25 de setembro de 2021

Como organizar as tarefas de casa?

tarefas-da-casa

Organizar as tarefas de casa com eficiência exige a adoção de alguns métodos no cotidiano. Quer saber alguns deles? Confira aqui. 

Um lar limpo e organizado traz uma sensação única de bem estar e qualidade de vida para todos que compartilham do espaço. E, a cada ano que passa, mais se fala da importância da organização para manter a boa convivência dentro de uma casa. Mas, é claro que a teoria é muito mais fácil do que a prática. Muitas pessoas têm dificuldades quando o assunto é organizar as tarefas de casa no dia a dia. É uma questão que, na verdade, extrapola um pouco a questão do lar e mexe com a sua rotina. 

É preciso se organizar para não deixar as tarefas acumularem a fazer tudo aos poucos. 

É por isso que escrevemos esse artigo no Blog da Arbo. Aqui, vamos falar um pouco sobre os benefícios de uma casa organizada, vamos mostrar quais são os fundamentos de uma boa organização doméstica. 

Depois, você conhecerá vários itens que podem ajudar a manter as coisas no lugar e dicas de organização específicas para cada cômodo. Confira abaixo. 

tarefas-da-casa

Tarefas de casa: por que manter uma casa bem organizada? 

Ter uma casa bem organizada traz uma série de benefícios para todos. O mais evidente é o estético. Isso porque uma casa em ordem, por si só, já deixa o ambiente bem mais bonito e com aparência de mais novo, mais bem cuidado. 

A segunda vantagem é a praticidade nas tarefas do dia a dia. E isso é uma vantagem que muitas pessoas não prestam atenção, mas é real. Em uma casa desarrumada, fica tão difícil encontrar o que precisamos que surge até uma sensação permanente de desconforto. Isso acontece porque a desorganização causa perda de tempo que, por sua vez, nos faz ficar mais ansiosos e estressados.

Outro benefício é que um lar bem organizado tem um clima muito mais acolhedor, tanto para quem mora nele quanto para as visitas. Dessa forma, o ambiente fica tão convidativo que até incentiva a integração familiar e fortalece a comunicação.

Além de tudo isso, poderíamos citar o fator econômico de manter um estilo de vida mais minimalista e organizado e também o fator psicológico de viver em ambientes que possuem a aparência mais clean.

Tarefas de casa: como organizar cada cômodo? 

tarefas-da-casa

Chegou o momento de verificarmos como você pode organizar as suas tarefas de arrumação uma a uma. Para isso, separamos algumas orientações específicas para cada cômodo. Já que cada um deles possui as suas próprias características. Confira abaixo as dicas. 

Quarto

Nos quartos, o ideal é que você comece pelo guarda-roupa e pelas gavetas, pois é muito comum deixarmos roupas penduradas em locais aleatórios por falta de espaço. Utilize divisórias para organizar meias, jóias, lenços e toalhas.

Aproveite as caixas de sapato de forma inteligente, guardando nelas os objetos pequenos. Você também pode usar a criatividade e enfeitar essas caixas para se encaixarem até como itens de decoração.

Utilize as paredes para não deixar objetos amontoados sobre a cama ou a escrivaninha. Para isso, você pode optar por ganchos instalados naquele cantinho isolado, que antes não servia para nada. Ele será o lugar para colocar bolsas, chapéus e blusas, por exemplo.

Prateleiras e nichos também serão muito úteis nesse sentido. Além de otimizar o espaço, esses elementos também contribuem na decoração e podem ser posicionados de muitas maneiras. Também é uma boa brincar com as cores, fazendo com que as peças combinem com as cores da parede ou explorando os contrastes.

Sala

A sala de estar costuma ser o cartão de visitas de uma casa, o espaço para receber as visitas e passar longas horas conversando. Por ser o primeiro lugar de descanso que vemos ao chegar de um dia cansativo no trabalho, esse cômodo pode acabar acumulando muita bagunça no dia a dia.

A organização da sala já começa na escolha dos móveis, principalmente dos sofás. Se o cômodo é pequeno, um sofá grande demais pode atrapalhar mais do que ajudar. Portanto, vale a pena considerar, antes de tudo, o espaço de circulação. Procure deixar o centro livre e só coloque uma mesinha de centro se não tiver que ficar se desviando dela o tempo todo.

Aliás, os móveis funcionais são grandes aliados para a organização da sala. Um puff-baú, por exemplo, serve perfeitamente para guardar os brinquedos das crianças e aumenta a quantidade de lugares para receber as visitas.

Cozinha

A funcionalidade deve ser um critério primordial para organizar a casa e isso é ainda mais importante na cozinha. Portanto, comece identificando os objetos que você usa mais e precisam ficar facilmente disponíveis.

Qualquer peça que você use raramente pode ser posicionada em uma prateleira mais alta ou mais para o fundo do armário. Por outro lado, tudo que é usado com frequência precisa estar em uma altura mais confortável.

Um ponto crucial na organização da cozinha é a armazenagem de alimentos. Aqui também vale a regra de deixar mais acessível aquilo que é mais utilizado. Entretanto, é necessário ter um cuidado especial com o prazo de validade, por isso, cuidado para não esquecer algo no fundo do armário ou da geladeira. O ideal é reorganizar tudo pelo menos uma vez a cada quinze dias.

Além disso, armazene corretamente os materiais de limpeza e evite deixá-los perto dos alimentos. É recomendável ter um local específico para eles, como um cesto ou uma caixa organizadora, bem longe da comida, e só pegá-los na hora do uso. 

Você pode encontrar um guia completo sobre arrumação de cozinha no Blog da Arbo. Clique aqui para ter acesso. 

Banheiro

Talvez o banheiro seja o cômodo que mais se beneficia com a instalação de prateleiras. Além de servir para guardar os produtos de higiene e limpeza, elas podem até receber alguns pequenos objetos decorativos. Vale repetir a regra: o que você usa com menor frequência fica no alto e os itens mais essenciais ficam sempre ao alcance.

Complemente a organização das prateleiras com pequenos potes para deixar cada tipo de item. Você pode deixar todos os pentes e escovas em um deles e as escovas de dentes em outro, por exemplo. Se o seu banheiro tem mais espaço, dá até para incluir caixas organizadoras para guardar toalhas limpas e produtos de limpeza.

E para acabar com a roupa suja espalhada por aí, tenha um cesto e deixe-o naquele cantinho onde não cabe mais nada além dele. Pode ser ao lado do box, atrás da porta ou embaixo da pia. 

tarefas-da-casa

Escritório

Muita gente passou a trabalhar direto de casa nos últimos anos e essa situação demanda algumas adaptações para transformar um cantinho ou um cômodo em escritório. O primeiro ponto de atenção para organizar a casa nessa situação é o conforto, já que você vai passar várias horas do seu dia nesse espaço. Além de ter uma boa cadeira, é importante ter uma mesa organizada segundo os princípios de ergonomia.

O monitor, por exemplo, deve ser posicionado à altura dos olhos para que você não precise ficar com as costas dobradas o tempo todo. Experimente colocá-lo numa posição mais alta e perceberá que sua postura vai mudar naturalmente. Aliás, o apoio do monitor pode ter algumas gavetas, o que facilitará o armazenamento dos materiais de escritório, como grampeador, clipes de papel, lápis e canetas. 

Uma mesa bem limpa nos ajuda a focar mais rapidamente em nossas tarefas. Por isso, é interessante tirar alguns minutos no começo ou no fim do expediente para tirar a bagunça. Evite acumular pilhas de papel ou de livros sobre sua mesa e, se ela tem gavetas, organize-as para facilitar o acesso dos objetos usados com maior frequência.

Lavanderia

Para organizar a lavanderia, a ordem é usar e abusar de acessórios que ajudem a otimizar o espaço e a rotina. Quanto menos coisas houver pelo chão, mas fácil fica seu trabalho, portanto, use as paredes. Vassouras, pás e rodos devem ser pendurados, enquanto os produtos de limpeza são armazenados em cestos ou caixas e colocados em prateleiras.

Na hora de lavar as roupas, além de colocá-las em cestos para tornar todo o processo mais ágil, experimente instalar um varal vertical, principalmente se o local for pequeno.

Gostou das dicas desse artigo? Então, você vai gostar muito desse aqui também. Ele explica um pouco sobre como você pode organizar a limpeza da sua casa com eficiência. Clique aqui e confira. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

entrega do imóvel

Tudo o que você precisa fazer antes da entrega do imóvel

Está prestes a se mudar de uma casa alugada? Veja os procedimentos necessários para garantir sua tranquilidade na entrega do imóvel! A entrega do imóvel é o momento de encerramento de um acordo de locação. Cabe ao inquilino devolver o local nas mesmas condições de habitabilidade em que o encontrou. Para garantir que tudo transcorra […]

Apartamento Alugado

Vai entregar apartamento alugado? Saiba se preparar

A entrega do apartamento alugado inclui diversos cuidados para garantir a segurança de inquilinos e proprietários. Veja o que fazer para tornar o processo mais fácil. A entrega de um apartamento alugado envolve uma série de procedimentos para garantir que inquilinos e proprietários encerrem o vínculo de forma respeitosa e segura. Os contratos de locação […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *