19 de abril de 2024

7 tipos de piso que você precisa conhecer

tipos de piso

Escolher tipos de piso para um apartamento pode ser uma tarefa bastante complexa mesmo para arquitetos e designers de interiores. 

A variedade quase infinita de tipos de piso, acabamentos, cores e formatos pode dificultar qual material escolher, então é importante que a decisão do profissional esteja pautada em critérios que vão além da estética e do custo.

Se você está pensando em renovar os pisos da casa que já mora, ou está montando tudo para o seu futuro lar, e tem algumas dúvidas sobre o tipo, cor ou material, esse post é ideal para você! Vamos te ajudar a escolher o que mais se adapta às suas necessidades.

Atualmente, existem no mercado vários tipos de pisos, por isso é normal ficar perdido na hora de escolher. A seguir, vamos falar sobre as diferentes opções de pisos para a sua casa, assim como as vantagens e as desvantagens de cada uma. Vamos lá?

Tipos de piso para a sua casa

Existem pisos de todos os tipos: naturais, como madeira ou pedra; e artificiais, como cimento, porcelanato, cerâmicas e laminados. Para ajudar você a entender melhor, separamos algumas alternativas. 

1. Os pisos laminados são os mais econômicos

Os pisos laminados são fabricados a partir de derivados da madeira, por isso dão um aspecto quente e muito parecido com a madeira natural, por um preço acessível. Ele é fácil de instalar. Não é preciso retirar o piso anterior, bastando apenas colocar um isolante debaixo do laminado. 

É tão simples que, com um pouco de cuidado e paciência, qualquer pessoa pode colocá-lo. Além disso, esse tipo de piso está disponível em muitas cores, por isso há muitas opções.

Mas cuidado: recomendamos que você escolha um laminado com uma grossura considerável se for colocar em um ambiente que será muito usado. Adquira um piso antibacteriano, que não risque facilmente e seja antiderrapante. Ok?

Este vídeo do canal MR construções e reformas mostra como é instalado um piso laminado:

2. As clássicas cerâmicas 

Sabia que as cerâmicas fazem parte da história da humanidade e nos acompanham há mais de sete mil anos? Desde que o homem descobriu o fogo, ele começou a queimar argila e usá-la para os mais diversos fins. Entre eles, encontramos as cerâmicas.

Entre os muitos tipos de piso, estes são bastante versáteis e podem ser aplicados no piso de todos os ambientes da sua casa. Entre suas principais características, podemos destacar a dureza, o que torna esse revestimento um dos mais resistentes ao desgaste do uso comum de uma residência. 

As cerâmicas, quando bem aplicadas, oferecem um resultado final estético bastante agradável. A variedade de modelos também é algo interessante, já que dá para encontrar diversas cores e texturas, incluindo a imitação de outros materiais, como pedra ou madeira. 

Se, por um lado, os pisos cerâmicos costumam durar muito tempo, eles também apresentam o inconveniente de serem difíceis substituir. Caso haja algum dano irreparável no seu piso, encontrar uma placa igualzinha para trocar nem sempre é fácil. Então, é importante refletir sobre isso também, antes de decidir por esse tipo de piso.

3. O popular porcelanato

Este tipo de piso é uma espécie de cerâmica, só que feita com materiais mais nobres. Atualmente, o porcelanato é o material mais usado para revestimentos em todo o mundo. E certamente você deve lembrar de quando viu ou pisou nele: costuma ter medidas maiores que a cerâmica e a sensação ao toque é mais fria.

O porcelanato se destaca por sua qualidade, resistência e diversidade de acabamentos. Por contar com modelos em várias texturas – que imitam madeira, cimento, mármore, entre outras – ele combina com diferentes estilos de decoração e pode ser usado em inúmeros ambientes.

Já o porcelanato acetinado tem menos brilho, mas é mais resistente e ideal para áreas de maior umidade como o banheiro e a lavanderia. O porcelanato esmaltado, como o nome já diz, é coberto por uma camada de esmalte, que permite a aplicação de estampas e desenhos.

Ele pode ser usado em ambientes secos e úmidos,  entretanto, assim como no caso da cerâmica, ao comprá-lo é preciso ficar atento à resistência do esmalte. O porcelanato struturato e o natural são os mais indicados para áreas externas. 

Confira este vídeo do canal Casa GNT para saber mais sobre cerâmicas e porcelanatos:

4. O inovador cimento queimado

Um dos materiais mais versáteis de todos os tempos, o cimento queimado também pode ser usado como revestimento final de tipos de piso em residências e apartamentos. Indicado tanto para ambientes externos quanto internos, o cimento queimado é uma opção de baixo custo muito utilizada em galpões de fábricas. 

Entretanto, com a tendência da decoração industrial em alta, ele tem sido cada vez mais usado em casas, dando um ar de modernidade aos cômodos. Outra vantagem é que, se fabricado de maneira apropriada, ele é resistente e tem uma boa durabilidade.

Não é aquele cimento grosso do chapisco de muros ou das paredes ainda em obra. O que se usa para pisos acabados é o cimento queimado, que é bem diferente. Entre as características do cimento queimado encontramos o baixo custo de aplicação e uma resistência ao desgaste relativamente alta. Ele também pode ser combinado com outros materiais, como pedra, madeira, cerâmica, etc.  

Antigamente, era mais usado em fábricas e galpões, mas seu uso foi expandido para residências, estando mais associado à aplicação em casas de veraneio ou no campo, ou mesmo quando aplicado em paredes, na hora de decorar. 

Este vídeo do canal Faby Franco mostra um belo trabalho feito com cimento queimado:

5. A tradicional madeira 

Quem não gosta de um piso de madeira? Ele traz aquela sensação de conforto e aconchego, seja no verão ou no inverno. Os pisos de madeira podem vir em vários formatos, sendo que os mais comuns são as grandes tiras ou os conhecidos tacos.

A madeira é um dos tipos de pisos  que proporcionam mais isolamento acústico e térmico. Ela atua mantendo a temperatura interna estável, mais protegida do calor ou frio do lado de fora, o que representa uma economia de energia para quem usa ar-condicionado, por exemplo. 

A única desvantagem da madeira é o preço. Não é um material barato ou mesmo fácil de aplicar. Outro detalhe que não chega a ser um problema é que a madeira demanda um melhor tratamento e cuidados.

Este vídeo do canal Piso U.S.A mostra como é instalado um piso de madeira:

6. O sofisticado mármore

Indicado apenas para ambientes internos, os pisos de mármore chamam atenção pela sua beleza e sofisticação, porém possuem um custo mais elevado. Esse tipo de piso remete a decoração nórdica, de estilo minimalista, e que está muito em alta no Brasil.

Formado através do calcário, o mármore pode ser encontrado em diversas cores como Rosso Verona, Travertino, Bege Bahia e Nero Marquina. Os tons vão dos mais claros aos escuros podendo ser utilizado em diferentes projetos e ambientes variados. Interessante, não é?

No vídeo abaixo, o canal Viva Decora mostra como usar revestimentos de mármore:

7. O durável granito também é um ótimo tipo de piso

Formado por mica, quartzo e feldspato, o granito é outro tipo de pedra muito utilizada para revestimentos de ambientes distintos. Por exemplo, ele é usado em casas, aeroportos, supermercados e shoppings.

A durabilidade, resistência e beleza são algumas das suas principais vantagens, além de ser fácil de limpar. Os tipos de granitos mais usados são o Cinza Corumbá, Cinza Andorinha, Preto São Gabriel, Verde Ubatuba e Branco Itaúna.

Este vídeo do canal Archlife fala sobre as vantagens de utilizar pisos de granito:

Na hora de escolher o melhor entre os variados tipos de piso que será colocado em sua casa, faz uma diferença enorme saber sobre cada um deles, não é mesmo? Para receber outros conteúdos com dicas para deixar sua casa mais bonita, cadastre-se na nossa newsletter gratuita. É só preencher o formulário abaixo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

manutenção

Manutenção: saiba tudo para deixar seu imóvel novo

Confira abaixo um guia sobre a manutenção do seu lar.   Quando um aparelho ou item quebra em sua casa, nem sempre podemos comprar um novo, não é mesmo? Além de não ser uma atitude sustentável, isso também geraria um custo muito elevado para o seu orçamento mensal. Por isso, a manutenção é a melhor forma […]

Decoração moderna

Decoração moderna: saiba tudo sobre esse estilo

Funcionalidade e simplicidade são alguns dos pilares da decoração moderna. Saiba tudo sobre esse estilo e faça na sua casa. Uma boa decoração é aquela que reflete nossa personalidade e deixa o ambiente mais agradável. Com tanta gente buscando renovar a casa com uma estética mais simples, a decoração moderna se transformou em uma das […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *