito planejamento e atenção aos detalhes. Isso porque, um imóvel, independente da sua condição financeira, é sempre um bem de alto valor e que pode […]

consórcio imobiliário

Descubra se o consórcio imobiliário vale a pena

O consórcio imobiliário é uma das principais formas de realizar o sonho da casa própria. Veja como esse tipo de financiamento funciona e se ele vale a pena para você. Quem está planejando comprar um imóvel está sempre em busca de mais informações para garantir a melhor escolha. Nesse momento, é normal surgirem muitas dúvidas, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *