29 de março de 2024

Revestimentos de pedra: conheça os principais tipos

Revestimentos de pedra

Um belo revestimento de pedra deixa qualquer ambiente com um visual sofisticado e elegante. Conheça algumas opções para usar na sua casa.

Utilizar revestimentos de pedra na decoração é um excelente recurso para valorizar os ambientes e funciona bem tanto para o interior quanto para o exterior do imóvel. O custo um pouco mais alto acaba compensando ao longo do tempo, já que esse material demanda menos manutenção e é bem mais fácil de limpar. 

A proposta deste artigo é apresentar a você os tipos de pedras mais utilizados para esse tipo de trabalho. Mas antes disso, listamos alguns aspectos nos quais você precisa ficar de olho antes de escolher o revestimento ideal para cada ambiente. Confira!

Como escolher revestimentos de pedra

Você verá mais adiante que há uma infinidade de possibilidades para aplicar os revestimentos de pedra na decoração. Além da questão estética, esse tipo de revestimentos traz como um de seus grandes benefícios o isolamento térmico. 

Isso significa que será mais fácil manter uma temperatura agradável dentro de casa, seja em uma região quente ou em climas mais frios. Você ainda terá um bom isolamento acústico, um belo diferencial se a residência fica em uma rua bastante movimentada.

Porém, antes de colocar a mão na massa, é interessante pensar em pelo menos dois aspectos muito importantes na hora de escolher o revestimento ideal:

Visual equilibrado

Na hora de selecionar o tipo de revestimento de pedra mais adequado para seu imóvel, tenha sempre em mente que estar em harmonia com o estilo de decoração escolhido para o imóvel. O projeto tem que ser coerente para que os ambientes sejam complementares entre si, promovendo um visual equilibrado.

Sensação do ambiente

Toda decoração planejada tem um objetivo bastante claro. Os espaços devem ser elaborados pensando nas sensações que causará aos ocupantes. Talvez você prefira um visual mais rústico. Nessa situação, uma parede coberta com tijolinhos vermelhos é uma boa opção, pois a textura e a cor transmitem a sensação de acolhimento.

Por outro lado, se você imagina um visual com pegada minimalista, aposte em cores neutras e ambientes claros. Para esse tipo de proposta, uma das alternativas é escolher apenas uma parede do cômodo ou até mesmo uma parte bem específica dela para colocar o revestimento de pedras.  

Revestimentos de pedra mais utilizados

Revestimentos de pedra

Agora, chegou o momento de conhecer melhor alguns dos revestimentos de pedras aplicados com maior frequência. Você perceberá que alguns deles são extremamente versáteis e atendem a diferentes necessidades. 

Aproveite para imaginar como cada um deles pode agregar ao estilo que você quer na sua casa. Enquanto alguns revestimentos ficam muito bem na sala de estar, outros se encaixam melhor em áreas externas, por exemplo. 

Granito

A durabilidade é um dos diferenciais mais marcantes do granito. Por ser muito resistente a riscos, esse material é muito aplicado na fabricação de pias e balcões de cozinha. Você também o verá com muita frequência em revestimentos de banheiros.

Há uma ampla variedade de cores de granito disponíveis no mercado. Esse aspecto depende bastante do local de onde a pedra foi extraída. Você verá por aí alguns tons mais claros e outros mais escuros, por isso, escolha sempre tendo em mente os demais elementos decorativos do espaço para criar combinações ou efeitos de contraste.

Principalmente para pisos externos e escadas, é comum ver composições que exploram variantes com duas cores. Em certos casos, você perceberá até a adoção de um acabamento mais rústico. As pedras também podem passar por tratamentos específicos para assumir um aspecto mais polido ou cristalizado.

Miracema

As pedras miracema são variações do granito em forma bruta, que não passa por procedimentos de polimento. Elas são vistas com mais frequência nos revestimentos de pedra para fachadas ou nos pisos das áreas externas, pois trata-se de um material bem resistente e antiderrapante. Além disso, elas são uma alternativa com preço bem acessível e bastante compacta. 

Contudo, nada impede que você as aplique também dentro de casa. Para isso, é necessário planejar um ambiente que trabalhe em harmonia com sua coloração. Você verá miracemas com tons acinzentados, brancos, amarelados e rosados, geralmente em formatos retangulares.

Mármore

Rocha metamórfica composta por vários minérios, o mármore é uma das pedras decorativas com visual mais luxuoso. Cada vez mais utilizado para fabricar mesas de jantar, balcões de cozinha e mesas de centro, ele tem como principal vantagem a facilidade na limpeza.

Por ser mais leve que o granito e ter alta resistência, ele pode ser aplicado para qualquer espaço sem grandes problemas, tanto no piso quanto nas paredes.

Utilizadas desde a antiguidade como matéria-prima para colunas e esculturas, o mármore é sinônimo de beleza e qualidade. Para aplicar esse tipo de revestimento nas paredes de um quarto ou de uma sala, opte por padrões mais suaves. O mármore também se adapta muito bem nas bordas das janelas.

Seixos

Os seixos são pedras, pequenas, lisas e com formatos arredondados. Na verdade, elas são fragmentos de rocha esculpidos pela ação das águas dos rios de onde são retiradas. Hoje também é possível encontrar seixos produzidos artificialmente. 

Conhecido por ser um dos revestimentos de pedras mais utilizados em ambientes abertos, especialmente em jardins, esse material também ganhou espaço na decoração interna. Você encontrará muitos banheiros com paredes cobertas de seixos, mas eles são cada vez mais aplicados em cozinhas e até em salas de jantar. 

As cores de seixo mais comuns são branco, preto, cinza e marrom. Há diferentes tamanhos e formatos, alguns mais padronizados, outros aleatórios. Inclusive, é possível encontrar o chamado seixo telado, uma tela com várias pedras coladas. Esse produto facilita o trabalho de aplicação e pode até ser um bom substituto para os papéis de parede. 

Pedra Ferro

Além de ser resistente, o basalto é uma ótima opção para revestimentos de pedra graças ao conforto térmico que proporciona. Ela é capaz de absorver o calor durante o dia e liberá-lo à noite, ajudando a manter a temperatura do ambiente. 

Esse material, também chamado de pedra ferro, serve tanto para áreas internas quanto para o lado de fora da casa. Suas cores variam entre o marrom e algo próximo do preto. Esse padrão único faz com que ele seja muito diferente, ideal para um estilo mais personalizado. 

A pedra ferro é bastante resistente à corrosão. Por isso, pode ser aplicada sem preocupações até em ambientes como o banheiro, que acumula mais umidade. Encontrada em placas ou em peças soltas com formatos diversos, ela é ideal para a montagem de mosaicos. 

Pedra portuguesa

Perfeita para aplicação em mosaicos, a pedra portuguesa é originária do calcário e do basalto. É muito utilizada para cobrir paredes, calçadas e escadas. Muito fácil de encontrar, esse tipo de pedra é utilizado em construções há centenas de anos. 

A variedade de cores inclui preto, branco, vermelho, marrom e vermelho. O visual delicado é bem chamativo, especialmente para as tonalidades mais claras.

Ônix

O ônix é uma variação do quartzo com aspecto luxuoso, encontrado no mercado nas cores preta e branca. Também existem as variedades ônix sardonia – branca com listras marrons – e corneliana – branca com listras vermelhas – que lembram bastante o mármore.

Qualquer ambiente ganha um visual nobre e imponente com revestimentos de pedra ônix. Não por acaso, essa matéria-prima está entre as preferidas dos arquitetos e designers e é muito utilizada em projetos de alto padrão. Seu maior diferencial é a exclusividade, já que cada chapa de ônix tem um padrão único. 

Ardósia

A ardósia é uma matéria-prima composta por minérios como quartzo, grafite e carbono, e tem a resistência como um de seus principais pontos fortes. Você encontrará uma ampla variedade de cores, incluindo cinza, preto, verde, vinho e grafite. Elas são uma excelente opção para quem prioriza o isolamento térmico.

Além de ser muito aplicada em fachadas com revestimentos de pedras, a ardósia vem sendo utilizada como piso, já que também é antiderrapante. Ela está disponível em forma de filetes ou em placas de tamanhos e formatos diversos.

São Tomé

As pedras São Tomé não são das mais resistentes, por isso seu uso é indicado para pisos de piscinas, onde o fluxo de pessoas circulando não é tão alto e não há impactos fortes. Disponíveis nas cores branca, bege e cinza, elas também caem bem como revestimentos de parede.

Menos conhecidas, as pedras caxambu são bem parecidas com as São Tomé, mas com muito mais resistência. São muito utilizadas para pisos antiderrapantes em piscinas e podem compor belos mosaicos nas paredes.

E aí, gostou do conteúdo?

Agora você sabe como escolher os revestimentos de pedra para sua casa e os tipos mais utilizados para deixar os ambientes mais estilosos e elegantes. Aproveite para aprender ainda mais sobre decoração no Blog da Arbo. Produzimos um material especial para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Visite também a Central de Ajuda da Arbo. Lá você vai encontrar respostas para aquelas questões que surgem quando precisamos resolver algum problema no dia a dia. São informações diversas, como os documentos necessários para comprovar renda ao financiar um imóvel.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, acesse o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades. É rápido e fácil.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

decoração-de-quarto-masculino

Decoração de quarto masculino: 7 ideias simples

Está se mudando para um novo imóvel ou quer renovar os cômodos de seu antigo? Nesse texto você vai aprender algumas ideias de decoração de quarto masculino A mudança para um novo imóvel implica novas oportunidades. Por isso, a decoração do ambiente é uma boa estratégia para conseguir um ambiente personalizado e totalmente renovado. Nesse […]

Veja dicas e ideias para renovar a decoração de jardim

Veja dicas e ideias para renovar a decoração de jardim

Uma boa decoração de jardim é capaz de dar vida ao ambiente exterior do imóvel. Por isso, que tal aprender algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito?! Os jardins são partes importantes do ambiente exterior do imóvel. Isso porque, quando bem cuidados, podem conferir uma atmosfera natural e vibrante para a casa. Para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *