13 de maio de 2022

3 truques de limpeza para aplicar em seu imóvel

truques de limpeza de imóveis

Quer deixar sua casa brilhando de forma simples e rápida? Então você precisa aprender os truques de limpeza que o Blog da Arbo trouxe nesse texto

Se tem algo que é difícil de encontrar é alguém que goste de passar o dia todo fazendo faxina. Por isso, nesse texto, você vai aprender três truques de limpeza para aplicar hoje mesmo nos cômodos da sua casa ou do seu trabalho. 

Afinal de contas, quem faz a limpeza da casa toda semana já sabe que, para deixar tudo bem organizado e limpo, é preciso tempo, atenção e muito esforço. E, muitas vezes, isso não é possível, já que boa parte das pessoas trabalha fora de casa o dia todo.

E não tem coisa pior do que receber visitas ou mesmo ficar em casa com o ambiente sujo, não é mesmo?! Contudo, não se preocupe: com os truques de limpeza do Blog da Arbo, você vai deixar a preguiça de lado e acabar com a sujeira em pouco tempo.

Os truques de limpeza que você vai conferir nesse artigo são fáceis de colocar em prática e vão deixar a sua casa brilhando. Além disso, são dicas que dispensam a compra de produtos caros, pois muitas vezes é possível usar itens disponíveis em casa, como vinagre, limão, sal e bicarbonato de sódio.

Esses truques de limpeza são perfeitos para dias que você não tem muito tempo para fazer aquela faxina ou para aquele dia que você vai receber visitas de última hora e precisa deixar a casa limpa e bonita. 

No entanto, antes de  falar sobre os truques de limpeza, é importante que você saiba de algumas dicas rápidas para ganhar tempo e tornar a limpeza mais eficiente. Veja abaixo todos os itens que você vai conferir nesse texto:

Por onde começar a limpeza?

Comece a limpar o cômodo pelo canto mais distante da saída. Assim, você garante que todos os cantos do local sejam limpos,  evita riscos de escorregar ou levar um tombo, e não pisa no lugar que acabou de ser limpo.

Outra dica é fazer a limpeza dos ambientes de cima para baixo. Isso vai ajudar bastante na hora da faxina, pois começar a limpeza pelas partes altas do cômodo – como estantes, lâmpadas, teto, paredes, lustres, ventiladores de teto – faz com que a poeira e a sujeira caiam e fiquem nas partes mais baixas e no chão, que ainda serão limpos. Dessa forma, você otimiza o trabalho e evita ter que limpar algo duas vezes. 

Agora que você descobriu dicas básicas para otimizar a limpeza, é hora de colocar em prática e aplicar no seu lar os três truques de limpeza que vai conferir abaixo. Essas dicas podem ser aplicadas em qualquer tipo de imóveis e, por isso, você pode adaptá-las às suas necessidades.

truques de limpeza para a cozinha
Limpar a cozinha não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante que você conheça alguns truques de limpeza

1. Truques de limpeza para deixar a cozinha brilhando

A cozinha é um dos espaços que mais sujam em uma casa. Isso porque o cômodo é local de passagem, de preparo diário de refeições e de alimentação, além de ser o ambiente no qual os alimentos.

Um dos principais truques de limpeza para a pia é organizar o espaço antes de começar a lavar a louça. Definir uma ordem entre os itens que estão para lavar vai deixar a atividade mais simples e rápida. 

Você pode, por exemplo, começar pelos pratos, copos e utensílios mais sensíveis, deixando por último as panelas e as assadeiras. Contudo, há, também, quem prefira lavar as panelas e os objetos maiores primeiro, eliminando os itens mais sujos da louça. 

Cada um tem a sua preferência, mas o que importa é seguir um plano que ajude você a organizar sua cozinha.

Outro truque de limpeza que nem todo mundo coloca em prática é deixar a louça de molho, principalmente assadeiras, frigideiras e panelas. 

Deixe todos os recipientes de molho em água morna e sabão de um dia para o outro, ou um pouco antes de começar a lavar a louça. Esse truque de limpeza vai te ajudar a tirar a gordura e outras sujeiras difíceis de remover.

Depois da pia, uma das partes da cozinha que mais suja é o fogão. E não é todo dia que as pessoas têm tempo ou animação para limpar esse eletrodoméstico, não é mesmo?! Por isso, aí vão alguns truques de limpeza.

Limpeza do fogão 

Para tirar aquela comida que grudou na hora do preparo, use uma mistura de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio. 

Faça a mistura em um pote com duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio, uma xícara de chá de vinagre e uma xícara de chá de água morna. 

Na sequência, aplique em um pano ou bucha para fazer a limpeza. Sem dificuldade nem sofrimento, em pouco tempo o seu fogão vai estar limpinho.

truques de limpeza para o microondas
Os truques de limpeza do microondas podem facilitar o seu dia a dia

Truques de limpeza para microondas 

Praticamente em todas casas existe um aparelho microondas. Para fazer a limpeza desse eletrodoméstico é simples: coloque meio limão dentro de um copo de vidro e complete com água. Insira o copo no microondas e aqueça por um minuto e 30 segundos. 

Quando a água ferver, deixe o copo lá dentro por mais um minuto. Depois disso, retire o copo com cuidado para não queimar os dedos e passe uma esponja ou um pano bem úmido. Pronto! 

Com esse truque de limpeza, a gordura, os respingos e as sujeiras vão sair sem nenhum esforço.

Truques de limpeza para o chão da cozinha

Depois de lavar a louça, limpar o microondas e o fogão, chegou a vez de direcionar a atenção ao chão. Para isso, é importante seguir uma ordem: primeiro varra o piso com uma vassoura e tire a sujeira com uma pá. 

Em seguida, passe o pano úmido com um produto da sua escolha (siga as instruções da embalagem para fazer a mistura) por todo o chão. 

Um truque de limpeza nessa tarefa, principalmente se você estiver com pressa, é usar um ventilador na direção do piso para secar o ambiente mais rápido. 

Se conseguir, o ideal é passar o pano sempre que fizer frituras. Além disso, é importante que você limpe a cozinha com frequência. 

Mesmo assim, saiba que é preciso fazer uma limpeza mais pesada pelo menos uma vez por semana ou a cada 10 dias para desinfetar o chão. Para isso, o ideal é usar uma mistura de água sanitária ou desinfetante com cloro e água.

2. Truques para a limpeza do banheiro

No banheiro, a limpeza do vaso sanitário deve ser uma das prioridades. Para isso, use um pouco de água sanitária no local e deixe de molho por alguns minutos. Depois, esfregue a parte interna com produtos antibactericidas para eliminar microrganismos e bactérias que causam mau cheiro. 

Para o box, o truque de limpeza é usar água quente misturada com detergente neutro para esfregar os azulejos da parede com uma bucha. Você pode utilizar esses mesmos ingredientes para limpar o vidro do box e o piso do chão. 

truques de limpeza para o banheiro
Aprenda alguns truques de limpeza de banheiro e tenha um cômodo sempre higienizado

Os ralos também merecem uma atenção especial. Para dar um trato no ralo, faça uma solução de água sanitária e água e utilize uma escova grande para remover a crosta de sujeira mais espessa. 

Depois disso, um bom truque é colocar vinagre ou um produto antibactericida para complementar a higienização.

sala de estar
A sala também pode ficar limpa e organizada com apenas alguns truques de limpeza

3. Truques para a sala

Comece a limpar a sala pelas partes altas, como você aprendeu na dica no começo desse texto. Depois, limpe os móveis, tire o pó dos outros objetos e, por fim, limpe o chão com vassoura e passe um pano úmido.

No sofá, um ótimo truque de limpeza para remover de vez manchas de bebidas e de molhos – e que vale para qualquer outro tipo de móvel estofado – é colocar bicarbonato de sódio direto na região e esperar 20 minutos. 

Depois, tire todo o pó com uma escova e use o aspirador de pó para retirar o que ficou.

Confira mais truques de limpeza no vídeo 8 dicas de limpeza | Life Hacks para a Casa, publicado no canal Tu Organizas por Nina Braz, no YouTube:

Agora que você já conferiu truques de limpeza para deixar sua casa ou seu apartamento sempre limpos e organizados, o que acha de conferir outros conteúdos do Blog da Arbo? Aqui você encontra artigos sobre decoração, organização e muito mais.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores artigos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Saiba como usar nichos decorativos em seu imóvel

Os nichos decorativos são peças fundamentais em diversos cômodos. Nesse texto você irá conferir dicas para utilizá-los da melhor forma em sua casa ou apartamento A decoração de uma casa ou de um apartamento precisa, além de prezar pela estética, ser funcional e conferir conforto aos moradores. Nesse sentido, os nichos decorativos são uma excelente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *