27 de janeiro de 2022

O que saber para manter a segurança no quarto do bebê

segurança-do-quarto-do-bebe

Um dos melhores e mais esperados momentos durante a gravidez é, sem dúvidas, a montagem do quarto do bebê. Essa é uma das fases mais gostosas que os futuros papais irão vivenciar antes da chegada do pequeno.

Ela engloba a escolha dos móveis, do enxoval, da decoração, da temática do ambiente e de inúmeros detalhes que só quem está passando por essa fase sabe. Atualmente, existem diversas opções no mercado para quem está pesquisando sobre esse tipo de item, dificultando, muitas vezes, a escolha do mais adequado.

O mais adequado é o mais barato? O mais caro? O mais bonito? A resposta para essa pergunta é simples: o mais seguro! Neste post, separamos algumas dicas para você deixar o quarto do bebê o mais seguro possível para recebê-lo.

A escolha do berço

Essa escolha pode parecer simples em um primeiro momento, mas existem inúmeros pontos que devem ser levados em consideração antes da escolha definitiva desse móvel.

O Berço é o lugar onde o bebê passará mais horas nos primeiros meses de vida, uma parte dormindo e outra brincando e se divertindo com a mamãe e o papai. Por isso, escolher um móvel que atenda a todas as solicitações de segurança e que possua registro no INMETRO é fundamental. Esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha no quesito segurança:

– O espaço entre as grades não pode ser superior a 6 centímetros, garantindo que o bebê não consiga passar a cabeça entre elas;

– O estrado e as laterais do berço não devem ultrapassar 2,5 centímetros para que as mãos e pés dos pequenos não fiquem presos;

– O estrado deve possuir altura regulável, que acompanhe o crescimento da criança e que possibilite a mamãe ir abaixando conforme a necessidade. A altura mais alta não pode ser menor do que 60 centímetros. Isso evita que o bebê pule ou role para fora do berço;

– O berço não pode ter nenhuma ponta pontiaguda, devem ser todas arredondadas e, em casos de berços de madeira, com um acabamento que não possibilite o levantamento de farpas;

– Se o berço tiver pés com rodízios, é fundamental que pelo menos duas delas tenham sistema de travamento para garantir estabilidade ao móvel;

– Evite berços com grade móvel. Ela pode parecer prática em uma primeira impressão, mas, segundo estudos realizados pela Comissão Americana de Segurança de Produtos para Consumidor Final nos Estados Unidos, ela é uma das principais vilãs no quesito segurança para o bebê, causando, em média, 30 mortes a cada década por conta de acidentes relacionados a falta de estabilidade que ela apresenta.

– Procure berços com registro no INMETRO. Essa é a garantia de que eles passaram por rigorosos testes de segurança e que atendem a todos os tópicos mencionados acima.

Atenção ao enxoval

As almofadas e kit para berços são acessórios lindos para compor a decoração, mas, na prática, eles devem ser deixados de lado, pelo menos nos primeiros meses de vida do bebê.

Até o seu filho completar o primeiro ano de vida, o recomendado é que essas peças sejam removidas quando ele estiver dormindo no berço, evitando sufocamentos. Após esse período, os reflexos do bebê já estão mais desenvolvidos e eles podem ser utilizados, garantindo até mesmo um conforto extra para o pequeno.

Cômoda e armários devem possuir um sistema anti-tombamento

Esses são os móveis mais pesados que irão compor o quarto do seu bebê, por isso, segurança nunca é demais. O sistema anti-tombamento garante que esses móveis fiquem fixos à parede e que não tombem caso a criança venha a escalá-lo através das gavetas.

Essa dica vale tanto para os móveis do quarto do bebê quanto para os demais ambientes da casa, como salas, escritórios, lavanderias e cozinhas. Nunca deixe todas as gavetas abertas ao mesmo tempo e fixe esses móveis na parede.

Pisos e paredes

Se, ao planejar o quarto do bebê, surgiu a necessidade de reforma, fique atento a essas dicas:

– A aplicação de papéis de parede ou pinturas devem ser feitos com, no mínimo, dois meses de antecedência. Abra bem as janelas e deixe que o ar circule. Isso irá garantir que os produtos químicos e o cheiro forte presentes na tinta e na cola do papel sejam liberados, evitando casos de intoxicação;

– Os pisos mais indicados para o quarto do bebê são os de madeira, de vinil ou cerâmica. Eles são mais fáceis de limpar e não acumulam tanta poeira, evitando o desenvolvimento de alergias;

– Se a decoração incluir tapetes, opte por modelos desenvolvidos com materiais antialérgicos e com a parte inferior emborrachada, evitando quedas tanto do bebê quanto da mamãe e do papai. Caso ele não tenha, a dica é fazer a fixação com fita dupla face!

Eletricidade

É inevitável que o quarto do bebê e a sua casa possuam fios e tomadas, porém, acidentes podem, e devem, ser evitados e com alguns cuidados simples. Não deixe fios elétricos expostos e utilize protetores de tomada em todos os ambientes da casa. Se você não encontrar uma forma de esconder os fios, mantenha a criança sempre sob vigilância de um adulto.

Muitos desses cuidados podem parecer exagerados e serem deixados de lado pelos papais e mamães de primeira viagem. Contudo, não esqueça que o seu bebê não tem o mesmo raciocínio que um adulto, ele está descobrindo o mundo a sua volta e aprendendo o que pode e o que não pode fazer.

O principal cuidado que você pode ter com ele começa com a prevenção. Graves acidentes podem ser evitados com gestos simples. O quarto do seu bebê pode sim ser um ambiente bonito e aconchegante, mas, busque em primeiro lugar a segurança do quarto do bebê! 

Sobre a TulipaBaby

A TulipaBaby é uma loja especializada em móveis para bebê produzidos em madeira maciça reflorestada e de origem nacional. Há mais de 10 anos no mercado, utiliza de sua experiência em exportações para a Europa e Estados Unidos para trazer móveis seguros e inovadores para esse espaço. Todos os berços produzidos por ela possuem registro no INMETRO, as cômodas e armários acompanham kits anti-tombamento e as tintas utilizadas nos móveis são livres de metais pesados. Conheça as opções disponíveis no site da marca. As entregas são feitas em todo o Brasil. 

Postagens relacionadas

o que evitar erros de organização da casa

5 erros de organização da casa que você deve evitar

Existem alguns erros de organização da casa que podem comprometer a aparência do imóvel e a qualidade de vida dos moradores. Nesse texto você descobre quais são os principais erros e, com isso, como evitá-los Nada como uma casa bem arrumada, limpa e organizada para aumentar a sensação de bem-estar, não é mesmo?! Entretanto, às […]

limpeza-de-casa

Limpeza de casa: como limpar imóvel que já é limpo

Limpar o que já está limpo parece ser uma tarefa impossível, mas quando é o seu imóvel que está em jogo e você quer ou precisa vender rápido e sem perder dinheiro, prepare-se, pois a limpeza de casa tem que fazer parte do seu dia a dia e, principalmente, após a execução de um belo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *