19 de setembro de 2021

Quarto montessoriano: saiba como montar em seu imóvel

quarto montessoriano

Você sabe o que é quarto montessoriano? A maneira de montar o ambiente estimula o desenvolvimento e aprendizado dos bebês. 

A montagem do quarto de uma criança é essencial para o seu desenvolvimento. Afinal, o ambiente irá ser usado tanto para brincar, quanto para criar, estudar e relaxar. Os espaços do ambientes, com certeza, serão usados pelo seu filho (a) para ele aprender coisas novas. E, pensando nisso, existem algumas técnicas de arrumação/decoração de quartos infantis que foram criadas justamente para estimular esse tipo de atividade. A técnica do quarto montessoriano é uma delas. Você conhece? 

Essa técnica está sendo cada vez mais indicada por especialistas para estimular o desenvolvimento e a criatividade das crianças. Ela é bem simples de ser planejada e pode ser aplicada basicamente em todos os tipos de ambientes. 

Quer saber mais sobre o quarto montessoriano? Então, continue lendo esse artigo que explicamos tudo para você. 

quarto-montessoriano

O que é método montessori? 

O princípio da decoração montessoriana é baseado nos estudos propostos pela educadora e médica italiana Maria Montessori. 

O método tem como pilares a libertação de cada pessoa por meio de uma educação que tem por princípios a liberdade motora, de exploração e o autoconhecimento. 

De acordo com os estudos de Montessori, todo o processo de desenvolvimento de bebês ocorre de forma natural desde os primeiros dias de vida. Tanto no âmbito físico, quanto no psicológico e social. Ou seja, é fundamental que os pais ofereçam a seus filhos ambientes de desenvolvimento motor, criativos e físicos. 

Em geral, esse método estimula uma estética lúdica, principalmente nos quartos das crianças. Com isso, fica simples pensar que um dos princípios deste estilo decorativo é a acessibilidade total da criança a objetos e itens. 

Para dar um exemplo prático, podemos citar os móveis. No Quarto Montessoriano, eles ficam todos na altura dos olhos das crianças. Para que, dessa forma, elas se sintam com liberalidade para para se locomover e realizar tarefas cotidianas, como pegar objetos e brinquedos, por exemplo. 

Apenas para caráter de conhecimento, podemos citar que o Método Montessori é elaborado a partir de seis ideias fundamentais:

1) Educação cósmica: isso quer dizer que todas as informações do quarto montessoriano devem estar organizadas de modo que a criança consiga assimilar todas as informações que está presente naquele ambiente. Ou seja, é necessário que o ambiente dê para elas capacidade de compreender e interpretar de maneira universal. 

2) Educação como ciência: a observação, tal como os estudos científicos, são fundamentais para o desenvolvimento da criança. 

3) Autoeducação: a autonomia é um dos pilares fundamentais desse processo. A criança, sozinha, consegue se desenvolver com mais facilidade.  

4) Ambiente preparado: para que tudo isso dê certo, os pais são responsáveis por criar ambientes que estimulem esses processos. Entre eles, o quarto montessoriano

5) Adultos preparados: além dos ambientes, claro, os pais (ou responsáveis) precisam estar preparados para oferecer todas as condições para a criança desenvolver o método. 

6) Princípio da individualidade: estabelece que nenhuma criança é igual a outra. Portanto, cada uma terá o seu tempo e modo de se desenvolver a partir da técnica. 

quarto-montessoriano

Quarto Montessoriano: como montar? 

Agora que você já sabe tudo sobre o método, vamos às dicas práticas: como você pode montar o seu quarto montessoriano? Confira abaixo as dicas que temos para você. 

Cama Montessoriana 

Para começar, vamos às camas montessorianas. Agora que já sabemos o princípio desse tipo de decoração, é simples pensar que as camas devem estar muito próximas do chão. Existem no mercado opções de camas com esse estilo que possuem apenas uma pequena elevação que separa o colchão do chão. 

Ou seja, nada de berços ou camas muito elevadas. A cama montessoriana permite que a criança tenha autonomia para deitar e levantar quando sentir vontade, sem a ajuda de um adulto. Esse é um dos pilares para que tudo ocorra como o planejado nesse método. 

Móveis Montessorianos 

Mesas, guarda roupas e estantes também seguem o mesmo princípio das camas. É preciso distribuí-los de forma que fiquem em uma altura possível para a criança se sentir livre para tocá-los. 

Mas, é importante notar também que, nesse tipo de método, deve-se primar pelo minimalismo. Ou seja, apenas os móveis realmente necessários devem estar no quarto montessoriano. Afinal, um dos princípios é que a criança tenha liberdade para se locomover no ambiente. 

Organização no quarto Montessoriano

Tanto para facilitar o dia a dia dos pais, quanto das crianças, a organização é um item fundamental na decoração do quarto infantil. 

Por isso, você pode investir em caixas organizadoras, estantes, nichos e prateleiras que vão te ajudar a manter tudo em ordem mais rapidamente. É necessário lembrar que, no quarto infantil, a tarefa de manter tudo organizado é ainda mais complicado. Já que as crianças costumam brincar durante o dia inteiro e tirar os objetos do lugar. 

Claro que, aqui, entra também um processo de aprendizagem dos pequenos. Estimule-os a guardar todos os itens no lugar depois que a brincadeira acabar. Esse processo é essencial para a criança desenvolver senso de organização desde os primeiros anos de vida e vai te ajudar muito na tarefa de manter tudo no lugar. 

Os espaços no quarto Montessoriano

Como já explicamos acima, quanto mais espaço, melhor. Portanto, essa deve ser uma prioridade para quem está montando um quarto a partir do método Montessoriano. 

O item que explicamos acima, de organização, pode ser fundamental para isso. Aposte sempre em organizadores que possam se encaixar em cantos do cômodo. Esses itens tem um poder incrível de deixar o ambiente mais harmonioso. 

Segurança no quarto Montessoriano

Uma das grandes dúvidas que os pais sempre tem quando o assunto é quarto montessoriano, é sobre a questão da segurança. Afinal, por esse ser um método que aposta na autonomia da criança, deixar que ela faças as coisas sozinha é fundamental. 

Mas, isso não significa que você não vá cuidar de sua integridade física. Por exemplo, você pode adquirir proteções para as quinas dos móveis, disponibilizar nos móveis apenas objetos que sejam seguros para eles e, principalmente, instalar sistemas de proteção para os lugares que você não quer que a criança acesse. 

Dessa forma, você pode ficar mais tranquilo enquanto eles garantem o seu desenvolvimento por meio do método. 

Outra atitude que você pode tomar é estudar mais sobre o método. E, para começar, que tal assistir a um vídeo no canal Papo de Mãe, que traz uma entrevista completa sobre o tema. Com certeza, pode tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Confira agora:

Gostou das dicas sobre decoração de quarto montessoriano?

Agora, você pode tornar o quarto do seu filho muito mais atrativo e lúdico para o desenvolvimento dele. Conte para a gente nos comentários o que você achou sobre as dicas e quais delas vai adotar em seu lar. Você pode também deixar sugestões de temas para a gente abordar no Blog da Arbo. Conte-nos também sua opinião sobre o conteúdo apresentado.

Se você deseja conferir conteúdos semelhantes, pode visitar as diversas categorias do nosso blog, que trazem artigos sobre diversos assuntos do cotidiano. 

Na categoria de decoração, você pode descobrir como decorar a cozinha com mais praticidade, além de saber como transformar a decoração do seu apartamento pequeno, por exemplo.

Já nas cidades, você tem acesso a informações completas sobre como é a vida nas principais do Brasil. Como por exemplo os melhores melhores bairros para se viver em Londrina ou quais são os pontos turísticos de São Paulo que mais chamam a atenção dos turistas

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas dúvidas e questionamentos cotidianos. 

E, para encontrar o imóvel ideal para compra ou para locação, a dica é visitar o Portal da Arbo, que reúne casas e apartamentos em todo o País. Veja agora mesmo. 

Postagens relacionadas

#DicaMestre6: Venda mais com atendimento rápido

Quem atende rápido, tem mais chances de fechar. Esse é o conselho do gestor da nossa imobiliária parceira Guepardo, Marlon Brito. Confira nossa dica de hoje sobre a importância do atendimento rápido. No cenário atual do mercado imobiliário um cliente faz tour virtual, conhece imóveis e compara diversas opções em minutos, pelo celular.  Isso permite […]

como montar uma casa inteligente

Saiba como começar a montar sua casa inteligente

As casas inteligentes estão entre as principais tendências da tecnologia na atualidade. Saiba o que fazer para automatizar sua residência.  A popularização do acesso à internet na última década trouxe novas soluções para deixar nossas casas sempre conectadas e ajudar nas rotinas diárias. Montar uma casa inteligente está ficando cada vez mais fácil e barato. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *