29 de novembro de 2021

Smart home: 6 itens básicos para sua casa inteligente

smart home

Quer deixar sua casa mais confortável e prática? Veja alguns gadgets para começar a transformação do seu lar em uma smart home!

As tecnologias de automação residencial evoluíram muito na última década e estão cada vez mais acessíveis. Se antes a ideia de ter uma smart home parecia muito distante, algo possível apenas na ficção, hoje nós já contamos com diversos dispositivos que se conectam à mesma rede e trocam informações entre si para fornecer mais conforto e praticidade no dia a dia.

Neste post do Blog da Arbo, vamos apresentar alguns dos gadgets básicos para uma casa inteligente. São produtos que levam todos os benefícios do conceito de Internet of Things (Internet das Coisas) para dentro do seu lar e já dão um gostinho do que serão as casas do futuro. Confira!

  1. Smart Speaker
  2. Fechadura eletrônica
  3. Tomada inteligente
  4. Lâmpada inteligente
  5. Robô aspirador de pó
  6. Smart TV e TV box

1. Smart Speaker

Amazon Echo Dot para smart home
O Echo Dot é um dos aparelhos mais procurados por quem começa a montar uma smart home.

Os smart speakers são peças indispensáveis para sua casa inteligente. Esses dispositivos entendem comandos de voz e são capazes de se conectar aos demais dispositivos da sua casa, criando uma experiência completa e imersiva. Os equipamentos mais conhecidos neste mercado são desenvolvidos por Amazon e Google.

Amazon Alexa

A Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon, empresa de tecnologia que tem negócios relacionados à e-commerce, computação em nuvem, serviços de streaming e inteligência artificial. A marca já vende uma série de dispositivos compatíveis com a Alexa para equipar sua smart home e os de maior destaque são os da linha Echo.

O dispositivo de entrada, ou seja, o mais barato, é o Echo Dot de 3ª geração. Apesar de extremamente compacto, ele tem uma qualidade de som surpreendente, sendo uma boa escolha para quem quer ouvir música no quarto, por exemplo. O dispositivo se conecta com plataformas como Spotify, Apple Music, Amazon Music e TuneIn.

Além disso, ele se conecta com outras caixas de som via Bluetooth ou com um cabo de áudio 3,5 mm. Com seus quatro microfones embutidos, o Echo Dot consegue captar os comandos a uma distância razoável.

Também é possível realizar chamadas para outras pessoas que tenham aparelhos da linha Echo, tanto pelo dispositivo quanto pelo app Alexa. E quem tem mais de um aparelho da linha Echo em casa pode conectá-los entre si. Com isso, dá pra colocar a mesma música para tocar em todos os cômodos, por exemplo.

A Alexa pode executar uma série de comandos, como informar a previsão do tempo, ativar lembretes, ligar e desligar outros dispositivos inteligentes e até ler os livros do Kindle, o e-reader da Amazon. Várias funções continuam sendo desenvolvidas e o usuário pode instalar as chamadas skills para ter novas possibilidades.

A versão mais recente do Echo Dot é a de 4ª geração. Ela traz todas as funções da anterior e tem um novo formato esférico. Com isso, a posição dos alto-falantes mudou. Segundo a empresa, isso aumentou a qualidade do som, aumentando a potência dos graves. 

Por falar em potência, a Amazon disponibiliza dois speakers maiores. O Echo mantém o formato esférico mas é maior, tem um Woofer de neodímio 3’’ e dois tweeters de 0,8’’. Já o Echo Studio, o mais avançado, tem três alto-falantes de 2’’, um tweeter de 1’’ e um woofer de 5,25’’. Ambos contam com a tecnologia de processamento de som Dolby Atmos.

Google Nest Mini

O Google Nest Mini é equivalente ao Echo Dot, mas é equipado com o Google Assistente, aquele mesmo que acionamos em smartphones Android com o comando “Ok, Google”. As funcionalidades são bem semelhantes às da Alexa e o formato é tão compacto quanto o do concorrente.

Ele também conta com uma grande variedade de aplicativos, incluindo integração com YouTube, Spotify, Google Notícias, Netflix e Whatsapp. Além disso, se conecta nativamente com outros dispositivos com sistema Android, como smart TVs, e aparelhos como o Google Chromecast, fornecendo uma experiência de smart home completa.

Para saber mais sobre esse dispositivo, é só acessar nosso artigo sobre o Google Nest.

2. Fechadura eletrônica

Fechadura eletrônica por cartão
Um dos modelos de fechadura inteligente funciona com cartões magnéticos.

As fechaduras eletrônicas são opções muito interessantes para quem quer aumentar a segurança da sua smart home. Há uma grande variedade de modelos, seja com acionamento por senha, por cartões ou por biometria. Por não ter um miolo de chave, esse tipo de fechadura impede o uso de chaves micha ou qualquer outro instrumento para forçar a abertura das portas. 

As fechaduras com senha podem utilizar combinações que vão de 3 a 20 números. Os modelos com tela touchscreen mudam a sequência visualizada pelo usuário em cada utilização, evitando o risco de alguém que tente ver a senha digitada. Outras também utilizam o recurso de senha falsa, que permite digitar qualquer sequência de números depois da senha real. 

As fechaduras com cartões são muito vistas em hotéis. Ela é destravada com o uso de um cartão magnético que pode ser inserido ou aproximado do dispositivo, dependendo do modelo. 

As fechaduras por biometria são equipadas com um leitor de impressões digitais semelhante aos que vemos em caixas eletrônicos. Elas permitem cadastrar vários usuários e inserir senhas numéricas para aumentar ainda mais a segurança.

3. Tomada inteligente

Tomada inteligente
As tomadas inteligentes ajudam a economizar energia.

A tomada inteligente é como um adaptador que você conecta nas tomadas comuns da parede. Em seguida, é necessário configurá-los para que eles acessem a rede Wi-Fi da sua residência. Isso é feito de forma bastante simples pelos aplicativos que os fabricantes disponibilizam. 

Como há muitos modelos de tomada inteligente, você encontrará alternativas com funcionalidades diversas. Alguns deles permitem, por exemplo, programar horários específicos para ativar ou desativar um aparelho. Essa função seria útil, por exemplo, para controlar os períodos em que as crianças podem usar a televisão. 

Os smartplugs também são úteis para aumentar a segurança da sua casa. Há modelos que detectam o excesso de calor gerado pela rede elétrica e interrompem o fornecimento de energia para evitar acidentes. Além disso, se a sua residência fica vazia por muito tempo, a programação de ativação e desativação de luzes e outros aparelhos ajuda a simular a presença dos moradores e afastar o risco de invasões.

O Blog da Arbo já tem um post explicando melhor sobre as tomadas inteligentes.

4. Lâmpada inteligente

Lâmpada inteligente
Lâmpadas inteligente economizam energia e dão um toque especial na decoração.

Conhecida também como lâmpada smart, a lâmpada inteligente se conecta por meio de rede Wi-Fi ou via Bluetooth. Isso permite que a peça seja controlada remotamente com aplicativos instalados em smartphones, tablets e computadores, além de assistentes virtuais como a Alexa. 

Com o gadget conectado, você pode dar comandos ligar, desligar e mudar a cor e temperatura da luz, algo que também contribui para uma iluminação diferenciada e dá um toque especial na decoração da sua smart home.

A luz mais amarelada ou quente trará uma sensação de mais tranquilidade e acolhimento ao ambiente. Se você vai iluminar um ambiente de trabalho, como o seu local de home office, prefira luzes brancas e frias. Vale destacar que a temperatura de cor não traz impacto no consumo da lâmpada. 

5. Robô aspirador de Pó

Robô aspirador de pó
Robôs aspiradores ajudam a manter a casa limpinha com menos esforço.

É claro que, em uma smart home, a limpeza também tem que ser automatizada. Os aspiradores de pó inteligentes são pequenos robôs que circulam pelos cômodos da casa fazendo a limpeza enquanto você se dedica a outras atividades. 

É possível programar o funcionamento do aparelho para horários específicos e dar comandos de voz via Alexa ou Google Assistente. Os modelos mais caros são capazes de mapear a casa para evitar acidentes e voltam sozinhos para a base quando precisam recarregar a bateria. 

6. Smart TV e TV box

Smart TV e TV box
Smart Tvs e TV boxes já contam com comandos por voz.

As smart TVs já são bem conhecidas e vem ganhando cada vez mais recursos nos últimos anos. Você vai encontrar modelos com sistemas operacionais diversificados, mas todos trazem acesso à aplicativos de streaming, principalmente. 

Marcas como Samsung e LG, por exemplo, optam por desenvolver seus próprios sistemas. Contudo, há cada vez mais modelos trazendo o sistema Android TV. Na prática, é como se essas TVs tivessem um aparelho Chromecast embutido, o que facilita a integração com o seu smartphone.

Mas, quem tem uma TV mais antiga ou sem Android TV também pode aproveitar as vantagens desse sistema. As chamadas TV boxes são aparelhos bem pequenos que você conecta a uma das entradas HDMI do televisor. Com isso, qualquer equipamento passa a ter as funções de uma smart TV. 

A Amazon também atua nesse segmento com seu Fire TV Stick. O dispositivo lembra um pen drive e, quando conectado na entrada HDMI da televisão, dá acesso a uma série de aplicativos e tem integração total com a Alexa.

Como as tecnologias de automação residencial continuam em evolução, novos equipamentos surgem todo ano, trazendo ainda mais praticidade. A tendência é que esse tipo de equipamento fique cada vez mais barato, facilitando o acesso de todos às vantagens das casas inteligentes.

Gostou do nosso artigo sobre smart home? Cadastre-se na nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos como esse direto no seu e-mail. São materiais exclusivos do Blog da Arbo que você receberá toda semana. Basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Móveis de escritório: quais não podem faltar?

Trabalhar em casa passou a ser rotina nos últimos meses devido à pandemia. A alternativa é transformar o espaço com móveis de escritório que colaborem para que o home office seja agradável e produtivo. Confira as dicas. Em tempos de pandemia, trabalhar em casa tem sido o novo normal. A casa logo  transformou-se também no […]

averbação-de-imóvel

Averbação de imóvel: o que é e como fazer

A averbação de imóvel é um procedimento obrigatório para manter a documentação em dia. Tire suas dúvidas sobre o assunto no Blog da Arbo! Toda transação envolvendo imóveis costuma ter uma série de exigências burocráticas que podem nos deixar bem confusos quando não estamos acostumados a lidar com tantos documentos. A averbação de imóvel é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *