20 de abril de 2024

Confira as principais tendências de decoração para 2021

tendencias-de-decoração

Quer saber quais são as tendências de decoração para esse ano? Confira neste texto as principais. 

A decoração é uma arte que se altera com o passar do tempo. Ao longo da história, muitas foram as modas e as tendências que dominaram o mercado e foram referências para profissionais montarem seus ambientes. E, para estar atualizado, é preciso sempre estar atento e estudar as principais tendências de decoração que, no geral, são atualizadas anualmente. 

Essa alteração ocorre porque a decoração é uma arte que dialoga com o seu tempo. Por exemplo, para a década de 2020, especialistas dizem que as mudanças irão girar em torno da tecnologia. Ou seja, as chamadas “casas inteligentes” vão dominar cada vez mais o mercado de decoração e arquitetura. 

Quer saber mais sobre tendências para decoração para 2021? Então, confira abaixo a lista que preparamos para você. 

Tendências de decoração para 2021: quais são as principais 

tendencias-de-decoração

Neste ano, todos os setores sentiram, de alguma forma, o impacto da pandemia que assolou o mundo em 2021. Isso inclui desde a economia até a decoração. Todos precisaram se adaptar a uma nova realidade que, até então, era desconhecida em nossa história.

Por isso, muitas tendências de decoração que você verá a seguir tem a ver com trazer mais conforto e adaptações para o ambiente do lar. Isso porque, com a questão do isolamento social, a quantidade de horas que passamos em casa aumentou bastante. Inclusive, realizando outras tarefas que normalmente seriam feitas fora do ambiente doméstico. Esse é  o caso de atividades físicas e de trabalho, por exemplo. 

Com essa introdução, vamos às dicas. 

Ambientes modernos e casas inteligentes

Como já explicamos no começo deste texto, a presença da tecnologia será uma tendência não apenas para 2021, mas também para os próximos anos. São as chamadas casas inteligentes. 

Uma casa inteligente é aquela que utiliza recursos de automação que se comunicam por meio de uma rede. Assim, os equipamentos compartilham informações entre si e tem um alto grau de interação com os moradores, que podem dar comandos de voz ou acionar dispositivos remotamente.

O objetivo de uma casa conectada é oferecer conforto e segurança aos ocupantes, que passam a ter muitas ferramentas que facilitam a gestão do imóvel. Além disso, o investimento em dispositivos inteligentes pode representar uma boa economia de dinheiro ao longo do tempo.

E a tendência não fica apenas nos aparelhos eletrônicos, já que, no aspecto visual, o estilo mais moderno e industrial está marcando 2021. O que está dominando os ambientes luxuosos é a presença de ferro, de alumínio, e de plástico reciclado. Tudo com um toque moderno e tecnológico. 

No Blog da Arbo, temos um artigo que explica com mais detalhes como você pode começar a pensar em montar a sua casa inteligente. Clique aqui para ter acesso ao texto. 

Madeira é a nova queridinha dos profissionais 

Outro material que tem ganhado muita força nos últimos tempos é a madeira, especialmente devido à sua versatilidade em se adaptar a diversos estilos de decoração. A madeira pode estar em ambientes externos e internos e em muitos formatos. Seja em objetos de decoração, móveis ou até mesmo em vasos de plantas. 

A presença de madeira agrega ao ambiente um caráter mais rústico que, em alguns aspectos, pode trazer uma pegada mais sustentável e leve, sem perder a elegância. É, com certeza, um material para você olhar com mais atenção e pensar em integrar à sua decoração. 

Sustentabilidade e conexão com a natureza 

tendencias-de-decoração

Da mesma forma que a tecnologia, a natureza também ganha força com uma grande tendência da decoração para os próximos anos. E o motivo disso é a força que o discurso sustentável tem ganhado de uns tempos para cá. 

Ambientes com a presença de plantas, de árvores e de jardins estão na moda em quase todas as vertentes da decoração moderna. E, acredite, você só tem a ganhar caso integre o verde aos seus ambientes. 

Uma prova disso é o estilo Urban Jungle. O termo “Urban Jungle” quer dizer, ao pé da letra, selva urbana e é exatamente isso que o estilo faz, transformando sua casa em uma floresta de plantas. 

A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares à sua casa e decorar seus cômodos, já que ela é carregada de propósito.

O Urban Jungle também está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Para incrementar ainda mais esse estilo de decoração com uma pegada mais natural, é recomendado que objetos e móveis também sejam de materiais naturais. Madeira, algodão, palha e outros são essenciais e podem contribuir muito para que esse estilo não dependa apenas das plantas e para a estética do imóvel.

Em relação às plantas, qualquer uma pode ser utilizada na decoração Urban Jungle, desde que esteja no local mais adequado para seu desenvolvimento. Vamos falar das plantas que gostam de sol e daquelas que preferem uma luminosidade indireta.

Contudo, existem milhares de plantas que podem ser utilizadas na decoração Urban Jungle, cada uma com sua especificidade. 

Além de diversificar, prefira aquelas que têm folhagem ao invés das que dão flores. Para a decoração Urban Jungle, a quantidade de verde é mais bem vinda, entretanto, sempre tenha algumas flores em seu ambiente.

Você também pode conferir um texto no Blog da Arbo sobre a Urban Jungle e saber de todos os detalhes sobre esse estilo. 

Ambientes integrados e versáteis 

Os ambientes das casas agora são integrados e, principalmente, versáteis. Afinal, com o aumento do número de profissionais aderindo ao home office, ou até mesmo com a possibilidade de fechamento temporários de locais como academias e parques públicos, a sala, o quarto ou o escritório viraram locais para fazer exercícios e trabalhar, por exemplo. 

E, para que isso possa ocorrer, é necessário fazer algumas adaptações nos ambientes, como priorizar o conforto e o espaço mais livre, por exemplo. 

Essa é uma tendência que, apesar de estar muito ligada a uma realidade temporária, parece ter chegado para ficar no mundo da decoração. Tudo porque traz muitas facilidades e praticidade para o dia a dia das pessoas. E quem não gosta de se sentir bem no próprio lar, não é?! 

Iluminação natural para dar vida aos ambientes 

A iluminação é um dos pontos-chave da decoração de todos os cômodos de uma casa ou de um apartamento, mesmo que, muitas vezes, seja subestimada pelos moradores. Além de ser necessária para a saúde, as luzes podem contribuir com a construção de uma nova atmosfera.

Uma boa dica para quem deseja inovar e não pode contar com uma iluminação natural é apostar em lustres e luminárias pendentes, que podem, especialmente, estar localizados acima de bancadas e de ilhas.

Decoração escandinava: uma grande tendência de decoração para 2021

tendencias-de-decoração

O estilo de decoração que mais tem ganhado força em 2021 é a escandinava. Na essência, o estilo escandinavo procura trazer unidade e simplicidade para os ambientes. Por isso, a indicação é utilizar materiais sóbrios e simples, que irão proporcionar elegância e harmonia aos ambientes do imóvel.

A sobriedade e a simplicidade são pressupostos básicos da decoração escandinava. Por isso, ao optar pelo estilo, você não pode se esquecer do minimalismo. O excesso de móveis e de objetos decorativos pode comprometer não somente a aparência do imóvel, mas também a funcionalidade dos cômodos.

Desse modo, o ideal é que você tenha moderação ao escolher a quantidade e as cores dos mobiliários e dos itens de decoração. A principal indicação é buscar referências para não errar na seleção.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o texto do Blog da Arbo sobre o assunto. 

O que você achou das tendências de decoração para 2021?

Agora que você já sabe como decorar o seu lar de acordo com as tendências deste ano, deixe seu comentário sobre o tema na caixa abaixo. Conte-nos qual dos estilos apresentados você gosta mais.

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. Não deixe de saber tudo sobre decoração de casa clicando aqui.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia.. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

quartos-decorados

Quartos decorados: veja 7 ideias para se inspirar

Quando você for decorar sua casa, preste muita atenção aos quartos, principal ambiente para o descanso. Para você fazer um ótimo trabalho, nós trouxemos algumas dicas para quartos decorados.  Quartos decorados e organizados são essenciais para se ter boas noites de sono. Pode não parecer, mas, quando temos um quarto sem muita personalidade, que reflete […]

decoração-de-quarto-masculino

Decoração de quarto masculino: 7 ideias simples

Está se mudando para um novo imóvel ou quer renovar os cômodos de seu antigo? Nesse texto você vai aprender algumas ideias de decoração de quarto masculino A mudança para um novo imóvel implica novas oportunidades. Por isso, a decoração do ambiente é uma boa estratégia para conseguir um ambiente personalizado e totalmente renovado. Nesse […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *