13 de maio de 2022

Telhado fotovoltaico: o que é e como utilizar?

telhado-fotovoltaico

Mais comum em imóveis comerciais e industriais, o telhado fotovoltaico é uma aposta para a tecnologia do futuro em residências também! 

Ele tem um preço competitivo se comparado a outras alternativas, e contribui para a geração de energia limpa, e por esse motivo o material vem ganhando cada vez mais espaço em várias regiões do país. Além de trazer economia para o bolso dos consumidores, o produto também ajuda o planeta no combate às mudanças climáticas.  

Mas afinal, você sabe bem o que é o telhado fotovoltaico? É claro que o nome já dá algumas dicas sobre o que é essa tecnologia, mas tem curiosidades sobre ela! 

Se você quer aprender tudo sobre essa grande tendência do momento, e descobrir  as vantagens e como ela pode ser adquirida, este nosso post da Arbo foi feito especialmente para você! Então, boa leitura!

Energia solar 

Antes de saber como funciona um telhado fotovoltaico, que tal entender um pouco mais sobre as vantagens da energia solar? Afinal, o consumo de energia limpa tem tudo para ficar cada vez mais popular e muito breve, pois o meio ambiente pede muito por cuidados.

Com o uso da energia fotovoltaica, a atmosfera passa a receber menos gases poluentes, como o dióxido de carbono, que são lançados diariamente em todo o mundo. Além disso, passamos a preservar mais os recursos naturais esgotáveis.

Ainda com relação ao futuro do planeta, a principal questão que esse recurso promove é: sustentabilidade. E atitudes do dia a dia colaboram e muito com essa situação. Estes fatos influenciam diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente quando se pensa nas gerações futuras.

Outra grande vantagem do uso da energia solar e do telhado fotovoltaico é a economia na conta de luz, que pode chegar a 90% em residências, assim como a valorização do imóvel, já que  casas com geradores solares são mais bem avaliadas no mercado, sabia?

telhado-fotovoltaico

A energia solar é uma fonte renovável e inesgotável. Por isso, ela se tornou uma alternativa primordial para a escassez hídrica, o que pode evitar o risco de apagões e racionamentos, por exemplo. Vale reforçar que o Brasil é um país que está entre os mais favorecidos quanto à irradiação solar em todo o planeta.

Bom, deu para entender um pouco sobre o assunto até aqui, né? Ok! Agora, vamos te explicar o que é esse recurso sustentável e como podemos usar ele! Vamos lá!

O que é o telhado fotovoltaico ?

Um telhado fotovoltaico é uma nova tecnologia de energia solar destinada a imóveis residenciais. Na prática, ela consiste em uma telha que tem um painel de energia fotovoltaica instalado. Assim, a própria telha da casa pode produzir energia, resultando em um projeto mais bonito, flexível e eficiente.

O telhado fotovoltaico  atua com duas funções em apenas uma: auxilia na cobertura do imóvel e gera energia elétrica de forma prática e resistente, a partir da radiação solar. De fácil instalação, o mesmo é fabricado em materiais e formatos tradicionais, mas com uma célula fotovoltaica unida a sua estrutura, que permite a geração de energia elétrica a partir da radiação solar.

Flexibilidade

A energia gerada por um telhado fotovoltaico (ou mesmo por um painel solar) não é a mesma energia elétrica que usamos em casa, mas basta entender que para ela ser gerada precisa de um equipamento chamado de Inversor Solar.

Uma das vantagens das telhas solares é que elas são flexíveis e construídas modularmente, o que faz com que qualquer tipo de inversor do mercado se encaixe, dando flexibilidade para o consumidor comprar a peça que for mais interessante!

Tamanho diferenciado

Um telhado fotovoltaico é maior do que uma telha padrão do mercado, e com isso o consumidor precisa de menos telhas para cobrir toda a área do telhado. O resultado é: a instalação fica mais fácil e o investimento menor!

A telha da Eternit, que é a única autorizada pelo Inmetro no momento, tem 365 x 475 mm de dimensionamento. Na prática, isso faz com que sejam necessárias somente 7,5 telhas para cobrir 1m², contra 13 telhas tradicionais.

Como funciona o telhado fotovoltaico?

A telha solar funciona quando a luz natural entra em contato com as suas células fotovoltaicas. 

O telhado fotovoltaico é composto por uma grande célula fotovoltaica ou um pequeno número delas, e essas células solares são fabricadas por meio de elementos semicondutores, material que libera elétrons ao contato com a radiação eletromagnética (luz natural).

Dessa forma, o processo de fabricação da célula fotovoltaica da telha faz com que os elétrons liberados a partir do contato com a luz natural sejam captados e direcionados, formando assim a corrente elétrica.

Essa corrente elétrica, ao entrar em contato com equipamentos associados ao telhado fotovoltaico (ex: inversor fotovoltaico), permite que a energia gerada a partir da telha solar seja adaptada à rede elétrica do imóvel.

Diferenças entre telhado fotovoltaico  e placas solares

No mercado, apesar de ser confundido com placas solares, o telhado fotovoltaico além de valorizar esteticamente o imóvel, também tem maior resistência e leveza. Confira abaixo algumas das principais diferenças entre eles!

Design 

A  primeira diferença só de bater o olho é o design. Os painéis solares são sobrepostos a telhados ou lajes, e sua função é gerar eletricidade. Por outro lado, o telhado fotovoltaico, além de gerar energia, também promove a cobertura do imóvel. Isso torna a instalação mais clean em comparação com a aparência mais rústica das coberturas tradicionais.

Aproveitamento

Enquanto uma placa fotovoltaica dura em média 25 a 30 anos e tem em seu ápice de aproveitamento com cerca de 80% da radiação solar recebida, dependendo da sua composição, o telhado fotovoltaico tem desempenho superior. A telha solar tem composição em vidro temperado, que a torna translúcida e apresenta uma perda de apenas 2% de luz solar recebida.

Valor

Uma grande diferença é no preço do equipamento. Por ser novidade no mercado e também tecnológica, o telhado fotovoltaico acaba sendo mais caro. Com isso, as tradicionais instalações fotovoltaicas com painéis solares são as mais acessíveis ao consumidor, mas ao mesmo tempo, menos modernas.

Instalação

A instalação do telhado fotovoltaico  é viável principalmente em construções recentes ou se o objetivo da reforma for substituir todo o telhado antigo. Isso porque, a instalação da telha solar precisa ter a inclinação e ângulos ideais para que a captação da luz natural seja feita da melhor forma possível.

telhado-fotovoltaico

Agora veja quais são os tipos de telhado que estão disponíveis no mercado!

Telhado fotovoltaico Tesla

A Tesla, fabricante de carros elétricos, tem um novo objetivo: reinventar o design das telhas solares fotovoltaicas. O conceito desenvolvido pela companhia é inovador, pois se diferencia dos telhados fotovoltaicos comuns que, muitas vezes, possuem um design grosseiro. 

A proposta da Tesla é justamente oferecer uma linha moderna, que se assemelha aos telhados convencionais. Assim, apesar de terem a aparência de telhas feitas de barro, elas são elaboradas com vidro temperado e texturizado. Legal, não é?

Telhado fotovoltaico Eternit

Com tecnologia aprovada pelo Inmetro e desenvolvida no Brasil, a Eternit Solar demandou diversos estudos e testes, visto que é inédito na aplicação de células fotovoltaicas de silício diretamente no cimento. Cada telha Eternit Solar tem dimensão de 365 x 475 mm e é capaz de gerar 9,16 watts, com capacidade de produção média mensal de 1,15 kWh por mês.

Os modelos têm duas possibilidades de acabamento e estão disponíveis em cinco cores: cinza pérola, cinza grafite, vermelho, bege colonial e marfim. E aí, qual você escolheria para colocar no seu imóvel?

O que achou desse post da Arbo sobre telhado fotovoltaico? Deixe a sua opinião aqui nos comentários e envie esse conteúdo para os amigos! Não se esqueça de continuar navegando pelo Blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

imóvel-de-luxo

Imóvel de luxo: tudo o que você precisa saber

Quer investir em um imóvel de luxo, mas não detém todas as informações necessárias para a negociação? Nesse texto você confere tudo que precisa saber para comprar ou para alugar uma casa ou um apartamento de alto padrão O setor de imóveis de alto padrão é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo dados […]

Saiba como escolher quadros para sala de estar

Quer renovar a decoração de seu imóvel e não sabe por onde começar? Que tal investir em quadros para sala de estar?! Saiba mais sobre o tema nesse texto As salas são os principais cômodos de casas e de apartamentos, especialmente se há muitos moradores, uma vez que o espaço se constitui como um importante […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *