18 de outubro de 2021

Qual cuidado tomar no transporte de mudanças?

Seus pertences devem ser protegidos durante a ida ao novo imóvel e, por isso, você deve estar atento às condições de transporte de mudanças

A mudança para um novo imóvel é um passo importante na vida das pessoas. Isso porque, muitas vezes, envolve conquistas e, com certeza, uma nova rotina. Entretanto, para que o processo seja bem-sucedido, é importante que os moradores estejam atentos a todas as etapas, como o transporte de mudanças.

Para que sua ida à nova casa ou ao novo apartamento ocorra da forma que você planejou, o Blog da Arbo elaborou um guia completo. Nesse artigo você irá conferir quais cuidados deve ter com seus pertences durante o transporte de mudanças, bem como dicas para garantir o sucesso de todas as etapas do processo.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Cuidados necessários durante o transporte de mudanças

O transporte de mudanças é uma das principais etapas do processo. Nesse momento, é importante que tanto o morador quanto os profissionais responsáveis pela tarefa estejam atentos ao manuseio dos pertences. Desse modo, é necessário tomar alguns cuidados.

Preste atenção à desmontagem dos objetos e dos móveis

O transporte de mudanças começa antes mesmo do carregamento do veículo. Isso porque é necessário estar atento ao processo de desmontagem de móveis e de objetos grandes. Esses itens não devem, em hipótese alguma, ser transportados montados, uma vez que os riscos de acidente e de danos são maiores.

Móveis como camas, mesas de jantar, estantes, racks e guarda-roupas precisam ser completamente desmontados, mesmo que esse processo seja trabalhoso. Caso você tenha contratado uma empresa de mudanças, os profissionais são especializados na desmontagem, o que pode te ajudar – e muito.

Não se esqueça de embalar as peças de cada móvel juntas, para que, no imóvel novo, você não tenha dificuldades para encontrá-las. Outro ponto essencial é guardar todos os parafusos em um local seguro, para que não existam problemas na hora da montagem.

A embalagem deve ser prioridade

A embalagem deve ser a prioridade de quem realiza transporte de mudanças. Isso porque o modo como os pertences serão transportados garante – ou não – a segurança dos itens. Por isso, é necessário estar atento a cada detalhe.

É válido ressaltar que cada objeto demanda um tipo diferente de embalagem. Itens de vidro, por exemplo, são muito frágeis e precisam do máximo de proteção possível. Dessa forma, devem ser embalados com materiais redutores de impactos e plástico bolha. Além disso, precisam ser corretamente posicionados em caixas de papelão, de plástico ou de madeira.

Itens menos frágeis, como roupas e sapatos, podem ser acomodados em caixas de papelão e não há a necessidade de redutores de impacto. Já móveis e eletrodomésticos precisam, necessariamente, estar embalados com muito plástico bolha.

Uma boa dica para o momento da embalagem é separar os itens por cômodo. Escreva nas caixas qual será o destino dos objetos e, assim, você terá mais facilidade para organizar tudo em sua nova casa ou em seu novo apartamento.

Embale os eletrodomésticos corretamente

Os eletrodomésticos devem receber muita atenção no transporte de mudanças. Isso porque são frágeis e precisam ser corretamente embalados para não estragar durante o carregamento, o transporte e o descarregamento.

A geladeira é um eletrodoméstico que costuma causar muitas dúvidas nesse momento. O ideal é que o item esteja completamente vazio no momento do transporte de mudanças e, além disso, você deve se lembrar de desligá-lo, pelo menos, 24 horas antes do início do processo. Modelos frost free, entretanto, podem ser desligados, pelo menos, oito horas antes.

O posicionamento dos eletrodomésticos no veículo de transporte é, também, determinante para o sucesso da mudança. Todos os itens devem ser dispostos na posição vertical e, além disso, você deve se lembrar que eletrodomésticos maiores devem ser carregados primeiro.

Objetos frágeis e delicados precisam de atenção redobrada

Conforme mencionado em um dos tópicos acima, objetos de vidro e de outros materiais frágeis precisam de muita atenção. Esse é o caso, por exemplo, de espelhos e de tampos de mesa de jantar. 

Para a embalagem desses itens, é necessário contar com o uso de materiais redutores de impacto e muito plástico bolha. Nesse caso, você deve estar atento, principalmente, às quinas dos objetos, já que um pequeno impacto pode causar rachaduras e até mesmo a quebra total do item.

transporte-de-mudanças

Bônus: o manuseio correto é fundamental

É claro que o manuseio correto dos pertences é fundamental para o sucesso do transporte de mudanças. Mais uma vez, profissionais especializados podem te auxiliar, uma vez que possuem a experiência e o conhecimento necessários para o processo.

Seja no carregamento ou no descarregamento, os itens, até mesmo os menos frágeis, devem ser manipulados e manuseados com calma, com cuidado e com paciência. Não tenha pressa para realizar o transporte de mudanças, já que esse processo é fundamental para que a ida ao novo imóvel seja um sucesso.

Dicas para não errar na hora da mudança

Como você pôde perceber, o transporte de mudanças é um processo complexo que deve ser feito com calma e com cuidado. Entretanto, essa não é a única etapa que merece atenção. Abaixo você confere algumas dicas importantes para tornar sua mudança mais simples.

As listas serão suas maiores aliadas

Se você vai se mudar, precisa ter em mente que as listas podem ser de grande valia. Seja no celular ou no papel, suas anotações serão fundamentais para garantir a organização do processo.

Nessa etapa, é importante que você realize o inventário da mudança. Apesar de trabalhoso, esse é necessário para que você garanta que todos os itens que saíram de seu imóvel antigo irão chegar ao novo.

Desse modo, o inventário deve incluir todos os objetos que serão transportados. Uma boa dica é anotar os itens de acordo com os cômodos. Por isso, faça uma lista para o banheiro, outra para o quarto das crianças e assim por diante.

Outro ponto importante é anotar quais itens estão alocados em cada caixa. Essa tarefa irá te poupar muito tempo quando você precisar organizar tudo na sua nova casa ou no seu novo apartamento.

transporte-de-mudanças

Planeje a mudança com antecedência

A pressa é inimiga da perfeição e, no caso das mudanças, os resultados podem ser desastrosos quando o trabalho não é realizado com calma e com atenção. Por isso, é importante que você planeje todo o processo com antecedência.

Mais uma vez, as listas podem ser úteis: anote todos os detalhes da mudança, como o endereço de partida e o endereço de destino, a data e o horário do transporte, os objetos que serão levados de um imóvel a outro, os objetos que serão doados e/ou vendidos, entre outros.

Famílias de até duas pessoas podem planejar a mudança com, no mínimo, dois meses de antecedência. Já grupos maiores precisam de, no mínimo, três meses. Nesse período, é ideal que você liste todos os processos e procure por bons profissionais.

Para encontrar uma empresa de mudanças confiável e responsável, você pode, além de pesquisar a reputação da marca na internet, pedir indicações para seus amigos e para seus conhecidos que já realizaram o processo recentemente.

Em caso de apartamentos, verifique as regras do condomínio

Se você vai se mudar para um apartamento, precisa estar atento às regras do condomínio. Isso porque o regimento interno determina normas e regras para a realização de mudanças. Existem dias e horários específicos para o processo. Em alguns casos, as mudanças só são permitidas durante a semana.

Dessa forma, é fundamental que você conheça as normas. Após verificar o regimento interno, deve comunicar a empresa de mudanças – caso tenha contratado uma. Esse ponto é essencial, também, para que você se planeje.

Isso porque, se as mudanças só puderem ser realizadas às quartas-feiras, por exemplo, você deve comunicar seu trabalho e pedir o dia de folga. Não se esqueça de que a mudança exige, além de planejamento, acompanhamento. Isso significa que, mesmo que você tenha contratado profissionais para o processo, deve estar presente para orientá-los e para supervisionar os serviços.

Quer conferir mais dicas para não errar na hora da mudança? O vídeo 7 dicas infalíveis para facilitar a sua mudança, publicado no canal Kauany Santos, no YouTube, pode te ajudar:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter com seus pertences durante o transporte de mudanças, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre o conteúdo apresentado? As dicas te ajudaram de alguma forma? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo e, caso tenha dúvidas, não hesite em nos perguntar.

Quer conferir artigos semelhantes? Basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo, que reúne artigos sobre temas variados. Aqui você encontra, por exemplo, dicas para decorar todos os cômodos de seu imóvel, bem como informações sobre o financiamento imobiliário. Caso deseje saber tudo sobre mudanças, clique aqui e acesse o artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você confere informações sobre os melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil e, também, o passo a passo para a emissão da segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que disponibiliza milhares de casas e de apartamentos para você. O site conta com mecanismos de busca que facilitam sua tarefa de encontrar um novo lar. Acesse!

Postagens relacionadas

manutenção no aluguel de apartamento

Aluguel de apartamento: quem faz a manutenção?

O aluguel de apartamento exige cuidados básicos de manutenção. Entenda o que a legislação diz sobre as responsabilidades de inquilinos e proprietários. As relações entre inquilinos e proprietários durante o aluguel de apartamento é regulamentada pela lei 8.245/1991, conhecida como lei do inquilinato. É a partir dela que os contratos de locação são formulados, mas […]

decoração-com-madeira

Decoração com madeira: confira inspirações para casa

Está pensando em realizar decoração com madeira em seu lar? Confira tudo sobre o assunto.  A madeira sempre foi um dos materiais mais usados no mundo da decoração. Por sua versatilidade, o material pode se adaptar a diversos estilos de decoração. Desde os mais rústicos, até os mais modernos. Em quase todos eles, a madeira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *