27 de janeiro de 2022

Saiba como escolher quadros para sala de estar

Quer renovar a decoração de seu imóvel e não sabe por onde começar? Que tal investir em quadros para sala de estar?! Saiba mais sobre o tema nesse texto

As salas são os principais cômodos de casas e de apartamentos, especialmente se há muitos moradores, uma vez que o espaço se constitui como um importante ambiente de convivência. Por isso, devem ser bem decoradas e conferir sensações de aconchego e de conforto. Desse modo, é preciso investir em objetos decorativos, como os quadros para sala de estar.

Escolher os modelos ideais pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, já que os quadros para sala de estar podem contribuir negativamente para a estética do cômodo caso seja selecionado ou posicionado de forma incorreta. Para não errar na escolha, o Blog da Arbo preparou esse guia. 

Nesse texto você irá conferir quais são os principais tipos de quadros para sala de estar, bem como dicas de como escolher os modelos ideais para o cômodo de seu imóvel. Além disso, irá conhecer algumas referências para se inspirar e para colocar a mão na massa da decoração da sua casa ou do seu apartamento.

O que são quadros decorativos?

Os quadros decorativos são uma excelente opção para pessoas que desejam mudar a decoração de cômodos de forma rápida, prática e, é claro, barata. Isso porque esses itens estão disponíveis em diversos modelos, tamanhos, cores e formas e, desse modo, podem ser inseridos em todos os estilos de decoração.

Outra boa notícia com relação aos quadros é a possibilidade de criar um ambiente totalmente personalizado, que harmoniza quadros decorativos de diferentes modelos e tamanhos. Nesse sentido, a criatividade é o limite para a decoração de seu imóvel.

Quais são os principais tipos de quadros para sala de estar?

Conforme apontado acima, os quadros decorativos para sala de estar estão disponíveis no mercado em diversos modelos, formas e tamanhos. Para que você saiba escolher os ideais para seu imóvel, é necessário conhecer os principais tipos.

Quadros decorativos com moldura

Os quadros com moldura são clássicos e são uma verdadeira tendência decorativa para os mais diversos estilos. De fato, esse modelo pode ser inserido em todos os cômodos da casa, desde que posicionados da forma correta.

Outra boa notícia sobre os quadros decorativos com moldura é que eles podem representar pinturas, desenhos, ilustrações, fotografias e outros elementos que dependem da criatividade e do estilo do morador do imóvel.

Quadros decorativos sem moldura

Já os quadros decorativos sem moldura, apesar de não serem tão tradicionais, estão cada vez mais presentes nos imóveis brasileiros, especialmente aqueles que seguem tendências de decoração mais modernas e ousadas.

Esse tipo de quadro é indicado, principalmente, para imóveis nos quais os moradores não podem ou não desejam furar a parede. Desse modo, é ideal para a decoração de casas ou de apartamentos alugados. 

Quadros porta rolhas

Com certeza você já se deparou com um quadro porta rolhas em alguma loja ou até mesmo na casa ou no apartamento de um conhecido. Esse modelo tem se tornado uma verdadeira tendência e, como o próprio nome sugere, serve para guardar rolhas de vinho.

A principal ideia desse objeto decorativo é colecionar memórias, já que as rolhas remetem a bons momentos experienciados na própria companhia ou na companhia de amigos e de familiares.

Quadros em sequência

Os quadros em sequência são, como o próprio nome aponta, dois ou mais quadros posicionados um seguido do outro. Nesse caso, é comum que as peças representem cenas grandes, mas que estão divididas entre os quadros.

Esse modelo é indicado, principalmente, para ambientes maiores, como a sala de estar e a sala de jantar, pois costumam ocupar um bom espaço nas paredes. Assim como os quadros com moldura e os quadros sem moldura, podem representar pinturas, desenhos, fotografias e muito mais.

Saiba como escolher quadros para a sala

Para que você saiba como escolher quadros para sala de estar, o Blog da Arbo separou algumas dicas importantes.

Grande ou pequeno?

A principal recomendação quanto aos quadros para sala de estar é que as peças tenham um tamanho proporcional à área do cômodo. Desse modo, se sua sala for pequena, o quadro não deve ser grande ao ponto de concentrar toda a atenção da decoração em si.

Contudo, como toda regra tem uma exceção, é possível optar por um quadro grande mesmo em uma sala pequena. Nesse caso, entretanto, o ideal é que a parede na qual a peça será posicionada esteja completamente vazia. Veja inspirações de decoração contemporânea.

Devo colocar o quadro aqui?

Na maioria dos projetos decorativos, os quadros para sala de estar são posicionados na parede que fica atrás do sofá principal. No entanto, essa não é uma regra e você pode colocar as peças em paredes laterais, mesmo que elas chamem menos atenção.

Além disso, é válido lembrar que nem sempre posicionar o quadro no centro da parede é a melhor alternativa. É claro que essa decisão depende de cada projeto decorativo e, por isso, você deve experimentar a melhor posição para os quadros em sua sala de estar.

Pense no estilo decorativo

Os quadros para sala de estar precisam ser escolhidos de acordo com o estilo decorativo do cômodo. Isso significa que, se o ambiente segue uma tendência rústica, por exemplo, não faz sentido optar por uma ilustração de arte pop. 

No caso de decorações clássicas, a indicação é optar por pinturas que mostrem paisagens ou naturezas mortas. Já no caso das tendências minimalistas, como o estilo escandinavo, pedem modelos que mostram ilustrações de elementos naturais, como folhas e árvores.

Atenção à harmonização das cores

Depois de considerar o estilo decorativo do cômodo para escolher os quadros, é necessário verificar se as cores vão ficar harmonizadas na sala de estar. Isso significa que as cores não podem diferir completamente, já que podem causar confusão no estilo do cômodo.

Desse modo, se sua sala de estar apresenta elementos com cores quentes, escolha quadros com colorações semelhantes, como o vermelho, o laranja e o amarelo. No entanto, se o estilo minimalista predomina no cômodo, a preferência deve estar voltada às cores neutras.

Defina a quantidade

Por fim, mas não menos importante, você deve definir a quantidade de quadros que vão ser posicionados na sala de estar. Saiba que é possível inserir mais de um quadro em uma sala pequena, por exemplo, desde que as peças possuam tamanhos variados e estejam em consonância entre si.

As composições são uma verdadeira tendência e, mais uma vez, é válido usar a criatividade para criar combinações únicas e totalmente personalizadas.

Quer saber mais sobre composição de quadros? Então você pode assistir ao vídeo Como colocar quadros na parede da sala | Dica de reforma | Maurício Arruda, publicado no canal Casa GNT, no YouTube. Confira:

Inspire-se para decorar sua sala

Agora que você já conhece os principais tipos de quadros para a sala de estar, é o momento de conferir algumas inspirações. 

Apesar de as imagens mostrarem projetos prontos, você pode usá-los apenas como referências, uma vez que pode adaptá-los para o seu imóvel conforme seus gostos pessoais. Não se esqueça de usar a criatividade.

quadros-para-sala-de-estar

Na imagem acima, é possível visualizar um quadro do tipo sequência. O modelo é composto por cinco partes que, quando unidas, formam uma única. O quadro decorativo, nesse caso, representa uma ilustração de um lobo e está inserido em um ambiente de decoração moderna e minimalista.

quadros-para-sala-de-estar

A segunda referência, no entanto, mostra um quadro do modelo tradicional, ou seja, que apresenta moldura. A pintura presente na peça contém tons neutros e claros, que harmonizam perfeitamente com o estilo decorativo escolhido para a sala mostrada. 

quadros-para-sala-de-estar

Se você não consegue se decidir por apenas um modelo, pode se inspirar na imagem acima. Isso porque essa referência mostra diversos quadros diferentes, que contam não somente com cores e desenhos distintos entre si, mas também tamanhos.

Essa inspiração é ótima para que você veja que é capaz combinar dois quadros ou mais em uma única parede, de forma que a decoração fique harmoniosa e sem exageros.

O que você achou das dicas?

Agora que você já conhece os principais tipos de quadros para sala de estar e já conferiu as dicas para escolher os modelos corretos para seu imóvel, chegou o momento de nos contar a sua opinião sobre esse conteúdo. Qual foi a inspiração que mais lhe chamou a atenção? E quais dicas podem te ajudar na escolha dos quadros para sala de estar? Deixe suas impressões, sugestões e dúvidas na caixa de comentários abaixo.

Para conferir conteúdos semelhantes, continue a navegar pela categoria Dicas, do Blog da Arbo. Aqui você encontra artigos exclusivos sobre mudança, como dicas para organizar sua casa após o processo, sobre financiamento imobiliário e, é claro, sobre decoração. Com nossos posts, você confere dicas para decorar todos os cômodos do imóvel, como a cozinha, o quarto e até mesmo o banheiro. E se você deseja saber tudo sobre decoração, clique.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que reúne milhares de opções de casas e de apartamentos em centenas de cidades do Brasil. Use nossos mecanismos de busca para encontrar o imóvel ideal e conheça seu novo lar. Acesse!

Postagens relacionadas

coleta-seletiva

Por que e como fazer coleta seletiva no condomínio?

A coleta seletiva de lixo é algo essencial, não apenas para o meio ambiente, mas também para o condomínio em que você vive. Descubra mais sobre isso neste artigo! Muitas pessoas já ouviram falar de coleta seletiva, mas ainda não introduziram a dinâmica de separação do lixo de suas casas. Diversos condomínios, tanto de prédios […]

primeira escritura do imóvel

Saiba tudo sobre a primeira escritura de imóvel

Dúvidas sobre a primeira escritura de imóvel? Veja o que é esse documento, para quê serve, quanto custa e muito mais! A montanha de documentos é um dos pontos mais assustadores para quem está pensando em adquirir uma casa. Há muitos termos complicados e procedimentos burocráticos que acabam dificultando a vida do consumidor e atrasando […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *