28 de maio de 2022

Conheça os principais revestimentos para sala

Quer renovar os cômodos de sua casa de forma criativa? Os revestimentos para sala podem ser ótimos aliados nessa tarefa

Se você deseja renovar a decoração de seu imóvel, pode contar com os revestimentos para sala para conferir uma nova atmosfera ao cômodo. As possibilidades são infinitas e, por isso, você precisa usar sua criatividade para adaptar as referências ao seu estilo decorativo e às suas necessidades.

Nesse texto você irá conhecer os principais revestimentos para sala e, também, dicas para renovar o restante da decoração do cômodo. Além disso, irá conferir, ao final do artigo, referências para se inspirar e para deixar seu imóvel com a sua cara.

O que são revestimentos?

Os revestimentos fazem parte do acabamento de uma obra e podem ser encontrados tanto no chão do imóvel quanto nas paredes. No caso dos revestimentos para sala, as opções são diversas e você precisa conhecer os principais tipos antes de fazer uma escolha.

A palavra revestimentos designa, portanto, acabamentos de piso e de paredes, como pedras, pastilhas, azulejos, entre outros. 

revestimentos-para-sala

Para fazer uma boa seleção, é necessário considerar não somente o aspecto estético dos revestimentos, mas também sua funcionalidade e sua durabilidade. Se você não deseja realizar manutenções na decoração com frequência, por exemplo, deve optar por revestimentos de sala mais resistentes e duráveis.

Conheça os principais revestimentos para sala

A verdade é que existem inúmeros tipos de revestimentos para sala. Arquitetos e designers de interiores argumentam que é possível revestir paredes com, por exemplo, páginas de livro e até mesmo esponjas de banho.

Como o leque de opções é bastante abrangente, o Blog da Arbo selecionou os principais revestimentos para sala, para que você conheça os atributos e os pontos que devem ser analisados para sua escolha final.

Revestimento cerâmico

O revestimento cerâmico é indicado para salas, pois os cômodos costumam contar com tapetes em sua decoração. Isso porque a cerâmica é considerada um material frio, que precisa estar acompanhado por tecidos para conferir aconchego e elegância ao local.

Mesmo que o revestimento cerâmico seja um dos principais tipos, existem subtipos no interior da categoria. O porcelanato é um dos materiais mais comuns, mesmo que seu preço seja elevado. Nesse caso, existem diversas opções disponíveis, como as alternativas que imitam mármore.

Para as paredes, é possível investir em um revestimento cerâmico com aspecto de madeira, que pode conferir ao ambiente um aspecto estético elegante, acolhedor e, é claro, aconchegante.

revestimentos-para-sala

Revestimento em MDF

Os revestimentos para sala em MDF são, na maioria dos casos, utilizados nas paredes. No entanto, arquitetos e designers de interiores apontam que o material também pode ser utilizado no teto. 

Assim como no caso dos revestimentos cerâmicos, os modelos em MDF podem ser divididos em subtipos. Existem opções de materiais que imitam, por exemplo, pedras e, por isso, podem ser bons substitutos para os porcelanatos, que costumam ser mais caros.

Além disso, o MDF ripado é bastante utilizado para ambientes mais ousados e modernos, no qual há a intenção de explorar diferentes texturas.

Revestimento laminado

Os revestimentos para sala do tipo laminado podem ser definidos como uma placa de compensado. O principal uso desse material está direcionado ao chão, mas há projetos que instituem a aplicação em paredes.

Quanto posicionados no chão, os revestimentos laminados são indicados para salas que não contam com o uso de tapetes, como a sala de estar. Isso porque são materiais que transmitem uma sensação de calor e de aconchego, ao contrário dos revestimentos cerâmicos. 

Revestimento metálico

Se você deseja aplicar a decoração industrial em seu imóvel, os revestimentos para sala do tipo metálico são excelentes indicações. Nesse caso, por se tratar de um material extremamente frio, é indicado para uso somente no teto e nas paredes.

Não se esqueça de verificar se o revestimento se encaixa no estilo decorativo, para que não haja surpresas indesejadas após a aplicação e a finalização do trabalho.

Em todos os casos, é importante contratar os serviços de um profissional especializado na aplicação de revestimentos, especialmente se você não possuir o conhecimento necessário para a realização da tarefa. Esse ponto é essencial para que o resultado final seja satisfatório e esteja de acordo com as suas expectativas para a decoração do cômodo.

Se você deseja conferir mais possibilidades para seu cômodo, veja o vídeo 7 elegantes revestimentos salas modernos para 2021: pisos e paredes, publicado no canal Rizza Diniz Arquiteta, no YouTube. Vamos assistir?!

Dicas para renovar a decoração da sala

Se você deseja renovar completamente a decoração do cômodo, que tal conferir algumas dicas para harmonizar com os revestimentos para sala?!

Escolha um estilo de decoração

O primeiro passo para renovar a decoração de um cômodo é escolher um estilo decorativo. Isso porque essa seleção irá nortear todas as opções seguintes, que devem ser apuradas de acordo com as tendências do estilo.

Nesse caso, é preciso conhecer as possibilidades, como a decoração escandinava, a decoração minimalista, a decoração rústica, a decoração industrial, entre outras. A boa notícia é que você não precisa ir longe para conferir essas informações: todos os posts sobre estilos decorativos podem ser encontrados no Blog da Arbo.

Aposte nos objetos decorativos

Os objetos decorativos são excelentes opções para quem deseja renovar o cômodo de forma prática, rápida e barata. Isso porque os itens são inúmeros e podem ser posicionados de variadas formas na sala. Dentre os principais objetivos de decoração estão:

  • Tapetes;
  • Estatuetas;
  • Vasos;
  • Quadros;
  • Velas;
  • Cortinas;
  • Plantas;
  • Almofadas.

Apesar de serem boas opções para a decoração de sala, os objetos decorativos devem ser utilizados com moderação, especialmente se o estilo decorativo escolhido seguir uma tendência minimalista. Não exagere nos itens para que o cômodo fique clean e confortável.

Faça você mesmo

Você já ouviu falar sobre a técnica de produção DIY (Do It Yourself, que, em português, significa Faça Você Mesmo), não é mesmo?! O principal propósito da tendência é que os moradores de um imóvel produzam seus próprios objetos decorativos. 

E opções são o que não faltam. Na internet, especialmente em sites que disponibilizam vídeos, é possível encontrar tutoriais diversos sobre a produção de itens para a decoração, como velas aromatizadas, vasos e até mesmo garrafas decorativas.

Se você deseja, além de economizar, conferir mais personalidade ao seu imóvel, aposte na elaboração dos objetos decorativos. Essa é uma excelente opção para pessoas que querem desenvolver seus dons artísticos. 

Móveis de pallet

Os móveis de pallet são a última dica de decoração de sala dessa lista. As peças são versáteis e, por isso, são indicadas para diversos estilos decorativos. A boa notícia é que os móveis podem ser montados por pessoas que nunca tiveram contato com design, pois a elaboração é simples.

Assim como no caso dos objetivos decorativos produzidos a partir da técnica DIY, é possível encontrar diversos tutoriais na internet sobre a produção de móveis de pallet. Faça uma pesquisa, veja quais dicas podem se encaixar na decoração de sua sala e coloque a mão na massa.

Inspire-se com os revestimentos para sala

Agora que você já conhece os principais tipos de revestimentos para sala, chegou o momento de conferir algumas referências para se inspirar. No entanto, não se esqueça de que as imagens são apenas ideias e, por isso, você deve se sentir livre para usar sua criatividade na decoração dos cômodos de seu imóvel.

revestimentos-para-sala

Na imagem acima, é possível verificar que o tipo de revestimento escolhido foram os tijolos. Nesse caso, os materiais foram tingidos de branco, para que pudessem se enquadrar no estilo decorativo do cômodo, que segue a tendência minimalista com toques da decoração escandinava.

Nesse caso, no entanto, foram utilizados revestimentos de madeira, que conferem um ar sóbrio e elegante à sala. Note que tanto a placa da parede quanto o piso seguem a tendência do laminado, que pode ser empregado em diversos cômodos em que se deseja ter aconchego e conforto.

Já na terceira inspiração, é possível verificar a aplicação de um revestimento em MDF. Perceba que o material utilizado nas paredes estabelece perfeita harmonia não somente com o piso, mas também com os móveis escolhidos para o cômodo. Além disso, a referência traz uma boa combinação entre o MDF e um material mais moderno e colorido. 

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já conhece os principais revestimentos para sala, pode decidir como irá decorar ou redecorar sua casa ou apartamento. Não se esqueça de nos contar qual das dicas você mais gostou e quais inspirações mais chamaram a sua atenção. Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Para conferir conteúdos semelhantes, não deixe de acessar os demais artigos do Blog da Arbo. Aqui você encontra textos completos sobre como decorar todos os cômodos de seu imóvel, como o quarto de casal, a cozinha, a sala de jantar e até mesmo o banheiro. E se você deseja saber tudo sobre decoração, clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de contas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo. Lá você encontra milhares de opções de casas e de apartamentos em centenas de cidades brasileiras. Utilize nossos filtros de busca para escolher a opção ideal e conheça seu novo lar. Acesse!

Postagens relacionadas

bairro-universitario

Bairro universitário: veja vantagens e desvantagens

Se você vai se mudar de cidade e planeja encontrar um imóvel em um bairro universitário, precisa conhecer a rotina do local. É comum que, ao ingressar no ensino superior, muitos estudantes se mudem de cidade. Isso porque, muitas vezes, as universidades estão localizadas a uma distância considerável e o aluno se vê diante de […]

usufruto de imóvel mercado imobiliário

Usufruto de imóvel: o que é e como funciona?

É provável que você já tenha ouvido o termo “usufruto de imóvel”. Contudo, você conhece o significado? E o que esse direito garante às pessoas? Neste texto você confere todas as informações sobre o tema É provável que você já tenha ouvido falar e tenha uma ideia sobre o que é o usufruto de imóvel, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *