28 de março de 2024

Sofá de couro: por que investir na peça?

Sofá de couro: por que investir na peça?

Vai decorar ou redecorar a sala de estar? Uma das possibilidades é trocar os móveis. Desse modo, que tal conhecer os benefícios do sofá de couro?

Quem compra uma casa quer mobiliar com tudo do bom e do melhor, não é mesmo? Afinal, é neste cantinho que você vai passar boa parte do seu tempo, e nada mais justo do que este espaço ser o mais aconchegante possível para você desfrutar de bons momentos nele. Pensando nisso, elencamos um complemento que faz muito sucesso na decoração de interiores de uma casa nova, mais precisamente na sala de estar:  sofá de couro natural. 

Eles são práticos na manutenção e irresistivelmente bonitos, sendo muito admirados pelos profissionais do ramo da decoração e arquitetura pela sua versatilidade (combinam com tudo mesmo)! 

O sofá de couro natural é um item muito desejado por transmitir sofisticação, beleza e conforto. Há muito tempo está em alta na decor das residências, apartamentos e demais empreendimentos, e não vai sair tão cedo, afinal, o sofá de couro existe nas mais antigas civilizações e continua sendo um artigo de luxo.  

A peça teve origem decorrente do trono de governantes, que passou a ser usada por demais civilizações, foi evoluindo e criando diversos formatos: trono, recamier, sofá, divã, futon, namoradeira, entre outros. 

Acredita-se que os primeiros modelos de sofás eram bastante simples, com um estofamento de couro em cima de um quadro de madeira. A partir daí os modelos e as tecnologias foram evoluindo, e hoje temos a sorte de contar com diversos confortos e luxos destinados à essa peça tão importante em nossa sala de estar, que tem o poder de reunir, aproximar e aconchegar visitas e moradores.

Tecnologias do sofá de couro

Entre os confortos e tecnologias disponíveis no mercado atualmente, podemos citar algumas que tornam o estofado ainda mais desejado: assento com molas, espumas soft, manta de fibra siliconada, estruturas em madeira de reflorestamento, entre os mecanismos manuais ou elétricos, que vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia, que pede comodidade e praticidade.

Confira alguns dos mecanismos disponíveis:

  • Wall Save:  reclinável sem balanço, com acionador tipo “manípulo”.
  • Power: reclinável, sem balanço, com acionador por controle.
  • Rocker: reclinável e com balanço tipo “gangorra” com alavanca.
  • Glider: reclinável, giratório com balanço “para frente e para trás”.
  • Lift: reclinável, sem balanço, acionado por controle remoto com fio, mecanismo com elevação.

Benefícios

Que o sofá de couro é uma peça imponente e ganha destaque no ambiente, é notório. Mas há muitas razões além desta para você adquirir um móvel desses na sua casa, que vão muito além da beleza do produto. 

Você vai se surpreender com as inúmeras vantagens deste material, e nós trouxemos aqui algumas delas para provar que o sofá de couro natural é um ótimo investimento para sua casa nova. Confira:

Facilidade de limpeza

Este é um item muito valorizado, afinal, quem não gosta de ver o seu móvel limpinho de forma prática e rápida? Aqui a dica é fácil: tirar o pó e passar um pano úmido é o suficiente para deixar o seu sofá de couro perfeito como ele chegou. 

Entretanto vale ressaltar que, apesar da praticidade de limpeza, ele requer cuidado para conservá-lo bem, não deixando ao sol para não craquelar o material.

Tonalidades

Geralmente vemos por aí tonalidades neutras no couro natural, o que remete ao requinte e sofisticação dos ambientes. Mas para a alegria dos entusiastas da decoração, há uma cartela de cores muito bonita disponível no mercado, bem como tipos de couro. 

Além disso, algumas lojas permitem que sejam feitos sob medida, escolhendo a tonalidade do couro desejada, o modelo do sofá, e também o mecanismo de reclínio (manual ou elétrico). 

Veja alguns tipos de couros disponíveis na Loja Inusual:

Durabilidade

Sofá de couro: por que investir na peça?

Já ouviu falar daqueles sofás que passam de geração em geração? Provavelmente são de couro legítimo por perdurarem anos na família e permanecerem bem conservados. 

Os sofás de couro natural tendem a ser muito duráveis quando são bem conservados. Isso porque a fibra dele é mais firme e permite bastante maleabilidade. Esse fato não influencia apenas na sua durabilidade, mas também no seu aspecto visual, conferindo um estofamento ainda mais bonito e bem acabado.

Conforto térmico

O conforto térmico é muito importante para manter a temperatura do assento agradável, e este é um ponto positivo do couro natural. Isso porque o material do couro se adapta à temperatura corporal, independente se for um dia muito frio ou quente. 

Entretanto, não vale relaxar nos cuidados: ainda assim, é importante não deixá-lo exposto ao sol, pois pode vir a craquelar ou perder a cor.

O sofá de couro é impermeável

Quem tem cachorro, gato e crianças já pode comemorar, porque o couro natural é impermeável, sendo fácil a retirada de pelos e sujeiras, mas é importante não “abusar”. Por isso, caso aconteça de derramar algum líquido, seque rapidamente para o estofado continuar bonito e sem danos ao revestimento. 

Outro ponto positivo para quem tem pets em casa e não abre mão que eles continuem subindo no sofá, é que este material não acumula pó, pêlos, ácaros e outras coisas alergênicas ao ser humano. Dessa maneira, se mostra mais uma vez, um estofado de baixa manutenção e fácil limpeza.

É requintado

Geralmente, o valor dos estofados em couro natural tem um preço mais elevado. Mas há uma razão clara para isso: sua alta durabilidade e a exclusividade de ter um estofado assim. Quando nos referimos às “ranhuras” estampadas no couro, nenhuma sairá igual à outra, o que torna a peça única e exclusiva. 

Esses aspectos, assim como marcas naturais do campo, rugas e cicatrizes não são considerados defeitos, mas sim características da originalidade do material. O material em si poderá ceder um pouco com o uso localizado nos assentos e encostos, o que será considerado normal devido à origem natural e propriedades elásticas do material.

O sofá de couro é versátil

Os sofás de couro se adaptam a qualquer estilo decorativo. Você pode observar estofados de couro em salas de estar minimalistas, em consultórios extremamente sofisticados, em ambientes descolados ou até mesmo em um lugar estilo boho chic. 

Dependendo do modelo escolhido e da tonalidade do couro, ele fica perfeito em qualquer decor! Basta saber tirar o melhor proveito possível deste nobre material. Uma passadinha no Pinterest já vai encher a sua cabeça de boas ideias para o seu ambiente.

Como limpar o couro?

A limpeza dos couros (natural ou sintético) é bastante simples: só é necessário utilizar água e sabão. O uso recomendado em estofados é o sabão neutro, que não contém soda e não irá danificá-los. Para tirar o pó utilize apenas pano umedecido com água. 

Para sujeiras mais profundas, aplique o sabão neutro com um pano levemente umedecido. Mesmo que o couro seja impermeável, é recomendado nunca molhar em excesso, apenas o suficiente para realizar uma limpeza úmida. 

Não utilizar produtos polidores, vaselinas, silicones, óleos, sabões, produtos à base de solventes ou qualquer outro produto abrasivo. Esses produtos podem causar danos permanentes no seu estofado e alterar as características originais do couro (brilho, toque, cor, aroma, resistência). 

Diferenças entre couro legítimo e couro sintético

Mesmo que aqui tenhamos enaltecido a nobreza do couro natural e as razões pelas quais comprar um estofado assim é um bom investimento, ainda há muitas dúvidas em relação ao couro sintético, também chamado de couro ecológico. 

Evidentemente, este material tão utilizado nas residências mundo afora também tem suas vantagens e desvantagens, assim como o couro natural. Para esclarecer ao nosso leitor quais são as diferenças entre cada um deles, vamos citar abaixo um pouquinho sobre o couro sintético e destacar quais são seus pontos positivos e negativos.

Vantagens do couro sintético

Este material tem menor impacto ambiental, pois necessita de 20% menos energia para sua produção se comparado ao material natural. Assim como os demais tecidos, o couro sintético permite lavagem à seco, facilitando ainda mais o processo de limpeza do produto. 

Outro fator que pode contribuir positivamente para a aquisição do estofado sintético é que, devido ao custo de produção menor, o seu valor final também é menos elevado.

Desvantagens do couro sintético

Quanto à exposição solar, o material sintético também não deve ficar exposto ao sol para não danificar, caso contrário, pode craquelar. 

Sua durabilidade é consideravelmente reduzida se comparada a um sofá de couro legítimo, onde a durabilidade é “pra vida toda” (literalmente, se for bem cuidado).

O desgaste do couro sintético pode ocasionar em rachaduras, tendo maior probabilidade de desgaste.

Nossa função é especificar cada material e mostrar suas vantagens, mas cabe ao consumidor decidir qual é o melhor para o seu espaço, levando em consideração a sua rotina, preferências e limitações. Há quem prefira o requinte e a legitimidade de um estofado em couro natural, mas também há quem valorize o custo x benefício do couro ecológico. E não há nada de errado nisso, apenas materiais distintos e pontos de vista diferentes.

Agora conte para nós: você tem na sua casa um sofá de couro que você ama e que tem história?

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

manutenção-de-computador-1

Manutenção do computador: veja 5 dicas

É fundamental ter alguns cuidados básicos na manutenção do computador para que ele dure muito tempo. Aprenda a manter sua máquina sempre em perfeitas condições. Os computadores facilitam vários aspectos da nossa vida, em casa e no trabalho. Como são equipamentos bem caros, é indispensável saber cuidar bem deles para que durem muito tempo. A […]

comprar e alugar passo a passo arbo

Comprar e alugar na Arbo: veja o passo a passo

Se interessou por um imóvel da Arbo? Então você precisa conhecer o passo a passo para comprar e alugar conosco! Nossos processos são simples, práticos e sem burocracia. Confira A Arbo Imóveis é uma empresa que tem o objetivo de facilitar transações imobiliárias para todas as pessoas envolvidas nos processos. Por isso, se você se […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *