27 de setembro de 2021

Revestimentos de pedras naturais: quais são?

revestimentos de pedras naturais

Confira em detalhes os principais benefícios dos revestimentos de pedras naturais, além das opções mais procuradas para revestir imóveis – casas, apartamentos e escritórios

Se você chegou a este artigo, muito provavelmente está escolhendo materiais para uma reforma ou uma construção, certo? Um dos itens que tem ganhado cada vez mais espaço em projetos com características sustentáveis ou, então, de alto padrão, são os revestimentos de pedras naturais. 

Para ter ideia, no ano de 2017, o volume médio de buscas mensais no Google pelo termo “revestimento pedra natural” era de 130. Passados quatro anos, em 2021, a média está em 1.900 buscas mensais – um aumento de mais de 1300% na procura. 

Números como esse evidenciam que os revestimentos naturais são uma tendência na arquitetura que, de fato, veio para ficar. 

Um dos principais motivos que tem despertado a atenção de profissionais da área e também de clientes é o fato de que as pedras naturais são provenientes de matérias-primas não poluentes, vindas de fontes renováveis e que produzem o mínimo de resíduos durante a instalação e a manutenção. 

Paralelo a essas vantagens, existe, ainda, o fato de os revestimentos de pedras naturais darem um toque elegante e sofisticado a qualquer ambiente. Por isso, ao longo desse artigo você vai conferir em detalhes os principais benefícios desses materiais, além das opções mais procuradas para revestir imóveis, como casas, apartamentos e escritórios. 

Se você se interessa pelo tema e quer saber mais sobre revestimentos de pedras naturais, continua a leitura, pois, nesse artigo, você vai conferir:

Tipos de revestimentos de pedras naturais mais usados

tipos de revestimentos de pedras naturais
Os revestimentos de pedras naturais podem ser usados tanto tem ambientes internos quanto em ambientes externos. Imagem: Artemano

Os revestimentos de pedras naturais podem ser usados em ambientes internos e externos. Entre os locais mais tradicionais para aplicação estão:

  • Espaços internos: salas de estar, escadas, cozinhas, paredes, pisos, saunas e banheiros; 
  • Espaços externos: muros, espelhos d’água, piscinas, pisos, calçadas e fachadas. 

Agora você conhecerá as opções de revestimentos de pedras naturais mais usados e as indicações de lugares para aplicá-los. 

Pedra água-marinha

água-marinha revestimentos de pedras naturais
A água-marinha é um dos revestimentos de pedras naturais mais usados em piscinas. Imagem: Artemano.

A pedra água-marinha é a versão azul do mineral berilo. Em contato com a água, a coloração muda. Quanto mais profundo o local, mais a pedra fica azulada. Quanto mais raso, a cor branca toma forma.

Principais áreas indicadas para uso da água-marinha: piscinas e espelhos d’água.

Pedra hijau

hijau revestimentos de pedras naturais
A pedra hijau é conhecida como Green Bali e é um dos revestimentos de pedras naturais usados em banheiros e em piscinas. Imagem: Artemano.

A pedra hijau, também chamada de Green Bali, possui origem vulcânica, vinda da Indonésia e de outras regiões asiáticas. Existem dois tipos de pedra: a versão bruta (com saliências) e a versão lisa, conforme imagem acima. 

Principais áreas indicadas para uso da hijau: banheiro, cascata, sauna, piscina, espelho d’água, piso, parede. 

Pedra hitam

hitam revestimentos de pedras naturais
A pedra hitam é um dos revestimentos de pedras naturais mais usados em cascatas e espelhos d’água. Imagem: Artemano.

A pedra hitam também vem da Indonésia e é constituída de magma vulcânico. Os tons da Hitam variam entre cinza e preto. Assim como a hijau, há duas versões: bruta (com saliências) e lisa. 

Principais áreas indicadas para uso da hitam: banheiro, cascata, sauna, piscina, espelho d’água, piso, parede.

Pedra ferro

pedra ferro revestimentos de pedras naturais
Também chamada de Rust, a pedra ferro é um dos revestimentos de pedras naturais que podem ser utilizados em paredes e em fachadas. Imagem: Artemano.

A pedra ferro também costuma ser chamada de Rust. Ela também possui origem vulcânica e, durante sua formação, ocorre uma etapa de oxidação. Essa fase promove texturas e cores variadas às pedras, variando entre ferrugem e grafite, conforme a imagem acima.

Principais áreas indicadas para uso da ferro: piso, parede e fachada.  

Seixo telado

seixo telado
Um dos revestimentos de pedras naturais mais comuns, o seixo telado pode ser colocado em pisos e em paredes. Imagem: Artemano.

O seixo telado é gerado a partir das pedras seixo, também conhecidas como “pedra arredondada”. Essas pedras são dispostas uma ao lado da outra em uma tela. 

Na Artemano são comercializados seixos que possuem superfície lisa,  devido à força das águas dos rios agindo por anos e anos. No mercado em geral há, também, as pedras artificiais, produzidas por meio de máquinas. 

Principais áreas indicadas para uso do seixo telado: banheiro, sauna, piso e parede.

6 benefícios dos revestimentos

fachada com revestimentos
Os revestimentos de pedras naturais trazem diversos benefícios para os moradores de um imóvel. Imagem: Artemano.

Além do aspecto estético incrível, os revestimentos de pedras naturais concentram diversos outros benefícios que os fazem ser muito valorizados por profissionais como arquitetos, engenheiros e designers de interiores, bem como por pessoas ligadas às tendências desse  mercado. 

Abaixo você conhecerá seis das principais características positivas dos revestimentos de pedras naturais: 

Conforto térmico

O fato de os revestimentos de pedras naturais serem duros e frios faz com que eles consigam promover uma espécie de isolamento térmico. Exemplificando, o que ocorre é o seguinte: 

– Em dias quentes, um imóvel revestido com essas peças se mantém fresco por mais tempo, pois as pedras ajudam a regular temperatura interna; 

– Em dias frios, um imóvel revestido com pedras naturais consegue reter o calor por mais tempo nos ambientes, fazendo com que a temperatura não reduza tão rapidamente.

Bem-estar 

Pelo fato de as pedras naturais serem originadas da própria natureza, algumas apresentam propriedades terapêuticas, como é o caso da hijau. 

Inclusive, alguns hotéis de alto padrão no mundo todo têm piscinas revestidas com Hijau, pois a pedra apresenta propriedades terapêuticas devido à presença do mineral zeólito, que tem capacidade de retirar os metais pesados do corpo humano. 

Exclusividade 

Os revestimentos de pedras naturais possuem características únicas. Cada peça pode ser parecida uma com a outra, mas elas nunca serão iguais, justamente pelo fato de que são originadas da natureza e, por isso, não há um processo industrial que cria lotes em massa. 

Inclusive, dependendo do local onde as peças são extraídas, podem ser ainda mais exóticas e únicas. 

E, para a exclusividade ser ainda maior, há profissionais que optam por unir mais de um revestimento em um mesmo projeto, dando vida a um ambiente único. 

Diversos acabamentos e formatos 

Além de possuir uma variedade interessante de tipos de pedras naturais, os revestimentos também apresentam diversos acabamentos e formatos, tais como: 

– Acabamentos: liso, polido, bruto; 

– Formatos: 10x10cm, 15x15cm, 20x20cm, 23x75cm, 40x20cm. 

Essa diversidade de cores, formas, tamanhos, formatos e acabamentos facilita muito a projeção dos mais variados ambientes. 

Resistência e durabilidade

Os revestimentos de pedras naturais são superduráveis. Existem construções históricas bastante conhecidas, erguidas há milhares de anos, que possuem como base as pedras naturais, entre elas as Pirâmides do Egito. 

Mesmo com o passar dos anos, as características naturais costumam ficar preservadas, se mantendo, inclusive, belas. 

Manutenção facilitada 

Um dos segredos para usufruir ao máximo da durabilidade das pedras naturais é seguir alguns cuidados de manutenção. 

Na hora de comprá-las, é válido conversar com o fornecedor e pedir todas as dicas. Há casos em que basta passar um pano úmido e aspirador. Em outras situações, é indicado utilizar uma lavadora de alta pressão para auxiliar na limpeza. 

Sobre a Artemano Revestimentos Naturais

As dicas e informações acima foram fornecidas pela Artemano Revestimentos Naturais. A empresa trabalha desde 2008 com a produção, a importação e a comercialização de pedras naturais, bem como de móveis e produtos decorativos. O foco são produtos de alto padrão, verdadeiramente premium.

A empresa é conhecida por garimpar matérias-primas de todas as partes do mundo, principalmente do sudeste asiático, o que proporciona aos clientes a possibilidade de um alto nível de personalização aos espaços. Entre os produtos comercializados estão hijau, hitam, água-marinha, pedra ferro e seixo telado. 

A Artemano entrega em todo o Brasil e possui loja online, para facilitar a aquisição dos produtos. Para profissionais e clientes que tenham dúvidas sobre qual revestimento pedra natural é mais adequado ao projeto, a empresa oferece consultoria gratuita para ajudar na escolha. 

Postagens relacionadas

guarda-roupa

Conheça a história do surgimento do guarda-roupa

Como alguém teve a ideia de usar um móvel só para colocar as roupas? E como as pessoas se viravam sem o guarda-roupa? Veja essas e outras curiosidades. O guarda-roupa é um dos móveis indispensáveis do lar e estamos tão acostumados com ele que fica difícil imaginar como as pessoas viviam antes que ele fosse […]

Descubra como ter um espaço home office no quarto

A pandemia trouxe inúmeras mudanças para a rotina das pessoas ao redor do mundo. Diante disso, é preciso se adaptar, então que tal aprender a montar um espaço home office no quarto de forma simples e prática? No início de 2020, o mundo se deparou com a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *