12 de maio de 2022

Tomada inteligente: saiba o que é e como funciona

tomada inteligente

Quer levar todas as vantagens do mundo conectado para dentro de casa? Conheça os benefícios da tomada inteligente! 

A automação residencial é uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos. A cada dia surgem novos dispositivos para facilitar o dia a dia, como a tomada inteligente. Esse e outros gadgets baseados no conceito de Internet of Things (Internet das Coisas, em português) mostram que a casa conectada já não é mais coisa do futuro.

Este artigo do Blog da Arbo mostra como a tomada inteligente traz novos níveis de conforto e tecnologia para nossos lares. Você verá como ela funciona e conhecerá alguns dos principais modelos disponíveis no mercado. Para terminar, ainda mostramos outros gadgets muito úteis para ter em casa. Confira!

O que é uma tomada inteligente?

As tomadas inteligentes são dispositivos que se conectam à internet via redes Wi-Fi e permitem controlar o funcionamento de alguns eletrodomésticos à distância. Além de serem acionados via aplicativos para Android ou iOS, os chamados smartplugs funcionam em conjunto com assistentes digitais, como Alexa e Google Home. 

O grande benefício de uma tomada inteligente é a possibilidade de reduzir o gasto mensal com energia elétrica. Contudo, é importante ressaltar que certos equipamentos não funcionam com esses plugs. Esse é o caso dos notebooks e das máquinas de lavar, que tem apenas um botão liga/desliga ao invés de uma chave de duas posições. 

Já para outros eletrônicos, como televisores e ventiladores, o dispositivo funciona perfeitamente. Esses aparelhos, que muita gente costuma deixar na tomada o tempo todo, consomem energia mesmo em modo stand by. Por isso, a possibilidade de desativá-los sem tirá-los da tomada é interessante.

Como funcionam as tomadas inteligentes?

A tomada inteligente é como um adaptador que você conecta nas tomadas comuns da parede. Em seguida, é necessário configurá-los para que eles acessem a rede Wi-Fi da sua residência. Isso é feito de forma bastante simples pelos aplicativos que os fabricantes disponibilizam. 

As marcas costumam disponibilizar outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas e interruptores. Por isso, os apps têm opções que permitem controlar todos esses itens para transformar seu imóvel em uma casa conectada, com uma série de elementos de automação.residencial.

Como há muitos modelos de tomada inteligente, você encontrará alternativas com funcionalidades diversas. Alguns deles permitem, por exemplo, programar horários específicos para ativar ou desativar um aparelho. Essa função seria útil, por exemplo, para controlar os períodos em que as crianças podem usar a televisão. 

Os smartplugs também são úteis para aumentar a segurança da sua casa. Há modelos que detectam o excesso de calor gerado pela rede elétrica e interrompem o fornecimento de energia para evitar acidentes. Além disso, se a sua residência fica vazia por muito tempo, a programação de ativação e desativação de luzes e outros aparelhos ajuda a simular a presença dos moradores e afastar o risco de invasões.

Modelos de tomadas inteligentes

Já existe uma grande variedade de marcas fabricando tomadas inteligentes, algumas com modelos mais simples e outras com alternativas mais sofisticadas. Vamos listar aqui algumas dessas opções para que você consiga comparar funcionalidades.

Smart Plug Wi-Fi Positivo

Além de se conectar à internet e permitir ligar e desligar aparelhos, a tomada inteligente da Positivo monitora o consumo dos eletrônicos em tempo reali. A potência do dispositivo é de 1000W e a corrente suportada é de 10A. 

A conexão com os assistentes virtuais Alexa e Google Home proporciona o uso de comandos de voz para ativar e desativar equipamentos. A instalação é bastante simples, bastando encaixar o dispositivo na tomada e usar o app Positivo Casa Inteligente para fazer a conexão com a rede doméstica.

Confira este vídeo do canal Seu Lado Geek para saber mais sbre o produto:

Tomada Inteligente Ekaza

Essa tomada também é capaz de se conectar com Alexa e Google Home para acionamento via comandos de voz. O app permite programar os horários de uso e até cronometrar o tempo que ele permanece ativo. 

O dispositivo também pode ser integrado a um controle remoto. Assim, a gestão das tomadas é compartilhada com a família toda e não fica restrita ao app. A potência é de 1500W e a corrente suportada é de 16A.

Este vídeo do canal Ekaza mostra o funcionamento do dispositivo:

Lumenx Touch 2 Pad

Opção com bom custo benefício, esse modelo permite que o usuário controle mais duas lâmpadas além da própria tomada. Para isso, ela vem com dois interruptores embutidos e, ao contrário de outros modelos apresentados aqui, precisa ser instalada diretamente na parede.

A tomada inteligente da Lumenx também conta com a função temporizador, que estabelece horários específicos de ativação e desativação. Além disso, há um recurso chamado simulador de presença, em que as luzes da casa se ascendem e se apagam em períodos programados para dar a sensação de que há alguém em casa, mesmo que ela esteja vazia.

Confira este vídeo do canal Automação Residencial para ver como o dispositivo funciona:

Mais dispositivos inteligentes para sua casa

Além da tomada inteligente, outros componentes podem se conectar à internet para que a residência se torne mais prática e funcional. Veja alguns exemplos:

Assistente virtual

Os assistentes virtuais se destacam entre as inovações tecnológicas para casas. Já disponíveis nos smartphones há algum tempo, esses sistemas foram parar em pequenas caixas de som que podem ser instaladas facilmente em qualquer cantinho com uma tomada. 

Os modelos mais famosos são os da linha Amazon Echo, que vem com a assistente virtual Alexa. Disponíveis em vários tamanhos e em versões com e sem tela, esses equipamentos ganham novas funções a cada dia. Por meio das chamadas skills, o usuário pode utilizar fluxos de automação personalizados e combinar vários dispositivos inteligentes.

Entre as várias funcionalidades, a Alexa é capaz de tocar músicas e notícias, controlar as luzes da casa, salvar listas de compras e lembrar você sobre um compromisso. Também é possível fazer chamadas de áudio ou vídeo com outros dispositivos Echo. Além dessas funcionalidades, as caixas de som da Amazon têm uma qualidade de áudio surpreendente. 

O Google tem seu próprio sistema de assistente virtual, aquele que é acionado nos smartphones Android com o comando “Ok, Google”. A empresa já vende seus próprios alto-falantes, conhecidos como Google Nest Mini. 

As funções básicas do Nest Mini são similares às da Alexa. O equipamento também é ideal para se conectar com outros dispositivos do Google, como o ChromeCast, e televisores com o sistema AndroidTV. 

Robôs de limpeza

Os aspiradores de pó inteligentes são pequenos robôs que circulam pelos cômodos da casa fazendo a limpeza enquanto você se dedica a outras atividades. É possível programar o funcionamento do aparelho para horários específicos e dar comandos de voz via Alexa ou Google Assistente. Os modelos mais caros são capazes de mapear a casa para evitar acidentes e voltam sozinhos para a base quando precisam recarregar a bateria. 

Luzes e interruptores inteligentes

A iluminação da sua casa inteligente vai ficar mais prática e criativa com as lâmpadas inteligentes. Esses dispositivos têm leds que permitem escolher vários tons diferentes. Assim, um ambiente pode ficar com luzes azuis, vermelhas, roxas, etc. Você pode acionar as lâmpadas e trocar as cores com comandos de voz ou pelo smartphone.

Para instalar, não tem muito segredo. É só colocá-la no mesmo bocal onde vão as lâmpadas comuns e adicioná-la em sua rede doméstica via wi-fi. Depois disso, ninguém terá mais desculpa para esquecer uma lâmpada acesa. Além de ser uma opção de decoração barata, a lâmpada inteligente ajuda a economizar energia. No Brasil, as marcas Positivo e Xiaomi estão entre as mais procuradas.

Se você prefere manter as lâmpadas convencionais, também pode optar pelos interruptores inteligentes. Eles permitiram ligar e desligar as luzes remotamente. A instalação é mais complexa, pois é necessário conectar o interruptor à fiação da casa. Alguns dispositivos desse tipo permitem controlar mais de uma lâmpada de forma independente.

Quer mais conteúdos com tudo que você precisa saber para tornar seu lar mais funcional e bonito? Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo e receba nossos artigos exclusivos direto no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

multa de condomínio

Multa de condomínio: tudo que você precisa saber

A multa de condomínio é um dos dispositivos aplicáveis na resolução de conflitos entre os moradores. Conheça suas bases legais e normas de cobrança. A convivência em um condomínio nem sempre é um mar de rosas. Algumas pessoas podem passar de certos limites razoáveis e incomodar os vizinhos ou simplesmente desrespeitar normas básicas, como pagar […]

o que saber reformar casa alugada

Descubra se você pode reformar casa alugada

Muitos inquilinos se perguntam se podem reformar casa alugada. Se essa é sua dúvida, confira o texto, que vai responder todos os seus questionamentos Encontrar uma casa para morar de aluguel é uma tarefa que exige foco, atenção e muita pesquisa de campo? Depois de visitar muitos imóveis e bairros, você finalmente achou o imóvel […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *